Inspirações e experiências

Comer

Segurança alimentar para todos – Aliança se manifesta sobre programa da Prefeitura de São Paulo

16 de outubro de 2017

Neste dia 16 de outubro, quando se celebra o #DiaMundialdaAlimentacao, a Aliança pela Infância, em linha com as mais sérias organizações atuantes no campo da Segurança Alimentar, se manifesta contrária à proposta “Alimento para todos”, da Prefeitura Municipal de São Paulo. Defendemos o direito a uma alimentação saudável, nutritiva e de boa qualidade, como preconizam as políticas públicas voltadas para o combate à fome e à desnutrição – campos nos quais o Brasil se tornou referência mundial.

Por meio do ABCD Encantado da Infância, posicionamento adotado pelo movimento desde 2016, o foco de trabalho se voltou para quatro ações essenciais das crianças: aprender, brincar, comer o dormir. Entendemos que é preciso muito diálogo entre todos os setores da sociedade para que iniciativas dessa natureza não representem retrocessos no que tange à segurança alimentar, especialmente das crianças.

Confira abaixo a nota do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo (CRN-3):

PROGRAMA “ALIMENTO PARA TODOS” DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Diante das informações disponibilizadas pela mídia sobre o programa “Alimento para todos”, lançado no último domingo (08/10/17) pela Prefeitura do Município de São Paulo, o CRN-3 se manifesta contrário à proposta, pois contraria os princípios do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), bem como do Guia alimentar para a população brasileira, em total desrespeito aos avanços obtidos nas últimas décadas no campo da segurança alimentar e no que tange as políticas públicas sobre as ações de combate à fome e desnutrição.

Para refletir e aprofundar mais o debate sobre o tema, recomendamos ainda as leituras do texto do sociólogo da gastronomia Carlos Dória (http://ebocalivre.blogspot.com.br/2017/10/por-que-alguem-pode-ser-contra-algo-que.html) e do post da cozinheira Janaína Rueda (https://www.facebook.com/JanainaRueda/posts/1586040441452302).

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br