Anote aí: confira a agenda geral da SMB 2021

13 de maio de 2021

Com o tema “Casinhas das Infâncias”, a Semana Mundial do Brincar acontecerá entre os dias 22 e 30 de maio. Qualquer pessoa pode participar, não é necessário fazer parte de uma organização estruturada, o convite é aberto a todos os cidadãos que podem criar e executar ações. Preencha o formulário neste link e conte para nós qual atividade você irá realizar em sua localidade, queremos fortalecer a divulgação sua ação em todos os nossos canais também. Confira a programação confirmada nas últimas horas; atenção, algumas atividades são presenciais, outras online e, ainda outras, propostas para que famílias possam realizar em suas casas, no horário que preferirem:

 ALAGOASAMAPÁBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO  NORTE – RIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS  

 


Alagoas

Maceió

Dia 24 de maio, pela manhã e tarde, híbrido (presencial e on-line)

O SESC Alagoas realizará todas as suas aulas de educação física para crianças do Ensino Fundamental I e Infantil com ações voltadas ao tema “Casinha das “Infâncias”.

Mis informação no perfil instagram.com/sescalagoas


Amapá

Macapá

Programação online do SESC

Em Maio, o Sesc Amapá junta-se ao movimento Aliança pela Infância, para a Semana Mundial do Brincar (SMB). Um circuito de atividades recreativas que todos podem participar. Este ano, o tema será as “Casinhas das Infâncias”. Fique ligado no perfil do SESC Amapá e acompanhe o circuito de recreações que será postado de 22 a 30 de maio. Entre as mídias divulgadas, dicas de brincadeiras para fazer em casa, pega-pega, dica de noite de pijama e teatro de sombras.

Siga o perfil instagram.com/sescamapa

 


Bahia

Programação online do SESC (02 unidades de Salvador e 09 no interior do estado)

Ao todo, as equipes de lazer de 11 unidades do SESC – Regional Bahia (02 da capital e 09 do interior) irão realizar 17 ações recreativas (14 vídeos e 03 carrosséis de cards), que serão publicados nas redes sociais oficiais, entre os dias 22 a 30 de maio, entre elas contação de histórias, brincadeiras tradicionais, brincadeiras cantadas, construção de brinquedos, entre outras. Além das ações virtuais, caso ocorra flexibilização por parte dos decretos municipais, que hoje proíbem ações recreativas nas unidades a fim de evitar aglomerações, ações presenciais serão realizadas.

Para mais informações, siga os perfis: youtube.com/c/SescBahiaoficial, www.facebook.com/SescBahia e instagram.com/sescba


Salvador

Durante toda a semana, online

Inserções de conteúdo (áudio, vídeo, textos) no grupo do Telegram no decorrer de toda a semana, mesa redonda sobre o tema “Casinhas das Infâncias” em uma live no YouTube e, no dia 30 de maio, um debate por Instagram com equipe da Associação Brasileira de Recreadores.

Entre no grupo de Telegram

Acesse o site www.abrerecreadores.com.br

Siga o instagram.com/abrerecreadores


Lauro de Freitas

De 22 ao dia 30, manhã, tarde e noite, online

Na semana do dia 22 ao dia 30, a UNEB – Universidade do Estado da Bahia postará cards sobre brincadeiras tradicionais, como brincar e sua importância. No dia 28, haverá uma live surpresa para que as crianças possam brincar juntas em segurança e para discutir a importância deste espaço do Brincar para todos as idades como fator gerador de saúde.

Para maiores informações:

projetoludarte@gmail.com

www.instagram.com/brinquedoteca_cora_coralina/

www.facebook.com/projetoludarte


Mairi

28 de maio, manhã e tarde, presencial

A Secretaria Municipal de Educação junto às unidades escolares que atendem a educação infantil, promoverá uma semana com propostas lúdicas para que as famílias possam realizar em casa com seus filhos, enviará e-book, vídeos educativos e distribuirá um kit pedagógico para cada criança matriculada na rede, o “kit nutrição para imaginação”. Também haverá momentos via whatsapp e distribuição dos kits presencialmente.

Mais informação no site:

https://mairi.ba.gov.br/


Salinas da Margarida- BA

De 27 à 29 de maio, híbrido (presencial com transmissão) 

A Associação Brasileira de Recreadores e a Associação Desportiva de Karatê Sochin realizarão brincadeiras relacionadas ao tema “Casinhas das Infâncias”. No dia 28, além das brincadeiras haverá, também, uma palestra com uma enfermeira para falar sobre os cuidados com a saúde e a importância de ficar em casa mesmo para brincar, nestes tempos de pandemia. 

No sábado, acontece também uma apresentação com o grupo Teatro de esquina, que vai resgatar contos de histórias antigas passadas de geração a geração.

Para mais informações siga os perfis: instagram.com/brincarte.kids e instagram.com/dojosochin


Lapão 

Dia 24 de maio, manhã e tarde, online

A Secretaria de Educação do município de Lapão promoverá por meio das creches e escolas municipais, atividades que resgatem as brincadeiras dos nossos pais e conscientizam as famílias sobre a importância do brincar em tempos de pandemia.  Para mais informações, acesse o perfil SEDUC Lapão

Exemplo: a escola de educação infantil José Ferreira Do Nascimento, em conjunto com a Secretaria de Educação do Município, fará uma semana de sensibilização sobre o tema “A importância de brincar na infância”, em que trará sugestões de brincadeiras com a famílias, vídeos, áudios, cards nas redes sociais e lives. Para acompanhar, siga o perfil http://www.facebook.com/crecheleopoldo


Xique-Xique

De 22 a 30 de maio, online

A Secretaria de Educação de Xique-xique fará uma live de formação para professores com a temática: a importância do brincar em casa; divulgação de vídeos com tutoriais de crianças ensinando a confeccionar brinquedos; podcast apresentando como as crianças estão brincando durante as aulas remotas; contação de história pelos professores na rádio local e facebook; live abordando a temática como o brincar contribui para o emocional da criança; vídeo produzido pela Coordenação de Cultura do município abordando as brincadeiras que fazem parte da cultura dos ribeirinhos.

Para saber mais, siga o instagram.com/semecxiquexique


Xique-xique

De 22 a 30 de maio, online

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulher, Infância e Juventude de Xique-xique propõe uma série de ações para a SMB 2021, como vídeo com tutorial de uma criança ensinando brincadeiras que podem ser feitas em casa e exposições de fotos de crianças brincando nas ruas. Também será lançado um desafio da família, em que cada família pode fazer um vídeo em casa com seus/suas filh@s, contação de história infantil na rádio e no Instagram, e o vídeo de uma psicóloga falando sobre como o Brincar contribuiu para o emocional da criança.

Para mais informações, acompanhe o perfil instagram.com/secretariadamulher.xx/


Arraial D’Ajuda

22 de maio, durante toda a tarde, na praça da igreja

Brincadeiras tradicionais, resgatando o brincar entre gerações e o brincar em família e ocupando espaços ao ar livre da cidade.


Arraial D’Ajuda

28 de maio, período da tarde, no Quintal – Espaço Brincante

Confecção de casinhas de materiais distintos. É necessário fazer inscrição, entre em contato com a equipe organizadora.


Arraial d’Ajuda

Dia 22 de maio, online 

O Projeto Budiões, vinculado ao Instituto Nautilus de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade, realizará duas atividades online durante a SMB 2021:

  1. um pedido para que as crianças enviem um vídeo com a sua brincadeira favorita e postem nas redes sociais (com aprovação de pais e familiares). Para o vídeo mais curtido, enviaremos um kit de brindes do projeto, com camiseta, toalha e uma pelúcia no nosso mascote Budião.
  2. desenhos, pinturas e atividades utilizando a cartilha de pintura e a cartilha de atividades infantil do projeto.

Para acompanhar, siga o perfil:

https://www.instagram.com/budioes/


Arembeque

30 de maio, às 10h, online

Live com contação de histórias.

Para saber mais, siga o instagram.com/boitricotado


Teixeira de Freitas

A Emei O Pequeno Príncipe e a Emei Contos propõem para famílias de todo o país o momento “Master Chefinho”, com receitas preparadas com a família. Qualquer pessoa pode realizar em sua casa, no horário que preferir.


América Dourada

De 24 a 28 de maio, às 9h e 18h

A Creche Mãe Bina, durante a SMB 2021, divulgará vídeos falando da importância do brincar nas redes sociais e grupos de whatsapp dos pais. Encaminhará propostas para que as famílias ensinem as brincadeiras antigas, construam brinquedos e realizem as brincadeiras propostas pela creche junto com as crianças.

Acompanhe no perfil.


Ilhéus

Dia 24 de maio, à tarde, online

A Secretaria de Educação Esporte e Lazer-Seduc de Ilhéus postará vídeos e tutoriais de brincadeiras, histórias e músicas; além de roteiros de aprendizagens; sugestões de brincadeiras para as famílias realizarem com as crianças; e a construção de painéis com o tema “casinhas na escola”. Também haverá desafios de brincadeiras para os responsáveis realizarem com as crianças, além de vídeos de brincadeiras, contação de histórias, rodinha de música, contos de assombração, advinhas e lives falando sobre a importância do brincar e a casa como local de acolhida e convivência.

Para acessar, siga os perfis:

www.youtube.com/c/SEDUCIlhéus

instagram.com/seduc_ilheus

facebook.com/seducilheus


Feira de Santana 

Dia 28 de maio, com lançamento 9h (mas vai acontecer o dia todo)

No Dia Mundial do Brincar, 28 de maio, professores e escolas publicarão atividades propostas para alunos da rede municipal de ensino com o tema #diadobrincaremfeiradesantana. Mas não são apenas os estudantes que podem participar; qualquer pessoa que queira entrar na brincadeira pode compartilhar a sua vivência neste dia.

Para maiores informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana:

https://www.instagram.com/seducfsa/

div.educacaoinfantil@seduc.feiradesantana.ba.gov.br


Alagoinhas

Dia 27 de maio, às 15h, presencial

O Espaço Pés no Chão trabalhará com construções de cabanas. Siga o perfil para mais informações:

instagram.com/pesnochaoba


Ceará

Ibiapina (CE)

22 de maio, híbrido (presencial e online), pela tarde

A Secretaria de Educação de Ibiapina promoverá uma oficina para construção de brinquedos com materiais recicláveis e o resgate das brincadeiras e cantigas tradicionais, visando valorizar a memória da cultura local. 

Para mais informações, siga o perfil instagram.com/secretariadeeducacao.ibi


Tauá (CE)

Dia 25 de maio, manhã e tarde, presencial

O Espaço Brincarte valoriza a importância do brincar para o desenvolvimento infantil saudável. Para a SMB 2021, propõe o brincar livre através de diversas possibilidades de conhecer, explorar e criar o tema “Casinhas das Infâncias”. Para isso, será organizado um cenário em forma de casa, a fim de trabalhar com artes (pinturas, criação, montagem); histórias infantis; brincar de faz de conta; cantigas; e brinquedos antigos de cômodos diversos utilizados por outras gerações. 

É necessário fazer inscrição prévia, entre em contato com o e-mail: espacobrincarte21@gmail.com 


Candeal

Dia 24 de maio, manhã e tarde, presencial

O Centro de Educação Infantil Wilson Falcão e seus professores incluíram em seus planejamentos de atividades remotas brincadeiras que valorizem o convívio familiar e o resgate das brincadeiras antigas.

Para saber mais, siga o perfil:instagram.com/cmei_wilsonfalcao


Distrito Federal

Brasília

Dia 24 de maio, híbrido (presencial com transmissão para que está em casa)

O SESC DF realizará uma série de atividades de construção intergeracional para que crianças brinquem com adultos e idosos através de contação de histórias das infâncias e como se davam as construções de suas casinhas na infância. Em um segundo momento, haverá a criação de desenhos, confecção de casinhas de papelão, palitos de picolé e vivências na construção de casinhas dos variados formatos de criação dentro de casa, pilotis, prédios, quintais…

As famílias poderão registrar no celular e enviar para facilitadores do SESC DF para publicação nas redes sociais, além da realização de uma live com relatos de experiências dos envolvidos.

Mais informações no site: www.sescdf.com.br


Brasília

Dia 22 de maio, às 19h, online

2º Encontro Virtual de Colecionismo Mirim, com o tema “A Casinha” da Minha Coleção, meu Cantinho de Brincar.

Siga o perfil instagram.com/COLECIONADOR_MIRIM_


Brasília

Dia 24 de maio, manhã, atividade híbrida (online e presencial)

A LVB realizará oficinas lúdicas sobre o brincar com as crianças e o tema “Casinhas das Infâncias”.

Para maiores informações entre em contato com ngomes@lbv.org.br e lbv@lbv.org.br


Brasília

Durante toda a semana, online

Entre os dias 22 e 30 de maio, serão realizadas oficinas e brincadeiras com o objetivo de destacar e enaltecer a importância do brincar na construção de uma infância digna e plena em suas mais diversas possibilidades. As atividades serão conduzidas por Patrícia Berg, arte-educadora e contadora de histórias, através do seu perfil no Instagram (@patriciabergmontijo). Os dias e horários das atividades serão divulgados no mesmo perfil.


