Inspirações e experiências

Notícias

Lançamento oficial do documentário Território do Brincar entra na programação da Semana Mundial do Brincar

15 de abril de 2016

Universo lúdico infantil de Norte a Sul do país e suas diferentes formas de brincar, esta é a proposta do documentário Território do Brincar, dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, que fez um retrato das brincadeiras das crianças no Brasil. A estreia oficial será nesta quinta feira (28) em São Paulo, acompanhada de roda de conversa com os diretores do filme, e no Rio de Janeiro e no dia 4 de junho em Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador, João Pessoa e Santos.

A exibição no dia 28/05 na sala 3 do Espaço Espaço Itaú de Cinema – Augusta, às 20h20, terá a renda da bilheteria revertida para a Aliança pela Infância, movimento mundial – Alliance for Childhood – que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças. Neste dia, os núcleos da Aliança pela Infância que não estão nas capitais onde o filme entra em cartaz poderão exibi-lo em suas comunidades. O objetivo é promover a reflexão em torno do tema do Brincar. A diretora Renata Meirelles é membro do conselho consultivo da Aliança pela Infância.

[img=38]

O longa-metragem faz parte do Projeto Território do Brincar, uma parceria com o Instituto Alana, que mapeou, entre abril de 2012 e dezembro de 2013, as muitas formas de brincar em comunidades rurais, indígenas, quilombolas, das grandes metrópoles, do sertão e do litoral. Além do filme, a iniciativa conta com exposição itinerante, duas séries infantis para a TV e um livro em produção.

A educadora Renata Meirelles, coordenadora do projeto, conta que uma das propostas é aproximar o adulto do universo infantil. “Quando a gente opta olhar o brincar, a gente opta por trazer o que há de mais belo e potente na infância. Com o filme, a gente quer aproximar as pessoas do que há de mais potente no ser humano e relembrar isso para os adultos”.

Para Giovana Barbosa de Souza, gestora institucional do movimento internacional Aliança pela Infância, é muito importante que os pais saibam que estar presente por no mínimo dez minutos na rotina do filho quando esta criança está brincando já faz toda a diferença. “Os adultos não precisam necessariamente brincar todo o tempo. Devem mediar a brincadeira. Não precisam imitar as crianças no jeito como falam ou agem. Elas sabem que eles são adultos; elas precisam da presença com tempo de qualidade perto delas. Se adultos interferem muito na brincadeira, acabam podando a criatividade da criança. Na brincadeira as crianças exploram a criatividade , a coragem e experimentam a resiliência”, completa Giovana.

A exibição entrou para a programação da Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância em seus 32 núcleos brasileiros, acontece até 30 de maio com o objetivo de difundir a importância da prática do brincar. Idealizado em 2009, o evento ocorre durante a semana do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. Neste ano, a sexta edição da SMB terá como tema “Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar!”. A expectativa é reunir 250 mil pessoas nas centenas de atividades promovidas em todo o Brasil. A ação visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de idades, condições físicas e culturas diferentes, incentivando a prática do brincar de forma coletiva e em espaços públicos e privados.

Semana Mundial do Brincar
Exibição do documentário Território do Brincar com Roda de conversa
28 de maio, 20h20
Valor do ingresso: R$30 inteira e R$15 meia
Espaço Itaú de Cinema – Augusta
R. Augusta, 1475 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Informações: (11) 3288-6780

Fernanda Thompson Estratégias – Mariana Toledo
Telefone: (11) 3088-4252
E-mail: mariana.t@fernandathompson.com.br

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br