O brincar é política pública em Santos (SP) e vai além das ações SMB

17 de maio de 2016

Em Santos, no litoral paulista, a Semana Mundial do Brincar se tornou política pública em 2015 e, este ano, pela primeira vez o município pode incluir as ações da Semana Mundial do Brincar no planejamento anual. O resultado é uma programação ampla, com ações espalhadas por toda a cidade, desde a orla da praia às ruas dos bairros.

Uma comissão formada por poder público, representantes da área de educação e também do Sesc definiu focos temáticos para cada dia da semana. Nos dias de final de semana e feriado, as brincadeiras e atividades tomam as ruas. Já, nos dias úteis, as ações são temáticas para cada dia: na segunda (23), as mobilizações são focadas no Direito ao Brincar; na terça, é a vez do momento reflexivo, povoado por debates; já na quarta, as brincadeiras se unem ao Dia do Desafio, promovido pelo Sesc.

Fabiana Riveiro de Morais, chefe da seção de Educação infantil da Secretaria da Educação de Santos, explica que essa inclusão da SMB no planejamento anual permitiu uma divulgação com bastante antecedência das atividades. “No caso das escolas municipais, os pais já estão convidados desde o início do ano a participarem das atividades junto com as crianças”, afirma.

As atividades nas escolas também buscam reforçar um tipo de brincadeira diferente a cada dia. Na segunda-feira, o tema é o brincar heurístico, que se dá sem a intervenção de adultos e com brinquedos não estruturados. No dia seguinte, a rede municipal irá reforçar o brincar exploratório. Já na quarta-feira, o foco são os jogos de regras, com a presença dos familiares e o resgate de brincadeiras tradicionais.

Confira aqui a programação de Santos aqui.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br