Slider

Escola de SP inclui SMB no calendário fixo de atividades

30 de maio de 2019

Desde que conheceu o trabalho da Aliança pela Infância e a Semana Mundial do Brincar, há cinco anos, Bárbara Travassos Barreto, professora de educação física da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano Pio XII, em São Paulo, correu para levar à sua coordenadora a ideia de implantar a SMB no calendário de atividades da escola, proposta que foi prontamente aceita.

Dessa forma, este é o quinto ano que a escola interrompe temporariamente suas atividades regulares e promove atividades bem diferentes para as crianças da Educação Infantil durante a Semana Mundial do Brincar. A novidade este ano ficou por conta da ampliação da iniciativa para o 1º ano do Ensino Fundamental I.  “No início do ano as crianças já começam a nos perguntar se vamos fazer de novo a SMB. É um projeto abraçado pela escola e pelas famílias.”

Este ano, as atividades foram divididas conforme os subtemas propostos pela Aliança pela Infância e os espaços preparados de acordo com a temática de cada dia. “Intencionalmente, sempre juntamos dois níveis distintos em uma mesma atividade. Hoje, por exemplo, o maternal ficou junto com o primeiro ano. É interessante para que conheçam o outro, as limitações impostas pela idade e respeitem as diferenças. Na atividade de pular corda, os maiores entenderam que era preciso adaptá-la para que os menores também pudessem se divertir.”

Na atividade de quinta-feira, a questão abordada foi “brincantes de culturas e identidades diferentes”. Neste contexto, cada sala ganhou brincadeiras, objetos e conteúdos especiais de diferentes culturas: africana, indígena, nordestina, americana, além de circense, zen e digital. Os alunos exploraram livremente cada um dos espaços e adoraram a experiência!

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br