Cultura indígena, o mar, a terra e muito mais no Sesc Itaquera

9 de maio de 2016

Sesc Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, é uma das maiores unidades do Sesc na capital paulista e está preparando uma programação diversificada para a Semana Mundial do Brincar. Tem brincadeiras no mar, na terra, sobre o céu e onde mais a imaginação mandar.

Os povos indígenas indígenas tupi-guarani e karirixocó irão falar sobre seus jogos e brincadeiras e construir brinquedos com pais e filhos que estiverem presente no dia 21 de maio.

Haverá ainda brincadeiras em um grande oceano imaginário, diversão na horta e cineminha com muita diversão.

No dia 28, as atividades se encerram com uma conversa com o artista e pesquisador de práticas de infância Gandhy Piorski, sobre o tema “Geografia do brincar – os espaços de brincar da criança e sua relação com o meio” para educadores.

Veja a programação completa:

Cultura do brincar e do aprender – o lúdico nos povos indígenas brasileiros

Com representantes dos povos indígenas Tupi-Guarani e Karirixocó

Sábado, 21/05, das 10 às 13h Quinta-feira, 26/05, das 11 às 16h

Neste encontro os representantes indígenas tupi-guarani e karirixocó conversam sobre seus instrumentos musicais, brinquedos construídos com elementos da natureza, jogos e brincadeiras. Ao final realizarão uma oficina de brinquedos integrando pais e filhos. Recomendado para crianças a partir de 3 anos.

Cine Cabine: Imaginatório

Exibição Dos Curtas #, Malária, Edifício Tatuapé Mahal, Pawo E El Empleo

De 04/05 a 29/05 | das 11 às 13h e das 14h às 16h

O Cine Cabine é um espaço para projeção de filmes em curta-metragem. No mês de maio, o espaço se transforma em um observatório da imaginação, abrindo uma janela para brincarmos com as possibilidades que a linguagem cinematográfica nos oferece. Serão exibidos os seguintes títulos:

  • #, André Farkas e Arthur Guttilla, 9’, 2012, Brasil – Ao cair da noite, a metrópole de São Paulo acorda e torna-se um elemento vivo, que respira através de suas vias de tráfego. Na escuridão surge também um intruso, um herói.
  • Malária, Edson Oda, 6’, 2013, Brasil – Esta é a história de Fabiano, um jovem mercenário contratado para matar a Morte.
  • Edifício Tatuapé Mahal, Carolina Markowicz, Fernanda Salloum, 10’, 2014, Brasil – Javier Juarez Garcia é um boneco de maquete argentino que veio trabalhar nos stands de venda de apartamentos de São Paulo, aproveitando o boom imobiliário da cidade. Depois de uma grande decepção, ele decide mudar de vida e viajar pelo mundo.
  • Pawo, Antje Heyn, 8’, 2015, Alemanha – Pawo (palavra tibetana para ser corajoso) é a aventura mágica de um pequeno brinquedo que se encontra em um mundo curioso. Graças a alguns companheiros estranhos, ele gradualmente se torna consciente da sua força e habilidade.
  • El Empleo (O Emprego), Santiago ‘Bou’ Grasso, 7’, 2009, Argentina – Um homem percorre seu trajeto usual para o trabalho, imerso em um sistema no qual o uso de pessoas como objetos é parte de sua vida cotidiana.

O Brincar Conta o Lugar

Com Kiara Terra

Será que o espaço tem o poder de disparar a brincadeira? Podemos encontrar histórias por traz de cada lugar? A partir de diferentes espaços do Sesc Itaquera, Kiara Terra faz um convite para descobrir e partilhar histórias, inventando novos sentidos e resinificando os mais diversos lugares.

Locais, datas e horários

  • Mirante do Lago – Sábado, 07/05 | das 12 às 15h
  • Figueira – de 2 a 28/05  | das 12 às 15h
  • Quiosque da Praça – quinta-feira, 26/05 | 13h

Acampamento Mágico

Com instrutores do SESC

de 07/05 a  28/05 | 15 às 16h

A figueira do gramado da unidade receberá um grande acampamento encantado, onde as crianças se transformarão em bruxas, fadas entre outros personagens, por meio de maquiagens e acessórios mágicos.