Espírito Santo

Vitória

Dia 22 de maio, 10h, online

A Palácio dos Brinquedos, em parceria com a Nhac Books e Thais Bicalho Soluções Criativas, irá fazer uma live que ensinará pais e filhos a criarem memórias afetivas através do brincar de fazer receitas. Acompanhe a live “Brincando de cozinhar” por estes perfis:

Palácio dos brinquedos: instagram.com/palaciodosbrinquedos

Nhack books: instagram.com/nhacbooks

Thais Bicalho soluções criativas: instagram.com/thaisbicalhosolucoescriativas


Vitória (ES)

Dia 24 de maio, 19h, híbrido (presencial com transmissão para que está em casa)

A Nhac books, em parceria com Thais Bicalho soluções criativas e Maria Merengue, farão lives sobre oficinas de culinária literária, destinadas a Família, crianças e educadores.

Acompanhe as lives pelo instagram.com/nhacbooks


Serra

Entre os dias 24 e 28 de maio, nos períodos da manhã e tarde, online

A Estação Conhecimento de Serra propõe uma semana divertida, para explorar a temática “Casinhas das Infâncias”, ensinando as crianças como montar casinhas enquanto contam a história de como todos nós chegamos até aqui. Também será abordada a prevenção e o cuidado durante a pandemia de Covid-19. Os educadores se fantasiarão como mágicos, fadas, palhaços…. para uma aventura que mostrará para as crianças que é possível se divertir e brincar, mesmo sem sair de casa.

Será pelo Google Meet, é preciso entrar em contato com a equipe organizadora para obter o link.


Goiás

SESC Goiás

De 26 a 28 de maio, manhã e tarde, online 

O SESC Goiás realizará a Semana Mundial do Brincar com atividades lúdicas realizadas ao vivo pelo Google Meet e transmitidas pelo YouTube, como casinha do brincar de cientista; desafio de equilíbrio  do ovo; encher um balão sem usar o ar (Boia ou afunda?); live “Lazer e Autismo”; live “Bbarreiras e possibilidades para o brincar”; e super foguete 2.1.

Para acompanhar, acompanhe o canal:youtube.com/sescgo

Mais informações no perfil instagram.com/sescgo


Maranhão

Imperatriz 

De 24 a 28 de maio, às 19h, online

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizará a Semana Mundial do Brincar 2021 com rodas de conversa com profissionais da área e estudantes, a partir da seguinte programação:

24 de maio – Abertura com música com Gabriel Silva Delmondes (19h) e logo em seguida a conferência “Brincar de Casinha é reinventar a vida: reflexões sobre o faz de conta das casinhas da infância”, às 19h30. Palestrantes:Profª. Drª. Maria Tereza Bom Fim Pereira (UFMA) e Profª. Me. Aluah Bianchi Wojciechowski – Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mediação: ProfªDrª Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro

25 de maio – Vídeo documentário: “Em casa, do que as crianças brincam?”, às 19h30, pelo Youtube do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire. Será uma coletânea de vídeos em que mostramos as diferentes possibilidades de brincar em casa no contexto de pandemia.

26 de maio – Ateliê lúdico: arte, literatura e brincadeiras, e roda de conversa sobre a relação entre arte, literatura e brincadeiras, de modo a inspirar famílias e educadores na construção de experiências ricas e significativas com as crianças. Será às 19h30, pelo Youtube do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire. Palestrantes: ProfªJoanires Mª Dos Santos Sousa e Profª. Me. Eronilde dos Santos Cunha. Mediação: Gardênia de Almeida Bezerra.

27 de maio – Vídeo documentário: Cantigas e jogos lúdicos. Coletânea de vídeos em que mostramos diferentes crianças fazendo uso de cantigas e jogos lúdicos em diferentes contextos. Será às 19h30, pelo Youtube do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire.

28 de maio – Mesa redonda: “Os desafios do brincar na pandemia: reflexões e possibilidades”, com estudantes de pedagogia que avaliarão as atividades desenvolvidas durante a semana, bem como, discutirão as possibilidades de brincadeira com crianças cegas, surdas, com deficiência física e transtornos globais de desenvolvimento. Palestrantes: Crizante Simão de Almeida e Danielly Daissak Martins da Silva. Mediação:Profª. Drª. Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro. 

Para mais informação, acesse: III Semana Mundial do Brincar na UFMA

Siga também o perfil de Instagram do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire: instagram.com/capedpaulofreire

Clique aqui para acessar o canal de Youtube do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire


Caxias

Dia 24 de maio, manhã, online

O Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Assunção, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a OMEP, fará uma sala virtual para alunos, onde os professores enviarão brincadeiras para as crianças e seus familiares se divertirem juntos, resgatando as brincadeiras de infância. Ocorrerá durante a semana de 24 a 30 de maio e a divulgação será feita pelo facebook.

Siga: facebook.com/creche.assuncao

Para mais informações, entre em contato: ruthesousa40@hotmail.com


Mato Grosso

Sinop

Dia 29 de maio, à tarde, presencial

O Grupo de Estudos: Tecendo Infância de Sinop (Mato Grosso)  realizará ações no dia 29 de maio, Dia Mundial do Brincar, no período vespertino, na praça do Bairro Maringá. Será uma ação coletiva, mantendo os protocolos de segurança, e que trará o tema “Casinhas das Infâncias” como eixo principal.

Para mais informações e horários, acesse a página facebook.com/tecendo.infancias.9/ 

Siga o perfil www.instagram.com/tecendo_infancia/ 


Barra do Garça

29 de maio, manhã, presencial

A Associação Ciranda realizará uma uma prática de Equoterapia, no Centro de Equoterapia Grimalda Rodrigues, relacionada ao tema “Casinhas das Infâncias”. Para mais informações e saber como participar, entre em contato com a associação.


Mato Grosso do Sul

Três Lagoas (MS)

De 22 a 30 de maio, presencial

O Unitrês Objetivo realizará uma série de atividades nas turmas de Educação Infantil, como  amarelinha, pipa, esconde esconde, brincar de casinha e brincadeiras sensoriais, durante a Semana Mundial do Brincar.

Para mais informações, entre em contato com: coordenacaopedagogicauni3@gmail.com


Minas Gerais

Belo Horizonte

De 22 a 30 de maio, online

O Coletivo Geral Infâncias fará posts todos os dias em sua página do Instagram, contendo vídeos, áudios e/ou fotos que retratem seus membros brincando de casinha ou brincando em suas casinhas, alinhado com o tema da SMB de 2021.

Para acompanhar, siga o perfil instagram.com/coletivogeralinfancias


Belo Horizonte

De 24 a 28 de maio, tarde e noite, presencial e online

O Colégio Noeme Campos realizará diversas atividades relacionadas ao tema da Semana Mundial do Brincar 2021, entre elas: brincadeiras tradicionais; construção de Fantoches; contação de histórias; reconto e dia da fantasia, além de uma live de encerramento da SMB 2021 no dia 27 de maio, às 19h, com o tema “As contribuições da literatura de Monteiro Lobato para o imaginário Infantil”, com Cristiano Santos.

É possível acompanhar o trabalho realizado e saber mais pelo instagram.com/colegionoemeoficial


Ituiutaba

Como forma de descobertas para um novo olhar de mundo e da infância, o ateliê Trupe Maria Farinha realizará atividades com o tema “Casinhas das Infâncias” durante a Semana Mundial do Brincar. Serão brincadeiras no quintal do ateliê, atividades de cozinha , cuidar de bonecas, teatro, rodas e cantigas, entre outras atividades que possam lembrar o aconchego do espaço de uma casa. A atividade é fechada para crianças que frequentam o ateliê. Para acompanhar, acesse:

Canal de Youtube

instagram.com/trupemariafarinha

facebook.com/trupemariafarinha

E-mail: contato.mariafarinha@gmail.com


Viçosa

Dia 24 de maio, manhã, tarde e noite, online

O Núcleo da Aliança pela Infância de Viçosa realizará seminários com o tema “Casinhas das Infâncias” durante 5 dias, com diversas programações em parceria com o Curso de Educação Infantil (DED/UFV), o LDI e LDH (DED/UFV), o Departamento de Educação (UFV), os grupos Grupai (FACED/UFJF), LICEDH (FACED/UFJF) e o Fórum de Educação Infantil da Zona da Mata Mineira.

Os links para o evento serão disponibilizados em um grupo de whatsapp, acesse: https://chat.whatsapp.com/Gjh0EKDOD8BAe0ShrezoSJ


Varginha (MG)

Dia 24 de maio, noite, online

A Pais Brincantes fará algumas atividades onilne para famílias e educadores que participam da Semana Mundial do Brincar 2021. Todas podem ser acompanhadas pelo instagram.com/paisbrincantes


Lavras

Dia 22 de maio, manhã, online

O Núcleo de Desenvolvimento da Infância (NEDI), da Universidade Federal de Lavras, desenvolveu uma programação para a SMB 2021 contendo uma sugestão de brincadeira por dia e três encontros remotos, onde professoras brincarão juntamente com as crianças a partir do tema “Casinhas das Infâncias”. A programação será disponibilizada para as famílias, reforçando a importância do brincar e explicando a dinâmica de cada brincadeira.

Os encontros ocorrerão pelo Google Meet. Para mais informações entrar em contato com: larissavespuldaro@gmail.com


Passos – MG

Entre os dias 24 e 28 de maio, noite, online

A Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Passos realizará uma campanha de sensibilização articulada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Passos, visando contribuir com todos aqueles que estão envolvidos com o público infanto-juvenil e que se relacionam no  dia a dia da formação integral das crianças. Haverá uma série de lives com profissionais que trabalham o Brincar numa perspectiva que vai além dos limites da educação e saúde. Somando-se a essa atividade haverá também a produção de um e-book com brincadeiras, pelos profissionais do Centro de Vida Saudável. Programação:

24.05 – SEG: Cuidar, Educar e Brincar, com Rosa Maria Marini Mariotto

25.05 – TER: O brincar do bebê no campo da linguagem, com Erika Parlato Oliveira

26.05 – QUA: Mal estar na infância: Quando a brincadeira fica sem graça, com Inês Catão

27.05 – QUI: O que é o que é? Que junta cabeça e coração?, com Cláudio Thebas

28.05 – SEX; O brincar na primeira infância como base para uma vida adulta saudável. Com Nazarete Paganoti

Acompanhe pelas redes sociais:

instagram: https://instagram.com/santacasadepassos?igshid=zr9gnt0sloe9

site: www.scmp.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/scmpassos/

Youtube – Secretaria Municipal de Educação de Passos: https://youtube.com/channel/UCgiN3vD0pLyAaSTrnHh6mKg

Youtube – Santa Casa de Misericórdia de Passos: https://youtube.com/c/SantaCasadeMiseric%C3%B3rdiadePassos


Juiz de Fora

Dia 25 de maio, manhã, tarde e noite, presencial

A Brinca Trupe irá elaborar brincadeiras de bolhas gigantes com as crianças do programa Crosskids. 

Acompanhe pelo instagram: instagram.com/brincatrupe

Para mais informações entre em contato: cxcorrea@yahoo.com.br


Juiz de Fora

De 24 a 28 de maio, pela tarde, híbrido (presencial com transmissão)

A Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora realizará lives formativas com a temática alinhada com à Semana Mundial do Brincar 2021. Também irá produzir vídeos para a comunidade e mobilizará escolas municipais e creches para realizar atividades com o tema “Casinhas das Infâncias, junto às famílias.

Mais informações no site da Prefeitura

Acompanhe pelo canal no YouTube


São Lourenço

Dia 22 de maio, 13h às 17h, presencial

A Nosso Quintal, em parceria com  o Colégio COC Genesis, fará atividades voltadas a crianças de 4 a 10 anos. As atividades ocorrerão aos sábados (dias 22 e 29 de maio). Trarão para a prática a temática “Casinhas das Infâncias”, com cabaninhas, maquetes, casinhas e a natureza, além de oficinas de ciências, arte e oficina de construção de brinquedos.

Para mais informações entrar em contato pelo whatsapp: +55 35 8709-8119

Siga o instagram.com/nossoquintal.sl


Cachoeira do Campo

Dia 22 de  maio, manhã e tarde, online

O Clube Monstrin fará lives brincantes semanais, no instagram e youtube. Serão duas lives por dia, com músicas, histórias e canções do universo infantil. Acompanhe:

Instagram: www.instagram.com/mons.trin

Youtube: www.youtube.com/channel/UCKWj-aH7EzIxJeJb7EB1kdQ


Poços de Caldas

Dia 28 de maio, manhã, online

Para a Semana Mundial do Brincar 2021, o Amigos do Cei ensinarão, pelo facebook, brincadeiras para fazer com as famílias. 

Acompanhe o instagram: instagram.com/amigos_do_cei

Para mais informações, entre em contato: maypereiraed@gmail.com


Baependi

Dia 30 de maio, noite, online 

A Escola Municipal Pré Escolar Tia Lilia, em parceria com a Prefeitura de Baependi, fará vídeos com brincadeiras que serão postados na rede social incentivando o brincar em família. 

Na segunda- feira, dia 24 de maio, às 19 horas, acontece o “Brincadeiras com música”, com Renan Diniz e Taí Costa.

Na quarta feira, dia 26 de maio, às 20 horas, haverá a live psicóloga Letícia Lemos, abordando o tema “Porque pais e filhos devem brincar? E as casinhas das infâncias?”

Na sexta feira, dia 28 de maio, às 20 horas, acontece a live com professor Dirceu Moreira, falando sobre “A arte de brincar e divertir-se com os filhos.”

