Inspirações e experiências

2023

Acesse a publicação virtual “Semana Mundial do Brincar – Inspirações para Experiências Felizes”

25 de maio de 2023

Em 2023, a Aliança pela Infância escolheu o tema “Naturalizar” para mobilizar inspirações e experiências em todas as suas campanhas do ABCD Encantado da Infância. Essas campanhas ocorrem em diferentes períodos do ano: Semana do Aprender em março, Semana do Brincar em maio, Semana do Comer em agosto, Semana da Infância e Cultura de Paz em outubro, e Semana do Dormir em dezembro. Com o tema “Naturalizar”, o movimento busca colocar a criança no centro das discussões socioambientais e destacar a essência da infância nas atividades cotidianas. E é nesse contexto que a Aliança pela Infância lança hoje, em 25 de maio, a publicação virtual “Semana Mundial do Brincar – Inspirações para Experiências Felizes”, que traz reflexões sobre o papel da natureza no brincar livre. O livro inclui os seguintes artigos:

  • “Brincar Vivo na Semana Mundial do Brincar 2023”, por Ana Lucia Machado, educadora, especialista em pedagogia Waldorf e fundadora do educandotudomuda.com.br;
  • “Natureza é a Essência da Vida: Germinar Encantamento e um Universo de Descobertas”, por Juliana Gatti-Rodrigues, Líder Global pelos Direitos das Crianças pela World Forum Foundation e idealizadora do Instituto Árvores Vivas;
  • “Brincar Livre na e com a Natureza: Condições Essenciais para o Desenvolvimento da Criança”, por Ana Carol Thomé, pedagoga, especialista em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva, e coordenadora do programa ‘Ser Criança é Natural’;
  • “Alegria, Liberdade e Movimento em Meio à Natureza”, por Roquinho, brincante, observador da cultura da infância e membro fundador da “Carretel”, um organismo empresarial comprometido com questões relacionadas à educação, cultura da criança e cultura brasileira.

ACESSE A PUBLICAÇÃO AQUI

O Brincar livre

Para a Aliança pela Infância, o brincar é também uma forma de se relacionar com a natureza e desenvolver um senso de respeito por ela. Por isso, é importante promover ações que valorizem a possibilidade de a criança expressar sua essência de brincar livre ao estar em contato com a natureza, descobrindo o mundo, aprendendo sobre seus próprios limites e potencialidades, construindo valores de sustentabilidade ambiental e respeito por todas as diferenças.

Semana Mundial do Brincar

Realizada pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar é uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar e do direito da criança de ter uma infância, além da necessidade de respeitar o direito da criança de brincar.

Com o tema “A Natureza no Brincar” em 2023, a Aliança pela Infância busca explorar, ao longo de toda a Semana Mundial do Brincar, a conexão entre o brincar e a natureza: sua substância, sua essência. Além disso, a campanha busca conscientizar sobre a importância de garantir que todas as crianças, em todos os lugares, tenham acesso a espaços naturais limpos e adequados para brincar e viver todos os dias.

Dia Mundial do Brincar

O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, e é celebrado em 28 de maio com a participação de crianças de idades e culturas diferentes. No Brasil, a Aliança pela Infância teve a iniciativa de difundir essa ideia há mais de 20 anos, e a data acabou tomando conta de uma semana inteira, com a participação de atores sociais diversos. Desde 2009 a Semana Mundial do Brincar acontece no formato que tem hoje. Nos últimos anos, já se contabilizou o engajamento de centenas de prefeituras, empresas, grupos, coletivos, instituições e pessoas físicas. 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br