Inspirações e experiências

Notícias

O que Gandhi pode ensinar às crianças?

11 de outubro de 2019

Nascido na Índia em 1869, passou sua vida inteira lutando por um mundo livre de violência. Já sabe de quem se trata? Mais uma dica: no dia 2 de outubro, comemorou-se o aniversário de 150 anos de seu nascimento. Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, continua influenciando a vida de milhares de pessoas mesmo após 72 anos de sua morte. 

Formado em direito, Gandhi dedicou sua vida pela luta em prol dos direitos civis e independência da Índia de forma não-violenta. Não à toa, Gandhi recebeu o título de Mahatma, que vem do sânscrito, “grande alma”. 

Mas por que um movimento como a Aliança pela Infância decide falar sobre Gandhi? O 2 de outubro ficou conhecido, em função do aniversário do líder indiano, como Dia Internacional da Não-Violência. Promover a não-violência em qualquer espaço conecta-se à promoção de uma cultura de paz, pilar estruturante da missão da Aliança pela Infância: sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável. 

Configurada como um movimento internacional, a Aliança busca, por meio de suas experiências e comunicação, promover o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade fundada na cultura de paz, na sustentabilidade ambiental e no respeito a todas as diferenças.

Para a Aliança, a infância é uma etapa da vida de essência universal, servindo de inspiração para que todas as pessoas se humanizem ao voltar os olhos para crianças. Dessa forma, defendemos que esse período – que vai dos zero aos doze anos -, é tempo de aprender sobre as coisas essenciais da vida, sobre o mundo dos céus e da terra, sobre o que é bom, belo e verdadeiro, amar e ser amado, aprender a confiar, ser verdadeiro e festejar com risos e alegrias.

Mas, para tudo isso acontecer, é preciso que os adultos cumpram seus papéis e garantam os direitos das crianças, entre eles sonhar e crescer em seu próprio tempo, errar e ser desculpadas, ser protegidas da violência e da fome, ter um lar e ser abrigadas, ser sustentadas para que possam crescer com saúde, aprender bons hábitos e receber alimentação equilibrada. 

Entre os deveres dos mais velhos, está garantir espaços adequados para as crianças brinquem, explorem e se desenvolvam, promover experiências que enriqueçam seu desenvolvimento, possibilitar momentos de contato com a natureza, assim como protegê-las de influências externas que não devem ser associadas à infância. 

Por isso, neste Dia das Crianças, a Aliança pela Infância propõe que pais, mães, tias, tios, avós, avôs, cuidadores e responsáveis, promovam uma reflexão sobre o tempo de ser criança, de se desenvolver e brincar livremente na natureza. Que essa data inspire vivências em prol da cultura de paz, que deve ser alimentada e estimulada desde os primeiros anos de vida, de forma a contribuir com o desenvolvimento de adultos saudáveis e conscientes sobre si mesmos e sobre o próximo. 

Que os presentes abram também lugar ao abraço, ao afeto, a momentos significativos passados juntos de entes queridos, para que a data signifique o início de um caminho em prol de relações saudáveis e desenvolvimento de pessoas que se tornarão adultos mais engajados e conscientes. 

 

*Imagem: BBC UK

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br