Para se preparar: Semana Mundial do Brincar 2017 – Programação Geral

18 de maio de 2017

Confira as atividades nas localidades já confirmadas para a Semana Mundial do Brincar – programação atualizada diariamente.

As atividades em escolas ou outros espaços fechados podem ser exclusivas para o público ao qual atendem. Caso tenha dúvidas, sugerimos entrar em contato com a instituição para checar se outras pessoas também podem participar.

 

ALAGOAS

Município: Campo Alegre – AL
Data e horário: 26 de maio de 2017, às 9h
Descrição
Apresentações culturais, teatro, danças, resgate das brincadeiras antigas (pula corda, amarelinha, elástico, corrida, etc.), contação de histórias, música, arte e lazer.
Local: Av. Senador Máximo, Praça Central de Campo Alegre

 

BAHIA

Município: Amargosa – BA
Organização: Casa de Brincar Alecrim
Data e horário: 26, 27 e 28 de maio de 2017
Descrição
26/05, sexta-feira, 18h30. Local: Espaço Nordeste. ABERTURA DO EVENTO – Roda de conversa: “O brincar que encanta o tempo”, com convidados, especialista para tratar do assunto.
27/05, sábado, 16h. Local: Espaço Nordeste. CINEMA COMENTADO – Exibição do filme “Tarja Branca: A revolução que faltava”. Oficina de Máscaras para as crianças, enquanto os responsáveis estiverem assistindo ao vídeo.
28/05, domingo, a partir das 13h. Local: Praça do Bosque. BRINCAR LIVRE NA PRAÇA DO BOSQUE – Oficinas culturais e lúdicas: Oficina de pipa; Oficina de arte- peteca; Ponto de leitura; Oficina de brincadeiras teatralizadas; Brincadeiras; Oficina de arte- boneca baione; Show de música para crianças.

Município: Feira de Santana – BA
Organização: Colégio Civilização
Data e horário: 22 a 25 de maio de 2017
Descrição
Oficinas de construções de brinquedos com sucatas. Resgate de brincadeiras antigas. Novas propostas do brincar no intervalo das aulas.
Local: Rua Pilar do Sul, 840 – Bairro Brasília

Município: Ilhéus – BA
Organização: Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 8h às 13h
Descrição
Serão realizadas brincadeiras populares na Praça Dom Eduardo, 01 – Catedral São Sebastião, no Centro da cidade de Ilhéus.
Local: Praça Dom Eduardo, 01 – Catedral São Sebastião – Centro, Ilhéus – BA, 45653-766

Município: Jacobina – BA
Organização: CMEI Mãe Iazinha
Data e horário: Durante a SMB 2017, no período da tarde
Descrição
Atividades lúdicas com referências ao meio ambiente.
Local: Rua do Rosário, s/n

 

Município: Lauro de Freitas – BA
Organização: Aquarela Brinquedos Naturais e Âmbar – Clínica de Psicologia e Centro de Estudos da Infância e Juventude
Data e horário: 25 de maio de 2017, às 19h; 27 de maio, às 15h
Descrição
25/05, às 19h – Roda de Conversa sobre o Significado Simbólico do Brincar. Teremos três profissionais que falarão da importância do brincar sob a ótica da sua atuação profissional: uma psicóloga clínica infantojuvenil, uma professora Waldorf e psicomotricista e um psicólogo e palhaço.
27/05, a partir das 15h – Piquenique no Jardim com espetáculo de palhaços. A Aquarela brinquedos Naturais fica em um sítio com árvores e muita área verde, é um espaço que fomenta o livre brincar e o brincar ao ar livre com ações durante todo o ano. Neste dia, iremos disponibilizar brinquedos de jardim, como peteca, bola, tapetão de jogo da velha, giz de calçada, etc. Ao final da tarde, teremos espetáculo de palhaços.
Local: Rua Priscila Dultra, 541, Vilas do Atlântico

 

Município: Lauro de Freitas – BA
Organização: Espaço Ciranda
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Resgate de brincadeiras, Oficina de artes, Culinária, Música, flashmob – evento público (flash mob dia 26/5).
Local: Rua Praia de Tambaú, Quadra C 25, Lote 29, Vilas do Atlântico – Lauro de Freitas, BA

 

Município: Praia do Forte – BA
Organização: Núcleo Sapiranga
Data e horário: 20 a 26 de maio de 2017
Descrição
20 de maio das 10h às 16h – Oficinas de brinquedo  das 14h30 às 17h – Brincadeiras de Criança. Local: Projeto TAMAR
21 de maio das 14h30 às 17h – Circo e brincadeiras. Local: Praça do Açuzinho
23 de maio – Oficina de brinquedos com os alunos do colégio. Local: Colégio Alaor Coutinho na Brinquedoteca
23 de maio a partir das 10h – Brincando no Jardim – brincadeiras com os pequeninos de 4 e 5 anos na praça da escola. Local: Escola Klaus Peters
24 de maio a partir das 15h  – Palestra “Cuidando de nossos bebês” – para jovens mães alunas do Colégio Alaor Coutinho. Local:Colégio Alaor Coutinho
26 de maio a partir das 9h – Brincando no Jardim – brincadeiras com os pequeninos de 4 e 5 anos na praça da escola. Local: Escola Klaus Peters

Município: Salvador – BA
Organização: Apita – Amigos pelo Itaigara
Data e horário: 28 de maio de 2017, a partir das 14h
Descrição

14h – Jogo ambiental Bem Trilhado
15h – Brinquedos artesanais
16h – Conversa com pais:“O brincar, o espaço e o tempo na infância”; Passeio na mata, troca-troca de brinquedos e livros e um delicioso piquenique! Traga seu lanche, esteiras e cangas

Local:
Recanto São Francisco – área verde na Rua Reitor Macedo Costa, Itaigara (em frente ao Ed. Palácio Itaigara, 341, na rua do Colégio Sartre COC)

 

Município: Salvador – BA
Organização: Quintal das Crianças
Data e horário: 28 de maio de 2017, das 9h às 11h
Descrição
Vivências ambientais de plantio e brincadeiras ao ar livre em Parque Público. Nossa ação fará parte do Festival Caymmi de Música da Cidade.
Local: Parque da Cidade, Av Antonio Carlos Magalhães,  s.n, Itaigara

Município: Serra Preta – BA
Organização: Secretaria de Educação Municipal de Serra Preta
Data e horário: 26 de maio de 2017
Descrição

R
esgate das brincadeiras tradicionais em praças e quadras do município; Oficinas para confecção de brinquedos antigos; Rodas de conversas com idosos da comunidade, ressaltando a importância de brincar em grupos.
Local: Praças, pátios escolares e quadras poliesportivas do município de Serra Preta

 

Município: Serrinha – BA
Organização: Escola Jardim Girassol
Data e horário: 21 de maio de 2017, das 08h às 12h
Descrição
Vamos para a praça – Neste dia, iremos ocupar um praça com a participação das crianças da escola e seus pais. Serão oferecidos brinquedos, como corda, bambolê e peteca, para todos na praça. Vamos com cartazes, para divulgar a proposta da Aliança na Semana Mundial do Brincar. Já realizamos uma roda de conversa na escola também sobre a infância.
Local: Praça Morena Bela

CEARÁ

Município: Acaraú – CE
Organização: Instituto da Infância – IFAN
Data e horário: 23 a 30 de maio de 2017, nos períodos da manhã e da tarde
Descrição

Projeto “ELO de Saberes: construindo competências” promoverá atividades em cinco comunidades: Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro, Santa e Fé e na Sede de Acaraú, com brincadeiras e jogos ao ar livre, com a participação de crianças e famílias. Um exemplo são as turmas do Estação do Brincar, onde as monitoras elaboram piqueniques com crianças e famílias nas pracinhas de cada comunidade e, além da convivência familiar e comunitária, o direito ao brincar será a luz do momento. As famílias estarão acompanhando as crianças e, mais que isso, brincando junto, sobretudo mediando algumas brincadeiras populares.
23/05/2017 – Local: Lagoa do Carneiro – 14h às 16h –  Atividade lúdica com crianças no Parque Infantil da Comunidade
24/05/2017 – Locais: Outra Banda, Lagoa do Carneiro e Juritianha – 7h às 9h – Piquenique com famílias e crianças do projeto na Praça do Largo do Poeta, Praça da Lagoa do Carneiro e Praça da Matriz
24.05 – Projeto Praça da Bailarina – 14h às 17h – Atividade lúdica com brincadeiras e jogos populares com famílias e crianças do projeto Praça da Bailarina
25/05/2017 – Laicais: Paulo VI (no Campo da Comunidade), das 8h às 9h30; Outra Banda (na Praça do Largo do Poeta), das 14h às 16h; e Sítio Buriti (na Praça), das 15h às 17h – Atividades lúdicas com brincadeiras e jogos populares, Piquenique, com famílias e crianças do projeto

Município: Fortaleza – CE
Organização: CEI Mário Quintana
Data e horário: 24 de maio de 2017, às 09h30
Descrição
Diversas brincadeiras envolvendo os elementos água e terra.
Local: Ambiente do gramado, no CEI Mário Quintana

Município: Fortaleza – CE
Organização: Instituto da Infância – IFAN
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2016
Descrição

Em Fortaleza, o Projeto Atitude Legal promove atividades envolvendo crianças com idades entre 2 e 12 anos, nos espaços físicos das Escolas Municipais Edilson Pinheiro e Castelo de Castro e no Conselho Comunitário de Ações Sociais do Conjunto Vila Velha II (CIS). Durante esta semana, todas as atividades propõem sensibilizar pais, educadores e os responsáveis pelas crianças sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. A culminância será na sexta-feira, dia 26 de maio, na Praça Pública do Vila Velha, onde serão realizados circuitos de brincadeiras, piquenique e outras atividades envolvendo as crianças do Projeto Atitude Legal e seus familiares.
Local: dia 26 de maio, na Praça Pública do Bairro Vila Velha, em Fortaleza

Município: Fortaleza – CE, com ações em Juazeiro do Norte, Crato, Caririaçu, Granjeiro, Itaitinga, Ibicuitinga, Missão Velha e Jardim – CE
Organização: Programa Mais Infância Ceará
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Descrição

O Programa Mais Infância Ceará é um programa de governo estruturado em três pilares: tempo de crescer, tempo de brincar e tempo de aprender, onde o pilar tempo de brincar foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. Por isso, está construindo e revitalizando espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Estamos fazendo ações comemorativas para a Semana Mundial do Brincar, no Espaço Mais Infância, localizado em Fortaleza, e nas brinquedopraças dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Caririaçu, Granjeiro, Itaitinga, Ibicuitinga, Missão Velha e Jardim.

