Inspirações e experiências

2022

Semana do Dormir 2022: atividades para iniciar a preparação do sono

5 de dezembro de 2022

A Aliança pela Infância convida a todos para participar da Semana do Dormir, de 05 a 11 de dezembro, com o tema “Confiar para se entregar”. Qualquer pessoa pode participar, compartilhando nas redes sociais momentos, dicas, canções, histórias e brincadeiras que podem contribuir com a preparação do sono, é só marcar a Aliança pela Infância ou, nas redes sociais, usar a hashtag #semanadodormir2022. Para começar, selecionamos duas atividades para inspirar. Para os menores, “Sombras que contam histórias”. E para os maiores: “Costura, alinhavo e botões”.

Sombras que contam histórias

🌛 O que precisa: cartolina, a parede/teto do quarto e 1 lanterna (pode ser a do celular!)
💭 Como se brinca: Na cartolina, faça desenhos estilizados ou formas simples, recorte e, no escuro, projete os “desenhos-sombra” na parede, contando uma história.
🛌🏽 Dica extra: Deixa as crianças sentirem as sombras. Por exemplo, se for projetar uma flor, peça que cheirem; se for um animal, que façam um cafunezinho. Explore como as sombras ficam diferentes com a proximidade ou distância, a extensão de seu corpo nelas, as formas, as mãos.
Atividade adaptada de: TULLET, H. O Jogo das Luzes. Lisboa: Edicare Editora, 2012.

Costura, alinhavo e botões

🌛 O que precisa: para os mais velhos, pode ser de verdade. Mas para os menores, dá para fazer com um pedaço de papelão, um desenho simples impresso, um furador de papel e um fio de lã ou cadarço de tênis.
💭 Como se brinca: cole a figura no papelão, faça furos no contorno do desenho e peça para a criança que ela passe o fio de lã ou o cadarço pelos furos, alinhavando a figura.
🛌🏽 Dica extra: Ao pé da cama, aproveite o momento da costura ou bordado para ouvir a criança. Pergunte como foi o dia, como se sente, o que foi legal e o que poderia ser diferente. Lembra da frase “nada como uma boa noite de sono?” Então, dormir é confiar e se entregar para uma viagem interna: afague e ajude a criança a elaborar os sentimentos e alimentar a própria alma.
🛌🏽 Dica extra 2) Não existe brincadeira de menina e de menino. Meninas podem construir aviões e meninos podem bordar, o importante é ser divertido, tranquilo e leve. 🥰
Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br