Ampliando o repertório: 8 sites com ideias de brincadeiras para fazer em casa

25 de maio de 2021

Em 2021, o tema da Semana Mundial do Brincar  é “Casinhas das Infâncias”, mote que busca valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração. 

Neste momento de pandemia, em que a maioria das crianças estão afastadas da escola presencialmente e, muitas vezes, permanecem longos períodos em casa, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. 

Para celebrar a data, você pode participar de uma atividade da SMB 2021 (confira aqui a agenda geral), ou criar seus próprios momentos de brincadeira com as crianças do seu convívio. Pensando nisso, listamos algumas plataformas e guias gratuitos em que é possível ampliar o repertório e se inspirar com brincadeiras que podem ser feitas em diferentes lugares, situações ou disponibilidade de tempo. Você encontra sugestões de brincadeiras fáceis com os materiais que você possui em casa.

Escolha um lugar da casa e chame as crianças para a diversão!

 

O Tempojunto nasceu da consciência de que é possível melhorar a qualidade do tempo com os filhos e contribuir para o desenvolvimento das crianças em todo seu potencial. O site reúne brincadeiras para que pais, mães e cuidadores passem tempo de qualidade com as crianças

A IPA Brasil criou os programas de capacitação Agentes do Brincar®, os Mediadores do Brincar® e o Agentes do Brincar Inclusivo®, que oferecem conteúdo especializado para adultos. .No perfil no Instagram há uma série de publicações com dicas de brincadeiras simples e brinquedos que podem ser construídos em casa.

Estéfi Machado é mãe e crafiteira. Ela ilustra, cria cenários, cria brinquedos, fotografa, constrói adereços. No seu blog e Instagram ideias criativas de brinquedos construídos com elementos que se encontram em casa. Seu trabalho busca incentivar adultos a brincarem com seus filhos e construírem vínculos indissolúveis. 

Em 2020 a Aliança Pela Infância convidou seus membros a ensinarem as brincadeiras preferidas que fazem parte da sua convivência com as crianças e que são adequadas para este momento que vivemos. A esse conteúdo somou-se sugestões de atividades preparadas pela equipe considerando os diversos públicos que buscam inspiração para proporcionar momentos especiais às crianças

O material ensina passo a passo para a construção de brinquedos e como o adulto pode apoiar nos cuidados com o ambiente, na seleção dos materiais para brincar e na construção de brinquedos junto com a criança ou para a criança. Além de incentivar a ludicidade, o “Cardápio de brinquedos e brincadeiras” fortalece o vínculo entre adultos e crianças.

As atividades sugeridas no guia estão divididas por idade e uma para cada dia da semana no contexto da pandemia. Você pode seguir nosso calendário durante o mês todo e, se necessário, repeti-lo do início. Você também pode montar o seu próprio calendário, conforme for melhor para a sua família.

O Lunetas é um portal de jornalismo para famílias e interessados na temática da infância. Nele, você encontra reportagens, dicas de eventos culturais, brincadeiras e textos de opinião. Ne seção “Brincadeiras” há uma série de sugestões que podem ser feitas em diferentes lugares, situações ou disponibilidade de tempo

Massacuca é um projeto focado na experiência do brincar, nos pequenos tesouros do dia a dia e na riqueza dos objetos comuns que, ressignificados, transformam-se em brincadeiras cheias de possibilidades. Basta navegar pelas seções: sensorial, raciocínio lógico, coordenação motora, imaginação e linguagem e escolher a brincadeira.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br