Município: Juazeiro do Norte – CE
Organização: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho
Data e horário: 25 e 26 de maio de 2017, às 17h
Descrição

B
rincadeiras tradicionais, teatro, contação de histórias, cultura popular, oficina: “A importância do brinquedo e do brincar”, aulas de música folclórica, capoeira, piquenique literário, pintura de rosto, oficina de brinquedos a partir de materiais recicláveis.
Local: Brinquedoteca da Praça José Geraldo da Cruz

Município: Viçosa do Ceará – CE
Organização: Stúdio Artístico Jordeana Araujo
Data e horário: Durante a SMB 2017, nos períodos da manhã e da tarde
Descrição

Semana com muitas atividades: musicalização, resgate de brincadeiras antigas, cantigas de roda, gincana, banho de mangueira, teatro, etc.

 

DISTRITO FEDERAL

Município: Brasília – DF
Organização: Curumim Cultural
Data e horário: Dias 20, 21, 27 e 28 de maio, das 09 às 17h
Descrição
Vamos realizar
atividades de resgate e promoção de brinquedos artesanais (dos antigos em especial), jogos e brincadeiras tradicionais e de rua. Entre tantos, você pode brincar com: carrinho de rolimã, bete, queimada, biloca (bolinha de gude), ping pong, pique bandeirinha, pião, carrinho de lata, pé de lata, biloquê, amarelinha, golzinho, corrida de tampinhas, futebol de dedos, jogo do percurso, jogo da velha, adedonha, etc. Toda programação é gratuita.
Local: QS 604, no Estacionamento da Escola Classe 604 de Samambaia

 

Município: Brasília – DF
Organização: Lúdica
Data e horário:
21 a 28 de maio de 2017
Descrição
21 de maio: 10h – Brincadeiras de rua para despertar os ritmos encantados;  11h – Trupe Animarte – pinturas de rosto, na perna no braço. Criação com balão, oficinas de bolhas, apoio musical da galera do Buraco do Jazz. Local: Eixão 214 Sul – Brasília/DF
22 de maio: 19h – Palestra “A importância do brincar na primeira infância” com Vanda Amaro, Pedagoga especialista na pedagogia Waldorf e Extralesson. Local: Escola Vivendo e Aprendendo – 604 N
23
de maio: 8h às 12h e 19h às 22h – Palestra “Mulheres, maternidade e os direitos das crianças”. Local: UnB – Faculdade de Direito – Auditório
24 de maio: 18h30 – Exibição do filme “Território do Brincar” e roda de conversa com:  Sila Marisa – professora de português; Ana Carina Cohen – pedagoga com especialização em pedagogia Waldorf; Amaíza Ferreira – pedagoga com especialização em pedagogia Waldorf. Local: Escola Moara – 703 N
25 de maio: 14h – Roda de Conversa “Brincadeira diferente?” – Jogos e brincadeiras para crianças com deficiência física e/ou intelectual (Vagas limitadas);  18h30 – Palestra “A importância do brincar no desenvolvimento infantil” com Priscila Peres – Neuropedagoga. Local: Lúdica – 215 N bloco D loja 55
26 de maio: a partir das 15h – “Brincando na casa de paternidade”- contação de história com Mariana Campelo (História no Parque) Musicalização Tio Anderson do Panderolê  Brincadeiras não estruturadas com Carla Guiri (Brincante). Local: Centro de Desenvolvimento da Criança-Estrutural
26 de maio – O dia todo brincadeiras com Jardim de Infância da 303 Sul. Local: Parque Ana Lídia
27 de maio:  10h – Yoga com Marcelle Lago; 10h30 – Contação de história com Histórias no Parque; 14h – Musicalização com Panderolê; 16h – Palestra “O que a criança precisa para brincar de verdade” com Anja Kamp. Local: Árvore Crochetada na 215 N
27 de maio: 14h às 17h -Tarde do brincar com atividades previstas para diferentes faixa etárias e roda de conversa sobre o brincar para pais. Local: sala interna e pátio externo do Espaço Cultural Armazém Coletivo Elza
28 maio: a partir das 10h30 – “O brincar não pode parar”  10h30 – Feira de troca de brinquedos;  11h – Brincadeiras tradicionais com Carla Guiri (Brincante). Local: CCBB

 

Município: Brasília – DF
Organização: Miri Piri Brasília
Data e horário: 25 de maio de 2017, das 15h30 às 17h30
Descrição
Nosso proposta é convidar a comunidade escolar, pais, familiares, alunos e professores para uma linda tarde de brincadeira. Começaremos as atividades com um gostoso piquenique e depois a ideia é brincar muito com uma gostosa Brincadeira de Roda, com cantigas e jogos interativos, onde crianças e adultos vão rodopiar, pular, cantar, esconder e se divertir muito juntos.
Local: Miri Piri Brasília – Lago Sul

 

ESPÍRITO SANTO

Município: Vitória – ES
Organização: Instituto João XXIII
Data e horário: 24 e 25 de maio de 2017, das 14h às 17h
Descrição
Horta, brincadeiras de amarelinha, peteca, corda, contação de histórias, modelagem com jornal, elástico, brincadeiras com bola.
Local: Rua Professora Anizia Correa Rocha, 131, Consolação, Vitória / ES

 

Organização: Vale S.A
Descrição
EFVM Vagão Cultural | 19 e 20 de maio de 2017 | Abrindo a Semana Mundial do Brincar da Vale
8h30 – Mobilização com personagens caracterizados pelo vagão
9h-9h50 – Cine (Território do Brincar)
10h-10h50 – Oficina de Contação de Histórias
11h-11h50 – Oficina de Som
12h-12h50 – Oficina de Tudo é Brinquedo
13h-14h – Horário do Almoço
14h30 – Mobilização com personagens caracterizados pelo vagão
15h-15h50 – Cine (Território do Brincar)
16h-16h50 – Oficina de Contação de Histórias
17h-17h50 – Oficina de Tudo é Brinquedo
18h-18h50 – Oficina de Som

Parque Botânico Vale | 21 de maio
10h – Abertura Oficial “A Vale na Semana Mundial do Brincar”
(Sessão às 10h e às 11h) Cine Pipoca com Guaraná “O Território do Brincar” Mediação “O brincar e o desenvolvimento Infantil”
16h – Apresentação Musical No Seu Abracinho
08h às 17h – O tempo de contar histórias!
Meu pé de quê? – Espalhar livros pelas árvores do Parque estimulando a leitura
Circula livro – Distribuição de livros pelas áreas do Parque estimulando a leitura e a troca de livros
Mediadores de Leitura – Mediadores caracterizados de personagens infantis abordando os visitantes e fazendo a contação de pequenas histórias
08h às 17h – O tempo de contemplar a natureza!
10h, 11h, 14h e 15h – Trilha Guiada à Mata Atlântica (20 inscritos* por trilha)
10h e 16h – Oficina Explorando os Sentidos (20 inscritos* por oficina)
08h às 17h – É tempo de brincar! (pensar na criação de um ambiente lúdico)
Resgate de diversas brincadeiras tradicionais de infância – amarelinha, bola de sabão, elástico, bolinha de gude, peão, pular corda brincadeiras coletivas, pintura em rosto

Museu Vale | 23 de maio a 11 de junho
Exposição Simples Brincar
Uma exposição interativa, na qual os brinquedos podem ser tocados e explorados. Produzida com brinquedos que remetem a uma infância simples, menos urbana e que lembra outras épocas e outros lugares. Esta exposição-experiência pretende estimular as crianças a descobrirem que para brincar só precisa de imaginação, além de convidar adultos a revisitarem uma infância esquecida no tempo e no espaço.
A exposição está dividida em seis cantos de brincadeiras, organizados para proporcionar uma experiência que o púbico não costuma viver na sua rotina diária: 1. Brincadeiras de rua; 2. Teatro; 3. Carrinhos; 4. Casinha; 5. Faz de conta; 6. Tanque de areia.

Parque Botânico | 25 e 26 de maio
Workshop com Educadores “O Brincar, a Montagem e Funcionamento de Espaços Lúdicos” (Casa do Brincar – São Paulo)
24/05 – 08 às 11h30 e 13h30 às 17h
25/05 – 08 às 11h30 e 13h30 às 17h

Parque Botânico Vale | 27 de maio
08h às 17h – O tempo de contemplar a natureza!
10h, 11h, 14h e 15h – Trilha Guiada à Mata Atlântica (20 inscritos* por trilha)
10h e 16h – Oficina Explorando os Sentidos (20 inscritos* por oficina)
08h às 17h – É tempo de brincar!
Mediadores caracterizados espalhados pelo Parque estimulando diversas brincadeiras de infância – elástico, bambolê, pula corda, amarelinha, bola de sabão, pintura no rosto!
14h às 16h – O tempo de interagir! (2 rodadas x 50 minutos)
Oficina Amar É de Música
Oficina Amar É de Contação de Histórias
Oficina Amar É de Brinquedos Criativos
Oficina Amar É Brincando com Lego
14h30 às 15h30 – Apresentação Musical No Seu Abracinho
16h – Apresentação Circense Circo Volante | Sem Refresco

Parque Botânico Vale | 28 de maio
08h às 17h – O tempo de contemplar a natureza!
10h, 11h, 14h e 15h – Trilha Guiada à Mata Atlântica (20 inscritos* por trilha)
10h e 16h – Oficina Explorando os Sentidos (20 inscritos* por oficina)
08h às 17h – É tempo de brincar!
Mediadores caracterizados espalhados pelo Parque estimulando diversas brincadeiras de infância – elástico, bambolê, pula corda, amarelinha, bola de sabão, pintura no rosto!
11h – Apresentação Circense Circo Volante | Sem Refresco
14h às 16h – O tempo de interagir! (2 rodadas x 50 minutos)
Oficina Amar É de Música
Oficina Amar É de Contação de Histórias
Oficina Amar É de Brinquedos Criativos
Oficina Amar É Brincando com Lego

* Atividades com vagas limitadas: as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: comunidades.es@vale.com

 

GOIÁS

Município: Goiânia – GO
Organização: Bebêzaria
Data e horário: 28 de maio de 2017, às 9h
Descrição

Pé de livro,
Brincadeiras e Pinturas no parque. 
Local:
Parque Areião, Setor Pedro Ludovico

 

MARANHÃO

Município: Caxias – MA, com programação em Aldeias Altas e São João Sóter
Data e horário: 22, 24 e 26 de maio de 2017
Descrição

22/05, das 8h às 12h – Mesa Redonda Interativa. Tema: “O Brincar e a formação do professor”. Profª Ms. Cleia Maria Lima Azevedo, Profª Ms Maria Lourdene Paula Costa
24/05. Caravana do brincar. Cidades: Caxias (Escolas da Rede Municipal de Caxias) e São João Sóter.
26/05/06 – Caravana do brincar. Cidade: Aldeias Altas.

