Inspirações e experiências

2022

Confiança será tema central na Semana Mundial do Brincar e demais semanas do ABCD Encantado

8 de março de 2022

Anote aí: a Semana  Mundial do Brincar 2022 já tem data e tema para você se programar. Neste ano, a Aliança pela Infância convida a todas e todos para “Confiar na força do Brincar”, mote escolhido para espalhar o brincar como um ato essencial, entre os dias 21 e 29 de maio (e também o ano todo!).

O brincar nutre a confiança da criança em si mesma, nos outros e no mundo. É assim que o invisível se torna visível, e que o impossível se torna possível. Confiar no brincar é confiar na alegria, é confiar no encontro. Brincar é estar no mundo e confiar que ele vai dar certo e que pode ser melhor. 

Por isso, neste ano, durante a Semana Mundial do Brincar, a Aliança pela Infância convida a todos a acreditar no brincar como um ato transformador, pois brincando a criança aprende a se relacionar com o mundo a sua volta, cria a si mesma e cria novos mundos possíveis. 

Mas antes, acontece em março a Semana do Aprender!

Para 2022, a Aliança pela Infância traz ainda outras novidades: não somente a Semana Mundial do Brincar será norteada pela confiança no brincar como um ato essencial ao ser humano, mas também todas as demais semanas temáticas, norteadas pelo ABCD Encantado da Infância (Aprender, cuja semana temática é realizada sempre no mês de março; Brincar, com a semana mundial que ocorre em maio; Comer, cujas atividades são impulsionadas no mês de agosto; e Dormir, encerrando o ABCD, em dezembro). 

E a primeira letra deste retorno ao encantamento da infância está pertinho: a Semana do Aprender acontece entre 14 e 20 de março, em todo o país, com o tema “A infância é tempo de aprender a confiar”. O objetivo é trabalhar a importância de construir vínculo e afetos positivos nas relações de aprendizagem que acontecem não apenas na escola, mas em todos os espaços em que o descobrir encanta o aprender.

Qualquer um pode produzir, compartilhar e disseminar inspirações acerca do tema durante as semanas do ABCD Encantado da Infância. No caso da Semana do Aprender, a primeira do ano, incentivamos compartilhar dicas e sugestões pelas redes sociais, com as hashtags #semanadoaprender2022 ou #aprenderaconfiar. Entre as atividades sugeridas, podem ser realizadas junto às crianças contações de histórias, atividades lúdicas e muito mais.

Por que o ABCD Encantado da Infância?

Criar um alicerce de vida estável para cada criança está entre as metas da Aliança pela Infância. Daí seu ABCD Encantado, que pauta quatro necessidades infantis básicas (aprender, brincar, comer e dormir) e  atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem a base para uma vida plena e cheia de encantamento.

Aliança pela Infância

Movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, a Aliança pela Infância atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada.

O movimento tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável e acredita que o humano precisa se embeber de infância para se humanizar.

Desde 2010, realiza a Semana Mundial do Brincar no Brasil e desde 2020 passou a realizar outras semanas ao longo do ano, contemplado seu ABCD Encantado da Infância.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br