Agenda

Oficina de Yoga Surya Namaskar para crianças


Surya Namaskar é um termo em sânscrito que significa Saudação ao Sol e foi criada por sábios indianos a partir da observação da Natureza. São 12 posturas da hatha-yoga que enchem o corpo de vitalidade e energia. No próximo sábado (11/11) às 16h, Elma Martins, uma das autoras do livro e também professora de Yoga, vai ministrar uma oficina gratuita para crianças e jovens na Livraria Novesete, na Vila Mariana, onde ensinará a sequência das 12 posturas do Surya Namaskar. A oficina acontece durante o lançamento do livro Saudação ao Sol – Surya Namaskar para crianças e jovens, mais novo título infantojuvenil da Editora Omnisciência.

No livro, cabe à jovem Yoguine, filha de uma professora de Yoga, ensinar as posturas da Saudação ao Sol. Acostumada à prática ao lado da mãe ela resolve mostrar para o irmão mais novo, Yoguim, o Surya Namaskar, e nos convida a seguir juntos nesta jornada. Com aquarelas ricas em cores e detalhes, Yoguine mostra cada etapa da Saudação, explicando também, de forma didática, os benefícios dessas posturas.

Praticar o Surya Namaskar com crianças e jovens possibilita a conexão com essa fonte incessante de energia e o despertar de um sentimento de gratidão à Mãe Natureza por tudo o que ela nos oferece. Essa sintonia traz a percepção do Sol interior que habita em seus corações, despertando-os para o autoconhecimento e para o rico tesouro de habilidades que carregam em si.

Principais benefícios da prática do Surya Namaskar:

  • Corrige a postura do corpo, estabilizando a coluna vertebral;
  • Alonga e fortalece todos os músculos;
  • Torna os tecidos ósseos firmes e robustos;
  • Amplia a flexibilidade corporal;
  • Equilibra as funções glandulares e harmoniza o metabolismo;
  • Auxilia o sistema linfático, facilitando a eliminação de toxinas;
  • Fortalece o sistema cardiopulmonar;
  • Fortalece a estrutura nervosa;
  • Acalma e equilibra a função respiratória, o que propicia uma distribuição de prana (energia vital) adequada para a saúde do corpo e da mente;
  • Equilibra a polaridade razão/coração, o que traz harmonia mental e emocional;
  • Fortalece os centros de energia do corpo, os chamados chakras.

Saudação ao Sol – Surya Namaskar para crianças e jovens é o segundo título da coleção Yoga para Crianças da Editora Omnisciência, que também já publicou Yoga com Música, de Cris Pitanga. Especializada em títulos relacionados à Cultura da Paz, a Editora Omnisciência tem em seu catálogo a coleção de livros do mestre indiano Paramahansa Yogananda, responsável por disseminar a yoga no Ocidente na primeira metade do século XX. Para comemorar seus 13 anos de existência, a Editora Omnisciência recentemente lançou o portal Educação para Paz, onde visa propagar contos, referências e textos que contribuam para a difusão da Cultura da Paz na educação (http://educacaoparapaz.com.br/), como fonte de material paradidático.

 

Suria Namaskar | Oficina de Saudação ao Sol para crianças e jovens

Sábado, 11 de novembro de 2017, das 16h às 17h30

Livraria NoveSete

Rua França Pinto, 97 – Vila Mariana

Ficha técnica:

 

Título: Saudação ao Sol – Surya Namaskar para crianças e jovens

Autoras: Elma Martins e Maeve Vida

Ilustradora: Ligia Miragaia

Editora: Editora Omnisciência

Edição: 1ª

Ano: 2017

Número de páginas: 28

ISBN: 9788561190187

Valor: 30 reais

Assista ao vídeo de lançamento do livro e conheça as 12 posturas:

http://educacaoparapaz.com.br/surya-namaskar-recarregando-o-corpo-de-energia-vital

Veja também:

Yoga com Música – http://www.omnisciencia.com.br/yoga-com-musica/p

 

 

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br