Município: São João do Sóter – MA
Organização: Secretaria Municipal de Educação de São João do Sóter
Data e horário: 29 de maio a 01 de junho de 2017, nos turnos matutino e vespertino
Descrição

Socialização das atividades para toda a equipe das instituições, com momentos organizados na rotina escolar, para brincar, com a participação da equipe institucional (gestores, coordenadores, professores e apoio) e envolvimento de pais e da comunidade. Brincadeiras tradicionais e outras, selecionar e confeccionar brinquedos para brincar juntos – equipe e crianças; Estabelecer parceria com as famílias e definir horários na instituição para tragam brincadeiras, brinquedos e jogos de casa para brincar com a equipe. Atividades a serem trabalhadas: Construção de jogos. Exemplos: jogos de percurso, trilha, dama, pega-vareta, memória, bingos, boliche numerado, pescaria, dominó, jogo da velha, futebol de mesa, jogo de botão, jogo de pedrinhas, 5 Marias, quebra-cabeça, bolinha de gude, etc; Confecção de brinquedos: equipes responsáveis irão confeccionar brinquedos de materiais acessíveis e de fácil construção, permitindo a participação das crianças no processo de construção; Brincadeiras tradicionais: organização deste espaço para brincar com as crianças, estimulando a diversão. Sugestões de brincadeiras de movimentos que envolvam corpo, dança, inserção de algum objeto na brincadeira, brincadeiras de circuitos para que as crianças possam percorrer, explorando o espaço de diferentes maneiras.
Locais: Instituições de educação infantil e ensino fundamental

Município: São Luís – MA
Organização: Cia Chegança Circo Teatro
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 9h às 12h
Descrição: contação de histórias, brincadeiras recreativas como: pula corda, jogo da velha humano, corrida de saco, corrida do limão na colher e jogos com bola.
Local:UE Cidade de São José de Ribamar / CAIC – Bairro São Raimundo – São José de Ribamar – Maranhão

 

Município: São Luís – MA
Organização: Rede Leitora Ler pra Valer
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 08h às 10h
Descrição
Contação de histórias, pintura de rosto, brincadeiras populares, dinâmicas literárias, oficinas, entre outras atividades.
Local: Largo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Bairro Vila Conceição-Coroadinho

 

MATO GROSSO

Município: Cuiabá – MT
Organização:
HALUARES Educação Infantil
Data e horário: 21 a 26 de maio de 2017
Descrição
Na Escola: Vivência do brincar no Lar – As crianças escolhem junto com seus pais materiais e objetos que podem trazer para a Escola. E durante a Semana do Brincar, todos compartilham. Assim os pais também aprendem que os filhos podem e devem brincar livremente e com criatividade a partir do que tem em casa. Jogos e canções infantis nacionais, internacionais e regionais são trazidos e apresentados, ampliando as vivências do brincar infantil. 
– No Parque: Temos um belíssimo Parque Ecológico ao lado da Escola. Nessa semana, escolhemos um dia para irmos caminhando com as crianças e lá dividimos o tempo em três partes. 1- Caminhada para vivenciarmos os pássaros, cotias, saguis e peixinhos. 2- Brincar livre com folhas, galhos, pedras… 3- Dirigir algumas brincadeiras, terminamos essa vivência com um delicioso piquenique.
Locais: HALUARES Educação Infantil e Parque Mãe Bonifácia

 

Município: Tangará da Serra – MT
Organização:
CME Jesu Pimenta de Sousa
Data e horário: 22 a 27 de maio de 2017
Descrição
22/05 – Visita e interação, fanfarra Apae e alunos
23/05 – Cantinhos na área externa e pintura coletiva de muros
24/05 – Circuito interativo (cinema, massinha, musica, brinquedos) 
25/05 – Gincana  e acadêmicos da faculdade em interação com as turmas
26/05 – Contação de história coletiva Professora “Cassandra”
27/05 – Soltando pipa com as família, na Vila Olímpica
Local: CME Jesu Pimenta de Sousa

 

MATO GROSSO DO SUL

Município: Campo Grande – MS
Organização: Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 13h às 17h
Descrição

A
Biblioteca estará aberta para atendimento, das 08h às 17h. A partir das 13h: Contação de Historia; Pintura de desenhos; Jogo da velha; Dominó; Gibiteca; Emilia Musical.
Local: Rua Francisco Cândido Xavier, s/n

Município: Campo Grande – MS
Organização: Núcleo Aliança pela Infância de Campo Grande
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 13h às 17h
Descrição
Tarde de Lazer e VII Deixa Brincar. “Deixa Brincar” é uma grande feira de brinquedos e brincadeiras. Várias atividades serão oferecidas: – Brincadeiras; – Feira de troca de brinquedos; – Apresentação de dança, teatro e palhaços.
Local:
Horto Florestal – Campo Grande

Município: Campo Grande – MS
Organização: Projeto Labinter (UCDB)
Data e horário: 24 a 27 de maio de 2017
Descrição

Momentos de Contação de Histórias. Pintura facial. Escultura em balões. Brincadeiras tradicionais. Datas, horários e locais:
24/05/2017 – 20h30min às 21h – UCDB: Avenida Tamandaré, 6000, Bloco A
25/05/2017 – período matutino – Tia Eva
26/05/2017 – 20h30min às 21h – UCDB: Avenida Tamandaré, 6000, Bloco A
27/05/2017 – 13h às 17h – Horto Florestal: Avenida Fernando Corrêa da Costa, s/nº

 

Município: Ribas do Rio Pardo – MS
Organização: Conselho Municipal de Educação de Ribas do Rio Pardo
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Descrição
A Semana do Brincar será realizada em parceria com as escolas municipais e estaduais. Haverá atividades ao ar livre e brincadeiras variadas, para estimular a coordenação motora, a criatividade e o convívio social.
Local: As atividades serão realizadas em todas as escolas municipais e estaduais do município

 

Município: Três Lagoas – MS
Organização: Fórum Regional de Educação Infantil da Costa Leste
Data e horário: 22 a 25 de maio, no período noturno; 28 de maio, das 8h às 11h.
Descrição
1. Oficina de Brincadeiras Clássicas – Ministrante Alenir Pereira de Melo.  2. Atividades nos Centros de Educação Infantil e Escolas da rede Municipal de Educação de Três Lagoas e Paranaíba, MS.  3. Atividades de brincadeiras nos corredores da UFMS no período noturno de 22 a 25 de maio – curso de Pedagogia.  4. Confecção de artefatos lúdicos – curso de Pedagogia/UNICESUMAR.  5. Palestra sobre o dia do brincar para acadêmicos/as do curso de Pedagogia – Pólo UNIGRAN de Três Lagoas.  6. Atividades com as crianças dos Projetos da Secretaria de Assistência Social de Três Lagoas.  7. A culminância do Projeto no dia 28/05 com o Dia Mundial do Brincar, com várias atividades monitoradas por pessoas parceiras do Fórum, da 8h às 11h, na Lagoa Maior de Três Lagoas.

 

MINAS GERAIS

Município: Araguari – MG
Organização: Instituto Master de Educação Presidente Antônio Carlos
Data e horário: 22 a 26 de maio, das 20h30 às 21h15
Descrição
A partir desses estudos das alunas do Curso de Pedagogia a proposta é promover um tempo de brincar para os alunos dos cursos de graduação na instituição. Durante uma semana no intervalo, resgataremos as brincadeiras que fizeram parte da infância:  1º dia: Jogos: dama, dominó, torrinha, forca, jogo da velha, memória, varetas, xadrez  2º dia: Amarelinha, corda, bambolê, baliza ou 5 marias, elástico, bolha de sabão.  3ª dia: Brincadeiras de rodas e brincadeiras cantadas  4º dia: Gincana ( corrida do ovo, corrida do saco, torta na cara, bexiga com água)  5º dia: Exploração pelas artes ( pintura, argila, colagem).
Local: Imepac – Araguari. Av. Minas Gerais, 285 – Araguari – MG

Município: Belo Horizonte – MG
Organização: Aldeia Jabuticaba
Data e horário: 21 e 27 de maio de 2017
Descrição
– 21 de maio, a partir das 10h  – Leitura ao pé da Árvore  – Intervenção sensorial com a Lúdica Festas  – Pintura de Sopro – oficina com a Trakinagem  – Cantigas de roda com a Aldeia Jabuticaba  – Jogo da Memória com o Pepo  – Espaço de piquenique com a Brincar lá fora  – Brinquedoteca com a Traquitana  – Música de Brincar – oficina com a Pé de Moleque    Apresentações  10h30 às 11h – Circo Marimbondo Show com Bianca Luar e Mark Ribeiro  11h30 às 12h – “A Bonequinha Preta – Histórias para cantar e brincar!” com o Quintal da Guegué.
Local: Parque Renato Azeredo – R. José Cleto, s/n – Palmares

– 21 de maio, das 9h30 às 11h – Brincadeiras de Quintal – A atividade é gratuita, limitada a 30 crianças, por ordem de chegada.  Após seu início não é garantida a participação, em virtude da quantidade de material disponibilizado.
Local:Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima

– 27 de maio, das 14h às 16h: Rá Ré Ri Ró Rua  O Rá Ré Ri Ró Rua é um projeto que incentiva a ocupação dos espaços públicos pelas crianças, resgatando a cultura das brincadeiras de rua e incentivando a criação de espaços de convivência, desenvolvimento e brincadeira para o publico infantil de forma gratuita e saudável. O projeto promove o encontro entre gerações onde adultos e crianças brincam juntos e compartilham experiências e saberes, exercitam a troca e estabelecem afetos.    Das 16h às 17h: Oficina de “Ratinho Voador”.
Local: Instituto O Pequeno Pajé

– 27 de maio, das 14h às 15h: Livroteca + Músico Pai    Das 16h às 17h: Feira de troca de livros e brinquedos  Evento que tem como objetivo promover o contato das crianças com a literatura infantil, incentivando a criatividade, a ludicidade e a imaginação, além de aproximar as famílias através da vivência em conjunto.
Local: Parque Renato Azeredo – R. José Cleto, s/n – Palmares.