No domingo, dia 30 de maio, se encerram as atividades da SMB com sorteio de brindes e muitas brincadeiras.

Acompanhe pelo facebook: www.facebook.com/leh.augusta

Entre em contato pelo e mail: heleniceaugustaa@gmail.com


Lavras 

Dia 28 de maio, noite, online

A Universidade Federal de Lavras, em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei, fará postagens de propostas brincantes, para brincar em casa, desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia da UFLA, vinculados ao projetos Brinquedoteca Universitária e a Formação docente comprometida com os Brincares. Serão publicadas no facebook, instagram e Youtube, m vídeo por dia, ao longo da semana mundial do Brincar com foco na comunidade em geral.

Haverá também um debate com o tema: “O brincar como possibilidade de acolhimento e escuta às crianças e às infâncias”, com a presença de professores e pesquisadores de três instituições UFLA e UFSJ, a saber: Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima – UFLA; Profa. Dra. Amanda Valiengo – UFSJ; Prof. Ms. André José Rodrigues Junior – UNISUZ.

O encontro será realizado pelo google meet e será destinado à docentes da educação básica e graduandos interessados dos cursos de licenciatura da UFLA/MG, UFSJ/MG e UNISUZ/SP.

O brincar como possibilidade de acolhimento e escuta às crianças e às infâncias – Semana Mundial do Brincar

Link da videochamada: https://meet.google.com/rfj-xknt-qcf

Acompanhe as redes sociais:

http://www.brinquedoteca.ded.ufla.br

https://www.facebook.com/brincantesdedufla

https://www.instagram.com/brincantesufla/

Para mais informações, entre em contato: francine.lima@ufla.br


Pará

Ananindeua

De 28 à 30 de maio, presencial e online

O Sesc Pará vai promover uma programação com atividades presenciais e online, para todas as faixas etárias. No dia 28 de maio, Dia Mundial do Brincar, das 15h às 16H30, acontecerá a programação presencial  “Brincar não tem idade”, destinada ao público adulto com o objetivo de  trazer à memória brincadeiras  do tempo de criança, assim como  histórias contadas pelos avós. Neste dia também haverá uma live pelo canal do youtube SESC Pará das 16h30 às 18h, com o tema”BRINCAR PARA TODOS” com a TRUPE DE BUBUIA.

No dia 29 de maio, às 10h, será transmitida a live “VAMOS BRINCAR”, cuja programação vai ser composta por uma banda infantil, que vai relembrar as cantigas de infância e canções atuais destinadas ao público infantil, com contação de histórias e a participação do contador “Katulo Gutierrez” (O baú das lendas; Lendas: Iara, Boto, Matinta Pereira, Curupira e Cobra Grande ). Haverá, ainda, show dos personagens recreativos vivos Ana e Elsa, do desenho Frozen] e brincadeiras recreativas com show dos bonecos  “meu bichinho de estimação”.

Para acompanhar a programação, siga o perfil www.instagram.com/sesc_pa


Belém

De 24 a 28 de maio, online

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Belém (SEMEC) fará postagens de vídeos curtos contando sobre a importância da SMB, o Dia internacional do Brincar (28/05) e sobre como a Arte na Educação Infantil pode contribuir na atividade do brincar durante a Primeira Infância.

As postagens serão feitas nos perfis: 

facebook.com/PrefeituraBelem/

facebook.com/PrefeituraBelem/


Paraíba

Jericó

Dia 28 de maio, manhã, online

Com o objetivo de resgatar a tradição das brincadeiras em um universo onde as crianças são ativas digitais e envolvidas com jogos eletrônicos, a Secretaria Municipal de Educação de Jericó propõe o brincar como atividade indispensável à saúde física, emocional e intelectual.

1º Momento: Leitura Deleite – Casa  de brinquedos ( Toquinho)

2º Momento: Apresentar várias imagens de brinquedos, e conversar sobre a importância deles. ( brinquedos novos e usados)

3º Momento: Cine Pipoca – A loja mágica de  brinquedos. 

4º Momento: Assim como pais e avós, as crianças também devem ter uma história para contar e/ou uma brincadeira para ensinar,  será proposto que cada criança grave um vídeo ensinando uma brincadeira que possa ser realizada com a família durante esta pandemia.

As atividades e horários serão postados no perfil instagram.com/secretariadeeducacaojericopb

 


Paraná

São José dos Pinhais

Dia 28 de maio, manhã, presencial

A Casa Cultural Abaeté fará a leitura de um texto sobre uma árvore que virou uma cobra e poesia, um lindo diálogo entre o tema “Casinhas das Infâncias” e elementos da natureza que constroem nossa infância. A atividade acontecerá na casa de cultura, para mais informações sobre como participar entre em contato com a equipe organizadora da atividade.

Siga a página facebook.com/casaculturalabaete


Curitiba

Dia 22 de maio, manhã e tarde, online

A CMEI Professora Lygia Carneiro fará vídeos das crianças  com o tema “Casinhas das Infâncias e enviará pelo whatsapp para as famílias. Colocará também, fotos na página da instituição.

Para mais informações, entre em contato: sogasper@gmail.com


Campo Largo

Dia 29 de maio às 14h, presencial

O Projeto Experiências Telúricas, do Quintal Nossa Casa, da Chácara Mato Preto irá investigar as casinhas dos animais que fazem parte dos reinos da natureza (que as crianças já elegeram). Músicas, brincadeiras e práticas artísticas farão parte dessa semana. No dia 29 haverá um encontro presencial com um pequeno número de crianças para brincarem no quintal e juntos construirão uma casinha de brincar com galhos bambus.

Para mais informação, siga o perfil: instagram.com/chacara.matopreto/


Pernambuco

Recife

Dia 24 de maio, tarde, online

Em comemoração à Semana Mundial do Brincar, o Laboratório De Estudos, Pesquisa e Extensão Sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Educacionais Inclusivos (LIPLEI/UFPE) desenvolverá a oficina temática: Tecendo Histórias com o LIPLEI. O evento irá envolver a Contação da história “Baú das brincadeiras” e a realização de uma oficina de produção de brinquedos populares.

A transmissão será feita pela plataforma Google Meet.

Link para a transmissão: https://meet.google.com/zuj-fxty-xcj

Para mais informações, entre em contato: VIRGINIA.RENATA@UFPE.BR


Recife

Dia 29 de maio, às 19h, online
A Fábrica do Lazer realizará a live FABRINKAR, com brincadeiras relacionadas ao tema “Casinhas das Infâncias”.
Siga o perfil instagram.com/fabricadolazer


Petrolina

Dia 26 de maio, manhã e tarde, presencial

A Quintal de Brincar realizará a Semana Mundial do Brincar com atividades de faz de conta, atividade sensorial, psicomotricidade, artes e criação de brinquedo em homenagem aos profissionais da saúde.  

Para mais informação seguir o perfil: instagram.com/quintaldebrincar


Passira

De 24 a 28 de maio, 15h e 20h, online

A Soul Brincar Recreações fará shows, recreação e lives, às 15h e 20h. Serão convidados diversos e a transmissão ocorrerá pelo instagram. 

Acompanhe pelo perfil: instagram.com/soulbrincar

Para mais informações, entre em contato: edf.camilaevelyn@gmail.com


Piauí

Floriano

A Inspiração Casa de Brincar irá trabalhar o tema Casinhas da infância construindo cabaninhas, brincando de fazer receitas de comidinhas de quintal, fabricando casinhas de papel e incentivando esse resgate ao brincar de casinha em seus lares com suas famílias, por meio de suas redes sociais.

Acompanhe o perfil @cielda_neri


Curimatá

Dia 28 de maio, a tarde, online

A Secretaria Municipal de Educação de Curimatá irá produzir vídeos com os alunos e as famílias da rede pública municipal para apresentar relatos de como eram as brincadeiras do passado e as de hoje.

Para maiores informações:

facebook.com/secretariamunicipalde.educacao.33

secretariademunicipal@outlook.com


Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Dia 23 de maio, no período da tarde, online

O grupo Bolhas Mágicas irá ensinar brincadeiras de bolhas de sabão com materiais recicláveis, em suas redes sociais.
Siga o perfil @bolhas_magicas, no Instagram.


Rio de Janeiro (RJ)

Dia 24 de maio, tarde, híbrido (presencial com transmissão para que está em casa)

O colégio Kids Up fará atividades com o tema 4 Estações, com brincadeiras de cabana e acampamento, jardinagem, festa das cores e culinária.

Acompanhe pelo instagram.com/kidsup.oficial

Para mais informações, entre em contato: andreafroes2@yahoo.com.br


Macaé

Dia 24 de maio, tarde, online

O projeto semanal “Invenções Fantásticas” foi planejado respeitando a faixa etária das crianças, por se tratar de educação infantil. A partir de conversas, imagens e pequenos textos que citam os inventores mais conhecidos, a importância de suas ideias e suas criações benéficas para a sociedade, as crianças são estimuladas a confeccionar cartazes, realizar passeios virtuais e reproduzir algumas dessas invenções com materiais recicláveis. Os responsáveis são convidados a participar de todo o processo de criação com as crianças. Após a reprodução, as peças poderão ser guardadas para exposição.

Para maiores informações: WWW.EDUCACAOINFANTILMACAE.COM.BR


Teresópolis

Dia 22 de maio, manhã, online

A Trupe Circônflexo, em parceria com o núcleo de Friburgo, Duas Barras e amigos de Petrópolis, exibirão vídeos de 15 artistas. Serão mostradas atividades como contação de histórias, Circo, Teatro, cancioneiro popular e construção de brinquedos.

Para mais informações, acompanhe o perfil www.instagram.com/circonflexo


Duas Barras- RJ

Dia 22 de maio, anhã e tarde, online

A Associação Centro Cultural Viva criará uma página no facebook unindo 3 núcleos: (Duas Barras, Nova Friburgo e Teresópolis), a fim de fazer uma programação ao longo da Semana Mundial do Brincar com vídeos de brincadeiras, circo e histórias.

Acompanhe: facebook.com/events/s/semana-mundial-do-brincar/371153137646977/


São João do Meriti

De 22 a 30 de maio, manhã e tarde, presencial e online

A Secretaria de Educação através do departamento de educação infantil organizou  propostas  voltadas para o tema “Casinhas das Infâncias”, em que as unidades escolares que atendem a este público realizarão um resgate do repertório das brincadeiras culturais das famílias. Alunos e toda comunidade escolar farão parte de uma ação macro mesmo de forma virtual, estreitando os laços. Haverá também uma formação continuada em parceria com a UFRJ e rodas de conversas com profissionais de nossa rede municipal.

Para maiores informações: infanciameriti@gmail.com


Rio Grande do Norte

Lagoa Nova

De 22 de maio a 15 de junho, online

O Projeto Ciranda Literária, da Secretaria Municipal de Educação de Lagoa Nova, desenvolverá um projeto literário em que usará livros relacionados ao tema “Casinhas das Infâncias”, entre eles, A casa, de Vinicius de Moraes; Casinha, de José de Castro; e Casa na Árvore; de Roseana Murray. As crianças também  confeccionarão as casinhas materiais reciclados e farão as leituras  em cabanas de lençol, embaixo da mesa, no balanço, na sombra da árvore, a casinha feita no quintal entre outros espaços que ajudem a mesclar a leitura, o brincar e fazer arte, dando sentido à leitura, à poesia na prática.

As atividades serão veiculadas na página do Projeto Ciranda Literária.


São Gonçalo do Amarante

Dia 29 de maio, à tarde, online

A ONG Aprendizes do Riso realizará o projeto “Sou feliz porque…”, a fim de incentivar a construção de relações sociais empáticas; desenvolver a autoconfiança e autoestima; e construir grupos sociais sustentáveis e solidários. Para isso, irá 1) produzir vídeos com crianças explicando porque são felizes; 2)criar, com crianças, das casinhas de seus sonhos, com materiais recicláveis, estimulando a criatividade e sustentabilidade; 3) postar, no Instagram da associação, os vídeos e imagens das casinhas produzidas com as crianças; 4) produzir e postar, no Instagram da associação, vídeos explicando as etapas anteriores, refletindo sobre a importância do brincar e realizando contação de história infantil. Todas as etapas serão realizadas, mediante autorização prévia dos pais e/ou responsáveis pelas crianças.

Para acompanhar, acesse o site atados.com.br/ong/aprendizes-do-riso e siga o perfil instagram.com/aprendizesdoriso_


Natal

Em maio, O IFRN Campus Natal – Cidade Alta entra em colaboração ao movimento Aliança pela Infância para a Semana Mundial do Brincar (SMB 2021). O espaço da Brinquedoteca, juntamente com sua equipe e convidados, irá realizar um conjunto de atividades, incluindo, construção de brinquedos, podcast temático, desenvolvimento de cards no feed e stories. Além disso, no dia 28 de maio, haverá uma live com temática “A pandemia e os novos meios do brincar”.

Siga o perfil @brinquedoteca.ifrn


Rio Grande do Sul

Campo Bom

De 24 a 28 de maio, manhã, presencial

A Prefeitura Municipal de Campo Bom irá promover a semana: “Acampem suas ideias e venham brincar com a gente”.

Segunda-feira: Brincar com os 4 elementos da natureza

Terça-feira: Brincadeiras com sabores, cheiros e sensações

Quarta-feira: Casinhas e narrativas das infâncias

Quinta-feira: Acampando com os jogos

Sexta-feira: Quando tudo isso passar onde vou acampar?

