Morro Reuter (RS) sanciona Semana Municipal do Brincar em seu calendário oficial de eventos

13 de maio de 2021

A promoção do direito de brincar tem se tornado uma política pública em várias localidades que desejam garantir o tema na agenda da cidade. Nesta terça-feira (11), a prefeitura de Morro Reuter (RS), sancionou lei instituindo a Semana Municipal do Brincar, que passou a fazer parte de seu calendário oficial de eventos.

Com isso, a partir de agora, a última semana do mês de maio sempre contará com a Semana, que se somará às comemorações do Dia Mundial do Brincar, em 28 de maio. Para a prefeita da cidade, Carla Chamorro, esta é uma oportunidade de ampliar as possibilidades de garantir o direito a uma infância digna para todas as crianças.

“Sancionar esta lei significa dar legitimidade à Semana Municipal do Brincar na intenção de garantir que, pelo menos uma vez por ano, vamos chamar a atenção dos adultos para a importância do brincar”, comenta a prefeita.

Em Morro Reuter, a lei 2.096, de 4 de maio de 2021, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. Ela tem como objetivo a valorização do brincar na vida das crianças;  o reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância; o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade; além de estímulo e apoio ao reconhecimento da importância do brincar ao longo da vida.

Carla, que é professora há mais de 30 anos, reforça, ainda, o valor em convidar não somente a comunidade escolar como também as famílias para trabalhar o tema. “Quando olhamos a legislação brasileira e as diretrizes da Educação vemos a necessidade de ensinar e aprender por meio do brincar, vemos o quanto a ação do brincar é importante na vida e na formação de uma criança”, complementa.

Além de Morro Reuter, tem sido crescente no Rio Grande do Sul o número de municípios que têm se mobilizado para tornar a iniciativa uma política pública, como São Leopoldo, Novo Hamburgo e Campo Bom; reveja nesta matéria.

 

 

Legenda da foto: Participaram do ato de assinatura da lei a secretária municipal de Educação e Cultura, Juliana Zimmer, e a integrante da diretoria da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP), Thays Rockenbach Auler, que também é diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br