– 27 de maio, das 14h às 17h: Instalação “Pequenos Construtores”  Objetos, blocos, caixas, tecidos para as crianças montarem, desmontarem, criarem e recriarem, estimulando a imaginação e a criatividade, criando cenários para brincar à partir de materiais simples e não estruturados.    17h: Show com a banda “Pá Tum Pléin”.
Local: Aldeia Jabuticaba

– 27 de maio  – Uma Tarde no Museu – MM Gerdau, das 14h às 18h
Local: Museu das Minas e do Metal – Alameda da Educação, s/ numero, Praça da Liberdade

 

Município: Belo Horizonte – MG
Organização: Na Pracinha
Data e horário: 21 de maio de 2017, das 10h às 12h
Descrição
30º Encontro Na Pracinha – Encontro que promove a ocupação dos espaços públicos através do brincar. São oferecidas brincadeiras tradicionais, atividades recreativas e artísticas, contação de histórias e brincadeiras cantadas.
Local: Parque Renato Azeredo. Rua José Cleto, 601 – Palmares

 

Município: Belo Horizonte – MG
Organização: Museu do Brinquedo
Data e horário: 27 de maio (sábado) de 2017, das 15h às 18h
Descrição
Oficinas de construção de brinquedos – Com materiais reciclados, iremos construir bumerangue, espada e chapéu de soldado, instrumentos musicais, peteca, pião de jornal, barangandão e ainda fazer lindos desenhos.  Oficina Lacre do Bem – confeccionar acessórios como colares, pulseiras e tiaras de lacres de latinhas de alumínio, a partir da técnica de tecer com cordões de malha e colares de cápsulas de café.  Oficina de Bambolê – A proposta desta oficina é estimular a coletividade, a alegria e o reconhecimento do potencial de movimento do corpo através do brinquedo Bambolê. Para inspirar, o Coletivo Bambolíricas fará uma apresentação da Bambo Dança.  Brinquedos tradicionais e Brincadeiras – Variados brinquedos como perna-de-lata, perna-de-pau, corda, telefone de lata, elástico, diabolô estarão à disposição das crianças e dos adultos, que também poderão participar de uma divertida Gincana com Corrida do Saco, Corria da Minhoca, Corrida do Ovo, Dança da laranja, Futebol de Pano e variadas brincadeiras cantadas.  Asfalto que vira jardim e Espaço para Piquenique e leitura – Quem quiser fazer um delicioso piquenique, basta levar uma cesta cheia de gostosuras, para saborear num cantinho reservado para descansar, se alimentar, ler livros e revistinhas e bater um papo com os amigos.  Neste mesmo dia, o Museu dos Brinquedos também funcionará com exposição de brinquedos, brinquedoteca e pátio.
Local: Quarteirão fechado da rua Cláudio Manoel, entre a rua Professor Moraes e avenida Getúlio Vargas, no bairro Funcionários

Município: Belo Horizonte – MG
Organização: Trupe Conta Conto
Data e horário: Dia 21 de maio de 2017, a partir das 10h
Descrição
Vamos fazer um momento de histórias, brincadeiras e cirandas de roda.
Local: Parque Municipal de Belo Horizonte. Av. Afonso Pena, 1377 – Centro. Em frente ao teatro Francisco Nunes

 

Município: Betim – MG
Organização: Escola Bem Integral
Data e horário: Durante o mês de setembro
Descrição

Brinquedos e brincadeiras.
Locais:
Núcleos da Escola Bem Integral de Betim

 

Município: Carmo da Cachoeira – MG
Organização: Núcleo da Aliança pela Infância – Carmo da Cachoeira
Data e horário: 20 de maio de 2017, das 9h às 11h30
Descrição
Semeando Nova Vida – Atividades lúdicas para crianças e jovens. Participação da Oficina de Brinquedos do Projeto Voluntários Brincantes. Oficina de confecção de brinquedos. Música  – Brincadeiras  – Exibição de filmes  – Desenho, pintura e artes manuais. E pipoca!
Local: Escola Profa. Wanderleya Aparecida do Prado Nascimento – Rua Nilo Junqueira, 72 São José Operário

 

Município: Juiz de Fora – MG
Organização: Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias – FACED/UFJF
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Descrição
A Semana do Brincar – “O Brincar que Encanta o Tempo”, organizada pelo núcleo da Aliança local e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), será realizado entre os dias 21 e 28 de maio. A programação conta com palestras, oficinas, atividades lúdicas, tudo gratuitamente e aberto a comunidade. Confira a programação completa clicando aqui!

 

Município: Lavras – MG
Organização: FORPEDI / DED – Universidade Federal de Lavras
Data e horário: 23 de maio de 2017
Descrição
Será realizada oficina com professores e futuros professores, ainda no curso de formação em Pedagogia e demais licenciaturas, a fim de discutir o tema “Formação de professores comprometida com os diferentes brincares”. Serão propostas vivências e experiências com os brincares com o intuito não só de despertar a ação lúdica inerente aos seres humanos, mas também com o objetivo de resgatar os brincares da nossa infância. Acreditamos que trata-se de um movimento importante na formação de professores e desejamos que possam replicar e criar novas experiências afetas ao brincar com seus alunos ou futuros alunos com vistas à qualificação e promoção de tempos, vivências e espaço para o desenvolvimento da infância — afinal, brincar é coisa séria!
Local: Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais

 

Município: Montes Claros – MG
Organização: Grupo de Organização da Semana Mundial do Brincar 2017 em Montes Claros
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Descrição
21/05 – Domingo: Brincando na Praça. Das 8h às 12h, na Praça da Matriz.
22/05 – Segunda-Feira: Mesa de abertura com o tema “A Importância do Brincar Livre para as Crianças”. Das 19h30 às 21h, local a confirmar.
23/05 – Terça-Feira: Roda de resgate de brincadeiras antigas. Das 14h às 17h, no Parque das Mangueiras.
24 a 26/05 – Quarta-Feira: Poesia de Brincar. Divulgação em Escolas de Montes Claros.
27/05 – Sábado: Cinema Comentado. Exibição do documentário “Território do Brincar”. Às 19h, no Centro Cultural Dr. Hermes de Paula
28/05 – Domingo: Brincando no Parque. Das 08h30 às 17h, no Parque Municipal Milton Prates.

 

Município: Nova Lima – MG
Organização: Instituto CRESCE
Data e horário: 22/05, das 9h às11h; 25/05, das 8h às 10h30; 27/05, das 9h às 11h
Descrição
22/05, 09h às 11h — Brincadeiras e oficinas com os alunos da Escola Municipal Cesar Rodrigues. Obs. Esta atividade será restrita aos alunos da escola. 
25/05, 08h às 10h30 — O Instituto CRESCE recebe, em nossa sede, os alunos da Casa do Jardim, para uma manha de brincadeiras e oficinas. Atividade aberta para crianças da comunidade também.
27/05, 09h às 11h — Oficina lúdica de culinária saudável e brincadeiras de rua. Atividade aberta para crianças da comunidade e entorno.
Local: Instituto CRESCE — Rua Himalaia, 59 – Vale do Sol

Município: São Sebastião do Paraíso – MG
Organização: Meu Quintal – Lugar de Brincar
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 17h às 20h
Descrição

Brincadeiras tradicionais no Quintal. Troca de livros infantis. Música e Poesia.
Local: Rua Argemiro Rodrigues da Silva, 90.Parque das Andorinhas.

