Inspirações e experiências

Leituras do ABCD

O cuidado com a criança nos primeiros três anos de vida 

11 de dezembro de 2020

Confira a publicação ‘Primeiríssima Infância – Interações: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos’, realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Todas as crianças têm direito a momentos de carinho, amabilidade, coragem e, inclusive, travessuras. Para isso, faz-se fundamental observar também quem constitui e como age a rede de afeto que circunda a criança. 

O estudo Primeiríssima Infância – Interações: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos tem como base uma pesquisa feita pela consultoria Kantar, em dezembro de 2019, para a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV). Os dados foram analisados pela consultoria Porticus América Latina, para o entendimento de quem são e como agem os cuidadores em diferentes situações. O conteúdo também passou pelo crivo da consultoria Conhecimento Social, especializada em desenvolvimento infantil. 

A publicação teve como foco estudar  cuidadores de crianças de zero a três anos,, período intitulado de ‘primeiríssima infância’ pela FMCSV, que abrange desde a gestação até o terceiro aniversário da criança.  

Foram entrevistadas pessoas de 16 a 65 anos de idade, entre pais, mães, avós, tios, tias e outros parentes, das classes A a D. Os campos investigados foram os estímulos dos adultos durante o cuidado com as crianças para seu desenvolvimento físico, emocional, sensorial, cognitivo e a capacidade de se comunicar. Cuidadoras profissionais, como babás, não foram ouvidas. 

Devido à pandemia, os entrevistados das classes A, B e C foram ouvidos de forma online, e os da classe D de maneira presencial, para que a falta de acesso aos meios digitais não prejudicasse a participação dos setores com menor poder aquisitivo.

A publicação também traz a participação de especialistas sobre as novas configurações da rede de apoio e os cuidados necessários que toda criança deve receber nos primeiros anos de vida. 

Acesse a publicação neste link

Imagem: Aditya Romansa via Unsplash

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br