Alunos e professores de universidades utilizaram conhecimento e projetos na SMB 2016

28 de junho de 2016

A Semana Mundial do Brincar (SMB) mobilizou adultos e crianças durante os dias 22 e 28 de maio de 2016. O tema “O Brincar que encanta o lugar” foi recebido por diferentes tipos de organizações, inclusive, pelo meio universitário. Foram registradas inúmeras ações em universidades e centros de estudos brasileiros.

O tema mobilizou estudantes e professores de diversos cursos, principalmente pedagogia e educação física, que se organizaram para algo novo ou incorporaram o tema à um projeto já existente com crianças. Foi o caso do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) de Goiás, que promoveu a Tarde da Pipa dentro da programação SMB. Na ocasião, as crianças brincaram de pipa, pularam corda, elástico, teve bolha de sabão, twister e carrinho de rolimã.

A Ciranda do Brincar, realizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, promoveu discussões sobre a infância e o brincar entendido como direito universal da criança. Além disso, promoveu diálogos com a Educação Infantil, sem perder de vista a importância do brincar livre. Teve também “Ciranda do Brincar que encanta a FACED” e mesa redonda “O brincar que encanta as crianças” composta por cinco crianças palestrantes.

A semana na UFBA foi encerrada com a ação dos universitários em duas escolas da Rede Municipal de Salvador oferecendo três oficinas para estudantes e profissionais de educação e uma roda de conversa composta por quatro profissionais (um da área de geografia e outros três que  realizam ações brincantes em espaços públicos na cidade) com o objetivo de dialogar com os participantes sobre o tema da SMB.

No Instituto Federal São Paulo, Campus Avaré , A SMB contou com apresentação de manifestações regionais, incluindo teatro, literatura, música e comidas típicas das diferentes regiões brasileiras. Duas palestras aconteceram, uma com a Terapeuta Ocupacional Mariana Santos de Giorgio, que destacou a importância do brincar em seu ramo profissional e o impacto de educadores e monitores na vida das crianças e adolescentes, e outra com a palestrante a psicóloga Rosely Zem Vieira Souza, que endossou a relevância dos jogos e brincadeiras para construir princípios e valores.

No Projeto Brincar no CEPEUSP/PRODHE, Centro de Práticas Esportiva da Universidade de São Paulo (USP), as atividades foram intensas com circuito de jogos e brincadeiras na pista de atletismo do CEPEUSP (aviãozinho, gato e rato, queimada, pega-pega) e percurso de brincadeiras e brinquedos resgatando o brincar de forma lúdica desde a entrada até a parte interna do espaço.

Foi um sucesso! Confira:

Tarde da Pipa – Centro Universitário de Mineiros (Unifimes)

 

SMB 2016 - Tarde da Pipa Unifimes

 

Ciranda do Brincar –  Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

SMB 2016 - Ciranda do Brincar UFBA

 

Instituto São Paulo – Campus Avaré

 

SMB 2016 - Instituto Federal São Paulo/Campus Avaré

Projeto Brincar – Centro de Práticas Esportiva da USP

 

SMB 2016 - USP centro de práticas esportivas

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br