Naturalizar: conheça o fio que conduzirá o ABCD Encantado em 2023

14 de fevereiro de 2023

Naturalizar: esse é o tema que a Aliança pela Infância traz para mobilizar inspirações e experiências ao longo de 2023. Com esse tema, queremos colocar a criança no centro das discussões socioambientais e ressaltar a essência da infância nos atos cotidianos da criança.
Está na Carta de Princípios da Aliança pela Infância que “As crianças precisam estabelecer viva ligação com a Terra – com os animais e com a natureza, com as famílias e com a sociedade – na qual possam se desenvolver como indivíduos”.
Assim, queremos reafirmar que a criança é natureza, que todos somos natureza. E investigar qual é a natureza da criança em seus quatro atos essenciais – Aprender, Brincar, Comer e Dormir -, o ABCD Encantado da Infância.
As escolas, os bairros, todos os espaços precisam se verdejar para acolher as crianças em sua natureza mais espontânea. Falamos aqui da natureza da infância, e da natureza que envolve a infância. É fundamental que adultos estejam encantados pela infância para revelar sua natureza, e para fomentar um meio ambiente saudável em que a criança tenha acesso à natureza, com naturalidade e confiança.
Facilitar o contato e o acesso à natureza, sem perder de vista tantos problemas sociais que, em nossa conjuntura, não podem ser dissociados dos problemas ambientais, como fome, racismo, violência.
É preciso também reconhecer o impacto da conjuntura de danos ambientais – crise climática, desmatamento etc –  têm nas nossas infâncias, as de agora e as de amanhã. É urgente atuar na preservação do meio ambiente, para defender os direitos ambientais e ecológicos de crianças e jovens.
Naturalizar é tornar a natureza menos estrangeira na vida das crianças. E continuar confiando que de uma semente plantada nascerá uma árvore. Uma árvore que abriga o que é essencial em todas as infâncias que têm seus direitos protegidos com respeito e muito encantamento.
Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br