Inspirações e experiências

Leituras do ABCD

Conheça o projeto Narrativas de Paz com Maria Mostafa

17 de outubro de 2020

Na Semana da Infância e Cultura de Paz, a Aliança promove ações e deixa um chamado para a sociedade: crianças tem o direito de viver uma infância plena.

Conheça iniciativas que trabalham pela resolução de conflitos de maneira não-violenta, perpetuando a Cultura de Paz para a promoção de um futuro mais justo a todos e ao meio ambiente.

Esta semana, o Movimento apresenta o projeto Narrativas de Paz, idealizado pelo Centro de Criação da Imagem Popular – CECIP, em parceria com o Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. 

As diretrizes das ações foram desenhadas a partir das experiências do CECIP nas áreas de Cultura de Paz e primeira infância, atendendo à demanda de se falar sobre paz em um contexto social e político onde a infância é negligenciada em relação às políticas públicas e a violência tornou-se parte do cotidiano.

Confira a entrevista com Maria Mostafa, coordenadora da Secretaria-Executiva da Rede Nacional Primeira Infância.


Como surgiu o projeto Narrativas de Paz? 

O projeto Narrativas de Paz tem o objetivo de estimular a prática da Cultura de Paz para o desenvolvimento infantil em contextos de violência urbana. Desenvolvido no bairro de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, o projeto veio como uma resposta à percepção de que há uma banalização da violência entre os próprios profissionais de saúde. Nossa primeira etapa, iniciada em 2019, foi trabalhar com famílias que possuem crianças na fase da primeira infância e que estejam em situação de vulnerabilidade, e também trazer para as atividades os profissionais da saúde e da educação do bairro de Santa Tereza. O projeto conseguiu renovação até 2021 e a proposta é seguir com as metodologias desenvolvidas pelo CECIP em relação a manejo de conflitos.

 

Como o CECIP se alinha aos princípios da Cultura de Paz para a promoção da cidadania? 

A exposição à violência tem impactos devastadores para todos, especialmente para as crianças na primeira infância. O que pode comprometer o seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo por toda a sua vida. As crianças têm o direito de crescer em um ambiente saudável e seguro, com relações permeadas pela paz. Portanto, é urgente a abertura de espaços de diálogo e convivência não-violenta para a elaboração de soluções coletivas que permitam que as crianças não sejam socializadas num contexto de confronto e descaso, reproduzindo o ciclo da violência numa espiral da exclusão social.

O CECIP aposta na Cultura de Paz como um caminho para a construção de outras narrativas, que resultem num mundo mais justo e menos desigual para todas e todos. Ele atua na área da Cultura de Paz há mais de 15 anos, desenvolvendo projetos com os temas: educação, justiça restaurativa e primeira infância.


Quais os principais desafios do projeto?

Como proteger as crianças numa cidade como o Rio de Janeiro? Onde as estatísticas são cada dia mais alarmantes e o reforço diário dos meios de comunicação criam uma narrativa constante da violência? Romper esse paradigma da violência urbana e da desconfiança da população com os espaços coletivos é sempre um grande desafio. 

Nós entendemos que o exercício de criar relações pautadas na escuta e na participação, tecendo redes de apoio e confiança, é central nas atividades do projeto. Seja com os agentes de saúde, educadores de creches ou com as mães, que são os públicos majoritários do projeto. 

Para que seja possível a proteção das crianças é preciso repensar a forma como nos comunicamos e nos relacionamos.

Confira a publicação do projeto Narrativas de Paz e seus resultados.
Acesse o site oficial do CECIP e conheça todas atividades da organização. 

Imagem: ilustração do projeto Narrativas de Paz, via site oficial do CECIP. 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br