Inspirações e experiências

Semana da infância: um chamado pela Cultura de paz

7 de outubro de 2020

Um chamado na Semana da Infância pela Cultura de Paz

A ONU estabeleceu, em 1997, o conceito de Cultura de Paz, conclamando que houvesse uma mobilização global de movimentos existentes para, juntos, transformar os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas.

O conceito, inclusive, está presente na missão da Aliança pela Infância: Sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável. Promovendo o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade fundada na cultura de paz, na sustentabilidade ambiental e no respeito a todas as diferenças. A aliança por um mundo pacífico, sustentável e eminentemente fraterno deve priorizar o olhar inclusivo para a criança e seu importante lugar no mundo, e a valorização da convivência familiar e comunitária, além da relação com a natureza.

O mundo pede alicerces plenos de direitos, de forma a promover o desenvolvimento de pessoas capazes de construir uma sociedade fundada na cultura de paz e no respeito a todas as diferenças. Esta é a maneira que a Aliança celebra a tradicional Semana da Infância. Contra a desigualdade, o consumo desenfreado e o respeito à natureza, nosso olhar se dirige para a construção de um mundo mais justo e acolhedor. Por isso, o Movimento marca a celebração da Semana da Criança com a cultura da paz, dando luz ao universo do sensível. Destacando nesse contexto atual, quatro aspectos: cuidado, família, cultura e natureza.

A mobilização parte da ideia que o brincar é ferramenta essencial para a promoção de uma cultura de paz, considerando seu potencial para tratar de temas de grande complexidade de forma lúdica e, ao mesmo tempo, ser reconhecido como um direito essencial para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

A Semana se organiza como uma iniciativa para incentivar a geração de potentes inspirações e experiências, a partir da mediação de atividades por adultos – sejam presenciais, quando possível, ou a partir da tecnologia. Uma mobilização para compartilhar ideias para que famílias e profissionais que atuam no campo da infância possam promover a cultura de paz em todos seus espaços de vivência.

 

Eixos temáticos

A Aliança propõe uma celebração da Semana da Infância e Cultura de Paz a partir de quatro eixos mobilizadores de inspirações e experiências:

 

Arte e Cultura

O direito ao belo. No contato com a arte e vivenciando manifestações culturais, a criança acessa a ética e a estética, imagina e cria outros mundos possíveis. O canto, a dança, a pintura e a escultura. O teatro, o cinema e a literatura. Pelo brincar, adentra-se aos círculos da arte e da cultura no sonho de construção de um mundo mais feliz e sensível. O chamado é também pelos direitos da criança neste campo. Neste sentido, cabem diálogos sobre a diversidade e a riqueza das diferentes culturas presentes no território brasileiros – dos povos nativos às contribuições de imigrantes e refugiados. Cabem experiências sobre brincar criando e criar brincando.

Famílias

O primeiro espaço de convivência. O respeito à diversidade e o estímulo à amorosidade. O eixo chama a atenção de toda a sociedade para como é possível – e urgente – apoiar famílias a construírem vínculos e vivências mais afetuosas, a exercerem a escuta ativa e a comunicação não violenta no ambiente doméstico. Ensinar pelo exemplo. O lar deveria ser, por essência, o primeiro lugar de exercício à cooperação entre as pessoas – tema especialmente relevante em tempos de distanciamento social. O chamado é para a reflexão: quais ações podem estimular a cultura de paz nas casas brasileiras?

Natureza

O contato com o natural. O sol, a água, o bicho, a árvore. Se não for na praça, no campo, na praia, vale a ressalva, dentro das recomendações de segurança no período da pandemia, é importante o olhar atento pela janela, a água na plantinha, o respeito ao alimento que a natureza nos dá. O eixo chama a atenção para essa relação vital, tal conexão que inspira e transforma. Como o brincar é espaço de fortalecimento do vínculo humano com o planeta. Como a infância pode entender seu espaço no mundo, cuidar do ambiente, amá-lo e senti-lo de forma profunda. Inspirações sobre os diferentes biomas e as vivências da infância (em especial, as que vivem em situação de vulnerabilidade), os elementos da natureza – terra, água, ar e fogo – e sua relação com as brincadeiras, o que há de natural mesmo nos pequenos espaços domésticos das grandes cidades. Um convite à reflexão e à promoção de experiências

Cuidado com o outro

Estamos todos conectados em uma grande rede de relações. Este eixo chama a atenção para a empatia e para a importância de preservar a vida – a própria e a dos outros. Em tempos de pandemia, a cooperação para cuidar ficou ainda mais urgente. Que brincar é esse que desperta na criança o senso de preocupar-se, responsabilizar-se, tratar, tutelar, zelar? Quais experiências desenvolvem o sentido da cooperação e não da competição tóxica? O eixo é um chamamento para conversas sobre a cultura de paz na infância sob o prisma do cuidado.

Como participar

Para participar da Semana da Infância e Cultura de Paz não é necessário pertencer a algum núcleo da Aliança. Como se trata de uma campanha aberta, todos que se identificam com seu propósito e se sintam chamados a celebrar a infância e a paz são bem-vindos. Qualquer organização ou indivíduo pode promover uma ação, desde que seja gratuita.

Baixe os materiais da Semana da Infância e da Cultura de Paz.

Utilize os materiais para criar apresentações para as atividades em sua localidade.

Cartaz Oficial da Infância e Cultura de Paz.

Logo da Semana da Infância e Cultura de Paz.

Acompanhe nossas redes para mais informações:

IG: @aliancapelainfancia
Facebook: www.facebook.com/aliancapelainfancia

Participe!

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br