Inspirações e experiências

2023

A Natureza no Brincar: Inspire sua escola a participar da Semana Mundial do Brincar!

19 de maio de 2023

A Semana Mundial do Brincar é um chamado do movimento Aliança pela Infância para celebrar o direito e a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Neste ano, a SMB acontece de 20 a 28 de maio, e todas as escolas estão convidadas a participar dessa iniciativa, promovendo atividades com o tema “A Natureza no Brincar”. Essa proposta visa estimular a conexão das crianças com o ambiente natural, despertando a curiosidade, criatividade e o cuidado com o meio ambiente. 

Pessoas de todas as cidades podem, voluntariamente, idealizar brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa e outras atividades em torno do tema comum – A Natureza no Brincar. As ações podem ocorrer, por exemplo, em escolas, parques, praças, bibliotecas, universidades e onde mais a criatividade alcançar. Inscreva sua atividade aqui.

Que tal explorar algumas ideias e estratégias para tornar essa semana especial e significativa para a comunidade escolar? A seguir algumas dicas:

Primeiro de tudo, planejar!

Identifique a necessidade do grupo que vai receber a atividade. Por exemplo: seu objetivo é incentivar o contato com a natureza para reduzir a ansiedade e oferecer um ambiente tranquilo e arejado, ajudando as crianças a relaxar, aliviar o estresse e melhorar seu bem-estar emocional? Ou seria promover um estilo de vida ativo e saudável com atividades físicas, como correr, pular e explorar a natureza? 

Se for um local fechado, como sala de aula, você também pode estimular o contato com a natureza através de estímulos sensoriais e desafios cognitivos, instigando a curiosidade e a imaginação. Ainda, um passeio para promover a observação de animais, plantas e fenômenos naturais. Definido o público-alvo, o local e a data do evento a partir destas reflexões, é mão na massa! E importante: organize a disposição dos espaços, mantendo uma atmosfera acolhedora. 

Engaje a comunidade! 

Qualquer pessoa pode organizar uma ação, sejam pais, educadores, cuidadores e outros amigos da infância. Por isso, envolver a comunidade é fundamental para o sucesso de sua atividade. Converse com líderes comunitários, associações locais, e outros grupos. Convide pais, avós, cuidadores e amigos da escola para participar e, principalmente, estimule que as crianças façam dessa construção. Compartilhe suas ideias e ouça sugestões para garantir o envolvimento e apoio da comunidade. 

Criar uma horta comunitária na escola, por exemplo, pode ser uma de muitas maneiras de envolver alunos, professores e comunidade em um projeto sustentável. E não acaba na Semana Mundial do Brincar, pelo contrário, seguirá dando frutos o ano inteiro. No início do ano, a Aliança pela Infância conversou com  a educadora ambiental Manoella Mignone, a Manô, que deu dicas de como construir um espaço coletivo onde se pode plantar e colher alimentos com trabalho voluntário. Você pode ouvir aqui.

Faça parcerias

Antes, durante e depois da Semana Mundial do Brincar, busque parcerias com outras escolas, prefeituras, organizações sem fins lucrativos ou outras entidades que possam contribuir com recursos financeiros, materiais ou voluntários. Eles podem, inclusive, colaborar com a divulgação caso seja uma atividade aberta para toda a comunidade. Fortalecer parcerias intersetoriais, envolvendo Secretaria da Educação, Cultura, Esporte, Meio Ambiente etc na busca por realizar ações que promovam o direito de brincar no espaço público também pode ser incrível. 

Outra parceria bem-vinda pode ser feita com equipamentos culturais como centros e casas de cultura, e bibliotecas municipais, bem como parques e praças para fortalecer o brincar ao ar livre. Quem também pode ser envolvido é o Grêmio estudantil e a associação de pais e mestres.

Ah, e uma dica! Você sabia que através destas articulações muitas cidades já transformaram a Semana Mundial do Brincar em lei municipal? Aqui tem um guia que explica melhor tudo isso.

Chame todo mundo! 

Se for uma atividade aberta, não deixe de promover o evento por meio de cartazes, redes sociais, e-mails, rádios locais, jornais e outros meios de comunicação disponíveis. Aqui nesta página está a logomarca da Semana Mundial do Brincar. Caso queira elaborar materiais com a identidade visual da SMB, fique à vontade. Ela pode ser utilizada em cartazes, banners, cards para redes sociais e outros materiais gráficos. Pedimos somente que não altere a logomarca e suas cores, isso padroniza e reforça a Semana Mundial do Brincar para todos. 

A atividade aconteceu! Avalie como foi 😉

Após o evento, avalie o seu sucesso e impacto na comunidade escolar. Colete feedback dos participantes, voluntários e parceiros para identificar pontos fortes e áreas de melhoria para eventos futuros. E fique atenta nos canais da Aliança pela Infância, pois após na SMB iremos disponibilizar um formulário de relatório simples, para você contar para a gente como foi a ação que você realizou.

Natureza é liberdade! 

Lembre-se de que é importante garantir à criança e o brincar livre no centro do processo. Nesse sentido, não se preocupe em caso de mudanças nas atividades planejadas, pois o brincar pressupõe livre escolha do sujeito criança, bem como a sua participação e engajamento. Ah, a atividade ia ser do lado de fora mas choveu? Não tem problema, mudanças ou adaptações da programação, criatividade e a co-construção das atividades fazem parte.

Precisa de ideias?! 

Bem, você pode reservar um dia específico para convidar as famílias dos alunos para brincarem na escola, planejar jogos, brincadeiras e atividades interativas, como oficinas, jogos, passeios e apresentações, para promover a interação entre todos. Também é possível realizar atividades esportivas e recreativas, envolvendo alunos, funcionários e pais, como caminhadas, piqueniques ou festas temáticas e, principalmente, dias de brincar livre, para incentivar a integração e a diversão. São todos adultos? Ué, vocês também podem brincar! Ou promover a sensibilização sobre a importância do brincar livre através de debates, rodas de conversa ou seminários que encorajem os participantes a compartilharem suas perspectivas, experiências e desafios relacionados ao brincar e à temática Natureza no Brincar.

Ainda, é possível iniciar grupos de discussão e palestras que começam na SMB, mas podem seguir com a realização encontros regulares para discutir temas relevantes, saúde mental, cidadania e direito de brincar. Convide especialistas, pais e alunos para compartilhar experiências e conhecimentos.

Em abril a Aliança pela Infância realizou um webinário para que quer construir uma atividade durante a Semana Mundial do Brincar 2023. Foram apresentados os objetivos da SMB, princípios, formato e orientações sobre como participar. Assista aqui.

Lembre-se de adaptar essas etapas de acordo com as necessidades e recursos disponíveis na sua comunidade educacional. O objetivo principal é criar um espaço de reflexão que promova a importância do brincar como natureza das crianças, e a natureza como território de criatividade, experiência e saúde na vida delas.

Gostou do conteúdo? Então corre para inscrever sua atividade na Semana Mundial do Brincar 2023! 

http://aliancapelainfancia.org.br/inscreva-sua-atividade-na-semana-mundial-do-brincar/ 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br