Inspirações e experiências

Notícias

Blog dá dicas de brincadeiras para fazer com materiais de casa

17 de abril de 2020

Milhões de estudantes estão em casa devido a medidas como suspensão das aulas em razão do distanciamento social. Ficar em casa, como especialistas e epidemiologistas têm dito recorrentemente, não significa ir brincar no parquinho ou sair para fazer exercícios, mesmo que o local esteja vazio. 

Entretanto, ficar confinado com crianças pequenas, impossibilitadas de praticar os primeiros passos ou explorar folhas, pedrinhas, formigas e outros elementos da natureza pode ser um desafio para pais, mães e responsáveis. Muitos materiais estão sendo produzidos como forma de inspirar as famílias a realizarem atividades alternativas com as crianças e distraí-las nesse momento conturbado e de incertezas. 

Depois do nascimento de sua filha, Jackeline Rodrigues criou o blog Apenas Mãe, onde compartilha dicas da maternidade, o que deu certo em sua experiência e artigos sobre diversos assuntos relacionados ao cuidado com crianças. 

Uma de suas iniciativas é a criação de ebooks gratuitos com dicas de brincadeiras para o período de férias escolares. Apesar de quarentena estar longe de ser férias, as brincadeiras podem ajudar a aliviar um pouco a pressão do momento e incentivar que as crianças permaneçam ativas e explorando. 

As atividades envolvem, na maioria das vezes, artesanato e elaboração de instrumentos com materiais que todo mundo tem em casa, desde esponja de lavar louça, fita crepe, garrafas pet e até mesmo a tampa de embalagens de lenços umedecidos. 

No primeiro volume da série, o Férias em Casa, são apresentadas ideias como a elaboração de massinha caseira com ingredientes de cozinha, como vinagre e farinha de trigo, caminhos no chão desenhados com fita crepe, pintura com algodão ou esponja de cozinha, construção de um labirinto com caixa de papelão e rolos de papel higiênico, e outras. 

No Férias em Casa 2, Jackline dá dicas de montagem de painéis sensoriais com objetos de diferentes funcionalidades e texturas para bebês e crianças explorarem, pintura com tinta plástica dentro de saquinhos fechados, brincadeiras com garrafas, bolinhas, cores e números, entre outras.

 

*Imagem: Freepik 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br