Fundação FEAC articula ações da SMB em creches de Campinas (SP)

18 de maio de 2016

Este ano, a Fundação FEAC, por meio do programa “Educação: Conquista Coletiva (ECC)”, participa mais uma vez da Semana Mundial do Brincar. O objetivo é ressaltar a importância do brincar na sociedade, lembrando os adultos da necessidade de preservação e respeito do tempo das crianças brincarem.  Na edição de 2016, a iniciativa tem como tema “O brincar que encanta o lugar”.

A participação na Semana se dá por intermédio das entidades apoiadas pelo ECC, que visam a participação efetiva da família no desenvolvimento da criança de zero a três anos de idade.

Neste 2016, dez instituições que participam do ECC realizarão ações em diversos pontos de Campinas. Entre elas, as cinco entidades que foram contempladas na primeira edição do Programa: Casa da Criança de Sousas, Associação dos Amigos da Criança – AMIC, Casa da Criança Madre Anastácia, Centro Infantil Tia Nair e Creche Mãe Cristina; e outras cinco que estão na segunda edição: AMIC – Village, Casa da Criança Meimei, Creche Menino Jesus de Praga, Centro de Formação Semente da Vida e Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo – SPES.

Com a presença das crianças atendidas pelas entidades conveniadas e de familiares, as ações para a Semana Mundial do Brincar foram pensadas e planejadas pelas equipes pedagógicas das creches, sempre com o objetivo de integrar pais e filhos por meio de atividades lúdicas e criatividade.

As brincadeiras que estão sendo desenvolvidas vão desde as tradicionais e que fizeram parte da infância de muitos adultos, como queimada, bola de gude e pique-esconde, passando por oficina de brinquedos e gincana para toda a família.

 

Ações e atividades

No sábado, 21 de maio, a AMIC Village dá início às atividades da Semana do Brincar com o resgate de brincadeiras de rua. Das 9 às 12h, as crianças irão soltar pipa, jogar queimada e ainda conhecer jogos como cinco marias, bola na lata e pula saco. O evento acontece na Praça dos Ipês, localizada à Rua Antônio Marotta, s/n – bairro Village – Campinas/SP (em frente ao Campo de Futebol).

Na tarde do sábado, a diversão será promovida pela Casa da Criança Meimei que irá desenvolver um trabalho com toda a comunidade resgatando o valor das brincadeiras, reforçando as interações e possibilidades da brincadeira entre pais e filhos. As ações serão na Rua da Ginástica Artística (Conhecida como Jambolão) – bairro Residencial Olímpia – Campinas/SP, das 14h às 16h.

Na terça-feira, dia 24, a Creche Menino Jesus de Praga realiza ações na praça em frente à instituição (Rua Anuar Murad Bufarah, 578 – Novo Cambuí – Campinas/SP), das 14h às 16h, com brincadeiras e cantos. Neste mesmo dia, a Creche Mãe Cristina levará as crianças atendidas pela entidade, junto com as famílias, para uma caminhada até o Corpo de Bombeiros, seguida de demonstração desses profissionais. Também haverá brincadeiras de corda, bolas e outras. O evento, com início às 13h45, acontece na sede da instituição (Avenida Eng. Antonio Francisco de Paula Souza, 790 – Jd. dos Oliveiras – Campinas/SP).

Já na quarta-feira, dia 25, as atividades começam na Creche Madre Anastácia (Rua Daniel Godoy Pereira, 52, Bairro Vida Nova – Campinas/SP), das 7h30 às 8h30, com a interação entre pais e filhos com diversas brincadeiras. Em seguida, o Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo (SPES), irá resgatar os jogos infantis com a participação dos familiares, incentivando a participação da família no dia a dia das crianças. A recreação será das 9h às 10h30, na Rua Dr. Luis Aristeo Nucci, n.9 – Jardim São Marcos – Campinas/SP.

A equipe pedagógica da AMIC Monte Cristo também desenvolve ações no dia 25, das 14h às 17h, com pais e filhos. Diversas brincadeiras, como cabo de guerra, batata quente e cabra cega estão programadas. As atividades acontecem na sede da entidade, localizada à Rua Rosa Agritelli Cipriano nº 1 – Jardim Monte Cristo – Campinas/SP).

O Centro de Formação Semente da Vida promove na tarde do dia 25, das 14h45 às 16h30, um momento de integração entre pais e filhos com uma gincana. O objetivo é fortalecer os vínculos afetivos e resgatar a simplicidade do ato de brincar.

Para encerrar as atividades, na terça-feira, dia 31, das 9 às 10h30, a Casa da Criança de Sousas promove oficinas para a confecção de brinquedos. O objetivo é integrar pais e filhos nas atividades utilizando garrafas pet, papel, papelão e fitas. As ações acontecem na Praça de Esportes Benedito do Santo, localizada à Rua Ricardo Gumbleton Daunt, s/nº – Sousas – Campinas/SP.

Fonte: Fundação FEAC

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br