Inspirações e experiências

Notícias

Primeira infância é tema do quarto episódio do Podcast GIFE

11 de novembro de 2019

Anote a dica. O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) deu início ao Podcast GIFE, um programa dedicado a debater temáticas do investimento social privado (ISP). A iniciativa Educação Já! é o tema da primeira série especial do Podcast. Cada um dos sete episódios que compõem a série trata sobre uma prioridade levantada pela iniciativa homônima do Todos Pela Educação. 

O quarto episódio abordou o tema primeira infância. Ressaltando a necessidade de olhar a primeira infância como uma agenda intersetorial, a proposta do Educação Já! para essa prioridade é elaborar uma política nacional que crie condições para viabilizar atendimento integral e integrado de qualidade às crianças de zero a seis anos, articulando, especialmente, Educação, Saúde e Assistência Social.

Pedro Hartung, advogado e coordenador do programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana, e Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) foram os especialistas convidados para o debate. 

Enquanto Pedro afirma que a primeira infância corresponde ao período de maior plasticidade cerebral – ou seja, quando a capacidade do ser humano de conformar novos caminhos neurais está no seu auge -, Mariana reforça ao defender que o período é a base para o desenvolvimento humano. Em uma analogia, a especialista compara o momento a estrutura de uma casa: quanto mais forte, mais chances de sucesso. 

O programa apresenta ainda casos positivos nos quais o olhar para as crianças envolve diversos setores. Jundiaí, Fortaleza e Boa Vista são exemplos. A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, também participou e explicou o funcionamento do Plano Intersetorial da Primeira Infância. 

Ouça o Podcast GIFE na página do programa no site do GIFE e nas plataformas Spotify e SoundClound.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br