Inspirações e experiências

Notícias

Núcleo da Aliança pela Infância em Belo Horizonte realiza mais uma edição do Brincaço

10 de agosto de 2018

No dia 19 de agosto, crianças, jovens, adultos e todos os interessados poderão participar de mais uma edição do Brincaço BH.

O evento, produzido pela terceira vez pelo Núcleo da Aliança pela Infância em Belo Horizonte (MG), foi criado por Pollyana Xavier, diretora de operações da Aldeia Jabuticaba, uma casa de brincar e produtora cultural. Antes dessas três edições, o Brincaço já era promovido em Belo Horizonte pela Aldeia, que passou o comando ao Núcleo da Aliança na cidade, após sua reativação em 2017.

Pollyana conta que um dos grandes motivadores que a inspirou a criar o Brincaço foi a Semana Mundial do Brincar (SMB) e a vontade de levar as brincadeiras para as ruas da cidade. “Nós não tínhamos muitas iniciativas relacionadas ao brincar na cidade. A programação da Semana acontecia normalmente dentro de unidades de educação infantil do município, tudo muito voltado para alunos e educadores. Também tinham algumas feiras de trocas de brinquedos e livros em alguns colégios, mas não tinha nada que ocupasse a cidade.”

Nesse sentido, ela aproveitou uma avenida que já é fechada aos domingos para circulação exclusiva de pedestres para levar o brincar para a rua. “As famílias usam esse espaço para caminhada, andar de bicicleta, mas não vemos muitas pessoas brincando. As famílias ficam muito separadas, cada um fazendo a sua atividade. Com o Brincaço, promovemos uma integração do público que frequenta aquele espaço aos domingos e de atores ligados a cultura da infância da cidade, porque costumam comparecer músicos, contadores de histórias, equipes de outros espaços lúdicos da cidade, escolas. E então vira um evento único com muita integração, cada um propondo o que sabe fazer e brincando junto”, explica Pollyana.

Destinado a crianças, jovens e adultos, o Brincaço promove o brincar livre. Por isso, no dia do evento, não há grandes estruturas na rua, com brinquedos prontos e roteiros planejados. “Eu levo corda, elástico, giz para desenhar amarelinha, nada muito elaborado. A ideia é ocupar a rua do jeito que ela é.”

Segundo Pollyana, o movimento está relacionado praticamente a uma mobilização política, de trazer um olhar sobre a importância do brincar para a infância e de ocupar a rua, além de chamar a atenção do poder público sobre espaços destinados à brincadeira pela cidade. “Em todos os eventos que fazemos, há uma adesão muito grande, porque há uma carência desse tipo de iniciativa. Belo Horizonte não é uma cidade muito acolhedora para crianças. Existem vários parques e praças, mas estão mal conservados. Muitas calçadas são de pedrinha portuguesa, o que dificulta a circulação de carrinhos de bebê, por exemplo. O Brincaço é uma forma de chamar atenção para tudo isso.”

O encontro será realizado no dia 19 de agosto, das 10h ao meio dia, na Avenida José Cândido da Silveira, próximo à rua Camilo Prates, no bairro União.

 

*A foto que ilustra essa matéria foi clicada por Laís, da Tanto Mar Fotografia, durante o II Brincaço, em 2017, e divulgada no site do movimento “Na Pracinha“.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br