Inspirações e experiências

Notícias

Somos sol e natureza: saiba mais sobre o tema escolhido para a Semana da Infância e Cultura de Paz 2021

7 de outubro de 2021

Em sua segunda edição, a SPAZ propõe uma conversa sobre o papel “curativo” da natureza, de re-conexão com o próprio eu e de empatia com outros seres vivos

A Semana da Infância e Cultura de Paz é a contribuição da Aliança pela Infância no incentivo a ações, inspirações, experiências e mobilizações coletivas que promovam a importância do brincar e da infância na perspectiva da cultura de paz e da não violência. Com o tema “Somos sol e natureza”, a SPAZ acontece, em 2021, entre os dias 11 e 17 de outubro. 

Essa abordagem reconhece que a cultura de paz está associada ao desenvolvimento infantil pleno e digno, num contexto ambiental e social mais harmonioso no qual crianças e adultos possam atuar no mundo a partir de valores de cooperação, tolerância, respeito, empatia, acolhimento e não violência.

Em 1997, a ONU estabeleceu o conceito de Cultura de Paz, conclamando que houvesse uma mobilização global de movimentos existentes para, juntos, transformar os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas. Neste contexto, a contribuição da Aliança pela Infância com a Semana da Infância e Cultura de Paz acontece desde 2020.

Somos sol e natureza

Em 2021, o tema escolhido para a Semana da Infância e Cultura de Paz reconhece que o desenvolvimento infantil pleno e digno está diretamente relacionado a um contexto ambiental e social mais equilibrado, no qual crianças e adultos possam atuar no mundo a partir de valores de cooperação, tolerância, respeito, empatia, acolhimento e não violência.

Em tempos de tanta inquietude e violência, é preciso mudar a forma como nos relacionamos com o planeta Terra. Por isso, trazemos a imagem do sol, grande foco de luz que dá calor e vida à natureza e lembramos que também a infância representa a luz que acolhe e humaniza a vida que se perpetua e se recria a cada momento. 

Somos todos natureza e podemos cultivar relações pautadas na cultura de paz ao olhar para o nosso corpo, nos reconectando e reconhecendo nossos ciclos internos, além de buscar uma convivência harmoniosa com o ambiente e em sociedade, a partir do respeito às diferenças e da valorização da diversidade. Com esse tema, queremos propor uma conversa sobre o papel “curativo” da natureza, de re-conexão com o próprio eu e de empatia com outros seres vivos.

Em termos práticos, o tema “Somos sol e natureza” propõe que o adulto – cuidador, família, educador, ou em qualquer outro papel – se reconheça como um agente desses valores da cultura de paz e da não violência, procure oferecer à criança condições de cultivar esse vínculo da infância com a natureza, apreciando com ela a generosidade com que a natureza nos acolhe. 

Dentro do possível, ainda com as limitações da pandemia, que tal tirar uma semana para explorar com as crianças o milagre das sementes, o desenho das nuvens, as árvores que florescem na estação, e tantas outras formas de mostrar a serenidade com que a natureza vive seus ciclos, ainda que eles possam também ser fortes e transformadores?

Aliança pela Infância propõe uma reflexão sobre este papel “curativo” da natureza, não no sentido mágico de solução de problemas, mas de re-conexão com o próprio eu e de empatia com outros seres vivos. Nesta edição, também sugerimos como abordagens:

 Os valores da cultura de paz cultivados desde a infância e como eles promovem uma outra relação com a natureza, ensinam mais empatia com os seres vivos e promovem uma relação respeitosa com tudo que nos cerca;

  • A relação da paz com o direito das crianças a um ambiente saudável, seguro, com acesso a água limpa e saneamento básico;
  • O reconhecimento da sabedoria das populações indígenas em sua relação com a natureza:  o que podemos aprender com os povos originários sobre a Terra e seu papel essencial de preservação da biodiversidade, rios, nascentes e solo, considerando a convivência harmoniosa entre os povos e a floresta?
  • A importância da natureza no ambiente de creches e espaços de educação infantil: que tal explorar as áreas abertas, para que o movimento e a curiosidade das crianças possam se expandir, e professores tenham condições de acolher a expressão do brincar?

Como participar

A SPAZ se materializa com ações, inspirações, experiências e mobilização coletiva sobre a importância do brincar e da infância na perspectiva da cultura de paz e da não violência. A Semana é uma construção coletiva, com ações criadas e colocadas em prática com autonomia por todas e todos, gratuitamente. Portanto, qualquer pessoa pode participar, criando e executando ações vinculadas ao tema, sem obrigatoriedade de cadastro. 

Mas quem quiser, também pode encaminhar as informações da sua atividade para inclusão na programação do evento nas redes sociais da Aliança pela Infância. Realize a sua SPaz 21 do modo que estiver ao seu alcance, mas não deixe de celebrar esses momentos e valorizar o que a infância e a natureza nos ensinam. 

CLIQUE AQUI E CONTE PARA NÓS SUA ATIVIDADE DURANTE A SPAZ

Aliança pela Infância

Movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, a Aliança pela Infância atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada.

A Aliança pela Infância tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável e acredita que o humano precisa se embeber de infância para se humanizar. 

O movimento surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997 e chegou ao Brasil em 2001, pelas mãos da educadora Ute Craemer. Formada por instituições e pessoas envolvidas com os direitos mais essenciais da infância, participam da Aliança grupos em 11 estados do Brasil. Desde 2010, a Aliança pela Infância realiza, também, a Semana Mundial do Brincar no Brasil.

A carta de princípios da Aliança pela Infância é por si só um manifesto pela cultura de paz, tendo em destaque “As crianças precisam estabelecer viva ligação com a Terra – com os animais e com a natureza, com as famílias e com a sociedade – na qual possam se desenvolver como indivíduos”.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br