 

PARÁ

Município: Castanhal – PA
Organização: Projeto de Extensão universitária em Ludicidade Africana e Afro-brasileira, UFPA/Campus de Castanhal
Data e horário: 23 de maio de 2017, das 8h às 18h
Descrição
As ações ocorrerão no dia 23 de maio, em evento de uma dia todo. Pela manhã, acontecerá uma mesa de debate como o titulo: “O brincar em diferentes tempos e espaços: o encanto de aprender a viver e a conviver”. Pela parte, serão desenvolvidas atividades lúdicas, por meio de uma oficina de jogos livres e pela experimentação de um tabuleiro gigante de Sente, no qual os próprios participantes serão os peões do jogo. O dia se encerrará com uma apresentação musical e uma ciranda coletiva.
Local: Campus Universitário de Castanhal. Av. dos Universitários, s/n – Jaderlândia, Castanhal – PA, 68746-630

 

PARAÍBA

Município: João Pessoa – PB
Organização: Escola Jardim Alumiar
Data e horário: 21 de maio de 2017, das 9h às 13h
Descrição
Será realizado, no jardim da escola Jardim Alumiar, um resgate a brincadeiras antigas, em que os pais irão desenvolver o brincar com os filhos. Atividades como: cantiga de roda, amarelinha, peteca, peão, pula corda, subir em árvore, etc.
Local: Rua Adalgiza Camilo, 101, Ponta do Seixas

 

Município: João Pessoa – PB
Organização: ONG Casa Pequeno Davi
Data e horário: 24 de maio de 2017, das 9:00 às 11:00; e 25 de maio de 2017, das 14:00 às 16:30
Descrição
Será realizada contação de histórias, pintura de aquarela, brincadeiras com bolinhas de sabão e brincadeiras livres.
Local:Casa Pequeno Davi. Rua: João Ramalho, n°195

 

PARANÁ

Município: Curitiba – PR
Organização: Aliança Pela Infância – Núcleo de Curitiba
Data e horário: 22, 23, 25, 26 e 27 de maio de 2017
Descrição

Contação de histórias em quatro CMEIS de Campo Magro. Um dia de brincadeiras, jogos, teatro de fantoches e pintura que alunos do 9o. ano da escola Waldorf Turmalina, de Curitiba, que vão oferecer para todos os alunos da escola municipal Bom Pastor (Pré até 5a série). Uma tarde aberta para a comunidade do bairro Bom Pastor com oficinas, brincadeiras, música e contação de causos. Datas e horários:
22/05, 8h30 às 10h45;
23/05, das 14h30 às 16h;
25/05, das 14h30 às 16h;
26/05, das 8h30 às 10h45; 26/05, das 8h às 16h;
27/05, das 14h às 18h.
Local: Rua Siqueira Campos, s/n, Campo Magro, CEP 83535-000

Município: Curitiba – PR
Organização:
BeaBrincar
Data e horário: 22 a 26 de maio, no horário do atendimento terapêutico de cada criança
Descrição
Realizamos atendimento terapêutico com crianças até 10 anos com a Psicomotricidade Relacional. Na semana de 22 a 26 de maio, na sede de Curitiba e na filial em São José dos Pinhais, acontecerá o “Brincar com amigo”, em que cada criança poderá trazer um amigo para o brincar terapêutico.
Local: R. Teixeira Coelho, 262 – Batel, Curitiba – PR

 

Município: Curitiba – PR
Organização: Casinha Feliz Educação Infantil
Data e horário: 25 de maio de 2017, durante toda a tarde
Descrição
Faremos territórios do brincar com varias estações, contendo materiais não estruturados e de largo alcance.
Local: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1677

 

Município: Curitiba – PR
Organização: EM Joaquim Távora
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, no período da tarde
Descrição
22/05: Brincadeiras tradicionais de roda, amarelinha, caçador e enfeitiçado.
23/05: Oficina de bolinhas de malabares confeccionadas com balão e painço, em seguida brincar de fazer malabares com o material confeccionado.
24/05: Brincar no entorno da escola, na cancha de areia da praça; neste espaço, as crianças irão jogar bola, jogar bolinha de gude e brincar com bambolês.
25/05: O espaço externo da escola será preparado para as brincadeira de correr, saltar, se equilibrar no slackline e andar de pernas de pau. Nesta data, os familiares das crianças da turma do Pré serão convidados a vir brincar com elas.
26/05: Dia de brincar de Super heróis, heroínas, fadas entre outros. Nesta data, poderão vir fantasiados para escola. No pátio, serão ofertados materiais e algumas propostas de brincadeiras, dentre elas bolinha de sabão.
Locais: Escola – Rua Angelina Turesso Cavalim n° 90 / Praça nas proximidades da escola – Rua Padre Landel de Moura. Ambosendereços ficam no conjunto Oswaldo Cruz II, Bairro Cidade Industrial de Curitiba

 

Município: Curitiba – PR
Organização: Escola Municipal Nivaldo Braga
Data e horário: 24 de maio de 2017, às 16h20
Descrição
Momento de Integração com Canto de Interesse, entre a turma do pré e as turmas de primeiros anos da Escola.
Local: No pátio externo da Escola. Rua João Soares Barcelos, 3400

 

Município: Curitiba – PR
Organização: Escola Municipal CEI do Expedicionário
Data e horário: 24 de maio de 2017, às 15h30
Descrição
Integração com as famílias, valorizando os cantos de atividades diversificadas em ambientes externos e, ainda, o brincar entre pais e filhos. Exemplos: soltar pipa, peteca, pular corda, pular elástico, amarelinha, brincadeiras de faz-de-conta com casinha, fantasias e adereços, etc.
Local: Rua Baldur Magnus Grubba, 2303

 

Município: Curitiba – PR
Organização: Escola Municipal Darcy Ribeiro
Data e horário: 22, 24 e 25 de maio de 2017, das 15h40 às 16h40.
Descrição
Realizaremos em três dias: piquenique no pátio da escola; brincadeiras antigas coma  participação dos pais e/ou responsáveis; brincadeiras com objetos/materiais diferenciados, com os quais a criança pode criar (tecido, caixa de papelão, elástico, entre outros).
Local: Enette Dubard, 90, Tatuaquara

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Cajueio
Data e horário: 25 de maio de 2017
Descrição
Integração de famílias, crianças e professores, com cantos diversificados, na parte externa do CMEI.
Local: Rua João Laska, 124 – Campo Santana

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Ciro Frare
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Descrição
21/05 a 28/05: Olhar sensível para a Semana Mundial do Brincar, a criança como mobilizadora do adulto. Exposições de desenhos, fotos e vídeos das crianças em momentos da rotina no CMEI; Com a participação das crianças, montar cantos de atividades diversificadas no hall, para que as famílias possam brincar com elas na entrada ou saída — integração com as famílias.
21/05 a 28/05: Ampliar as experiências das crianças para que vivenciem suas infâncias com autonomia, valorizando seu conhecimento de mundo, seus gostos e desejos, de forma criativa, lúdica, respeitando sua Cultura, seu Tempo, seu Espaço e Materiais. Ampliar as brincadeiras através dos olhos das crianças: quais brinquedos e brincadeiras desejam para o espaço externo.
24/05: Workshop: “Brincar é coisa séria” – Mobilização do adulto, uma conversa com psicólogas.
27/05: Feijoada do Bem: Ação voluntária com o objetivo de revitalização do espaço externo do CMEI. 09/06/2017: Inauguração do espaço externo e integração com as família.
Local: CMEI Ciro Frare, Rua Maria Clara de Jesus, 165 – Ganchinho, Curitiba – PR

 

Município: Curitiba – PR
Organização: Centro Municipal de Educação Infantil Vila Verde II – Cidade Industrial de Curitiba
Data: 24 de maio de 2017
Descrição
Neste dia, pretendemos realizar a integração entre todas as crianças da instituição com os adultos e profissionais. O evento se dará no pátio externo, com pelo menos onze cantos de atividades diversificadas, quando estaremos propondo brincadeiras com jogos simbólicos.
Local: Centro Municipal de Educação Infantil Vila Verde II – Cidade Industrial de Curitiba

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Liberdade
Data e horário: 22 a 26 de maio, nos horários de entrada e saída; 23 e 25 de maio, das 9h45 às 10h30
Descrição

Vamos brincar? – Foram organizadas diversas brincadeiras no corredor de entrada da unidade e de acesso às salas, como: cama de gato, amarelinha, pista de carrinho, painel para desenho e obstáculos. Durante toda a semana (22 a 26/05), nos horários de entrada e saída das crianças (das 7h às 8h e das 17h às 18h), as famílias poderão brincar com as crianças, em cantinhos diversificados.
– Na terça-feira (23/05), no horário das 9h45 às 10h30, as crianças de todas as turmas irão brincar nos diferentes cantinhos (Salão de Beleza, Posto de Saúde, Bonecas, Oficina, etc.), organizados para e com as crianças.
– Na quinta-feira (25/05), no horário das 9h45 às 10h30, serão ofertadas diferentes brincadeiras infantis (brincadeiras de roda, dança da cadeira, volençol, cama de gato, amarelinha, etc.), para todas as crianças da unidade.
Local: CMEI Liberdade – Rua Rio Jarí, 1481 Bairro Alto – Curitiba – PR

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Miguel Arraes
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Descrição
De 21/05 a 28/05: Brincadeiras na rua e entorno do CMEI. Exemplos: Bets, bicicleta e caçador.
De 23/05 a 26/05: Painel sobre a Semana do Brincar, na entrada do CMEI, com exposições no corredor.
Local: Rua Márcio José Aboniski, 230

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Professora Lygia Carneiro
Data e horário: 26 de maio de 2017, às 16h30
Descrição

Serão realizadas diversas brincadeiras; as famílias serão convidadas a participar junto com as crianças.
Local:
Rua Daniel Cesário Pereira, 581, Santa Felicidade, Curitiba

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Uberlândia
Data e horário: de 21 a 28 de maio de 2017, nos períodos da manhã e da tarde
Descrição
Cada turma, do Berçário ao Pré 2, desenvolverão brincadeiras tradicionais, com material de largo alcance e cantadas com as crianças. Os pais serão convidados a participar de uma das propostas no último dia da semana. Cada professora se encarregará de registrar esse momento com as crianças.
Local: Rua Baldur Magnus Grubba, 2443 – Bairro Novo Mundo

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Ubatuba/Tambaú
Data e horário: 23 de maio de 2017, das 16h30 às 18h
Descrição
Na praça ao lado do CMEI, em parceria com as unidades educacionais próximas, vamos organizar o espaço para crianças e familiares com jogos com bola (futebol e vôlei), confecção de pipas com sacolas plásticas, amarelinha, bicicleta, patinete, skate, contação de histórias.
Local: Praça Gregório Piatkowski

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Moradias Gramados
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição

As ações foram planejadas em conjunto com o Conselho do CMEI e o Conselhinho composto pelas turmas de Pré II.
22/05 – tarde – Brincadeiras tradicionais e com palhaço
23/05 -manhã e tarde – Brincadeiras com bicicleta e motocas
24/05 – tarde – Integração para o brincar com as famílias e brinquedos da SMELJ
25/05 – manhã e tarde – Festa do pijama
26/05 – manhã e tarde – Dia do Brinquedo
Local: Rua Rua Pedro Zavaski, 1285, Pinheirinho

