Inspirações e experiências

Notícias

Exposição transforma Sesc Interlagos em recanto de Sacys Pererê

28 de agosto de 2018

Como agosto é o mês do folclore, vamos falar sobre uma criatura muito conhecida e querida. Já imaginou visitar um lugar que foi invadido por sacys pererê de diversas espécies? Essa é a proposta do #OCUPASACY, projeto de exposição cenográfica no Sesc Interlagos.

Ensinada a crianças desde cedo, a lenda do Sacy fala sobre um menino negro e travesso, que tem uma perna só e sempre está com sua carapuça vermelha, que lhe concede poderes mágicos. Contada e propagada em cantigas, peças teatrais e livros, a história diz que esses seres podem ser encontrados em redemoinhos de vento e capturados com peneiras, sendo transferidos para garrafas de vidro.

Com curadoria de Rudá K. Andrade e cenografia de Jefferson Duarte, a ideia da mostra é possibilitar aos visitantes uma experiência mágica, mergulhando em fatos e curiosidades sobre esse personagem do folclore brasileiro.

Para possibilitar esse passeio, o Sesc Interlagos foi inteiro transformado. Considerando a personalidade bagunceira e travessa dos Sacys, o espaço tem muita bagunça: objetos fora do lugar, placas de ponta-cabeça, ovos de sabiás pintados, sal no café dos funcionários e muito mais.

Para entender o que tinha acontecido, uma equipe de sacyólogos fez uma investigação e encontra documentos sobre 77 espécies de sacys e várias garrafas com sacys dentro! Por isso, os profissionais transformaram a sede do Sesc em uma casa para essas criaturas, com sala de estar, sacyoteca e laboratório sacyentífico.

A exposição, com entrada gratuita, fica no Sesc Interlagos até 2 de setembro, e pode ser visitada de quarta a domingo, das 10h às 17h.

E você que está fora de São Paulo, recomenda algum lugar, livro ou vídeo que fale sobre esse personagem tão querido do folclore brasileiro?

 

*A ilustração que acompanha essa matéria é de Alexander Santos.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br