Slider

Guaratinguetá lança kombi itinerante com foco no brincar

22 de maio de 2019

As secretarias de Educação, Cultura e Esportes de Guaratinguetá e a sociedade civil se uniram para realizar a primeira edição da Semana Municipal do Brincar na cidade, que conseguiu transformar o tema em lei municipal no ano passado. “Ter este marco legal é muito positivo, porque dá a certeza de que a atividade permanecerá acontecendo, independentemente da gestão”, afirma Aline Damásio, Secretária Municipal de Cultura de Guaratinguetá.

Houve grande mobilização de diversos grupos nos últimos meses a fim de disseminar o assunto e distribuir ações por todos os espaços, conforme explica a educadora Lila Vanzella. “Convidamos associações de bairro, associação das escolas de samba, creches beneficentes, imprensa e instituições religiosas para uma primeira reunião.”

Em paralelo, com o apoio de Elizabeth Sampaio, Secretária da Educação, foram visitadas escolas particulares e realizadas formações com gestores de escolas municipais e creches e também com profissionais que participam do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente da cidade. Como disse Aline: “Estamos vibrando para o brincar de várias formas.”

O lançamento da Semana Mundial do Brincar e da Semana Municipal do Brincar ocorrerá neste final de semana durante a primeira edição da FLIG, a Festa Literária de Guaratinguetá. Na mesma ocasião, será lançado o “Tá na Hora do Brincar”, um projeto capitaneado pela Secretaria de Cultura e pelo Fundo Social da cidade que funcionará a partir de uma kombi itinerante (protótipo na imagem). Abastecido de brinquedos e repleto de propostas, o veículo irá circular pelos bairros da cidade mais distantes e que recebem menos atividades.

Nos dias 25 e 26, as atividades ocorrerão das 9h às 12 no Espaço Multiuso Turístico Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, 115, Centro). A proposta é orientar e inspirar gincanas tradicionais, como cabo de guerra, amarelinha, corda, elástico, corrida de saco, em um ambiente propício ao brincar livre.

Durante a semana, haverá atividades recreativas para pais e crianças nas escolas com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância do brincar. Nos dias 1 e 2 de junho, as ações coordenadas pela Secretaria de Esportes acontecerão no Parque Ecológico Anthero dos Santos, das 9h às 12h. Serão atividades mesclando brincadeiras e esportes.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br