Inspirações e experiências

Aprender

Publicação da Série Inspirações traz reflexões e dicas para o ABCD

20 de abril de 2017

O ABCD Encantado da Infância foi apresentado oficialmente em outubro de 2016, no encontro “Série Inspirações” que reuniu representantes dos núcleos da Aliança pela Infância, educadores e especialistas que falaram sobre cada letra desse abecedário. O posicionamento a favor de reflexões e ações em torno do “aprender”, “brincar”, “comer” e “dormir” nas primeiras fases da vida começou nessa época, foi crescendo e hoje comemora mais um instrumento de apoio para continuar inspirando: uma publicação com conteúdo para quem quiser entender mais e ser parte desse movimento.

A publicação já está disponível para download em PDF. São 50 páginas bem divididas entre as quatro letras do ABCD, com artigos, entrevistas, dicas e indicações de dentro do universo de cada tema. Parte do material é inspirado no primeiro encontro da “Série Inspirações” e os artigos publicados são dos especialistas que participaram desse evento.

Paula Saretta, psicóloga e doutora em educação, escreveu sobre o “Aprender: entrelaçamento entre pensar e sentir”. Giovana Barbosa, conselheira da Aliança pela Infância Brasil e Internacional, trouxe uma importante reflexão com “O brincar é a estrada encantada para a vida”. Vanessa Acras, especialista em nutrição clínica pediátrica, falou sobre a letra C em “A mágica do comer”. Por fim, o médico antroposófico, Derblai Sebben, fez um convite para observarmos como está o dormir e o sonhar dos pequenos em “A importância do sono para as crianças”.

Para saber mais sobre o evento, os especialistas e suas contribuições, clique aqui.

Entrevistas

As entrevistas completam os artigos com histórias, exemplos, referências e modelos para o ABCD Encantado da Infância. Conversamos com Stela Barbieri, artista plástica e consultora nas áreas de educação e arte, sobre o aprender além dos muros da escola, envolvendo adultos e crianças em processos de descoberta. Renate Keller Ignacio, conselheira da Aliança, falou sobre o brincar livre, ritmo, tempo e construção de um ambiente acolhedor para estimular o desenvolvimento das crianças.

Conversamos também com Gisela Solymos, gerente geral do Cren (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) que falou sobre como estilos de vida e envolvimento familiar impactam nos problemas alimentares das crianças e como o acesso a informação permite o comer de maneira saudável e prazerosa. O bate papo com Rosa Pantoni, psicóloga especializada em Educação Infantil, mostrou como a comunidade escolar pode ajudar no desenvolvimento da criança por meio do cuidado com a hora do sono nesse ambiente. Afinal, a escola também tem papel nessa letra.

Ecos do ABCD

As páginas coloridas do “Ecos” são a parte “pesquisa” da publicação. Nesses capítulos, tudo que foi lido de cada letra do ABCD ganha um convite para ser ainda mais estudado e colocado em prática com dicas de livros, filmes, documentários, sites, blogs e entrevistas no YouTube e outros canais de entretenimento.

Está imperdível! Leia e compartilhe o ABCD com mais pessoas, é só clicar aqui!

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br