Inspirações e experiências

Leituras do ABCD

Escolas de todo Brasil podem participar do Dia de Aprender Brincando

22 de setembro de 2016

O Dia de Aprender Brincando é inspirado no Empty Classroom Day no Reino Unido e organizado pela Project Dirt. A ação convida escolas e professores a inscreverem suas classes para que tenham pelo menos uma aula fora da sala no dia 06 de outubro de 2016 e que compartilhem suas atividades e resultados.

O objetivo da campanha é:

2016: ter 1 milhão de crianças em todo mundo tendo pelo menos uma aula fora da classe.

2020: Pelo menos 10 milhões de crianças brincando e aprendendo fora da sala de aula.

Essa é uma campanha global pensada para celebrar e inspirar o aprendizado e as brincadeiras ao ar livre. Por quê? Simplesmente porque, apesar de todos os professores e pais saberem da importância de passar momentos ao ar livre, às vezes isto é ignorado no dia escolar por causa de todas as outras exigências concorrentes.

Qualquer pessoa que tenha observado o efeito de levar as crianças para aprender e brincar ao ar livre, no mundo real ao seu redor, sabe o quanto essas essas experiências podem ser poderosas. As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças, o que significa que são uma parte essencial da rotina diária. Aprender ao ar livre, ou “aprender fazendo”, cria memórias duradouras e permite às crianças desenvolverem uma maior consciência sobre o meio ambiente, terem mais oportunidades de pensar de forma independente e serem desafiadas e animadas pela aprendizagem.

Aqui no Brasil, o “Dia de Aprender Brincando” recebe o apoio de Omo e será liderado pelo Instituto Cidade Escola Aprendiz.  Criada em 1997 na cidade de São Paulo, é uma OSCIP que experimenta, desenvolve e promove, entre outros projetos, o Bairro-escola: proposta de aprendizagem compartilhada que articula escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público num compromisso coletivo pela educação.

Para saber mais sobre essa mobilização é só acessar o site oficial do evento.

Inscreva sua escola clicando aqui!

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br