Inspirações e experiências

Aprender

15 anos no Brasil: Aliança constrói projeto de desenvolvimento institucional

15 de abril de 2016

Observando a trajetória do movimento até agora e projetando seus próximos passos, a Aliança passou por um amplo processo de desenvolvimento institucional, com apoio de uma série de parceiros. Liderado pelo Conselho Deliberativo, com apoio da Secretaria Executiva e da consultoria Olhar Cidadão, o trabalho buscou construir bases sólidas para a operação estruturada e o crescimento sustentável do movimento, orientado pelos mesmos princípios que nortearam sua criação e mantendo sua pulsação, suas articulações e a fortalecimento da rede construída até aqui.

Consciente da sua essência e da contribuição que pode dar à infância, a Aliança revisita seus princípios para superar uma etapa cheia de desafios, do ponto de vista de sustentabilidade institucional. Todo o processo só foi possível a partir do valioso apoio do Instituto Mahle, financiador do projeto. O trabalho foi conduzido a muitas mãos, com escutas diversas, dentro das limitações de tempo, em vista da urgência de soluções que garantam fontes vitais à sustentação do movimento. O processo respeitou e considerou as características da Aliança pela Infância e, ao mesmo tempo, promoveu a institucionalidade necessária para a viabilidade de algumas ações de caráter estruturante.

Iniciado em setembro de 2015, com o mergulho em um amplo trabalho de diagnóstico, o projeto deve se seguir até dezembro, e agora celebra um novo ciclo em que se abre uma oportunidade enriquecedora de refletir, avaliar e seguir em frente, contando com todos nesta jornada. Ao longo do processo, temas como foco, gestão e governança, comunicação e identidade, relacionamento e parcerias estratégicas e planejamento estão sendo discutidos com uma série de especialistas e parceiros.

Os avanços do trabalho serão compartilhados em breve aqui no site.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br