Inspirações e experiências

Notícias

Festival em São Paulo une educação, alimentação e microempreendedorismo

29 de outubro de 2019

O ABCD Encantado da Infância, fio condutor dos trabalhos da Aliança pela Infância, trata de quatro eixos fundamentais para o desenvolvimento humano: aprender, brincar, comer e dormir. Para que possam aprender enquanto brincam e vivenciam o mundo, as crianças precisam estar descansadas e bem nutridas. Alinhado diretamente à letra C de comer, está chegando a 6ª edição do Colher de Pau Festival

Idealizado por Fabíolla Duarte, a iniciativa tem como objetivo abordar o tema da alimentação saudável, além de fomentar e fortalecer uma rede de consumo responsável, incentivando o surgimento de uma nova economia. 

6º Colher de Pau Festival 

A sexta edição do festival – ou edição primavera – acontece nos dias 2 e 3 de novembro, das 10h às 19h, nos pavilhões 1 a 3 do Parque da Água Branca, em São Paulo. 

Autointitulado como um evento que pensa comida, empreendedorismo e educação como uma forma de mudar o mundo, a edição tem como tema Sementes e Sociedade. Nesse sentido, o 6º Colher de Pau Festival “vem celebrar as sementes de criação das novas realidades e a fertilidade de ideias que existem em todos nós.” 

A programação conta com expositores, praça de alimentação, rodas de conversa, oficinas, shows, apresentações e momentos de descanso. As opções são para todas as idades. Entre as oficinas para adultos estão Autonomia na infância e seus significados, Colher de Pau – Introdução de alimentos & comportamento alimentar infantil, Paternidade & masculinidade em tempos de feminismo, entre outras.  

Já as crianças podem vivenciar a oficina Expedição poética pelos arredores aventureiros do Parque da Água Branca e a contação de histórias sobre Canções e histórias africanas e afro-brasileiras. 

Toda a programação pode ser conferida na página do Facebook ou Instagram do festival. 

Histórico

A ideia de criar o Festival surgiu das vivências de Fabíolla. Em sua passagem pelo Emerson College, uma faculdade antroposófica na Inglaterra, aprendeu mais sobre antroposofia e educação Waldorf, e realizou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema Forças da Nutrição, um conceito antroposófico e outro com o tema Os Contos de Fadas em Sala de Aula.  

Na volta ao Brasil, concluiu o curso de Licenciatura em Artes Visuais com um TCC sobre o cotidiano doméstico gastronômico no Brasil Colonial. Depois de atuar como arte educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), se tornar mãe em 2010 e se formar como doula, Fabíolla desenvolveu um método específico para a introdução alimentar de seu filho, com foco no desenvolvimento infantil e conceito de comensalidade. 

Depois de começar a compartilhar seus aprendizados pontualmente entre amigas e posteriormente de forma mais estruturada nos cursos Colher de Pau, Fabíolla deparou-se com uma nova demanda, que deu origem ao Festival em 2016. “Depois de anos ouvindo de mães e pais sobre não terem tempo para cozinhar, e por outro lado ouvir pais e mães que gostam de cozinhar e que empreendem negócios familiares ligados a comida de verdade, fez-se a ponte.” 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br