Para acompanhar, seguir o perfil: facebook.com/prefeituradecampobom


Caxias do Sul

Dia 22 de maio, das 15h às 18h
Seis lives de Educação Musical com seis educadores do Rio Grande do Sul, todas voltadas a crianças de 0 a 7 anos de idade.
Pelo perfil instagram.com/andredeoliveira_primeirotom


Porto Alegre

Dia 22 de maio, tarde, presencial

A professora e nutricionista Ana Dahmer realizará uma atividade culinária para crianças em seu perfil do Instagram.

Para mais informações entre em contato: cozinha.animada@yahoo.com

Siga: instagram.com/cozinha.animada


Porto Alegre

Dia 24 de maio, às 19h, online

O Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, da FACED/ UFRGS, fará uma live no Instagram sobre o tema “Ressignificando os espaços de brincar!

Acompanhe a live:  https://www.instagram.com/quemquerbrincar.ufrgs/ 

Saiba mais sobre “Quem quer brincar?” pelo facebook e youtube.


Porto Alegre

Dia 29 de maio, manhã e tarde, híbrido (online e presencial)

A EMEI Maria Glasfira Monroe Kurtz fará um vídeo contando para as famílias da escola, para as turmas de Pré I e Pré II, 4 e 5 anos respectivamente, sobre a importância do brincar, com imagens de crianças brincando e finaliza a atividade com uma música e o convite para que brinquem com suas famílias em casa,  nesse momento de ensino remoto. Esse vídeo estará disponível no face da escola e nos grupos de whatsapp das turmas.

Acompanhe pelo facebook.


Cristal

De 24 a 28 de maio, manhã e tarde, online

A Prefeitura Municipal de Cristal e a EMEI Primeiros Passos planejaram uma semana de atividades em conjunto para todas as turmas. Todas as professoras planejaram juntas e gravaram vídeos ensinando brincadeiras, confecção de brinquedos, teatro de fantoches e musicalização. Os vídeos foram gravados em espaços variados da escola, para as crianças manterem o vínculo com o ambiente. Tudo será veiculado nos grupos de whatsapp das turmas. Ao invés de aulas individuais, será uma semana inteira de atividades conjuntas, envolvendo escola, alunos e famílias.

Para maiores informações: danibitu86@hotmail.com


Santo Ângelo

Dia 22 de maio, tarde, online

A Prefeitura de Santo Ângelo fará uma formação de professores do Ensino Infantil a partir do tema “Casinhas das Infâncias”, da Semana Mundial do Brincar 2021.

Para mais informações, entre em contato com com a Secretaria de Educação do município.


Esteio

De 24 a 26 de maio, manhã e tarde, híbrido (presencial e transmissão para quem está em casa)

A Escola Municipal de Educação Infantil Parque do Sabiá fará atividades com as turmas da escola:

Berçário (segunda-feira, dia 24) – musicalização;

Maternal 1 (terça-feira, dia 25) – danças; 

Maternal 2 (quarta-feira, dia 26) – jogos corporais ; 

Pré 1 A e 2A (brinquedos com sucata); 

Pré 1B e 2B (recreação).

Acompanhe pelo facebook.com/emei.sabia.739978

Para mais informações entre em contato: rosangela.bonatto@educaesteio.com.br


Esteio

Dia 24 de maio, 9h, online

A professora da rede pública de Canoas RD, Josilene Nunes Lino, fará via google meet, brincadeiras antigas que relembrem a infância. 

Para mais informações entre em contato: josilenenunes.lino@hotmail.com


Novo Friburgo

Dias 24 e 27 de maio

A Associação União das Escolas Privadas de Educação Infantil dos Vales – UEPEI promoverá um encontro para professores das escolas associadas sobre o brincar com a natureza, no dia 24, pela noite, online.

Realizará também uma caixa da natureza, a qual cada escola irá preparar a sua, com elementos que contém na sua escola. Depois será feito um sorteio entre as escolas associadas, como um amigo secreto, assim as escolas irão receber um pouco de natureza de cada escola para compor o brincar das crianças.

Acompanhe seguindo o perfil:

https://www.facebook.com/UEPEI-125317805928266/


São Leopoldo

Dia 28 de maio, a tarde, presencial

A Escola Casa da Vó, através de uma roda de conversa, abordará com as crianças o tema “Brincar de Casinha”. Em seguida, confeccionarão uma “casinha” de TNT e com as informações que eles passaram sobre o que precisa para brincar, confeccionarão móveis, eletrodomésticos de papelão para brincarem.

Acompanhe no perfil: https://www.instagram.com/escola_casadavo/


Morro Reuter

Dia 24 de maio, manhã e tarde, presencial

A EMEI CECÍLIA GRAEFF MORRO REUTER entrou em contato com as famílias solicitando que enviassem fotos de quando eram crianças brincando, a partir daí juntos com as crianças escolheram algumas para nossa incluir na programação visando, valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras passadas de geração em geração.

Para acompanhar, siga o perfil da EMEI no facebook.


Rondônia

Vilhena- RO

Dia 29 de maio, pela manhã, online

O SESC Vilhena realizará uma ação que prevê uma série de atividades de conto e reconto de histórias dinamizadas pelo aplicativo WhatsApp e com devolutivas presenciais e online. Essas atividades tiveram início no dia 03 de maio e sua culminância será dia 29 de maio, com objetivo de agregar a Semana Mundial do Brincar 2021. Neste dia, um será realizado um drive in na Unidade do SESC e transmissão no Facebook, com alguns destes momentos vivenciados.

Mais informações na página facebook.com/sescvilhena


Ariquemes

Isabel Cristina de Souza Moura propõe uma atividade utilizando materiais recicláveis, com o objetivo de melhorar a coordenação motora grossa, concentração, equilíbrio e noções de espaço das crianças e seus familiares. Ela irá gravar o vídeo e enviar para grupos de WhatsApp explicando como deve ser a realização da atividade/brincadeira.

Para mais informações: (69) 98456-9958


Roraima

SESC Roraima

Dia 28 de maio a tarde, online

O SESC RR irá propor brincadeiras como:

– luz e sombra: separe um lençol branco para pendurar próximo a uma parede, deixando um vão atrás para que seja possível uma pessoa ficar ali. Prepare um tapete ou colchonete para acomodar o bebê em frente ao lençol. Apague as luzes do espaço e feche as cortinas, deixando bem sombreado. Depois separe fantoches de animais e pessoas, soldadinhos, dinossauros, carrinhos e até folhas de plantas, se houver. Comece a contar uma história ao mesmo tempo em que vai projetando a sombra dos objetos no lençol com uma lanterna. Varie o tom de voz, faça surpresas com a apresentação dos objetos. Deixe que o bebê e as crianças pequenas participem da brincadeira também tocando no lençol e nos brinquedos.

– caça ao tesouro sensorial: a caça ao tesouro, já bastante tradicional, pode ficar muito mais divertida de uma forma bastante simples: com objetos sensoriais. Primeiro, escolha algumas texturas diferentes como liso, áspero, aveludado, macio, mole ou rígido depois, peça ao pequeno ou pequena que corra pela casa e encontre os objetos com aquelas características. Dessa forma, você usa o ambiente ao seu redor para brincar e também ensina sobre a observação. Além disso, é possível escolher outras qualidades dos objetos para a brincadeira, como as cores e os tamanhos, por exemplo. Já para as crianças um pouco mais velhas, um cronômetro pode deixar a brincadeira ainda mais emocionante!

Para mais informações, siga o perfil instagram.com/sescrr


Presidente Médici

Dia 22 de maio pela manhã, online

O SESC Roraima de Presidente Médici vai promover uma contação de história com as professoras do Projeto Criar, com o tema “Casinhas das Infâncias”.

Mais informação no perfil: facebook.com/sescpresidentemediciro


Santa Catarina

Itajaí

Dia 24 de maio, às 8h e às 14h, presencial

O Centro de Educação Infantil Valdemir de Souza está programando atividades diversificadas para fomentar a brincadeira, a imaginação e o faz de conta. Para mais informações sobre como participar, entre em contato com a equipe organizadora da atividade.

Siga a página facebook.com/bancodeideiasped


Campo Erê

Dia 25 de maio, manhã e tarde, presencial

A prefeitura de Campo Erê irá realizar uma atividade presencial chamada “Já pra dentro, menino!”, inspirada na poesia de Pedro Bandeira. Com a ideia de conhecer outros quintais, as crianças farão uma trilha da leitura em um bosque da cidade. Nessa trilha haverá personagens do circo e, no final, estará a tenda do circo com palhaçarias. A atividade conta com apoio do Clube de Campo Beija Flor.

Para saber mais como participar, entre em contato com: app_anapaulaprado@yahoo.com.br


Criciúma

Dia 22 de maio, 12h, online

A Ludolê Brinquedos fará a divulgação do Infográfico: Onde você estiver: hoje é dia de brincar! Trata-se de um material que propõe Brincadeiras de Casinhas, onde você estiver e com os recursos que tiver. Uma ação para incentivar as famílias a brincarem juntos e compartilhar dos sabores e saberes que permeiam o brincar. Haverá, ainda, a produção de podcasts com a psicopedagoga Letícia Zapellini Nunes, com os temas “A gente só quer brincar” e “A Beleza do mundo que eu brinco!”. Também serão realizadas duas lives:

“A casa como fortaleza – O brincar sob o olhar amoroso da família”, no dia 25 de maio, período da noite.

“Brincar, a linguagem essencial a infância!”, no dia 27 de maio, período da noite.

Para acompanhar os conteúdos, siga o perfil instagram.com/ludolebrinquedos/


Campos Novos

Dia 22 de maio, 13h, online

A CEIM A Caminho do Futuro realizará junto a seus alunos e professores atividades relacionadas ao tema “o brincar na construção de uma infância digna”.

Para mais informações, entre em contato: gi_manfroi@yahoo.com.br ou beatrizCiarnoschi@hotmail.com


Campos Novos

A CEIM Sonho Infantil realizará atividades direcionadas a crianças de zero a cinco anos, relacionando o tema “Casinhas das Infâncias” com literatura infantil, dramatização, confecção de brinquedos antigos, confecção de pipas e exposição destes materiais.

Para mais informações, entre em contato: ceimsonho @hotmail.com


Campos Novos

A Escola Pública Municipal Waldemar Rupp fará um circo no parque da escola, onde as crianças irão interagir com histórias e apresentações relacionadas ao tema “Casinhas das Infâncias”. Será ao ar livre.

Para mais informações, entre em contato: josimarin3@gmail.com


Campos Novos – SC

Dia 28 de maio, manhã e tarde, presencial

A Caic Nair Gris realizará brincadeiras para crianças, como: cama de gato, peteca e jogo de tabuleiro.

Para mais informações, entrar em contato: anamaria_firmino@yahoo.com.br


Campos Novos

Dia 25 de maio, manhã e tarde, híbrido (presencial com transmissão para que está em casa)

A Associação de Pais e Professores do Grupo Escolar Municipal Jardim Bela Vista, fará um resgate de brincadeiras como: casinhas de infância, esconde-esconde, cabaninha de lençol, leitura de histórias infantis. Para o presencial: brincadeiras na cama elástica, contação de histórias, oficina de montagem de brinquedos (estilingue com balão, confecção roupinha de bonecas).

Acompanhe pelo facebook: https://www.facebook.com/GEM-Jardim-Bela-Vista-1868791763337341/

Para mais informações, entrar em contato: gem.jbvcn17@gmail.com


Lages

Dia 22 de maio, manhã e tarde, presencial

A Secretaria da Educação de Lages realizará no coletivo do CEIM Hermínia Graciosa Zago a reestruturação de uma casinha que anos anteriores não era utilizada, com pintura interna e externa na temática “Safari”. Recém equipada, a “Casinha Encantada” recebeu materiais de cozinha, para que todas as turmas que são atendidas neste espaço possam explorar o ambiente com brincadeiras e materiais do seu cotidiano familiar. A “Casinha Encantada” está localizada no centro do pátio e ficará disponível o ano todo.

Para mais informações entre em contato com herminiazago@educacaolages.sc.gov.br


Joaçaba

29 de maio, 8h30, pelo Zoom

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) realizará a 2ª edição do Seminário de Brincadeiras online, com o tema “Casinhas das Infâncias”, pois é essencial fortalecer esse brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças.

A atividade é gratuita; faça sua inscrição aqui.


Garuva

De 24 a 30 de maio, manhã, presencial

A Secretaria Municipal de Educação de Garuva promoverá  a organização do espaço e materiais para proporcionar o “BRINCAR DE CASINHA”. Para as crianças que estão em atividades remotas será encaminhada a proposta para as famílias brincarem de casinha com seus filhos no fim de semana.

Para mais informação, acesse: https://garuva.atende.net/


Blumenau 

Dia 29 de maio, das 16h30 às 17h30, online

O movimento bookcrossing de Blumenau (prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor) promoverá uma lives, clubes de leitura e podcasts com o tema do brincar.

Para maiores informações:

www.instagram.com/escritora_fatima_martins/

open.spotify.com/show/3T6YbR7QFrUc3eGGbcSHij

www.facebook.com/groups/clubedasleituras


São Francisco do Sul 

Dia 24 de maio, 8h, presencial

A Escola de Educação Basica Alvaro Tancredo Dippold perguntou aos pais “Como era brincar de casinha quando eram crianças?” e, diante das respostas obtidas, irá planejar atividades para a Semana Mundial do Brincar 2021. O objetivo é que a criança, junto com um responsável, utilize panelas e outros objetos da casa para que, ao brincar, estabeleça relações com seu dia a dia.