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Moradias Olinda
Data e horário: 22 de maio de 2017, às 16:30
Descrição
Serão realizados jogos e brincadeiras envolvendo crianças, familiares e professores.
Local: Rua Apucarana, 1065 – Bairro Sítio Cercado

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Caramuru
Data e horário: 18 de maio de 2017, às 15h30
Descrição
Neste dia, iremos envolver as famílias para brincar com seus filhos, na unidade.
Local: Rua Guiroku Gastão Ayabe, 150

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Demawe
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Descrição

Propostas: Resgate de brincadeiras da infância dos pais e brincadeiras folclóricas. Apresentar novas brincadeiras para ampliar o repertório do brincar de nossas crianças. Oficina de construção de brinquedos com materiais recicláveis. Novas propostas para cantos de atividades diversificadas. Propor e incentivar aos pais um momento do brincar em família no fim de semana, do qual as crianças possam trazer um relato, fotos e desenhos; organizar exposição dos mesmos. Mobilizar a equipe para confecção de um tapete sensorial para o berçário. Sensibilizar e promover uma reflexão como os professores sobre nossa pratica do brincar, a partir do vídeo documentário “Território da criança”.
22/05: Vivenciar brincadeiras de infância dos pais e brincadeiras folclóricas.
23/05: Brincadeiras cantadas. No pátio com a pedagoga cantará e tocará violão.
24/05: Integração com cantos diversificados. Momento de integração das crianças do Pré II do Cmei Demawe com as crianças da Escola Municipal Paranavaí.
25/05: Oficina construção de brinquedos com sucata.
26/05: Dia do brinquedo.
Local: CMEI Demawe

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Santa Amélia / Prefeitura de Curitiba – PR
Data e horário: 22 a 26 de maio, das 7h às 8h30; dia 26 de maio, das 16h às 18h
Descrição
Durante toda semana, será proposto que os familiares dediquem um tempo para brincar com seus filhos. O CMEI irá promover brincadeiras, no período da manhã, como: cantigas de roda e cantigas de mãos, pular elástico, jogar peteca, circuito divertido, brincadeiras com cordas, jogos de raciocínio lógico, tiro-alvo, boca do palhaço e boliche. Na sexta-feira, as crianças irão enviar para casa um convite, solicitando que as famílias venham ao CMEI mais cedo, por volta das 16h, para participar dos cantos de atividades diversificadas e oficinas, dirigidas dentro da sala de cada criança. Assim, os responsáveis poderão estar presentes na rotina da nossa unidade.
Local: CMEI Santa Amélia – Rua Fernando de Souza Costa, 375, Fazendinha

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Vila Leonice
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017, das 8h às 17h
Descrição
Durante esta semana, as crianças da turma de Pré II (4 e 5 anos) estarão levando para casa diversos jogos para brincar com os familiares.
Local: Rua David Bodziak, 828, Cachoeira – Curitiba

 

Município: Curitiba – PR
Organização: PMC – CMEI Moradias da Ordem
Data e horário: 24 de maio de 2017, às 10h
Descrição
No momento de integração entre as crianças de todas as turma, serão realizada diversas brincadeiras, como: jogos de tabuleiro; brincadeiras tradicionais (elástico, peteca, bolinhas de gude, etc.); jogos ao ar livre; brincadeiras com elementos da natureza; brinquedos diferenciados.
Local: Rua Jovenilson Américo de Oliveria, 867 – Bairro Tatuquara – Curitiba

 

Município: Curitiba – PR
Organização:
CMEI São Carlos
Data e horário: 24 de maio de 2017, no período da manhã
Descrição
As atividades serão em momento de integração, quando aproximadamente 130 crianças, com idades entre 1 ano e 7 meses até 5 anos, brincam e se socializam todas juntas. Para este momento, iremos propor brincadeiras que propiciem o jogo simbólico e faz de conta, atividades de movimento e de pensamento lógico matemático. Cantos de atividades diversificadas, como o de praia e casinha, jogos de tabuleiro, brincadeira de corda e amarelinha, farão parte deste momento.
Local: CMEI São Carlos. Rua Doutor Plínio Gonçalves Marques, Nº 150 Pinheirinho

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CEI Brilho do Sol
Data e horário: Durante a SMB 2017, nos períodos da manhã e da tarde
Descrição
Dia de bicicleta com pista; Dia das brincadeiras com bolas;  Dia da Brincadeiras com Cordas – elásticos;  Dia de momentos riscantes com diversos Suportes no espaço de educação.
Local: Na unidade de atendimento Educação Infantil

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Pantanal
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Segunda (22/05): Cama de gato na entrada das crianças no CMEI com os pais.
Terça (23/05): Pintura livre em tela com diversos riscantes.
Quarta (24/05): Cozinhando no quintas: atividade com inspiração no livro recomendado trazendo as famílias para a brincadeira.
Quinta (25/05): Cantos de brincadeiras simbólicas nas salas com os pais.
Sexta (26/05): Pipa na praça com as famílias convidadas.
Local: Rua Maria Marques de Camargo (Vila Pantanal), 240, Alto Boqueirão – Curitiba, Paraná

Município: Curitiba – PR
Organização: Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola
Data e horário: 21 a 28 de maio, das 13h às 17h; continua até junho de 2017
Descrição
Será confeccionada uma caixa itinerante com sugestões de brincadeiras e objetos como: corda, peteca, jogo das 5 marias, CD de música infantil, dobraduras, quebra-cabeça, livro de história infantil e caderno para registro com as famílias das brincadeiras. A caixa será apresentada às crianças do Pré B para conhecimento das brincadeiras. Durante a semana, a mesma será enviada para casa, onde os familiares irão explorar as brincadeiras e registrar no caderno este momento do brincar com seus filhos. A ação se inicia na semana de 21 a 28 de maio e terá continuidade no mês de junho.
Local: Na escola e na casa das crianças

 

Município: Curitiba – PR
Organização: E.M. Doutor Hamilton Calderari Leal
Data e horário: 24 de maio de 2017, quarta-feira, a partir das 10h
Descrição
Integração entre as três turmas dos Prés, nos CADs (Cantos de Atividades Diversificadas) no espaço externo das salas. As crianças terão livre acesso às brincadeiras dos CADs, sendo proporcionada a integração crianças x adultos. Os adultos participantes são professores, estagiários e demais profissionais.
Local: E.M. Doutor Hamilton Calderari Leal – Rua Victor Grycajuk, 121 A, São Miguel/Curitiba CEP 81452330

 

Município: Curitiba – PR
Organização: Escola Municipal Marumbi
Data e horário:  21 a 28 de maio de 2017
Descrição
Elaboramos um encaminhamento explicativo e com um espaço para as famílias juntamente com seus filhos desenharem as brincadeiras que os pais realizaram em sua infância. Após retorno do material, faremos uma roda de conversa com os alunos e eles irão demonstrar o que aprenderam no momento com a família. Faremos um mural de demonstração dos trabalhos e integração entre as turmas do Pré para que o repertório de cada turma aumente.
Local: Na residência de cada criança e na escola – Rua Francisco Licnerski, 50

 

Município: Curitiba – PR
Organização: E.M. Paranaguá
Data e horário: 24 de maio, às 10h e às 16h
Descrição
Soltar pipas construídas pelas próprias crianças. As crianças soltarão as pipas acompanhadas por familiares.
Local: Rua Angelo Antonio Dallegrave, 2 – Curitiba

 

Município: Curitiba – PR
Organização:
CMEI Sonho de Criança
Data e horário: 26 de maio de 2017, à tarde
Descrição
A proposta é convidar os familiares a virem no período da tarde até a Unidade para brincar com seus filhos, proporcionando e sensibilizando os mesmos sobre a importância do brincar, para que dediquem um tempo para este momento. Conseguimos reservar alguns materiais com a SMELJ e organizaremos da seguinte maneira: no solário de integração do CMEI serão disponibilizados os jogos grandes de mesa; uma cama elástica será disponibilizada ao lado da casinha dos fundos, juntamente com as pernas de pau; no corredor que vai para o refeitório e no refeitório montaremos alguns cantos de atividades diversificadas como: massinha, casinha, carrinho, peças de montar, entre outros. Também conseguimos uma parceria com a Faculdade Dom Bosco, na qual acadêmicos do curso de Educação Física vão proporcionar atividades recreativas e brincadeiras tradicionais entre as crianças e seus familiares.
Local: Rua Reinaldo de Carvalho Bola, 129, Ganchinho

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Curitiba
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, de acordo com as condições climáticas, uma vez que o CMEI não possui pátio coberto
Descrição
Brincadeiras no entorno do CMEI: levar as crianças a pé até a Praça Afonso Botelho e deixar as crianças explorarem e brincarem livremente com os elementos naturais e o parquinho de lá; propor brincadeiras como cabo de guerra, batata quente, passa anel.
Brincadeiras de gincana no CMEI: tapete a frente; corrida com a bolinha na colher; circuito de parkour com paletes e outros materiais.
Brincadeira de pega bolinha: as crianças sentadas de frente uma para outra, recebem o comando de colocar a mao na cabeça, no joelho, na barriga, nos pés. A frente delas fica uma bolinha. De repente a professora fala “bolinha” e devem pegá-la para permanecer.
Jogos de Mãos: Compreendendo a importância dos jogos de mãos no desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, social e afetivas das crianças e percebendo o entusiasmo delas em brincar com os mesmos, será proposto momentos em que a turma do Pré II irá ensinar jogos de mãos que já conhecem para o maternal II, bem como ampliar seu repertório com novas brincadeiras e progressivamente interagir com demais turmas.
Local: CMEI Curitiba: Rua Lamenha Lins, n° 1443 – Rebouças, Curitiba – Paraná; Praça Afonso Botelho: Av. Pres. Getúlio Vargas, s/n – Água Verde, Curitiba – PR

