Inspirações e experiências

2022

Como levar as crianças para um sono tranquilo e edificante? 

6 de dezembro de 2022

Por Renate Keller,  fundadora da Associação Comunitária Monte Azul e membro do Conselho Deliberativo da Aliança pela Infância

A vida é agitada, carregada de muitas impressões sensoriais que adultos e crianças recebem o dia inteiro. E o sono é imprescindível para repor as energias do nosso organismo físico. Quando estamos acordados e conscientes durante o dia, temos preocupações, pensamentos e responsabilidades que desgastam as nossas forças vitais. Chega à noite estamos cansados, irritados e desvitalizados, principalmente das atividades mentais que requerem concentração ou as atividades digitais consomem as nossas forças vitais. Normalmente, estas se recuperam durante a noite através de um sono profundo e suficientemente longo.

Muitas crianças têm grandes dificuldades para dormir. Elas estão sobrecarregadas durante o dia com muitos estímulos sensoriais, como som no último volume dentro de casa e dos vizinhos, muitas horas nas telinhas, quartos sobrecarregados de brinquedos e decorações nas paredes, muitas luzes e cores berrantes nas ruas e em supermercados, lojas e outdoors, além de sabores doces ou salgados exagerados nos alimentos.
As crianças que ainda estão em fase de crescimento e formação do seu corpo físico necessitam de uma boa noite de sono para digerir todas estas impressões e recuperar suas forças vitais.  Precisamos desenvolver meios para que as crianças possam se acalmar e desligar de todas as agitações do dia.
Um caminho é diminuir conscientemente os estímulos sensoriais durante o dia. Os órgãos sensoriais se desenvolvem melhor com poucos estímulos sensíveis do que com impressões exagerados. Cores suaves nas paredes, brinquedos com materiais da natureza, a voz humana falando ou cantando, alimentos com pouco tempero, tudo isto ajuda a criança pequena se tranquilizar e dormir melhor.
Levando em conta a idade de cada criança, podemos também criar um ritual que se repita todos os dias e ajude na preparação para o sono. Desligar aparelhos eletrônicos, abaixar a luz, conversar baixinho, contar uma história, uma oração ou canções de ninar podem ser elementos deste ritual. A repetição diária disto cria confiança em um mundo estável e protegido. A criança poderá, então, se entregar ao sono.
Alguns exemplos…
Para recém-nascidos: tenha um bercinho pequeno, como um cesto de vime oval e fundo suficiente para criar um espaço protegido. Um colchãozinho firme, coberto de um lençol de uma cor suave (não estampado) e as laterais forradas também com um tecido de cor suave. O berço coberto por um véu, sem estampa. Sem mobiles no berço, nem brinquedos que balancem na frente do bebê.  Antes de colocar o bebê no berço, certifique-se que ele esteja bem alimentado e tenha arrotado. Faça movimentos calmos. Se o bebe quiser chorar, coloque a mão na barriga para acalmá-lo, cantarole suavemente, feche o véu e, devagarinho, saia de perto. Se ele chora, fique por perto e espere acalmar.
Para crianças de um a três anos: agora já precisamos ter um berço normal, mas igualmente forrado nas laterais e coberto com véu, sem mobiles e brinquedos. Pode ter um boneco ou um bichinho de pano que acompanha a criança nesta hora. Conduza a criança para a cama sempre na mesma hora. Abaixe a luz, deixe só uma luminária fraquinha. Conforme o desenvolvimento da criança, conte uma pequena história e cante uma canção de ninar. A história e a canção podem ser as mesmas durante muitos dias. A repetição fortalece a confiança que tudo esta em ordem. Assim a criança pode se entregar ao sono.
Para crianças de três a onze anos: inclua no ritual a higiene antes de ir para cama, como fazer xixi, escovar os dentes, lavar as mãos e os pés. Coloquem o pijama. Despeçam-se das pessoas da casa. Conforme o desenvolvimento da criança, conversem um pouco sobre o dia. O que mais gostaram? Agradeçam as pessoas com os quais conviveram. Para os mais velhos, façam uma retrospectiva do dia. Conte uma história, cante uma canção ou faça uma oração conforme a religião da família.
Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br