Inspirações e experiências

2023

Semana Mundial de Jugar: a América Latina celebra a importância do brincar

27 de maio de 2023

Ao mesmo tempo que ocorre no Brasil, a Semana Mundial do Brincar – ou Semana Mundial de Jugar – também acontece em nove países da América Latina, criando oportunidades para o brincar livre. O evento começou em 20 de maio e vai até este domingo, Dia Mundial do Brincar (28 de maio), nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua e Peru.

Assim como aqui, durante toda semana, famílias, educadores e a sociedade em geral são convidados a refletir sobre a importância do brincar no desenvolvimento das crianças, além de promover o brincar como um direito. E seguindo a SMB brasileira, que em 2023 trouxe como tema “A Natureza no Brincar”, o mote central da Semana Mundial do Brincar América Latina  é “Lo Natural es Jugar”. Entre as atividades realizadas estiveram “Hablando com el bosque”, no município de Charagua, Bolívia, “El Avioncito de las buenas prácticas para cuidar el agua”, na Cidade do México, e “Jugando juegos de la temporada en mi comunidad”, em Carmen Alto, no Perú.

No Brasil, a Semana Mundial do Brincar tem sido um momento de grande mobilização e conscientização sobre a importância do brincar. O evento é realizado desde 2009 pela Aliança pela Infância com o apoio da tdh-A, parceria do movimento. 

Desde 2018, a Semana Mundial de Jugar vem sendo ampliada para outros países da América Latina onde a tdh-A também está presente. No entanto, em 2020 e 2021, devido à pandemia de COVID-19, as atividades não puderam acontecer simultaneamente em todos os países e espaços, mas ainda assim alguns grupos latino americanos contaram com esse momento e celebraram o brincar na última semana de maio. A Semana Mundial de Jugar retomou seu fôlego total em 2023.

Neste ano, diversas organizações parceiras da tdh-A nesses países participaram e incorporaram a semana em suas agendas, empenhadas em promover ações significativas que resgatem a importância do brincar na vida das crianças e contribuam para seu desenvolvimento integral.

A autonomia no desenvolvimento das atividades por cada participante durante a Semana Mundial de Jugar fortalece o benefício do projeto nos territórios, pois embora sejam motivadas pela proposta da Aliança pela Infância no Brasil, as atividades realizadas têm significado e ressoam respeitando suas particularidades. Cria-se, assim, um senso de construção coletiva, onde a Semana Mundial do Brincar América Latina pertence a todos aqueles que se engajam, planejando e colocando em prática suas ações.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br