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Campo Alegre  Núcleo Regional de Educação
Data e horário: de 22 a 26 de maio de 2017, pela manhã
Descrição
O CMEI Campo Alegre desenvolverá várias atividades na Semana Mundial do Brincar, com ações envolvendo as crianças, professores e as famílias das crianças. Programação para  a Semana de 22/05 à 26/05/2017:
-Com as famílias: pedimos que os pais trouxessem fotos ou relatos deles de quando eram crianças em suas brincadeiras para montarmos um mural. Também convidamos os pais nesta semana para virem participar do Projeto Institucional “Venha ser Criança” no CMEI a partir das 16H30m para fazer atividades de movimento com as crianças e professores.
– Com as crianças: serão desenvolvidas atividades diferenciadas a semana toda com materiais de largo alcance, elementos da natureza, jogos de tabuleiro, músicas tradicionais e instrumentos sonoros, casinha ao ar livre, brincadeiras com pipas, cata vento e balangandãs, bolinhas de sabão, avião e barquinho de papel, pinturas com tinta.   -Com os professores: Passará uma sacola itinerante do brincar em todas as salas de referência do CMEI , onde as professoras irão fazer a roda de conversa com as crianças mostrando o que tem nesta sacola. Contém a biografia do artista plástico Ivan Cruz e suas obras em forma de quebra-cabeça, corda, três marias, instruções de como fazer barquinho e avião de papel, poesias, uma tela, boneca e boneco de papel com roupa e letras de música infantis. Após as professoras farão um registro juntamente com as crianças de como foi esta experiência. Pode ser através de desenho ou relato.
Local:CMEI Campo Alegre – Rua: Reynaldo Bonat, 02

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Dr. Arnaldo Carnasciali
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, no período da manhã
Descrição
Diariamente, as crianças serão recebidas na unidade com cantos de atividades diversificadas, contemplando brincadeiras de faz-de-conta, jogos de percurso, encaixes e outros, como dominós, quebra-cabeças, etc. Brincarão também de: Dança das cadeiras; Consultório Médico; Boca do palhaço; Bolinhas de sabão; Brincadeira da bolinha; Estoura balão; Pular corda; Brincadeiras de mãos (adoleta); Lenço atrás; Escravos de Jó; Cabra cega; Circuito do movimento com: bambolês, cordas, colchonetes e cama elástica.
No dia 24/05, todas as turmas se juntarão em nossa integração semanal para BRINCAR. O espaço externo será organizado com diferentes brinquedos e materiais não estruturados, que favoreçam a criação de contextos de faz-de-conta, entre eles: salão de beleza, escritório, pet shop, supermercado, maternagem (bonecas, carrinhos de bonecas, tecidos e outros objetos), casinha/cozinha, brincadeiras no parque e cancha de areia.
As professoras assistirão ao vídeo “Libertem as crianças”; As famílias receberão via agenda textos informativos sobre a importância do brincar.  As ações serão registradas por meio de fotos e desenho das crianças.
Local: Rua São José dos Pinhais, 900

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Erondy Silvério – Núcleo Regional da Educação do Tatuquara
Data e horário: 23 a 26 de maio de 2017
Descrição

Em nossa unidade, a equipe da permanência (que atende as crianças quando os profissionais estão em hora-atividade) realizará diversas brincadeiras com as crianças de todas as turmas. A equipe optou por elencar brincadeiras simples e tradicionais, que muitas vezes as crianças não tem a oportunidade de conhecer. Serão realizadas brincadeiras com corda, bola, bambolê e tecidos, tais como: lenço atrás, batata-quente, corrida do saco, caçador, passa-bola e bola ao cesto, além de brincadeiras cantadas para as crianças menores.
Local:
Rua Presidente João Goulart, 1605 – Tatuquara

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Jardim Gabineto
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, nos períodos da manhã e da tarde
Descrição
O Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Gabineto estará envolvido em ações que buscam realizar o resgate cultural das brincadeiras, envolvendo famílias e profissionais, que apresentarão para as crianças imagens de sua infância e relato das brincadeiras. Como vivência, as crianças terão a oportunidade de conhecer o repertório destes sujeitos e vivenciar a riqueza de nosso acervo cultural.
Local: Rua Padre Francisco Chylaszek, 283

Município: Curitiba – SP
Organização: CMEI São João Del Rey
Data e horário: 22 a 26 de maio, no horário de atendimento do CMEI
Descrição

As ações do brincar são realizadas diariamente em nossa instituição. Para a Semana Mundial do Brincar, preparamos vários momentos para as crianças, suas famílias e os professores. Brincadeiras antigas, cantigas, jogos e muito mais.
Local: Rua Celeste Tortato Gabardo, 2380

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Parque Industrial / Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
Data e horário: 26 de maio de 2017, às 9h
Descrição
Bilhete para a família, incentivando brincar com seus filhos; Brincadeiras variadas, com músicas, jogos, brinquedos e integração entre as turmas.
Local: Rua Ouro Verde, 879 , Capão Raso – Curitiba

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Prof Doutor Carlos Roberto Antunes dos Santos
Data e horário: 25 e 26 de maio de 2017, a partir das 15h30
Descrição

As crianças e famílias brincarão juntas, brincadeiras que foram levantadas entre as famílias como preferidas em sua infância, que gostariam de brincar com seus filhos. Nestes dias, teremos: pula elástico, pula tábua, pé de lata, bilboquê, esconde-esconde, pega-pega, cabo de guerra, casinha com comidinhas de mato e bolo de barro, futebol, raia, o famoso escorrega no barranco do CMEI e muito mais. Vem você também brincar com a gente!
Local: Rua Coronel Guilherme Theodoro Buest, 610

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Sylvia Orthof
Data e horário: 23 de maio, às 15h30; 24 e 25 de maio, no período da manhã; 26 de maio, a partir das 16h
Descrição
No dia 23 de Maio de 2017, teremos o segundo encontro do Projeto Institucional de nossa unidade intitulado Escola de Pais, teremos como convidada a Dra Claudete (pediatra) que realizará uma fala sobre o Desenvolvimento Infantil e a importância do brincar, construindo vínculos em família. O encontro acontecerá às 15h30.  Na quarta-feira, 24 de maio na Integração entre turmas que já acontecem no CMEI serão propostas Oficinas diferenciadas com Materiais de Largo Alcance, Elementos Naturais e Sombras.  Já no dia 25 de maio na quinta-feira, as crianças participarão da Oficina “Brincando com o vento” em que brincadeiras com bolhas de sabão, aviões de papel e capuchetas serão realizadas.  Na sexta-feira é dia de mais uma vez ter a presença da Família no CMEI  integração com as famílias no ambiente interno e externo do CMEI com propostas de Oficinas de Materiais de Largo Alcance, vivenciadas por todas as crianças durante a semana.
Local: Rua Laertes Luiz Foggiato, 342

 

Município: Curitiba – PR
Organização: CMEI Caximba
Data e horário: 25 de maio de 2017, às 15h
Descrição
Cabana de leitura, pipa, bolinha de sabão, peteca, pula elástico, cama de gato, casinha, bonecas, corda, bilboquê, carrinhos e canto de jogos (velha, careca cabeludo, dominó, cai não cai e boliche).
Local: Estrada Delegado bruno de Almeida, 8059, Bairro Caximba, Curitiba

 

Município: Curitiba – PR
Organização: Centro de Educação Infantil Madre Carmela de Jesus
Data e horário: 20 de maio, sábado, e 24 de maio, quarta-feira
Descrição
Estamos vivendo ainda a época do outono e depois da Páscoa entramos em uma entre/época — as Coisas do Céu – e dentro dela vamos valorizar a cultura indígena, não celebrando o dia do índio, mas buscando o legado que os índios deixaram para nossa cultura. Em se tratando de diversidade cultural, o que mais podemos oferecer para as crianças sobre a alimentação, musicas, hábitos, objetos, língua, desenhos e brincadeiras dos índios? No dia 20 de maio, teremos a Integração com as Famílias e vamos experimentar os seguintes ateliês: Sabores da Cultura Indígena; Aquarela – as cores do céu; Construção de brinquedos com latas – carrinholas; Construção de mini pernas de pau; Construção de bonecos em galhos de árvores; Brincadeiras e jogos indígenas; Apreciação de objetos indígenas; Cinemãe – documentário e apreciações das Madonas; Horta e música – plantio da semeadura realizada na Integração do mês de abril; Experiencias na Natureza;  desenhando seu próprio Quintal — as crianças de cinco anos vão se encontrar no Quintal do Madre Carmela, chácara onde mensalmente passam o dia brincando na natureza.
Local: Rua Estado Israel, 190 Vila Izabel

Município: Curitiba – PR
Organização: Escola Municipal Santa Ana Mestra
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, nos períodos da manhã e da tarde
Descrição
Na educação infantil as crianças brincam muito, mas as crianças de outras turmas tem poucas oportunidades de brincar. Sendo assim, foram planejadas ações de integração entre turmas de diferentes idades. Os responsáveis de algumas turmas também serão convidados para integração dos familiares com as crianças. Serão realizadas atividades, como: brincadeiras em cantos de atividades diversificadas, no pátio, parquinho, tendas, dia do brinquedo, contação de histórias, apresentação de brincadeiras e cantigas diversificadas.
Local: Rua João Pereira Trindade, 265 – Campo de Santana, Curitiba – PR, 81020-49
0

 

Município:  Curitiba – PR
Organização: Prefeitura Municipal de Curitiba/PR – SME – CMEI São Braz
Data e horário: 23 de maio de 2017
Descrição
Brincadeiras nos Cantos de Atividades Diversificadas em diversos espaços da unidade oportunizando escolhas de brincadeiras e parceiros para brincar por parte das crianças.
Local: CMEI São Braz – Rua Genauro Ferreira de Almeida – Curitiba – PR

 

Município: Curitiba – PR
Organização: Escola Municipal Anita Merhy Gaertner
Data e horário: 22 de maior de 2017, das 13h às 17h
Descrição
Brincadeiras regionais e Cantinhos de brincadeiras

