Inspirações e experiências

Biblioteca

“Arte na Creche” – recursos para ter experiências artísticas com crianças

14 de dezembro de 2016

A publicação Arte na Creche é fruto de uma experiência que teve início em 2014, quando o Impaes e o Cenpec se propuseram a apoiar projetos de formação de professores em arte educação em CEIs, dando início a um percurso de reflexão e produção a partir das relações entre a Arte e a Educação Infantil. Arte na Creche são seis proposições para trabalhar a Arte com crianças de 0 a 3 anos decorrentes das experiências de projetos desenvolvidos pelo Instituto Avisa Lá, Comunidade Educativa CEDAC e Associação Sabiá.

As proposições iniciais resultaram em orientações pedagógicas e relatos de experiências que, sistematizados, têm como objetivo propiciar e reverberar em outras experiências, promovendo novas propostas com a arte na creche. Para que isso aconteça, é preciso que haja planejamento do professor, organização de materiais, arranjos de tempos, espaços que proporcionam experiências diversificadas e desafios progressivos, que envolvem brincar e explorar materiais do cotidiano.

Os planejamentos feitos para o trabalho educativo com a primeira infância, ao mesmo tempo que compõem um percurso de aprendizagem através do qual os professores explicitam suas intenções pedagógicas com o grupo de crianças, mantêm-se abertos e em diálogo com as crianças e suas iniciativas, resultando em uma flexibilidade equilibrada por parte dos educadores, sempre buscando garantir experiências significativas para os pequenos a partir de uma escuta atenta para suas reações, interesses e propostas. As crianças interagem com liberdade, em diálogo com sua imaginação, suas referências, interesses e necessidades. Isso resulta não apenas em experiências de muita qualidade como também em aprendizados significativos para os educadores que mediam estes processos, que observam as crianças e se surpreendem com suas invenções.

É só acessar: http://www.artenacreche.org.br/

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br