Inspirações e experiências

Dormir

Aliança pela Infância promove a Semana do Dormir

17 de dezembro de 2020

As ações da semana acontecem entre os dias 18 e 22 de dezembro, de maneira remota, para todos que se sensibilizam com o tema no universo da infância  

 

A Semana do Dormir é um chamamento da Aliança pela Infância para produzir, compartilhar e disseminar informações sobre o ato de dormir das crianças. A celebração surge da necessidade de fomentar o diálogo a respeito dos quatro eixos do ABCD Encantado; no qual A significa aprender; B, brincar; C, comer e D, dormir. Os eixos norteiam a atuação da Aliança e são fundamentais para o desenvolvimento pleno da infância. 

Letícia Zero, coordenadora da Aliança pela Infância, explica que qualquer pessoa pode participar das mobilizações da semana sem a necessidade de uma autorização prévia do Movimento, desde que as atividades realizadas sejam gratuitas e direcionadas ao universo da infância. 

“A semana segue com o formato das outras celebrações do ABCD Encantado da Infância, como a Semana do Brincar, realizada há 10 anos pelos núcleos da Aliança, parceiros e apoiadores. Com as experiências absorvidas da Semana do Brincar foi possível ampliar a atuação do chamado para as outras letras do ABCD Encantado.” 

A coordenadora aponta que o ato de dormir também é um momento de aprendizado. São ensinamentos que envolvem tanto as crianças, quanto a relação delas com seus cuidadores na preparação para o sono. “Quais rituais, acalantos ou brincadeiras podemos propor nessa hora? Quais demonstrações de cuidado podemos transmitir e o que isso gera nas crianças?”, reflete. 

Como participar

A proposta é convidar a todos para uma reflexão sobre a importância do sono e do momento do dormir para o desenvolvimento afetivo e fisiológico da criança de maneira horizontal e coletiva. Promova uma ação gratuita online em uma casa, escola ou comunidade (respeitando as regras do distanciamento social) e divulgue nas redes sociais com a hashtag #semanadodormir. 

Acompanhe também nossas atividades da Semana no Facebook e Instagram da Aliança pela Infância. Participe! 

Baixe os materiais da Semana do Dormir

Arte cabeçalho Facebook

Arte Story Facebook e Instagram

Arte Instagram e Facebook

Artigos e entrevistas 

Aprofunde seu repertório sobre o assunto com a curadoria especial que preparamos: 

> Especialista explica porque sono é tão importante durante a infância  

> O sonho e o sono das crianças, qual o papel da escola nessa história 

> Aliança pela Infância inicia mobilização “O sonhar que encanta o dormir 

*

> A importância do sono no desenvolvimento da criança

> Sono infantil, por que a rotina é tão importante e como fazer isso

> Especialistas falam da importância de dormir, se alimentar bem, brincar e aprender

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br