Inspirações e experiências

2022

Vamos brincar? Tesouros da natureza [Especial Semana do Aprender]

17 de março de 2022

Vamos brincar? Tesouros da natureza
A Semana do Aprender 2022 acontece entre 14 e 20 de março, em todo o país, com o tema “Infância é tempo de aprender a confiar”. O objetivo é trabalhar a importância de construir vínculo e afetos positivos nas relações de aprendizagem que acontecem não apenas na escola, mas em todos os espaços em que o descobrir encanta o aprender.
Qualquer um pode produzir, compartilhar e disseminar inspirações acerca do tema durante as semanas do ABCD Encantado da Infância. Para colaborar, Daniela Signorini, coordenadora de projetos na Aliança pela Infância, preparou uma boa brincadeira para quem quer se inspirar e realizar atividades durante a semana:
Tesouros da natureza
Essa brincadeira é realizada em espaços como praças, parques ou lugares com jardins. A ideia é caminhar com a criança pequena por esses ambientes para que possam conhecer a natureza, suas formas, texturas e seus segredos. Também é uma maneira da criança conhecer um ambiente muitas vezes desconhecido, ou despercebido, e que pode gerar incômodo ou medo, seja dos insetos, dos fungos e de outros bichinhos ali presentes. Assim a criança aprende a confiar na natureza, conhece a diversidade de cores, texturas, formas e aromas, e aprende a ter uma atitude respeitosa com esse ambiente.
Podemos começar com uma caminhada sensorial, reconhecendo os espaços, as formas, as cores, e identificando o que atrai a atenção das crianças.  Elas podem falar das folhas, do sol, do vento, das pedras, das poças de água. A ideia é reconhecer estes espaços e sensações. Podemos, por exemplo, incluir nesta etapa um binóculo feito de canos de papel higiênico. Assim, as crianças aprendem a desenvolver o foco para os elementos que estão conhecendo.
Depois desse reconhecimento do território, podemos caçar com as crianças os Tesouros da Natureza, sim! Pedimos a elas para coletar aquilo que acharem precioso na natureza. Elas podem trazer folhas, pedras, terra, galhos, flores, bichinhos e uns lixinhos. Temos que ter cuidado em orientar as crianças sobre esses objetivos, dizendo que elas não podem retirar da natureza, apenas coletar o que já foi deixado por ela. Sobre os lixinhos, orientar a coleta adequada para a sua reciclagem seletiva.
E o que faremos com os tesouros da natureza? Podemos fazer uma poção da bruxa, colocando todos os objetos num caldeirão e criar uma história com as crianças; podemos utilizar os objetos para criar uma mandala linda e colorida, bem como outros desenhos e imagens que as crianças queiram fazer; podemos criar uma chuva de folhas e pétalas,  com cuidado e atenção para evitar riscos às crianças; podemos fazer comidinha; podemos criar pincéis com os galhos e matinhos e pintar telas de papel Kraft com água e terra e, por fim, podemos fazer o que a criança puxar, pois elas têm ideias incríveis!
Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br