Slider

Mães “ativistas pela infância” lideram atividades promovidas em Brasília

27 de maio de 2019

Em 2017, um grupo de seis mães “ativistas pela infância” decidiu se unir para desenvolver atividades para a Semana Mundial do Brincar em Brasília. Elas, que atuam como professora, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e advogada, abraçaram a causa desde então. Para a edição da SMB2019, sentiram que já era a hora de tentar expandir a proposta para além do círculo de relacionamentos de cada uma. “Nossos grupos já tinham compreendido a proposta do livre brincar. Queríamos atingir outro público. Por isso, fizemos um chamamento e a resposta foi excelente. Ganhamos cerca de 15 parceiros, que não sabiam que era possível promover ações para a Semana sem estar ligado a alguma organização maior.”

Não só a quantidade de atividades oferecida este ano será maior – serão 20 ações – como também a capacidade de incluir mais participantes em cada uma delas e o perímetro atingido. “Brasília já tem essa vocação para realização de atividades ao ar livre e de muita integração com a natureza. Neste ano, vamos explorar ainda mais espaços da cidade”, comenta Mariana Campello, jornalista, educadora e integrante do grupo.

O CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, segue sendo um importante parceiro da SMB. “Já é um local muito frequentado pelas famílias aos finais de semana. Além disso, acolhe muito bem nossas propostas desde 2017”, comenta Mariana sobre o local que abrigou a abertura oficial da semana, no último sábado.

Durante a semana, as atividades são dirigidas aos pais e educadores. Serão rodas de conversas com especialistas, como a que acontecerá às 18h30 de quarta-feira, dia 29, com a educadora parental Lua Barros. Em “Voltar a Brincar”, a reflexão será sobre os motivos que levam o adulto a não conseguir mais brincar.

As ações para as famílias ficaram concentradas nos dois finais de semana. O encerramento acontecerá no domingo, dia 2, no Parcão 104/105 Sul, das 9h30 às 12h30, com o evento comunitário “Histórias no Parque”, com contação de histórias, ioga, música, brincar livre e muito contato com a natureza.

A programação completa pode ser conferida na página Brincar Brasília: https://www.facebook.com/brincarbrasilia

Crédito imagem: Bruno Bravo

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br