Inspirações e experiências

Notícias

“Arte é Cultura de Paz” – encontros no Museu de Arte Moderna de São Paulo

14 de fevereiro de 2017

Desde 2008, a Aliança pela Infância realiza por meio de seus membros Teresa Klain e Maria Alice Proença, o projeto “Arte é Cultura de Paz” em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).  A ação que une esses dois elementos tem seu primeiro encontro do ano marcado para a tarde do dia 16 de fevereiro, abrindo a temporada de exposições e discussões para educadores, pedagogos, artistas e quem mais se interessar pelo tema que pode ser transformador.

A iniciativa aproveita o espaço e as exposições do MASP para fazer um link entre arte, a história de grandes artistas e suas obras com a cultura de paz tão necessária nos dias atuais. “O que nossas experiências nos mostraram ao longo desses anos é que a arte é uma importante ferramenta para a disseminação dessa cultura, ela é inspiração e meio para mudanças”, explicou Tereza Klain, uma das idealizadoras e executoras da iniciativa. Um dos focos desse evento é formar multiplicadores para atuar com crianças e adolescentes de diferentes instituições de São Paulo em situação de vulnerabilidade social.

No dia 16 de fevereiro será a vez de observar as obras da Anita Malfatti com outro olhar. O encontro está marcado para as 13h30 e começa com uma conversa sobre cultura de paz. Em seguida, é a vez de viajar pela exposição “Anita Malfatti: cem anos de arte moderna” onde a história da artista, que chocou a elite paulistana por apresentar obras que divergiam do estilo acadêmico da época, se conecta com discussões sobre mudanças que rompem estereótipos (Anita foi um dos grandes nomes da Semana de Arte Moderna de 1922), as regras e as exceções do bem e a renovação e inovação, temas que passam pelas bases da cultura de paz.

O trabalho da Anita e dos organizadores do encontro está imperdível. Será uma tarde de muita troca de conhecimentos, vivências e oportunidade para que a educação para a paz possa se multiplicar por meio dos participantes e alcance vários lugares, principalmente escolas e outros ambientes com muitas crianças e jovens.

O evento é gratuito, basta se inscrever enviando o nome completo e a instituição representante (se for o caso) para teklain@gmail.com. O próximo encontro, já agendado, acontece no dia 30 de maio e será com visita e debates sobre a exposição “O impressionismo e o Brasil”.

Informações

Quando: 16 de fevereiro, quinta-feira

Horário: 13h30 até 16h30

Onde: MAM – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Parque Ibirapuera

Quanto: Gratuito. Só é preciso fazer as inscrições antecipadamente com envio de nome completo e instituição representante para – teklain@gmail.com.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br