Para mais informações entre em contato: costa.vanessafonseca@gmail.com


Gaspar

Dia 24 de maio, manhã e tarde, presencial

A Florescer Espaço Infantil fará na Semana Mundial do Brincar 2021 uma série de brincadeiras de casinha e cantigas para crianças. 

Acompanhe também o instagram.com/florescer.espacoinfantil


Florianópolis

Dia 30 de maio, manhã, online

O Quintais brincante realizará uma live com Guilherme Blauth e Paula, do Alana, sobre parques naturalizados. Farão um diálogo sobre o cuidado e a criação de espaços de acolhimento e brincar em conexão com a natureza de cidades para crianças.

A live será transmitida pelo perfil:

instagram.com/quintaisbrincantes


Mondaí

Dia 25 de maio, manhã e tarde, presencial

A Escola Básica Professora Elizabeth Ramminger montará um espaço que lembre uma casa, com todos os principais cômodos, com itens reais que utilizamos em casa, os alunos trouxeram itens de cozinha para montar a cozinha. Fora solicitado que todas as famílias confeccionassem um brinquedo que fizeram parte da infância dos pais e avós das crianças para reviver a maneira que os antepassados brincavam.

Para mais informações entre em contato com Francieli Pavinato (f.pavinatofran@gmail.com).


São Paulo

São Paulo

Programação online do Espaço Alana, de 24 a 27 de maio de 2021, sempre às 14h, pelo facebook:

24/05 – “Brincar em Casa” – conversa inspiradora sobre o lugar da casa no imaginário e na vida das crianças e suas famílias. Com a participação de Soraia Chung Saura, Reinaldo Nascimento e Renata Meirelles

25/05 – “Brincar de lá e de cá: as infâncias, a casa, a escola e a pandemia” – debate sobre os desafios e as oportunidades de uma geração de crianças e educadores atravessados pelo fechamento das escolas, das desigualdades intensificadas e de relações sociais colocadas em xeque. Com Paulo Fochi, Viviana Santiago e Ana Cláudia de Arruda Leite

26/05 – “Brincadeiras em casa com Azul e Well” – intervenção artística sobre a importância das brincadeiras populares que envolvem toda a família. Com Flávia Sgavioli e Wellington Sancho, do projeto Histórias Musicadas

27/05 – “Vivência Musical” – sensibilização musical com a utilização de objetos e utensílios que podem ser encontrados em casa. Com Silvanny Sivuca e integrantes da Banda Alana.

As transmissões serão sempre pela página: facebook.com/programaespacoalana


São Paulo

A Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância, instituição parceira do MAM Educativo, acontece como programação anual do Museu em celebração à infância, ao direito a ela e ao brincar como modo livre e espontâneo de ser e estar no mundo pela criança. Confira a programação abaixo:

07/05 (sex) 16h
Entre tramas e fios: oficina virtual de tear, com Amanda Falcão
Oficina virtual no Zoom para crianças a partir de 06 anos, com seus acompanhantes. Com inscrição prévia.

Assim como os contos e as histórias, os trabalhos manuais estão presentes em nossa sociedade há milhares de anos, costurando fios entre gerações. Neste encontro virtual, propomos a interação entre as duas tramas. Vamos tecer a narração de uma história com a construção de um mini tear. Separe os materiais que tiver em casa e participe.

Materiais necessários para oficina:
• Papelão (aproximadamente do tamanho 20 x 20 cm)
• Régua
• Tesoura
• Barbante, linhas e lãs coloridas diversas
• Fita crepe ou fita adesiva

Amanda Harumi Falcão é artista visual e arte educadora, formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente faz parte do educativo do MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal, como também investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.

11/05 (ter) 16h
Experiência poética: Sombra, sombra minha, oficina virtual
Oficina virtual no Zoom, aberta ao público. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Onde houver luz, haverá a sombra. O sol nos ilumina e projeta a sombra do nosso corpo no chão, dos postes nas ruas…; das árvores às formigas, tudo tem sua sombra. A artista Regina Silveira em sua obra Meret Oppenheim com sombra peluda fixa a sombra de um objeto na parede e deixa o público imaginar que objeto aquela sombra representa. Um monstro, uma aranha, um chapéu? Nesta oficina virtual brincaremos com a nossa imaginação a partir de desenhos feitos das sombras dos objetos que nos rodeiam. Separe uma boa lanterna ou luminária e participe!

Materiais necessários para oficina:
• Uma fonte de luz como uma luminária, lanterna ou abajur
• Papéis sulfite branco ou colorido
• Canetas, lápis ou giz de cera
• Fita adesiva

12/05 (qua) 16h
Mediação virtual: Fotografia como linguagem
Visita virtual no Zoom, para professores, educadores e pesquisadores. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Experiência de visita virtual, por meio da mediação, a partir da exposição Clube de colecionadores de fotografia do MAM – 20 anos, utilizando uma abordagem que considera a fotografia como linguagem, seus aspectos semióticos e de construção de sua(s) imagem(ns) enquanto arte.

14/05 (sex) 16h
Planta-Colagem, oficina virtual com Manuela Eichner
Oficina virtual no Zoom, livre. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Conectar para entender: o encontro virtual estabelece um vínculo entre a estrutura das plantas com a estrutura da colagem. Serão desenvolvidos temas como intuição, adaptação e nutrição trabalhando manualmente com imagens, folhas coletadas e desenho. Investigar o potencial das plantas para reencantar nossos sentidos, observar a metamorfose que acontece por toda a parte. “Que a gente viva mais essa experiência do corpo sendo natureza”, Ailton Krenak.

Manuela Eichner é artista visual que vive e trabalha entre São Paulo e Berlim. Sua prática abarca desde vídeos e performances até oficinas colaborativas, passando pelo desenvolvimento de ilustrações, instalações e murais. Nessas diferentes frentes, recorre sistematicamente a princípios de colagem, ruptura e embaralhamento da unidade espacial. Os experimentos realizados em seus projetos Monstera Deliciosa, onde combina materiais visuais de revistas com plantas vivas, e MONSTRA, uma coreografia-colagem para pessoas e plantas, interpelam o espectador e suas presunções sobre corpo, espaço e natureza.

18/05 (ter) 16h
19° Semana Nacional de Museus
Reimaginar e recortar: construindo imaginários de um museu
Oficina virtual de colagem com Amanda Santos
No Zoom, para crianças a partir de 04 anos, acompanhadas de seus responsáveis. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Nos últimos anos, o propósito dos museus passou a ser revisitado e repensado, afinal, para quais fins um museu deve existir? O dicionário Oxford informa que museu é uma “instituição dedicada a buscar, conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou de valor artístico, histórico, etc”, mas, o que e como desejamos buscar, conservar, estudar e expor? Nesta oficina construiremos novos imaginários de museus a partir de reflexões e práticas feitas com colagem.

Amanda Santos é designer e artista visual. Tecnóloga em Design Gráfico pela Universidade de Mogi das Cruzes, possui Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes. Atua como educadora no MAM São Paulo e, entre suas áreas de interesse e pesquisa, coexistem questões relativas à arte contemporânea, ao design e à educação.

19/05 (qua) 18h
19° Semana Nacional de Museus
MAM no Minecraft: expandindo fronteiras, com Francisco Tupy
Apresentação virtual do projeto para o Minecraft: Education Edition
No Zoom, aberto ao público. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

O MAM vem rompendo com suas fronteiras espaciais por meio de formatos não tradicionais de exibição, expandindo sua atuação para além das paredes que o circundam e de seu entorno, e agora levando as obras do seu acervo, conteúdos e experiências poéticas para as mídias digitais, como plataforma educacional Minecraft: Education Edition. Neste encontro virtual, será apresentado o MAM no Minecraft, um jogo de videogame no qual é possível realizar visitas ao museu, construir ou reconstruir obras de arte e aprender sobre a história da arte brasileira por meio de atividades lúdicas e virtuais. O projeto dialoga com a missão do Museu em investir na formação cultural, educacional e artística da sociedade, tendo a arte como um dos elementos fundamentais para educação e construção da cidadania.

21/05 (sex) 16h
19° Semana Nacional de Museus
Experiência poética: Qualquer lugar é minha terra, oficina virtual
Oficina virtual no Zoom, aberta ao público. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Um convite para imaginar a expansão do território de nossas casas, bairros, cidades e países para além de seus limites, e ainda assim nos sentirmos como se estivéssemos em nosso lar, a partir da constituição de um museu de nós mesmas(os). Inspirada na obra Anywhere is my land, em que o artista Antonio Dias fixa os dizeres “Qualquer lugar é minha terra” em uma constelação, afirmando assim seu pertencimento a qualquer lugar do mundo, criaremos mapas afetivos para o nosso próprio território poético expandido, a partir de coletas de vivências e experiências pessoais e organização da nossa própria história de vida.

Materiais necessários para oficina:
• folhas diversas para desenho livre
• lápis de cor
• canetas
• canetinha
• giz de cera e/ou giz pastel
• tinta aquarela

25/05 (ter) 16h
Semana Mundial do Brincar
Brincando com a madeira, encontro virtual com Adelsin
Encontro virtual no Zoom, para educadores, pais e artistas. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

A matéria madeira tem cheiro, textura, temperatura, consistência, personalidade e história. Mesmo quando a árvore “morre” o brincar continua, da madeira seca se inventa outros mundos. São inúmeros os brinquedos feitos com madeira: piões, cavalinhos de pau, bilboquê, “mané gostoso”, carrinhos diversos, bonecas e bonecos, animais entalhados, casinhas, corrupios, assobios, flautas e cavaquinhos; berimbau, tambores, reco-reco e tamborins…

Neste encontro virtual, o ser brincante Adelsin nos convida a contemplar imagens e relatos dos brinquedos surgidos desse eterno encontro humano e vegetal pelo Brasil afora, apresentando-nos a possibilidade de construção de um tamborzinho de caixinha de fósforos e/ou de um helicóptero de caixinha de fósforos e palito de picolé.

Os participantes que quiserem construir um dos brinquedos ou ambos deverão ter duas caixinhas de fósforos das de madeira, quatro palitos de picolé, um palito de churrasco e dois metros de linha de soltar pipa. Será preciso também um furador que pode ser uma chave Philips bem fininha, um prego médio ou uma sovela.

Adelsin (Adelson Fernandes Murta Filho) é brincante e integrante da Casa das 5 Pedrinhas/Zerinho ou Um. Com formação em artes plásticas, trabalha há mais de trinta anos com a pesquisa, documentação e irradiação da cultura das crianças. Realiza “oficinas de brinquedos” para crianças, jovens e adultos em todo o Brasil e consultoria para instituições públicas e privadas e ONGs que trabalham com a criança, a cultura, a educação e o meio ambiente. Adelsin ajudou a conceber e a implantar mais de 40 centros de cultura infantil no Vale do Jequitinhonha em MG, no Cariri no CE e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, de Fortaleza e de Maceió.

26/05 (qua) 16h
Semana Mundial do Brincar
Música e movimento para bebês, mães e pais, com Sandra Bitar e Gih Maldonado
Oficina virtual no Zoom, para bebês a partir de 6 meses com suas mães e/ou seus pais. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Nesse encontro, mães, pais e bebês são convidados a interagir através de brincadeiras cantadas. Investigando a gravidade, vamos explorar possibilidades de apoio, subir e descer, entregar o peso, abrir espaços internos, buscar espaços externos, tudo com muita música e movimento, entre portas, janelas e jardins! Prepare um espacinho no chão da sala, roupas confortáveis e tecidos.

Sandra Bitar trabalha há mais de 10 anos com música e movimento para bebês, cantos e danças da cultura popular, arte e educação com crianças, jovens e adultos. Formada em Eutonia, realiza também workshops em festivais, unindo o corpo ao prazer de cantar. Em Ilhabela, criou o grupo musical ‘Sementeira’, ao lado de Gih Maldonado e outros artistas.

Gih Maldonado, artista musical, inicia os estudos aos 9 anos de idade com violino, instrumento principal que a leva a estudar no Conservatório de Tatuí a partir de 2012. Realiza projetos com música, corpo, voz e percussão. Atualmente em Ilhabela, é regente do Coral Celina Pellizari – FUNDACI e batuqueira do grupo de maracatu Marabantu.

27/05 (qui) 16h
Semana Mundial do Brincar
O brincar em casa, com Lia Mattos e Sandra Eckschmidt do projeto Território do Brincar
Encontro virtual no Zoom, para mães e pais com suas crianças e família, aberto a professores, educadores, pesquisadores e cuidadores. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Neste encontro virtual, Sandra e Lia, pesquisadoras do projeto Território do Brincar, compartilham a experiência da pesquisa Brincar em Casa com mães, pais e familiares, professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es) e cuidadoras(es). Além de apresentar o caminho da pesquisa, elas convidam as(os) participantes a olharem para o corpo da criança durante o brincar espontâneo como o espaço primordial da criação. A casa-corpo da criança em tempos pandêmicos como lugar de saúde, esperança e potencial-criativo.

