Slider

Núcleo da Aliança pela Infância de Campo Grande (MS) completa 10 anos!

15 de junho de 2018

A história da Semana Mundial do Brincar em Campo Grande – MS se iniciou em junho de 2008.  Foi quando Ângela Maria Costa conheceu a Aliança pela Infância e resolveu levar esta rede para sua cidade. 

O primeiro grande evento do núcleo veio em 2010. “Para comemorar a Semana Mundial do Brincar, organizei uma tarde de lazer no Horto Florestal, um local pouco aproveitado da cidade, cercado de árvores, com palco e muito espaço. Dei o nome de ‘Deixa Brincar’. Convidei várias instituições que trabalham com crianças: universidades, grupos de escoteiros, Secretaria Municipal de Educação, OMEP, SESC”, ela conta. 

Desde então, o evento acontece anualmente, cada edição com mais apoio e adesão da comunidade. “As crianças circulam livremente pelos espaços, escolhendo do que brincar. Há uma grande feira de brinquedos, apresentação da Banda da Guarda Municipal, teatro infantil, contação de histórias na Biblioteca, brincadeiras — como corda, perna de pau, pintura no chão, maquiagem no rosto, confecção de pipas. É mesmo um sucesso, já está no calendário oficial da cidade”, diz Ângela.

 

Semana Mundial do Brincar 2018

Como ação da SMB 2018 em Campo Grande, e em sua oitava edição, o Deixa Brincar deste ano reuniu cerca de 100 adultos e 700 crianças de todas as faixas etárias, incluindo bebês. “Acredito que o movimento que se faz nesse dia é o reflexo dos objetivos e filosofia da Aliança pela Infância. É um evento que reflete exatamente o nosso papel: congregar, aliançar todos os parceiros que acreditam na nossa causa, argumenta Ângela. 

Ela ainda ressalta a importância das parcerias, para que a SMB  aconteça: “Todos os parceiros se organizam, fazem a divulgação, chegam pela manhã e escolhem o lugar, montam suas barracas e atividades. Impressionante o empenho dessas instituições: Universidade Católica Dom Bosco, que leva todos os seus projetos de extensão referentes ao tema; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com acadêmicos do curso de Pedagogia; Anhanguera Uniderp, com seus acadêmicos de Pedagogia; Grupo de Escoteiros Cruzeiro do Sul; Creche Zedu, Centros de Educação Infantil – CEINFs, Secretarias Municipais de Educação e Cultura. IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul; Banda da Guarda Municipal.” 

 

Lei Estadual da Semana do Brincar

O Núcleo de Campo Grande segue crescendo, acreditando na presença do brincar e levando esta pauta para os locais de fala e interesse públicos — como a Assembléia Legislativa e a Câmara Municipal de Vereadores. E a movimentação já mostrou resultado!

Com a ajuda da articulação da Aliança pela Infância e outros parceiros locais, o Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado do Brasil a contemplar oficialmente uma semana de brincar: na Lei Estadual 4.562, de 18 de agosto de 2014, insere no Calendário Oficial de Eventos do MS a Semana Estadual do Brincar.  Desde então, Ângela conta que a mudança tem sido positiva, com um crescimento perceptível no estímulo ao brincar livre. 

“Esse envolvimento das instituições vem crescendo ano a ano, vejo a empolgação e o capricho. Sinto que conseguimos mudar um pouco a rotina das creches. As professoras, ao se prepararem para participar, ficam convencidas da importância do brincar para suas crianças.  Tenho visitado algumas creches que comemoram essa semana de uma forma especial, oferecem às suas crianças muita brincadeira, confeccionam brinquedos… É muito lindo. A semente foi plantada e cresce vigorosamente, finaliza Ângela Maria Costa.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br