Inspirações e experiências

Notícias

Dia de Aprender Brincando acontece em 17 de maio; participe!

10 de maio de 2018

Entre os dias 20 e 28 de maio, acontecerá a Semana Mundial do Brincar 2018. Mas, antes disso, o Dia de Aprender Brincando também irá chamar a atenção para o benefício das brincadeiras ao ar livre no desenvolvimento e aprendizado das crianças.

Essa é a terceira edição da iniciativa no Brasil, promovida pela Cidade Escola Aprendiz juntamente com o Project Dirt e OMO. A campanha global, fundada originalmente no Reino Unido com o nome “Dia da Sala de Aula Vazia”, contou com a participação de mais de 3600 escolas de 51 países em 2016.

Aqui no Brasil, a ideia do movimento é promover a vivência das crianças ao ar livre durante pelo menos uma aula do dia 17 de maio. Entre os benefícios dessa prática, estão: desenvolvimento e aprimoramento de competências sociais, habilidade de resolução de problemas e trabalho em equipe.

Isso porque estar em contato com a natureza ou simplesmente do lado de fora ajuda na concentração e também no aumento de repertório dos estudantes com as inúmeras descobertas possíveis.

Familiares, escolas ou qualquer pessoa interessada pode organizar uma atividade e inscrevê-la no site do Dia de Aprender Brincando. Aqueles que se interessam pela proposta mas não sabem exatamente o que fazer, o portal tem uma aba intitulada “recursos”, com ideias como livros para uma biblioteca ao ar livre, programas de aulas tanto para o dia do evento quanto para o resto do ano e outros materiais. Além disso, na aba “inspire-se” estão as atividades já realizadas em outras partes do mundo.

O Dia de Aprender Brincando acontece no dia 17 de maio. Inscreva sua atividade!

 

*A imagem usada nesta notícia pertence ao The Clay Center for Young Healthy Minds. 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br