Inspirações e experiências

Notícias

Núcleo da Aliança pela Infância fará parte de articulação para que Ribeirão Preto torne-se uma Cidade Educadora

26 de junho de 2019

Os núcleos da Aliança pela Infância espalhados pelo Brasil são criados por pessoas interessadas em atuar de forma mais profunda e sistemática nos principais temas da Aliança, entre eles o brincar livre e a construção de uma cultura de paz. Apesar de seguir a Carta de Princípios da Aliança e estarem alinhados às suas ações, os Núcleos são independentes e autônomos. 

Em 2018, muitos se mobilizaram com sucesso para incluir a Semana Mundial do Brincar em seus calendários municipais oficiais. Outra articulação positiva é o pacto assinado pelo Núcleo da Aliança de Ribeirão Preto, que visa contribuir com a elaboração de um documento para que a cidade torne-se uma cidade educadora. 

Em 1990, aconteceu em Barcelona, na Espanha, o 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras. Os participantes desse evento elaboraram uma Carta das Cidades Educadoras. Segundo o documento, essas cidades têm como objetivo permanente aprender, trocar, partilhar e enriquecer a vida de seus habitantes. 

Com a articulação dos setores público e privado, espera-se maior convergência e participação de diferentes esferas da sociedade em prol de objetivos diversos, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A Aliança pela Infância identifica-se com essas metas uma vez que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável, promovendo o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade fundada na cultura de paz, na sustentabilidade ambiental e no respeito a todas as diferenças 

Ao ser convidado para participar da articulação que irá redigir o documento para que Ribeirão Preto torne-se uma cidade educadora, o núcleo da Aliança tem seu trabalho e importância reconhecidos. “O Núcleo da Aliança Pela Infância está feliz por nosso grupo ter sido convidado a fazer parte deste projeto tão necessário a todos que aqui vivem ou que de alguma maneira desfrutam desta cidade e principalmente por nossas crianças!”. 

 

*Imagem: Nitronews

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br