Dicas para engajar pessoas e comunicar a Semana Mundial do Brincar 2022

6 de maio de 2022

Em 2022, a Semana Mundial do Brincar acontece entre os dias 21 e 29 de maio, com o tema “Confiar na força do brincar”. Não é necessário fazer parte de uma organização estruturada, ou seja, qualquer pessoa pode criar e executar ações! Porém, você pode preencher o formulário neste link, contando qual atividade irá realizar em sua cidade, assim poderemos fortalecer a divulgação de sua ação, inserindo na programação nacional, que ficará disponível em breve, em nosso site e redes sociais. Aqui vão algumas dicas para te apoiar na comunicação de sua atividade:

1. Seja um influenciador do brincar!

Identifique pessoas de diversos perfis de atuação em sua cidade e convide para fazer parte da Semana Mundial do Brincar, divulgando-a em seus perfis nas redes sociais. Grupos de pais, educadores, lideranças comunitárias, comerciantes, organizações sociais, associações culturais, administrações públicas, artistas locais… todos podem contribuir na hora de disseminar mensagens, realizar atividades e alcançar públicos ainda não tocados pelo tema. O convite é aberto a todos os cidadãos, e não apenas a organizações formalmente estruturadas. Entre em contato também com organizadores de outros eventos engajados na pauta da infância, seja em sua localidade ou em outras cidades próximas, todos são bem-vindos para se tornar inspiração e ampliar esta rede.

2. Entre em contato com jornais, sites e rádios locais

Você pode utilizar o texto de lançamento (release) que disponibilizamos para enviar para jornalistas da imprensa escrita, rádios e TVs de sua cidade, assim como pessoas que falam bastante sobre temas relacionados à infância em suas redes sociais. O texto serve como apoio para contato com a imprensa local e você pode ajustá-lo com a programação de sua cidade ou mesmo para fazer um convite para outras pessoas que queiram agitar o município durante a SMB 2022. Não se esqueça de deixar bem claro informações básicas como: o que será realizado, o dia, a hora, onde (presencial ou virtual) e quem é o público que quer alcançar. Mencionar os parceiros envolvidos que estão colaborando para tornar a ideia uma realidade também é muito importante na hora da divulgação.

BAIXE O RELEASE DA SMB 2022 EM WORD.

3. Use à vontade nossa identidade visual

Caso queira elaborar materiais com a identidade visual da Semana Mundial do Brincar, fique à vontade. Pedimos somente que não altere a logomarca e suas cores, isso padroniza e reforça a Semana Mundial do Brincar para todos. Esta identidade pode ser utilizada em cartazes, banners, cards para redes sociais e outros materiais gráficos. A identidade visual foi elaborada pela Oto Studio e a ilustração é de Veridiana Scarpelli. Não é obrigatório creditar, mas sempre que puder, será ótimo fortalecer o trabalho realizado.

LOGOMARCA SMB 2022

CARD SMB 2022

BANNER SMB 2022

STORY PARA INSTAGRAM SMB 2022

BAIXE UM MODELO DE TEMPLATE PARA CARDS – editado na ferramenta Canva – versão gratuita.

BAIXE UM MODELO DE TEMPLATE DE PPT

4. Entre em contato com rádios comerciais, comunitárias e web rádios

Em breve vamos disponibilizar um spot para tocar em rádios comerciais, rádios comunitárias e web rádios. Você pode escolher a versão com voz feminina ou com voz masculina”. O spot para rádio serve para reforçar a divulgação da semana que acontece em todo o país e convida a acessar o site e as redes da Aliança pela Infância, onde disponibilizamos a programação enviada através do formulário de inscrição. O spot foi produzido por Leandro Iamin, do Estúdio Central 3.

5. Use (muito!) as redes sociais

Divulgue e compartilhe as atividades realizadas durante a Semana Mundial do Brincar na Internet. Na sociedade atual, as redes sociais viraram um ambiente potente para disseminar conteúdo. Sempre que postar algo sobre a semana, utilize a hashtag #SMB2022 #confiarnobrincar, assim seu conteúdo chegará a mais pessoas e a Aliança pela Infância também poderá fortalecer a divulgação replicando. Não deixe de compartilhar conteúdos por e-mail ou em mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, grupos de WhatsApp, entre outros, de acordo com o público que quer alcançar. Ah, aproveita e já segue a gente para nos marcar nos posts: facebook.com/aliancapelainfancia e instagram.com/aliancapelainfancia.

6. Spot para rádios

Disponibilizamos um spot para tocar em rádios comerciais, rádios comunitárias e web rádios. Você pode escolher a versão com voz feminina ou com voz masculina, ambos estão nesta página, em “materiais complementares”. O spot para rádio serve para reforçar a divulgação da semana que acontece em todo o país e convida a acessar o site e as redes da Aliança pela Infância, onde disponibilizamos a programação enviada através do formulário de inscrição. O spot foi produzido pelo Estúdio Central 3.

OUÇA EM VOZ MASCULINA:

 

OUÇA EM VOZ FEMININA:

 

BAIXE O SPOT EM VOZ MASCULINA AQUI E O SPOT EM VOZ FEMININA AQUI.

6. Inspire-se em nossos canais de comunicação

A Aliança pela Infância elaborou um manifesto sobre o tema, confira aqui. Também em nosso site tem todos os materiais de comunicação e a programação das cidades participantes (aqui). Siga e marque nossas redes: facebook.com/aliancapelainfancia e instagram.com/aliancapelainfancia. Acesse e utilize estes canais para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância plena e digna. E não se esqueça: sempre que mencionar a semana, utilize a hashtag #SMB2022 #confiarnobrincar.

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail 

comunicacao@aliancapelainfancia.org.br. 

Quer falar com nossa assessoria de imprensa? Entre em contato:

Assessoria de Imprensa: Clarisse Goldberg

clarissegoldberg@uol.com.br / 11.966436134

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br