Como atuamos

Campanha “O sonhar que encanta o dormir”


Um manifesto pelo sono encantado

A infância é um tempo da vida, um tempo de ser, um tempo de viver que fica guardado na memória e na criança interior de cada um. Um tempo para encantamentos e descobertas, em que um novo sujeito se forma e toma forma nas relações, desejos, imaginação, linguagem e no seu fazer no mundo.

É um tempo de se encantar com o mundo e de encantá-lo, um tempo de devaneios, de reconhecer sabores, cheiros, cores e mundos imaginários. O encantamento está no maravilhar-se das pequenas coisas, nos primeiros passos, na palavra inventada, no primeiro gosto de um alimento, nos sonhos ao dormir, na admiração da natureza, no brincar sem limites de tempo e espaço e, ainda, na explosão cognitiva do ler, entre tantos outros atos da vida cotidiana.

O chamamento da campanha “O Sonhar que encanta o dormir” é uma proposta da Aliança pela Infância dentro de seu Calendário ABCD. A proposta é convidar nossos públicos para uma reflexão sobre a importância do sono – e a magia dos sonhos – no tempo da infância. O dormir encantado por sonhos capazes de construir o repertório anímico em um descanso necessário ao repouso verdadeiro.

Falar de sono e de repousos tranquilos é falar sobre ritmo. Sobre momentos que conduzem ao relaxamento e ao descanso. Cuidar do sono, especialmente em uma sociedade que exige tanto da energia humana, é cuidar da vida.

Antigamente era comum as pessoas cantarem para fazer as crianças dormir. A voz humana tem um timbre especial que o bebê reconhece desde o útero. O canto suave gera conexões entre crianças e adultos. Especialmente na primeira infância, os pequenos absorvem o timbre das vozes adultas sem censura, sem crítica. E se sentem seguros para adormecer.

Ouvir uma canção de ninar é quase uma meditação. Cantar é um ato de generosidade e também de prazer. Para cantar precisamos controlar a nossa respiração. O canto vem do peito.

E de que dormir estamos falando? Do dormir encantado pelo sonhar

Dormir com qualidade, e sonhando, é um importante elemento da construção do sujeito e, por isso, um fator essencial para a infância. A restrição de sono ou a falta de qualidade do mesmo podem levar a mudanças de comportamento e falta de condições para o exercício das atividades diárias e de aprendizagem.

Um estudo publicado na revista científica Pediatrics, em 2013, obteve dados sobre a influência do sono no comportamento infantil. Concluiu que, entre as 280 crianças participantes, as que dormiam menos de oito horas por noite eram as mais hiperativas. O neurocientista Sidarta Ribeiro, coordenador do Instituto do Cérebro, centro de estudos ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, resume de forma simples: “Eu digo que a soneca ajuda a consolidar as informações aprendidas na escola”. Os benefícios do sono, de acordo com Sidarta, são mais estudados em adultos, mas aparentemente são maiores para as crianças. “É preciso criar um espaço offline”, diz Sidarta, reforçando o prejuízo da “falta de espaço mental, de introspecção”.

Contribuiu para esse texto, Renate Keller, conselheira da Aliança pela Infância e convidada especial desta campanha pelo encantamento do dormir.

Brincadeiras

Nossas grandes parceiras do Tempo Junto, um projeto lindo que espalha boas ideias de momentos saudáveis e divertidos entre adultos e crianças, selecionaram sugestões de atividades que ajudam a conduzir a criança para um momento de descanso e relaxamento. Que tal se inspirar nessas ideias e ajudar a criar um ritmo mais saudável para as crianças. Confira os conteúdos:

    

 

 

 

 

 

Canções de ninar

Aproveitando a ocasião, nossa convidada, Renate Keller, conselheira da Aliança, gravou uma série de canções para estimular adultos a cantar para as crianças. A ideia é essa: qualquer um pode se arriscar no mundo das cantigas. Não precisa de equipamento tecnológico, treino ou afinação impecável. Basta carinho e um pouco de disposição. Para os que celebram o Natal, um bônus: nossa convidada deixou dicas de canções temáticas para a ocasião. Confira abaixo as gravações das canções e, neste link, acompanhe as letras das músicas.

Dorme , dorme  Dorme nenê Boi, boi no curral Nhazinha
Carrapatu Tururu Sapo Cururu Sereia do Mar
Senhora Sant’Ana Gente tudo dá caminho  Correndo viemos Boa noite, meus senhores
Acordai De onde vem Pastora?     

 

Entrevistas e reportagens

Selecionamos algumas matérias e conteúdos especiais sobre o tema do dormir e assuntos correlatos. Aprofunde seu repertório e compartilha estas dicas de leitura:

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br