Em alto mar

Com instrutores do SESC

de 01/05 a 29/05 | 15 às 16h

Por meio de uma brincadeira simbólica crianças e famílias navegarão em um imenso oceano de tecidos azuis dentro de pequenas jangadas de papelão em busca de aventuras. Com Instrutores do Sesc.

Gincana Que som é esse

Com instrutores do SESC

Quarta-feira, 25/05 | 10 às 10H45 ou das 14 às 14h45

Nesta gincana, instrumentos musicais pequenos, médios e grandes farão parte de um desafio pela percepção de sons e sua relação com seus pares (percussão, cordas e sopro). No final da gincana, o público será convidado a compor uma melodia lúdica dentro do Parque Orquestra Mágica.

Surpresas da Horta – Se Essa Hortinha Fosse Minha

Com agentes de Educação Ambiental

de 26/05 a 27/05 | 14 às 15h30

Será que todo mundo conhece os segredos e as curiosidades da Horta do Sesc Itaquera? As plantas que viram adubo, a minhoca que transforma comida de gente em alimento de planta, as folhas que caem como helicópteros, as sementes escondidas dentro do fruto… Estas são algumas das muitas coisas surpreendentes sobre a Horta. O convite é para famílias descobrirem estes e outros encantos deste lugar. Com Agentes de Educação Ambiental.

Jardim das Brincadeiras – Se Essa Hortinha Fosse Minha

Com Guilherme Blauth

De 26/05 a 27/05 | 14 ÀS 16h

Oficina aberta de criatividade. A partir de materiais orgânicos como sementes, galhinhos, flores e folhas, o público poderá criar diversos brinquedos e brincadeiras no espaço da horta da unidade. Com o facilitador Guilherme Blauth.

Oficina de Acessórios com Superpoderes

Quinta-feira, 26/05 – 15 às 17h

Nesta oficina, as crianças aprenderão a confeccionar brincos, pulseiras, colares e pequenos objetos que podem ser usados como amuletos com superpoderes para super-heróis e super-heroínas em suas brincadeiras.

Instalação Sensorial para bebês

Com arte-educadores da Casa do Brincar

Sábado, 28/05 | 10 às 13h

Com uma combinação de cores, texturas e aromas, a instalação convida as crianças e suas famílias para uma experiência sensorial. Objetos de uso cotidiano ganham novas funções e dividem espaço com materiais inusitados, como macarrões coloridos e cubos de gelo surpresa. Organizados em uma grande estrutura, os materiais ficarão ao alcance das crianças para que, acompanhadas de suas famílias, todas possam tocar, puxar, pisar, passar por obstáculos e realizar uma série de descobertas. Com arte-educadores da Casa do Brincar.

Geografia do brincar – os espaços de brincar da criança e sua relação com o meio

Com Gandhy Piorski

Sábado, 28/05 | das 14 às 16h

O bate-papo fará uma abordagem sobre a apropriação da criança no espaço quando inventa suas brincadeiras, considerando o contexto social em que vivem atualmente. Como é a apropriação da criança no espaço urbano (praças, ruas, casas e seus quintais, apartamentos), e como ela pensa suas brincadeiras para estes espaços? Quais as influências que elas recebem quando brincam em espaços com a presença de muitos adultos, ou com a ausência deles? O que seria um espaço apropriado/inapropriado para o brincar e quais as estruturas que as escolas oferecem ou poderiam oferecer para que o brincar fosse legitimado neste espaço?

Gandhy Piorski é artista e pesquisador de práticas da infância, artista, teólogo (UFC) e mestre em Ciências da Religião, com pesquisa voltada para a antropologia do imaginário, cultura e produções simbólicas. Foi curador, ao lado de Renata Meirelles, da exposição “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”, realizada no Sesc Pompeia em 2013. 

 

ATENÇÃO: Para ver a programação completa do SESC na Semana Mundial do Brincar em todo o estado de São Paulo, é só clicar aqui.

 

Serviço

Endereço: Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo.

E-mail: email@itaquera.sescsp.org.br

Telefone: (11)2523-9200

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br