Lia Mattos é documentarista, produtora cultural, antropóloga e arte-educadora. Doutoranda em estudos da Criança pela Universidade do Minho – Portugal. Possui especialização em arte-educação, cultura brasileira e linguagens artísticas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em antropologia visual pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Autora do livro A Menina Rosa. É codiretora de filmes como Mitã e do projeto Memórias do Futuro.

Sandra Eckschmidt é doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena a Casa Amarela, escola de educação infantil fundamentada na Pedagogia Waldorf, e o curso de formação em Pedagogia Waldorf, em Florianópolis. Atua na área da infância, do brincar, e é autora dos livros A Arte de Lembrar e Esquecer: Narrativas Autobiográficas de Professores sobre a Sua Infância e Ndiphilile: Eu Estou Viva!, além de coautora de A Bola e a Boneca.

28/05 (sex) 16h
Semana Mundial do Brincar
Oficina online de percussão com Banda Alana
Oficina virtual no Zoom, livre (crianças acompanhadas de seus responsáveis). Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Do toque, batuque, raspagem ou chacoalho de um instrumento de percussão fazem-se sons e ritmos que parecem ecoar do coração. Nesta oficina online, integrantes da Banda Alana compartilham noções introdutórias ao universo da percussão. Se tiver instrumentos de percussão eles serão muito bem-vindos na oficina, mas caso não tenha, separe colheres de pau, baldes, bancos e potes. Não é necessário experiência prévia.

A Banda Alana, criada em 2007 através do Núcleo de Recreação e Cultura do Instituto Alana, implementou no Jardim Pantanal oficinas de música para seus alunos, com aulas de canto, coral, percussão, teoria e musicalização infantil. As oficinas foram aos poucos se desenvolvendo até formar o que é hoje a Banda Alana. Com orientação de Silvanny Rodriguez e Adriana Biancolini, os jovens desenvolveram suas habilidades artísticas e fortaleceram seu senso de cidadania com aulas de percussão, metais, violão, contrabaixo, teclado e canto.

Os links para inscrições nas oficinas, estão disponíveis aqui.


São Paulo

Dia 22 de maio, 9h, online

O Brasil de Fato elaborou um Programa Radinho BdF especial sobre a Semana Mundial do Brincar 2021, com o tema: como brincam crianças de diferentes regiões do país e por quê brincar de casinha. O conteúdo tem duração de 30 minutos e conta com entrevista de crianças, contação de histórias, e sugestões de brincadeiras. O material é indicado para crianças de 4 a 12 anos, cuidadores e educadores.

Acesse neste link

Acompanhe o instagram.com/brasildefato


São Paulo

De 24 a 27 de maio de 2021, às 19h, pelo Instagram:

A Passatempo Educativo fará lives de duração de meia hora, com brincadeiras temáticas. Atenderemos crianças das 25 escolas públicas que o projeto atende.

30 de maio, às 15h, pelo Google Meet:

Atividade lúdica para atender crianças das 25 escolas públicas que o projeto atende.

Siga o instagram.com/passatempoeducativo

Curta a página facebook.com/passatempoeducativo


São Paulo (SP)

Dia 22 de maio, manhã e tarde, híbrido (presencial com transmissão para que está em casa)

A Impulsionando Arte fará um show musical com quatro amigos: Karin, Caffé, Vick e Bill, em que a música será o fio condutor de muitas brincadeiras, descobertas e experiências. Realizando brincadeiras antigas junto ao público, vão mesclar música, teatro e brincadeira, em um espetáculo que reúne o sentir, o brincar e se divertir.

Acompanhe o show pelo instagram: www.instagram.com/impulsionandoarte


São Paulo- SP

Dia 24 de maio, às 14h, online

O Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) realizará atividades recreativas, brincadeiras e jogos, alinhados com o tema da SMB, “Casinhas das Infâncias.

Para acompanhar, siga o perfil: https://www.facebook.com/groups/1484381468463391


São Paulo

Dia 27 de maio, das 17h às 18h30, online

A Comunidade Educativa CEDAC realizará a live “O papel dos adultos no direito ao brincar”, com especialistas em Educação Infantil da Comunidade Educativa CEDAC: Gisele Goller, Silvia Fuertes e Viviane Anselmo. Para mais informações, acesse o site comunidadeeducativa.org.br e acompanhe os perfis:

facebook.com/cecedac

instagram.com/ce_cedac

youtube.com/cedacvideos


São Paulo

De 24 a 28 de maio manhã e tarde, híbrido (presencial com transmissão online)

A Escola de Educação Infantil Villa dei Bambini irá comemorar a SMB com estações voltadas ao brincar. Com o tema“ Casinhas das infâncias” trará o objetivo de valorizar a casa e as tradições do brincar em família, das brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração. Entre as atividades realizadas estão: circuito fixo na entrada do portão principal, bambolês pendurados em diferentes alturas para que acertem bolas, brincadeiras originárias de diferentes países (Nigéria: Meu querido bebê;  Europa – Alemanha – esconde-esconde ao contrário;  Suíça – Eu espio algo), tudo para que as crianças realizem brincadeiras variadas, sejam estimuladas e desenvolvam a interação e as noções corporais. Durante estes dias, as turmas da Educação Infantil também realizarão visitas a sala de informática educativa para pesquisas sobre a Semana do Brincar.

Acompanhe as redes:

https://www.instagram.com/villadeibambini/

http://www.villadeibambini.com.br


São Paulo

De 22 a 30 de maio, manhã e tarde, híbrido (presencial e online)

O Colégio Notre Dame Rede Azul de Educação fará uma programação especial de brincadeiras nos pátios ao longo da Semana Mundial do Brincar, com todas as turmas do Infantil ao Ensino Médio, bem como sensibilizações e atividades com colaboradores, professores e família.

Algumas atividades serão veiculadas na página facebook.com/ColegioNotreDameRedeAzul


São Paulo

Dia 24 de maio, manhã e tarde, presencial

Na semana de 24 a 28 de maio, o colégio Pio XII vai mobilizar a educação infantil e 1°ano para as brincadeiras e atividades lúdicas relacionadas ao tema “Casinhas das Infâncias”. 

As atividades são somente para alunos do colégio. Para mais informações, entre em contato pelo email: renata.almeida@pioxiicolegio.com.br


São Paulo

De 24 a 28 de maio, das 9h às 17h, presencial

O Grathi – Grupo de Assistência ao Tratamento e Hospedagem Infantil realizará atividades recreativas para a primeiríssima Infância, durante a Semana Mundial do Brincar.

Acompanhe no perfil:

instagram.com/grathiong/


São Paulo

Pelo instagram, Patty Beringhs Gasparian irá produzir ao vivo um bebê feito de cueiro (com rolinho de pano), assim como sua avó fazia quando Patty era criança. Um brinquedo simples para ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar.

Para acompanhar a produção e se inspirar também, siga o perfil instagram.com/pitucapipoca/


São Paulo

Dia 22 de maio, o dia todo, presencial

O Instituto Noa – Programa Escolas do Bem realizará o projeto Tirinhas do Brincar. A ideia é reproduzir algo parecido com aqueles antigos lambe-lambes, mas com 10 tirinhas destacáveis, cada uma com uma brincadeira diferente. Na Europa há muitos anúncios classificados feitos desta forma. As fotos serão encontradas nas redes sociais do programa Escola do Bem.

Para mais informação, siga o perfil instagram.com/escolasdobem ou acesse www.escolasdobem.com.br


São Paulo

Dia 22 de maio  

A Tempojunto trará dicas para os pais incentivarem o brincar de casinha e cabaninha com seus filhos em casa. No site, posts durante a SMB falarão sobre as brincadeiras de antigamente, com o enfoque do aconchego da Semana Mundial do Brincar, com dicas para que as famílias possam brincar juntas e criar memórias.

Para acompanhar acessar o site: https://www.tempojunto.com/

Acompanhe o canal de youtube


São Paulo

De 24 a 28 de maio, manhã e tarde, presencial

A Associação Recreativa e Social Turma da Touca promoverá um calendário de atividades:

2a feira, Minhoca: Caça ao Tesouro,

3ª feira, Laguinho manhã: 5 Marias,

4 ª feira, Amoreira manhã: História da Serpente,

5ª feira,  Amoreira manhã: Cuidado com o Touro! e pela tarde: Amarelinha

6a feira, – Parque do Ibirapuera.

 

Ciclo II: E se quiséssemos voar?

Ciclo III: O Outono e suas pipas

Para informação, siga o perfil:

https://www.instagram.com/escoladobairro/

www.escoladobairro.com


São Paulo

Dia 22 de maio, 9h30, online

A fisioterapeuta Daniela, em parceria com educadores, fará postagens sobre o brincar  e uma série de Lives com educadores sobre o brincar livre, heurístico e da natureza. As postagens e lives são voltadas à família, profissionais da saúde e educação.

Acompanhe pelo instagram: www.instagram.com/daniela.joao.fisioterapeuta

Para mais informações, entre em contato: danivimi@uol.com.br


São Paulo

Dia 22 de maio, manhã, online

A Tempo junto fará um vídeo no Youtube “TOP 10 formas de brincar de casinha e cabaninhas”, que trará dicas para os pais incentivarem esta forma de brincar com os filhos em casa. Além disso, terão posts durante a semana sobre brincadeiras de antigamente, com o enfoque do aconchego da Semana Mundial do Brincar, com dicas para que as famílias possam brincar juntas e criar memórias.

Acompanhe no Youtube: https://youtube.com/tempojunto

Acesse também: https://www.tempojunto.com/

Para mais informações, entre em contato: patcamargo@tempojunto.com


 Atibaia

Dia 25 de maio, às 18h, online

A Prefeitura da Estância de Atibaia vai produzir a live: Descubra como contar histórias – uma conversa sobre a prática de contar histórias em casa ou na escola. Parceria com a Editora Ciranda Cultural.

O evento é destinado às famílias e educadores da Rede Municipal de Ensino. Será transmitida no canal: https://www.youtube.com/watch?v=BkXK6dL5HRM


Campinas

Dia 24 de maio, manhã e tarde, híbrido (presencial com transmissão para que está em casa)

O Centro Educacional Coração de Maria, em parceria com alunos do curso de Psicologia da FAC – Ouro Verde /Campinas, fará ações remotas e presenciais durante a Semana Mundial do Brincar, utilizando diferentes materiais para brincar de casinha. Nas ações remotas, em forma de vídeos compartilhados via whatsapp, as famílias serão convidadas a construir diferentes casinhas para brincar. 

Acompanhe pelo facebook: https://www.facebook.com/cecoracaodemaria


Campinas

Dia 25 de maio, manhã, presencial

O Instituto Dona Carminha irá resgatar brincadeiras tradicionais e ressignificar espaços da escola e da casa, que envolvem jogos simbólicos. Irá organizar o espaço com 10 “cômodos” da casa onde possa propiciar os jogos simbólicos, cada espaço contém instrumentos que imitam a vida cotidiana.

Para mais informação, siga o perfil: instagram.com/instituto_dona_carminha


Campinas

Dia 24 de maio, manhã, híbrido

O Centro Educacional Irmã Maria Angela irá propor brincadeiras de parlendas em família, casinha/ construção com elementos não estruturados, como barbante, gravetos, pinheiros, pedras e etc, casinha/cardápio de quintal: colheres de pau e alumínio, bacias, pegadores, funis, etc… Ainda haverá o momento “brincando com o vento: avião de papel” e amarelinha em família.

Para acompanhar, siga o perfil: https://www.instagram.com/creche_ceima/


Cabreúva

De 24 a 31 de maio, horário livre, híbrido (presencial e online)

O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância elaborou um cronograma de atividades sugeridas pelos pais dos alunos das EMEBs de 0 a 3 anos, para realização com as crianças em suas casas, durante a Semana Mundial do Brincar. Posteriormente, as atividades serão enviadas às escolas.

Para saber mais, acesse Comitê Regional da Primeiríssima Infância


Bebedouro

De 24 a 28 de maio, via whatsapp (sem horário definido)

A Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro irá compilar propostas de resgate de brinquedos e brincadeiras tradicionais enviadas pelas escolas para as famílias realizarem em casa com crianças da creche e pré-escola, de 4 meses a 5 anos de idade.

Para mais informações: https://www.educacao.bebedouro.sp.gov.br


Cunha

De 24 a 28 de maio, manhã, online

A EMEI Cantinho do Ceu realizará uma série de atividades durante a Semana Mundial do Brincar:

Na segunda-feira(24/05) serão enviados vídeos explicativos aos pais (nos grupos de whatsApp e Facebook) sobre a SMB 2021 e sua importância; 

Na terça (25/05) será pedido  às crianças para enviarem fotos e vídeos das suas brincadeiras preferidas;

Na quarta- feira (26/05) os professores enviarão o passo-a-passo para construção de algum brinquedo de materiais recicláveis;

Na quinta- feira (27/05) haverá atividades para montar casinhas e cabaninhas em casa;

Na sexta-feira (28/05) serão trabalhadas as cantigas e brincadeiras de roda.

Para mais informações: emeicantinhodoceu@cunha.sp.gov.br

Siga a página: facebook.com/emei.cantinhodoceu.98


Cunha

Dia 24 de maio, manhã e tarde, online

A EMEF Manoel Lopes D`Assunção realizará oficinas de brinquedos e brincadeiras tradicionais com seus alunos.

