Inspirações e experiências

2022

Participe do encontro aberto “A Semana Municipal do Brincar pode ser lei em sua cidade!”

7 de março de 2022

Ter um olhar de encantamento com a infância e fazer com que o direito de brincar aconteça em todas as cidades do Brasil. Este é um dos objetivos do encontro aberto “A Semana Municipal do Brincar pode ser lei em sua cidade!”, realizado pela Aliança pela Infância no dia 25 de março (sexta-feira), às 9h. Com transmissão pelo Youtube, a iniciativa busca compartilhar conhecimentos e informações, além de experiências de cidadãos e gestores públicos que têm buscado a implementação da lei que institui a Semana Municipal do Brincar como política pública na cidade. A atividade é aberta para qualquer pessoa e não é necessário realizar inscrição prévia. A ação conta com o apoio do Movimento Unidos Pelo Brincar.

Clique aqui e inscreva-se no canal Aliança pela Infância

Semana Municipal na lei

O brincar é um direito universal de todas as crianças e, por isso, se faz tão necessária a construção de cidades que valorizem o tempo e os direitos da infância, incluindo aspectos legislativos e institucionais, que contribuam com a garantia desse direito.

Nesse contexto, a Aliança Pela Infância e o Movimento Unidos Pelo Brincar têm realizado formações e mobilizações com 10 municípios brasileiros através do projeto “Semana Municipal do Brincar na Lei”. Para começar as articulações, lançaram em setembro de 2021 um guia com um passo a passo de como reivindicar junto aos governos locais que a Semana Municipal do Brincar seja instituída como lei (acesse aqui).

Em 2022, o projeto também tem realizado formações, a fim de apoiar cidadãos e gestores públicos. Agora, o Encontro Aberto que acontece no dia 26 de março propõe compartilhar estas experiências vividas com todos que também queiram pautar o brincar como um direito, a fim de construir caminhos para ampliar essa legislação em outras cidades.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br