Núcleos da Aliança se organizam para ações na SMB 2017. Vem ver o que está rolando!

24 de maio de 2017

A Semana Mundial do Brincar 2017 já está em andamento e os núcleos regionais da Aliança pela Infância estão em plena atividade.

É o caso do Ser Criança, núcleo de Resende (RJ). Com a ideia de divulgar e sensibilizar a sociedade a favor da causa do brincar, a programação da cidade conta com: feira de troca de brinquedos, oficina de confecção de brinquedos com material reciclado, arte na rua, pintura com tinta guache, pincel e papelão, jogos e brincadeiras de roda.

Além disso, durante a SMB, com o apoio dos núcleos, as escolas públicas e particulares realizam atividades, cada uma em suas unidades e comunidades. No sábado, dia 27, haverá uma grande ação de encerramento da semana, no bairro com sugestivo nome de “Cidade da Alegria”. A estimativa de público para cada ação é de 350 a 400 pessoas.

Este ano, o núcleo de Resende conta com a parceria de: AEDB – Associação Educacional Dom Bosco, Câmara Cultural de Resende, Secretaria Municipal de Cultura Macedo Miranda, Secretaria de Esporte e Lazer. Nas ações, estarão presentes representantes da Secretaria de Educação do Município, Presidente da Câmara Municipal, Diretoria da Câmara Cultura, professores das redes pública e privada e estudantes do curso de pedagogia.

Já o núcleo de Araçoiaba da Serra (SP) firmou parcerias com a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Assistência Social para realizar as ações da SMB 2017. A unidade reservou o dia 28 para combinar o encerramento da ações com o evento mensal Feira da Roça, onde irá oferecer espaços e propostas de vivências, experimentação e brincar livre. Confira a programação completa na cidade:

23/05, das 19h às 21h – Danças de Roda na Educação, na Oficina Cultural Paulo Betti, organizada por Susete Coutinho.

27/05, das 09h às 12h – Feira de Troca de Brinquedos organizada pela Secretaria de Assistência Social, na Praça Coronel Almeida, Centro.

27/05, das 09h às 17h – Arte e Brincadeiras Livres no Espaço Gaia: “O Brincar que Encanta o Tempo” – Vamos preparar espaços de brincar livre, que possam ser explorados e usados com calma, e onde os adultos também possam se divertir e interagir. Espaço para pintura e artes em geral, uma banda com instrumentos musicais de verdade, cantos diversos, brincantes e de leitura. Quem puder, traga alimentação saudável para compartilhar. Estaremos de portas abertas durante todo o dia.

27 e 28/05 – Camping Vikinzinhos na Semana Mundial do Brincar, organizado por Melissa Branco. Com muita alegria, convidamos toda a família para desfrutar das atividades propostas pelo Clube do Remo Itupararanga e fortalecer essa rede com propostas do Núcleo Regional Araçoiaba da Serra e de Sorocaba.

28/05, das 09h às 12h – Brincar Livre no Lago, Feira de troca de brinquedos, atividades sensoriais, brincadeiras com números, criação de brinquedos com materiais descartados, slackline, tecido e desafios corporais, canto da leitura e doação de livros.

São 32 núcleos mobilizando pela infância  e a todo vapor nessa semana especial! Mais sobre o que os núcleos estão desenvolvendo você encontra na Programação Geral.

Sobre os núcleos

Os núcleos regionais da Aliança pela Infância são espaços criados para reunir e acolher todos aqueles que sentem inquietude em relação aos problemas que afligem a infância, que reconhecem a importância da nossa causa e do trabalho deste movimento e que compartilham das ideias que norteiam as ações da Aliança. São, portanto, uma forma de integrar as pessoas que desejam fazer parte da rede mundial pela infância e contribuir de diferentes formas com as atividades desenvolvidas local, regional ou nacionalmente. Cada núcleo é autônomo em sua linha de atuação e mobilização local, mas também é convidado a participar da articulação nacional do movimento.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br