Para mais informações: pmagdaasantana@yahoo.com.br


Cunha

Dia 24 de maio, manhã e tarde, online

A EMEF Prof Benedito Aguiar Santana realizará brincadeiras  com elástico, corda, amarelinha, corrida de saco, carrinho de rolimã, escravos de jó com cordas, vivências de histórias com panos coloridos, e casinhas e móveis confeccionados com material recicláveis. Também serão enviados nos grupos de WhatsApp vídeos com brincadeiras para os estudantes que estão em casa.

Para mais informações: regina_cs@yahoo.com.br


Cunha

Dia 18 de maio, tarde

Na Creche Argeu Pinto haverá um resgate de brincadeiras com peteca e amarelinha com as turmas do Maternal 2.

Para mais informações: valeriacampos31@gmail.com


Cunha

22 de maio manhã e tarde- híbrido

A creche e EMEI Prof. Dalzisa de Fátima dos Reis Monteiro irá fazer várias brincadeiras durante a SMB 2021, como galinha choca, cabaninha, casinha, pular distância, construção com sucata, entre outras, todas propostas por grupos de whatsapp com as famílias das crianças alunas dessa creche.

Para mais informações: crechedalzisa@cunha.sp.gov.br


Ribeirão Pires

Dia 29 de maio, manhã, presencial

O Tempo do Brincar – um projeto pedagógico não institucionalizado – vai distribuir para crianças algumas kits com elementos naturais com a proposta de confeccionar casinhas, fadas, passarinhos, entre outros.

Para mais informações, acesse tempodobrincar.com.br

Siga o perfil no instagram: @tempodobrincar e a curta a página facebook.com/tempodobrincar


Santo André (SP)

De 22 a 28 de maio, presencial

A AfroEscola, em conjunto com OFICINATIVA, escola Waldorf Jardim dos Jasmins, escola Waldorf Pomar e EMEB Bosko Preradovic, realizará diferentes atividades em cada espaço de atuação:

– Criação de casas miniaturas com materiais diversos e desenhos de casinhas no chão nas 2 escolas waldorf: dia 25, manhã e tarde, na Escola Waldorf Jardim dos Jasmins; dia 27, manhã, na Escola Waldorf Pomar.

– Oficina de construção geodésica na AfroEscola Laboratório Urbano: dia 28, tarde, na AfroEscola Laboratório Urbano

– Concurso cultural: resgate de brincadeiras e cantigas caseiras com o público da EJA da EMEB Bosko Preradovic, de 22 a 28.

Inscrições através do e-mail: projetooficinativa@hotmail.com

Para mais informações, entre em contato: www.facebook.com/oficinativa


Bragança Paulista

14 de maio, às 19h, online

17 de maio, às 21h, online

Um grupo do curso de pedagogia da USF irá realizar duas lives com o tema “Casinhas das Infâncias”, voltadas para pais, mães e profissionais da educação. A primeira será com Lila Vanzella e Renata Laurentino e irá debater as implicações pedagógicas do brincar, e a segunda com Lavínia Magiolino, da Faculdade de Educação da UNICAMP, que falará sobre o tema ” Casinhas das infâncias, tijolinhos de afeto e imaginação.

Clique em “Definir Lembrete” para ser avisado da live do dia 14

Clique em “Definir Lembrete” para ser avisado da live do dia 17


Valinhos

Dia 24 de maio, das 9h30 às 11h30 e das 15h30 às 17h30, presencial

A Tramando Arte propõe o jogo simbólico do Brincar de Casinha em sua Vila Brincante, composta por supermercado, casinha e escola. As crianças encontrarão o espaço preparado com ainda mais brinquedos, tecidos, materiais reciclados, bonecos, carros, animais de estimação, representando um verdadeiro convite ao brincar livre de casinha, permitindo assumir diferentes papéis sociais. Há, ainda, areia, lama e elementos naturais, como uma jabuticabeira que permitem estabelecer uma conexão entre criança e natureza.

Outras atividades que acontecerão: construções com caixas de papelão: criação e construção de cômodos de uma casa, casinhas, castelos, fortes e o que a imaginação das crianças quiser… tendo à disposição caixas de papelão em diferentes formatos e tamanhos (de gigante a pequenininha), tecidos, cordas e outros brinquedos não estruturados e estruturados; cabanas da infância: brincar em cabaninha encanta a criança pelo aconchego, abrigo que acolhe o brincar em seu interior. Materiais estruturados e não estruturados serão disponibilizados o brincar de construir cabaninhas e brincar sob e ao entorno delas.

Para inscrições, envie uma mensagem para: (19) 99194-0380 ou pelo direct do Instagram.

Para mais informações, acesse:

www.tramandoarte.com.br

instagram.com/tramandoartevalinhos

facebook.com/tramandoartebrinquedoteca


Votorantim

Dia 22 de maio, pela manhã, online

A CMEI CLELIA CARRARA (Creche da prefeitura municipal de Votorantim) incluirá em suas ações pedagógicas uma semana de atividades alusiva à Semana Mundial do Brincar, de maneira remota.

Para mais informações, acesse: facebook.com/cmeiclelia.carrara


São José do Rio Preto

Dia 22 de maio, às 15h, online

O Dueto Mandingueiras da Pracinha realizará uma série de atividades durante toda a Semana Mundial do Brincar, contemplando brincadeiras populares, contação de histórias, adivinhas e oficinas de construção de brinquedos. A programação disponibilizará uma atividade por dia. O Dueto Mandingueiras da Pracinha possui sua raiz ligada à Cultura Popular Brasileira e à oralidade. Toda a programação foi planejada com esse conceito.

Para acompanhar, siga os perfis:

https://www.facebook.com/mandingueirasdapracinha

https://www.instagram.com/mandingueirasdapracinha/

https://www.youtube.com/mandingueirasdapracinha

https://mandingueiras.wixsite.com/mandingueiras


Cotia

Dia 22 de maio, às 14h, online

A CoCriança realizará a oficina “Construindo uma casinha”, em que será realizada uma brincadeira de construir uma casinha com um material não estruturado: o rolo de papel. Para isso, irá estimular a criatividade, a imaginação e materiais como canetinha, tinta, tesoura e papel colorido.  

Para acompanhar siga o perfil:  instagram.com/cocrianca/


Guarujá

Dia 22 de maio, o dia todo, online

O Ateliê Aurora convida famílias para criar e compartilhar suas experiências com o brincar de casinha em seu perfil no Instagram. Haverá também uma semana de lives com mães, professoras e defensores do brincar, no mesmo perfil.

Siga o perfil instagram.com/atelie__aurora


Guarujá

Dia 27 de maio, manhã, presencial

O Instituto Inpra realizará gincanas destinadas a educadores e gestores, para a Semana Mundial do Brincar 2021. 

Para mais informações entre em contato: neicprofamaro.coordenacao@inpra.org.br


Guarujá

Dia 28 de maio, 14h, online

A Neic Jitaro Itano II, em conjunto com a creche conveniada, irá proporcionar uma semana com várias brincadeiras e atividades, resgatando brincadeiras antigas e valorizando o brincar de casinha. Serão dadas, diariamente, sugestões de brincadeiras para que as crianças se divirtam em família. Além disso, farão uma linda live recheada de diversão e aprendizado para as crianças.

Acompanhe pelo facebook: https://www.facebook.com/jitaroitanoII

Dia 24 de maio, tarde, online


Guarujá

Dia 28 de maio, 14h, online

A NEIC Espírita Cristã Maria de Nazaré, em parceria com a SEDUC, disponibilizou, em um grupo do facebook, vídeos das educadoras praticando as atividades baseadas no tema da SMB. 

Acompanhe pelo facebook

Para mais informações, entrar em contato: neicguaruja@gmail.com


Guarujá

Dia 22 de maio, integral, online

A NEIC TIA NICE II, em conjunto com a Seduc, fará atividades voltadas para família, educadores e comunidades. As ações serão postadas em salas virtuais e publicadas no facebook da instituição.

Acompanhe: https://www.facebook.com/crechetianice2

Para mais informações entre em contato: neictianice2@gmail.com


Guarulhos

Dia 29 de maio, 14h às 17h, presencial

O Instituto Casa Cairo Pimentas vai realizar atividades e brincadeiras lúdicas que busquem a consciência corporal e o desenvolvimento das crianças, a fim de estabelecer sua integração social e o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários.

Siga o perfil no Instagram @institutocasacairopimentas

Para mais informações, entre em contato com casacairopimentas@gmail.com

 


Campo Limpo Paulista

Durante toda a semana, online

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista propõe que as famílias explorem os espaços em casa e possam brincar de casinha confeccionando desenhos ou objetos que representem a própria casa. Todos podem postar suas atividades, basta fazer, registrar, fotografar, filmar a atividade e marcar a brincadeira com as hashtags #educacaoclp  #smb2021 e #semanamundialdobrincar.  

As iniciativas serão veiculadas na página facebook.com/primeirissimacampolimpopaulista/


Campo Limpo Paulista

Durante toda a semana, online

O Comitê Municipa Intersetorial das Políticas Integradas pela Primeira Infância de Campo Limpo Paulista propõe uma mobilização nas escolas, CRAs e UBSs para o tema “Casinhas das Infâncias”. Todos podem postar suas atividades, basta fazer, registrar, fotografar, filmar a atividade e marcar a brincadeira com as hashtags #educacaoclp  #smb2021 e #semanamundialdobrincar.  

As iniciativas serão veiculadas na página facebook.com/primeirissimacampolimpopaulista/


Itanhaém

Dia 22 de maio, nos períodos da manhã, tarde e noite, sempre online

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém vai promover uma programação online para a Semana Mundial do Brincar 2021:

22/05 (sábado) – Hoje tem circo? Tem sim senhor!!! (Canal Youtube Prefeitura de Itanhaém, das 14h às 17h

24/05 (segunda-feira) – Live  com a Psico. Daila Stefania / Parentalidade e Memórias Brincantes, às 18h

26/05 – Vamos brincar? Programação para o público infantil (Oficinas de arte  e a natureza/ oficina de brinquedos/ oficina de brincadeiras), das 8h às 17h

28/05 –  Live  com o artista plástico Ivan Cruz (OMEP/ARBS), às 18h

Para mais informações, acesse a página: https://www.facebook.com/semanadobrincar


Ibaté

Dia 24 de maio, manhã e tarde, online

A Escola Municipal Ermínia Morganti realizará atividades variadas com pintura de tintas naturais, colagens, brincadeiras e cantigas. As atividades serão postadas no perfil abaixo:

https://www.facebook.com/erminia.morganti.1/


Franca

A Secretaria Municipal de Educação realizará uma formação de professores centrada no tema “Casinhas das Infâncias”. Para mais informação, seguir o perfil: instagram.com/professoraritamozetti


Jundiaí

De 25 a 30 de maio, horário livre, híbrido (presencial e online)

A EMEB Amélia Lima Lopes irá propor brincadeiras relacionadas ao tema “Casinhas das Infâncias” em um caderno de atividades para se fazer em casa, a partir do dia 25 de maio. As devolutivas serão feitas por fotos e vídeos compartilhados nos grupos de WhatsApp da escola.


Jundiaí

Dias 24 e 25 de maio, às 9h e 14h, presencial e online

A EMEB (Creche) de Jundiaí promoverá as seguintes atividades durante a SMB 2021:

Dia 24, 9h – O CORPO: Nossa primeira casa. Músicas e brinquedos cantados e vivenciados com o corpo.

14h BRINCADEDOS: o poder das mãos no brincar infantil. As educadoras contarão para as crianças histórias e brincadeiras contadas com a mão.

Dia 25, 14h: OFICINA DE BONECO DE PANO. Os participantes aprenderão a fazer uma boneca de pano com camiseta. Não deixe de ter nesse encontro uma camiseta usada, tesoura e um tecido que tiver disponível para fazer a roupinha.

Para acompanhar, siga o perfil: instagram.com/quintaldoanibal


Praia Grande

Dia 22 de maio, noite, online 

Um grupo de alunos da FPG (Faculdade de Praia Grande) propõe que as famílias façam uma caça ao tesouro na Semana Mundial do Brincar 2021. Pistas em papel devem ser espalhadas pelo local da brincadeira e cada pista encontrada, levará a criança para a próxima. A criança será ajudada com dicas de quente e frio, e quando chegar ao tesouro, irá encontrar um brinquedo, consequentemente vencendo o jogo.


Praia Grande

22 de maio, período da noite, online

Um grupo de alunos da FPG (Faculdade de Praia Grande) pretende gravar um vídeo ensinando jogos que sirvam para toda a família brincar, como uma forma de distração em família em meio a pandemia onde a recomendação dos órgãos de saúde é ficar em casa.

Será divulgado pelos perfis @flaanevees @aline_fersil @brunopll05 @gabrielmotta10, no Instagram.


Praia Grande

25 de maio, período da noite, online

Essa atividade foi encaminhada por um grupo de estudantes da FPG (Faculdade de Praia Grande) como proposta de ação para exercitar a memória e atenção. Podem ser utilizados objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos da criança. O primeiro passo é separar 10 objetos, assim, a criança terá que observá-los por um tempo determinado. Os pais ou responsáveis devem, então, tirar um objeto e deixar a criança perceber o que sumiu. Escolher um cômodo da casa também pode ser uma opção. Agora, a criança deve olhar durante um minuto para a disposição dos objetos no cômodo escolhido. Depois, terá que descobrir o que mudou de lugar. Os papéis também podem se inverter e a criança comandar a brincadeira e alterar o lugar dos objetos.

