Inspirações e experiências

Notícias

Pesquisa sobre meio urbano e espaço físico dará origem a material didático para ensino fundamental

15 de fevereiro de 2019

Com o objetivo de produzir materiais paradidáticos sobre arquitetura e urbanismo para serem usados no Ensino Fundamental, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), juntamente com a Pistache Editorial, lançou a pesquisa “Educação Urbanística no Ensino Fundamental”.

A ideia é, a partir do resultado da pesquisa, oferecer materiais para que as crianças também possam discutir sobre questões referentes ao espaço urbano, um lugar de interação social que pode ser inspiração para trabalhos e atividades em diferentes disciplinas.

Professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental podem contribuir com o levantamento. Entre as questões a serem respondidas estão: a abordagem de conceitos relacionados à dinâmica das cidades; relações espaciais e impactos no dia a dia dos cidadãos nas escolas públicas e privadas do Brasil; como esses conceitos podem ser aplicados no Ensino Fundamental com mais eficiência; quais os métodos podem ser utilizados para facilitar a chegada dos conteúdos aos professores e quais são as melhores estratégias de transmitir o conteúdo em sala de aula.

A criação de um conjunto de materiais paradidáticos visa contribuir e incentivar a discussão sobre o espaço urbano desde cedo, estimulando que as crianças desenvolvam o olhar crítico e compreendam a cidade como um espaço composto por diversas camadas históricas.

A pesquisa pode ser acessada neste link. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail contato@pistacheeditorial.com.br.

 

Imagem: Rafael Ianni – Divulgação Folha de S. Paulo. 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br