#BaúDaSMB vai à Bahia para conferir atividades com mães adolescentes

23 de novembro de 2018

O #BaúDaSMB é uma série de matérias para relembrar ações desenvolvidas por todo o Brasil pelos núcleos da Aliança durante a Semana Mundial do Brincar (SMB) 2018. Nessa viagem, já passamos por RecifeCuritiba e Florianópolis, cada cidade com seus Núcleos e ações inspiradoras.

Agora é hora de contar sobre as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Sapiranga. Em primeiro lugar, o Núcleo leva o nome da Reserva Ecológica de Sapiranga, localizada no município de Mata de São João, na Bahia, próximo a Praia do Forte. A localização foi um aspecto fundamental para decidir quais atividades seriam desenvolvidas durante a SMB.

Áurea Bárbara de Jesus, fundadora e coordenadora do Núcleo, conta que em função da região da Praia do Forte ser muito violenta, com índices altos de exploração sexual de crianças, já era sua vontade desenvolver uma atividade. “Não dá para dizer que foi um trabalho muito planejado e elaborado, mas meu coração pediu para fazer. Eu já dirigi uma escola na região, e nós vemos meninas de 13 e 14 anos grávidas.”

Frente a esse cenário, Áurea decidiu fazer uma ação de formação com as mães adolescentes: o Mima Neném. A vivência foi dividida em quatro momentos: acolhimento, palestra educativa, vivência brincante e confraternização.

O Mima Neném aconteceu na escola municipal Pedro Joaquim Souza e contou com a colaboração do diretor Reginaldo Rodrigues, que cedeu o espaço da biblioteca para a reunião. Além dessa, Áurea contou com outras parcerias, como de Tiago Bruno Torres, colaborador da Aliança e responsável pela parte gráfica e divulgação, e Ana Cristina Moura, coordenadora do Núcleo da Aliança pela Infância de Lauro de Freitas, que ficou responsável pela palestra.

“A Tina fez uma conversa com as jovens para explicar um pouco sobre o bebê que vai chegar na vida delas e o que ele vai mudar. Nós demos uma visão geral sobre o recebimento dessa criança, do carinho com ela na parte da amamentação, do banho. Além das meninas, uma professora da escola que tinha acabado de ter bebê também participou e, com isso, acho que uma semente foi plantada.”

Áurea ressalta a importância de ações mesmo que pontuais para dar início a um processo de mudança. “Geralmente os projetos são aquelas coisas mirabolantes que aparecem e depois ninguém lembra que aquilo aconteceu. Eu tenho muito esse cuidado de deixar uma semente e depois que passar [a atividade], falar assim ‘poxa, esse trabalho surgiu porque teve a fala de alguém’.”

Apoio e recepção da atividade

A fundadora do Núcleo de Sapiranga conta que há tempos vem tentando que o município institua o Dia do Brincar, mas que falta ajuda do poder público nas ações. Entretanto, para continuar realizando as atividades, ela conta com doações e ressalta que não tem vergonha de pedir. “Eu não gosto de pedir dinheiro, então peço coisas, como caixa de fraldas. Semana passada mesmo eu recebi uma mensagem falando que tinha nascido um bebê de um pai que era menor [de idade] e se eu tinha roupas para dar. É isso que eu posso fazer. Ou eu faço desse jeito ou não faço nada. Mas vou deixar de fazer coisas pelas crianças?”

O encontro Mima Neném contou com cerca de 15 jovens. Durante a vivência, elas puderam aprender um pouco mais sobre gestos de amor e proteção e cuidados indispensáveis que acalentam a relação entre mãe e filho durante atividades rotineiras, como banho, alimentação e brincadeiras.

“No final, as meninas disseram que aprenderam muito e queriam que fizéssemos outros encontros. Até a professora que participou disse que foi muito rico ter levado esse trabalho para lá. Eu penso assim: pode ter uma única pessoa ou duas, não importa. Nós fazemos o trabalho com a consciência de que é importante para a criança.”

Sementes e outras atividades

Apesar de ser um trabalho voluntário e desafiador, que muitas vezes é feito a pouquíssimas mãos, Áurea ressalta que o sentimento é gratificante ao ver o sorriso das crianças.

Sua atuação na região já inspirou outras ações de pessoas e grupos que passaram a entender a importância do brincar. “Há vários anos brincamos na praça durante a Semana Mundial do Brincar. Um dia, quando cheguei para fazer a minha brincadeira, já estava acontecendo outra atividade. Foi o rapaz da padaria que havia organizado uma brincadeira de corrida de saco, daquelas de antigamente. Também temos um grupo de mães interessadas em ajudar. Não temos muito material nem tecnologia. Mas temos alma.”

Além do Mima Neném, Áurea também realizou outras atividades durante a Semana Mundial do Brincar. Uma delas foi no quintal da escola municipal Isaac Marambaia, localizada em Mata de São João. “Eu considero essa uma das melhores ações que fiz na Aliança. Teve muito a participação dos professores, apoio da diretora Telma e até uma vovó ajudou a fazer roupinhas de boneca.”

Ações como essa, quando realizadas com empenho, dedicação e amor, podem produzir efeitos duradouros. No caso da escola Isaac Marambaia, os professores, inspirados por Áurea, escolherem um dia da semana dedicado a brincadeira com esse outro olhar. Além disso, depois de um segundo encontro e uma palestra sobre o que é o brincar e como ele atua na vida de crianças, adolescentes e até mesmo adultos, um grupo de cerca de 20 mães está se articulando para ajudar.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br