Será divulgado pelo perfil @larijakobovski, no Instagram.


Praia Grande

O C.P.H (Clube Paulista de Handebol) realizará uma atividade para crianças, com objetivo de melhorar coordenação motora fina e grossa.

Será divulgado pelos perfis @danilorl___ @leolopes98 @erikbalzano, no Instagram.


Praia Grande

Dia 26 de maio, manhã, online

A Neim Sara Bozoglian fará um vídeo que será postado na página do facebook, com a música “fui morar numa casinha”. Além disso, recitará a parlenda “A casinha da vovó”.

Acompanhe: www.facebook.com/neimsara.bozoglian.52

Para mais informações, entrar em contato: claudiane1985@hotmail.com


Roseira
Dia 22 de maio, período da manhã, online

A EMEI Minervina de Oliveira Encarnação Valle promoverá uma atividade para seus alunos, com o tema “Casinhas das Infâncias” e transmissão pelo Facebook da escola.


Roseira

Dia 24 de maio, período da manhã, online

A Emei Homero De Paula Santos Irá realizar atividades com perguntas e respostas que envolvam o brincar, incentivando as famílias a brincarem e a ensinarem seus filhos as brincadeiras que faziam quando criança. As devolutivas serão através de desenhos, vídeos, fotos e áudios.

Siga o perfil: http://www.facebook.com/emeihomerodepaulasantos


São Vicente

Dia 25 de maio, às 18h30, online

A Associação Desportiva e Cultural Capoeira Escola propõe a dinâmica de capoeira com a metodologia “Capoeira Para Todos”. A atividade conta com apoio da Federação Paulista de Capoeira e União das Federações de Capoeira do Brasil. 

A transmissão será pela página www.facebook.com/capoeiraescolamestremarcio


São Vicente

Dia 27 de maio, às 20h30, online

A Faculdade de São Vicente – UNIBR realizará dinâmicas lúdicas de qualidade de vida pra pessoas com deficiências.

A transmissão será pelo youtube do Mestre Marcio Capoeira Escola


São Vicente

Dia 24 de maio, às 21h, online

A Faculdade de São Vicente UNIBR vai realizar um bate papo com o tema “O brincar nos tempos de hoje e a trajetória do brincar nas instituições acadêmicas”. Será uma roda de conversar com professores e especialistas da área de Educação Física e outros educadores.

O encontro será pelo Google Meet, no link: meet.google.com/gcc-mgrx-uwj


Santos

A Secretaria de Educação de Santos, por meio a COFORM (COORDENADORIA DE FORMAÇÃO), elaborou uma série de atividades para a Semana Mundial do Brincar 2021, que tem como intencionalidade: articular com os docentes para propostas relacionadas ao tema “Casinhas das Infâncias”, em suas infinitas possibilidades, que venham ao encontro da BNCC e do currículo santista; apontar, apoiar, discutir e construir, coletivamente, a sistematização dos processos; estimular bebês, crianças, jovens e famílias ao diálogo sobre o brincar, especificamente, sobre o “brincar de casinha”; convidar os adultos fazerem estas narrativas; estimular momentos criativos e de criação em família; fortalecer o brincar infantil, a atividade lúdica e o imaginário da infância. Estas atividades foram elaboradas a partir de uma proposta que encontra na arte e na literatura inspiração para a brincadeira.

A partir das devolutivas enviadas pelas famílias, será produzido um vídeo que terá como principais objetivos: incentivar, motivar e demonstrar possibilidades que subsidiem o trabalho de professoras e professores para o tema da SMB 2021. Como trata-se de um vídeo a ser divulgado nas Reuniões de Aperfeiçoamento Pedagógico da Rede Municipal de Santos, o link de cada reunião poderá ser enviado mais próximo da data.

Após as reuniões, o material será disponibilizado nas seguintes redes sociais:

instagram.com/centrovirtualdarcyribeiro/

Canal de youtube Centro Virtual Darcy Ribeiro


Santos

Dia 24 de maio, noite, online

A Prefeitura de Santos fará um Cine Debate voltado para educadores e gestores com o tema “Casinhas das Infâncias”. A transmissão será na Plataforma Cisco Webex, e é necessário fazer inscrição.

Para mais informações entre em contato: deboraaneto@gmail.com


Santos

Dias 27 e 28 de maio, noite, online

A pedido da Prefeitura Municipal de Santos, os alunos do 5º semestre do curso de Educação Física da Universidade Metropolitana de Santos – FEFIS/UNIMES, desenvolverão uma gincana virtual através do aplicativo zoom com os alunos dos outros semestres do curso de Educação Física, arrecadando com a gincana alimento não-perecível e também agasalho para ser doado para uma ou mais instituições de caridade. Além disso, alunos do 3º semestre do curso de Educação Física da Universidade Metropolitana de Santos – FEFIS/UNIMES farão vídeos com sugestões de jogos, brincadeiras e brinquedos que serão veiculados nas nossas mídias sociais e poderão ser feitos pelas famílias em casa. O professor Márcio Bernardes da SEMES (Secretaria Municipal de Esportes – Santos/SP), publicará um vídeo com sugestões de jogos e brincadeiras que poderão ser feitos pelas famílias em casa.

Para maiores informações: facebook: /unimessantos, site: www.unimes.br, instagram: @unimes


Santos

Dia 24 de maio, às 15h, online

Membros da Universidade Federal de São Paulo realizarão um encontro entre estudantes, docentes e técnicos que desenvolvem atividades de pesquisa e extensão com o brincar como referência para suas ações com a comunidade. O encontro será destinado a troca sobre a importância do brincar em todas as idades e a importância da ludicidade como resistência a tempos tão difíceis. Serão realizadas brincadeiras propostas pelos estudantes dos projetos. Além dessa atividade, o Projeto Visibilidades enviará um convite para que crianças, jovens e adultos postem seu brincar em uma plataforma. Será feito um mural com o material enviado que será disponibilizado no dia 24 de maio.

Pela plataforma Google Meet. Para maiores informações sobre como participar, entre em contato com a.jurdi@unifesp.br


Santos

Dia 24 de maio, às 15h, online

A Universidade Federal de São Paulo, com o projeto “Brincar em Casa”, promoverá encontro entre estudantes, docentes e técnicos que desenvolvem atividades de pesquisa e extensão e que tem o brincar como referência para suas ações com a comunidade. O encontro será destinado a troca sobre a importância do brincar em todas as idades e a importância da ludicidade como resistência a tempos tão difíceis. Serão realizadas brincadeiras propostas pelos estudantes dos projetos. Além dessa atividade, o Projeto Visibilidades enviará um convite para que criança, jovens e adultos postem seu brincar em uma plataforma. Será feito um mural com o material enviado que será disponibilizado no dia 24 de maio, das 15 às 17h

Local/Plataforma: meet

Público Alvo: comunidade acadêmica do campus Baixada Santista

Meet comunidade acadêmica


Santos

Dia 22 de maio, manhã e tarde, híbrido (presencial com transmissão para que está em casa)

A Associação Brasileira de Ginástica Laboral, em parceria com a ABGL, ABRH e MQS, estimulará, durante toda a semana, empresas a desenvolverem atividades lúdicas dentro do ambiente de trabalho, seja a área de recursos humanos, sejam as empresas prestadoras de serviços de ginástica laboral em todo o Brasil. É destinado a empresas prestadoras de serviços em qualidade de vida e gestores de recursos humanos.

Acompanhe pelo instagram: instagram.com/tanilandrea


Santos

Dia 24 de maio, manhã, híbrido

A Chão da Quadra – Brincando e Cooperando (iniciativa criada para que professores possam trocar várias temáticas sobre a Educação Física Escolar) realizará a atividade “Brincando de casinha”, com transmissão pelo perfil:

https://www.youtube.com/c/chaodaquadra

https://www.instagram.com/chaodaquadra/


Santos

Dia 28 de maio, tarde, online

Alunos do 3º semestre do curso de Educação Física da Universidade Metropolitana de Santos (FEFIS/UNIMES) farão vídeos com sugestões de jogos, brincadeiras e brinquedos que serão veiculados nas mídias sociais e poderão ser feitos pelas famílias em casa. Além disso, o professor Márcio Bernardes, da SEMES (Secretaria Municipal de Esportes – Santos/SP), publicará um vídeo com sugestões de jogos e brincadeiras que poderão ser feitos pelas famílias em casa.

Para maiores informações:

Facebook: /unimessantos

Instagram: @unimes


Santos
Dia 28 de maio, às 18h30, online
O curso de Pedagogia da UNIMES  fará o encontro brincante, organizado pela Brinquedoteca Unimes. O tema de 2021 é “De quantos jeitos da prá brincar de casinha?”. Para estimular novas formas de brincadeira, a graduação, coordenada pela professora Mariangela Camba, incentiva os alunos e demais pedagogos a conhecer, compartilhar e inventar diferentes jeitos de brincar de casinha. Interessados em participar do evento podem interagir de diferentes formas:
1. Monte sua casinha, ligue sua câmera e venha brincar com a gente.
2. Apresente um vídeo ou uma foto de você brincando de casinha.
3. Compartilhe seus jeitos de brincar de casinha contando pra gente.
Quem pode participar do evento? Adultos e crianças que brincam/brincaram de casinha, curiosos do universo da ludicidade, educadores e aprendizes.

Para maiores informações:

Facebook: /unimessantos

Instagram: @unimes


Santos

Dia 30 de maio, manhã e tarde, online

O Projeto Infantil Tawanda, irá  realizar um intercâmbio de brincadeiras. Professores, estudantes e quem mais quiser participar estão gravando vídeos de jogos e brincadeiras que serão compartilhados com o projeto. No dia 30, serão publicados no instagram e nos demais canais.

Acompanhe: instagram.com/projetotawanda

Para mais informações, entre em contato: andrea.frangakis@gmail.com


São Vicente 

Dia 26 de maio, tarde, online

A Associação Alfa e Ômega, em parceria com a OAB de São Vicente, realizará um fórum com discussões sobre o papel da família, da escola e do Estado contra a violência infanto-juvenil. Na programação, serão abordados temas como vulnerabilidade social, redes de apoio e proteção, desafios da era digital, entre outros. Este fórum é destinado preferencialmente para professores, diretores e trabalhadores da rede de proteção de crianças e adolescentes, judiciário, advocacia, psicologia e assistência social.

Siga: instagram.com/ongalfaeomega

Para mais informações, entre em contato: andrea.frangakis@gmail.com


Guarujá

Dia 24 de maio, manhã, online

Os alunos irão montar uma bateria com potes plásticos, tampas de panelas, colheres, panelas, baldes, bacias, entre outros objetos que emitam som. Bater nos objetos cantando a música preferida, observando sons diferentes será a atividade, que é destinada a famílias e alunos.

Acompanhe pelo facebook: facebook.com/neimsara.bozoglian.52

Para mais informações, entrar em contato: drica_160168@hotmail.com


Cananéia

Dia 28 de maio, manhã, online

O Departamento Municipal de turismo e lazer da Prefeitura Municipal de Cananéia, em parceria com o Departamento Municipal de Educação, irá lançar uma campanha incentivando a participação das famílias para que desenvolvam as brincadeiras dentro de casa e compartilhem suas experiências por meio de imagens ou vídeos em seus perfis do Facebook, marcando as páginas da semana mundial do brincar, do departamento de turismo e lazer de Cananéia, da prefeitura Municipal de Cananéia e demais envolvidos. A ação visa divulgar a Semana Mundial do brincar como estratégia para valorizar o lazer dos munícipes, especialmente, das crianças, utilizando a escola e as redes sociais como canais para alcançar o objetivo.

Acompanhe as redes sociais:

facebook.com/PrefeituradeCananeia/

facebook.com/viva.cananeia.9

deptoturismocananeia


São Vicente

Dia 24 de maio, às 20h30, online

Alunos da Faculdade de Educação Física de Santos FEFIS UNIMES propõem atividades lúdicas com transmissão ao vivo para idosos e seus netos juntos, com o tema “Casinhas das Infâncias”.  

A transmissão será pelo canal de youtube do Mestre Marcio Capoeira Escola 


Ipuã

28 de maio, horário livre, híbrido (online e presencial)

A creche A Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça trabalhará diretamente com as famílias, incentivando-as para que faça e brinque com os filhos, resgate brincadeiras do tempo de quando os pais eram crianças. Também enviará sugestões de brincadeiras e brinquedos que possam fazer em casa com os filhos. Irá orientar as famílias para que elas executem as brincadeiras e enviem os registros, como fotos ou vídeos, que serão postados na página:

https://www.facebook.com/casacriancaipua.oficial


Sergipe

Aracaju

Dia 27 de maio, pela manhã

A Associação Ciranda Criativa fará pequenos vídeos sugerindo brincadeiras e enviará para grupos de WhatsApp das famílias de crianças assistidas por projetos da entidade. Esses vídeos também vão para o canal do instagram e youtube.

Siga o perfil: instagram.com/olacirandacriativa


Aracaju

De 22 a 30 de maio, online

O Serviço Social do Comercio AR de Sergipe fará a publicação de vídeos no instagram com atividades recreativas relacionadas ao tema “Casinhas das Infâncias”, durante a Semana Mundial do Brincar. A hashtag usada será #serviçosocialdocomércio #smb2021 e #semanamundialdobrincar2021.


Tocantins

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br