Inspirações e experiências

Notícias

Funcionários da Fundação Casa participaram da ação “Arte é Cultura de Paz”

1 de agosto de 2017

Encontro no MAM abordou uso da arte impressionista para promover a cultura de paz; foi a terceira reunião da parceria

Agentes educacionais, pedagogos e analistas técnicos de 23 centros socioeducativos da Fundação CASA na Região Metropolitana de São Paulo e da cidade de Sorocaba participaram no dia 30 de maio da terceira formação da Aliança pela Infância sobre o uso de ações artístico culturais para a promoção de trabalhos relacionados à cultura de paz.

O encontro ocorreu no Ateliê do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e teve como tema “O Impressionismo e o Brasil”, mostra em exposição no museu até o dia 27 de agosto, com obras de pintores como Renoir, Grimm, Castagneto e Parreiras.

Essas reuniões acontecem desde junho de 2016, na parceria com a Aliança pela Infância. Em fevereiro, houve a formação sobre a pintora modernista Anita Malfatti, utilizando a exposição “Anita Malfatti: 100 anos de Arte Moderna”, que esteve em cartaz no MAM entre os meses de fevereiro e abril.

Por meio de dinâmicas, os participantes se tornam agentes multiplicadores, de forma que os novos conteúdos complementem e impactem na realização de trabalhos em que haja vinculação entre a arte e a cultura de paz.

Todos os 23 funcionários participantes atuam como referência de arte e cultura nos centros socioeducativos onde estão lotados, sejam eles de semiliberdade, internação ou internação provisória.

Desta vez CASAs, os funcionários da CASA contaram com a companhia de crianças de escolas públicas da capital, aprendendo em conjunto com eles. De acordo com a técnica da Gerência de Arte e Cultura (GAC), da Fundação, Denise Manoel, a junção dos grupos foi uma alusão à Semana Mundial do Brincar, que se vincula ao Dia Mundial do Brincar – celebrado em 28 de maio -, e que discute a importância e a necessidade do respeito à brincadeira na infância.

“Foi um momento de catarse e reflexão”, avaliou a técnica, que acompanhou a formação. A GAC é a gerência que responde pela iniciativa dentro da Instituição.

Os funcionários participantes trabalham nos CASAs: Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, de Jundiaí; Sorocaba I e II, de Sorocaba; Ferraz de Vasconcelos I e II, de Ferraz de Vasconcelos; Osasco II, de Osasco; Santo André II, de Santo André; São Bernardo I e Semiliberdade de São Bernardo do Campo; de São Bernardo do Campo; Diadema; e Novo Horizonte, Semiliberdade São Mateus, Ruth Pistori, Rio Paraná, Juquiá, Rio Nilo, Nova Aroeira, Cedro, Jardim São Luiz, Semiliberdade Araré, Bela Vista, Nova Vida e Ouro Preto, todos de São Paulo.

Próximos encontros

No dia 2 de agosto (quarta-feira) às 13h30 acontece a formação sobre a exposição  “Cidade da Língua” para até 50 educadores/professores. O encontro pelo “35º Panorama de Arte Brasileira” será realizado no dia 8 de novembro (quarta-feira), às 13h30, também aberto para um público de até 50 educadores.

A ideia é que após essas formações aconteça uma visita guiada no MAM com os grupos de jovens e crianças. Esses dois encontros são gratuitos, basta se inscrever enviando o nome completo e a instituição representante (se for o caso) para a representante da Aliança , e responsável pela ação junto com a Alice Proença, Tereza Klain: teklain@gmail.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Casa

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br