Município: Curitiba – PR
Organização: GEPLEC/PET
Data e horário: 23, 24 e 25 de maio de 2017, a partir das 09h
Descrição
23/05/2017 – 09h às 09h30: Cultura no Intervalo – A atividade consiste em proporcionar materiais e atividades diferentes daqueles que predominam o intervalo no curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, buscando realizar um resgate da cultura e das brincadeiras tradicionais e também promover uma ressignificação dos espaços utilizados pelos sujeitos desse curso para realização de esportes no horário do intervalo.
24/05/2017 – 09h30 às 11h: Palestra “Como é ser criança no século XXI – Uma discussão sobre o silêncio da criança e suas dificuldades para expressar as opressões sofridas nas relações cotidianas”, na Plenária do Departamento de Educação Física da UFPR. O objetivo desse evento é promover a reflexão sobre os sintomas de sofrimento apresentados por crianças e adolescentes durante as interações sociais, sejam elas formais ou informais. Além de proporcionar conhecimentos que auxiliem e indiquem, para os profissionais da educação e de outras áreas, como proceder perante situações de abuso, preconceito e bullying infantil no âmbito escolar.
25/05/2017 – 09h às 09h30: Cultura no Intervalo – A atividade desse dia estará relacionada à musicalidade. Serão oferecidos instrumentos musicais e aparelho de som para que os estudantes do curso de Educação Física da UFPR possam participar voluntariamente, brincando e se divertindo pelo cantar, dançar ou qualquer outro tipo de manifestação cultural através da música.
Local: Rua Coração de Maria, nº 92, Jardim Botânico – Curitiba – Paraná

Município: Curitiba – PR
Organização: Museu da Vida
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017, das 14 às 19h
Descrição
Atividades que visam incentivar o brincar em todos os níveis. Durante o evento, as crianças e seus familiares participarão de brincadeiras ao ar livre, oficinas para construção de brinquedos com material reciclado e poderão emprestar livros da nossa Museoteca. No domingo (28/05), acontecerá as 15h30, a roda de conversa: A importância do brincar para as crianças, com Irmã Veroni Medeiros
Local: Rua Jacarezinho, 1691- Mercês, Curitiba – PR

 

Município: Curitiba – PR
Organização: Núcleo da Aliança pela Infância de Curitiba
Data e horário: 27 de maio de 2017, a partir das 14h
Descrição

14h – Encontro Brincante, Brincar livre e Feira de troca de livro e brinquedos.
15h30 – Oficina de confecção de pipas.

Local:
Espaço Florescer – Rua Ivaí, 242, São Pedro, São José dos Pinhais

Município: Francisco Beltrão – PR
Organização: Colégio Nossa Senhora da Glória
Data e horário: 25 e 26 de maio de 2017, às 16h
Descrição
Serão dois dias de atividades dentro do colégio, com diversas brincadeiras. Os alunos maiores construíram brinquedos tradicionais com materiais recicláveis para as crianças menores, com ajuda dos professores e coordenação. Durante os dois dias, esses alunos maiores juntamente com todos os professores, irão brincar com as crianças, incentivando a brincadeira e toda sua importância.
Local: Colégio Nossa Senhora da Glória – Rua Tenente Camargo, 1560

Município: Maringá – PR
Organização: CMEI Winifred Ethel Netto
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Brincadeiras de roda e circuitos.
Local: No CMEI – Rua Pioneiro João Perin, 1321

Município: São José dos Pinhais – PR
Organização:
BeaBrincar / Curitiba
Data e horário: 22 a 26 de maio, no horário do atendimento terapêutico de cada criança
Descrição
Realizamos atendimento terapêutico com crianças até 10 anos com a Psicomotricidade Relacional. Na semana de 22 a 26 de maio, na sede de Curitiba e na filial em São José dos Pinhais, acontecerá o “Brincar com amigo”, em que cada criança poderá trazer um amigo para o brincar terapêutico.
Local: Barão do Cerro Azul, 1431 – Centro, São José dos Pinhais – PR

Município: São José dos Pinhais – PR
Organização: Centro Municipal de Educação Infantil Primavera
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 10h às 12h
Descrição
Integração entre crianças, professores e famílias com diversas brincadeiras, que foram pesquisadas com as famílias. Atividades 
diversas: bolinha de sabão, elástico, raquetes de cabide, futebol, corrida do lego, 5 Marias, amarelinha. Jogos: da velha, quebra-cabeça.  Desenho livre, pintura de rosto.  As famílias poderão trazer para brincar com as crianças: motocas, bicicletas, skates e carrinhos de rolemã.
Local: CMEI PRIMAVERA na Rua dos Jasmins 1018 – São José dos Pinhais

 

Município: São José dos Pinhais – PR
Organização: Faculdade da Indústria IEL – São José dos Pinhais
Data e horário: Dia 26 de maio, às 20h20; 27 de maio, às 8h
Descrição
Dia 26:
Brincadeiras tradicionais no intervalo das aulas no saguão principal, organizadas por alunos do 1º e do 3º Períodos do Curso de Pedagogia da Faculdade da Indústria – IEL.
Dia 27: Encontro brincante com alunos e familiares na Brinquedoteca da Faculdade da Indústria IEL.
Local: Av. Rui Barbosa, 5881 – Boneca do Iguaçu, São José dos Pinhais – PR, 83040-550

PERNAMBUCO

Município: Jaboatão dos Guararapes – PE
Organização: Escola Municipal de Tempo Integral Maria Augusta Dutra
Data e horário: 24 de maio de 2017, às 14h
Descrição

Oficina de Pipas e brincar livre com as pipas no campo de futebol da comunidade, com a participação dos pais.
Locais:
Escola Maria Augusta Dutra (localizada à Rua Maria Augusta Dutra – Pacheco-Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco) e Campo do Pacheco 

Município: Recife – PE
Organização: Brincando com Arte
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Descrição
Estimularemos o brincar durante os sete dias da SMB 2017, com divulgação e estímulo através de vídeos, com passo a passo para construção de brinquedos e brincadeiras.
Local: On-line. Mais informações em: www.facebook.com/BRINCANDOCOMARTE

Município: Recife – PE
Organização: Casa das Asas
Data e horário: 23 de maio, das 9h às 11h; 24 de maio, às 18h
Descrição
23/05: Abertura do Ateliê Artes com Asas para a rua, com atividades e brincadeiras com tinta, materiais orgânicos, sucatas, para crianças e adultos brincarem juntos.
24/05: Roda de conversa sobre o brincar, o adulto que brinca, os objetos que viram brinquedos e as tecnologias que atrapalham o brincar.
Local: Casa das Asas – Rua Dom Sebastião Leme n 81, Graças, Recife

Município: Recife – PE
Organização: Dia Lindeza
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 14h às 18h
Descrição
O Dia Lindeza é um dia para a pausa! Um dia pra se abrir pra a contemplação, pro cuidado, pro carinho, pro afeto. Um dia pra programar seus olhos, seu cérebro e seu coração para dar sentido. É leveza. É sentir, mais que pensar! Um dia pra ir pra praça brincar, fazer um piquenique, ler um livro. Sem pressa, sem relógio. Vamos nos conectar com o nosso tempo, vamos dar às crianças a oportunidade de, com calma, vivenciarem experiências únicas junto à natureza, aos amigos, à família. Colocar o celular no “modo avião” por algumas horas e passar um dia diferente, gostoso e leve. O Dia Lindeza se propõe a ser esse dia, de brincadeira e beleza — no espaço público, claro, pra que a gente crie outras relações e afetos com a nossa cidade.
14h às 18h – Vivências Circenses em Tecido | Coletivo Libre Artes Aéreas
15h às 18h – Entreolhares | Hermínia Mendes, Isis Agra e João Gusmão
15h30 às 16h30 – Bambolê e dança | Marina Mahmood
16h às 17h – Yoga | Camila Leal Miranda (Vidya Espaço de Yoga). Cheguem junto, tirem os sapatos e sejam bem-vindos!
Local: Praça do Amor – Poço da Panela

PIAUÍ

Município: Cajueiro da Praia – PI
Organização: Flor da Vida – Barra Grande
Data e horário: 21, 22 e 27 de maio de 2017
Descrição
Domingo – 21/05 – 16h – Praça de Barra Grande – Espetáculo “O Cortejo de Brincantes!” GRUPO CABAÇA
Duração: 30min. Sinopse: Um grupo de andarilhos brincantes percorre um lugar comum, em busca de música e poesia. Entre um parada e outra, o texto poético é recitado alinhavado por cantigas e rodas e história da cultura Popular. Elenco: Rodrigo Serra, Gezzy Lorran, Sharles Nascimento e Nill Carvalho.  Direção/Produção: Ryck Costa 

Segunda, 22/05, a Sexta, 26/05 – Horários Diversos – Oficinas Lúdicas
Unidade Escolar Arlindo Sampaio (Educação Infantil e Fundamental) (Somente para alunos da Escola) – Culinária – Bruna  Brinquedos feitos de materiais recicláveis – Marissa  Movimento/Capoeira – Anamaria   

Sábado, 27/05
16h – Praça de Barra Grande – Tarde de Brincadeiras na Praça. Diferentes estações de brincadeiras:  Bolha de sabão, Corda, Elástico, Peteca, Bambolê, Desenho, etc.
19h – Praça de Barra Grande –  Cinema + Roda de Conversa. Filme “Tarja Branca – A revolução que faltava”.

Local: Barra Grande, Município de Cajueiro da Praia, Piauí

RIO DE JANEIRO

Município: Petrópolis – RJ
Organização: Barreto Moura
Data e horário: 28 de maio de 2017, às 14h
Descrição
Vamos levar a instituição a uma comunidade próxima, chamada Roseiral (Campo de Terra), e lá iremos proporcionar “Brincando com Terra”. Vimos durante o ano a necessidade de explorar mais este contato terra/infância/lama/livre. Como o evento será em uma comunidade próxima, a proposta é fazer com que os próprios moradores (crianças) utilizem deste espaço para Brincar.
Local: Quadra esportiva da comunidade Roseiral, em Petrópolis

 

Município: Rio das Flores – RJ
Organização: Secretaria Municipal de Educação
Data e horário: 22 a 29 de maio de 2017
Descrição
Serão desenvolvidas nas Unidades Escolares do município, em parceria com a Secretaria de Esportes, atividades de brinquedos cantados, recreação, danças e aula de artes.
E.M. Educação Especial – 22 de maio, 8h.
E.M. Santa Tereza  – 22 de maio, 9h; 24 de maio, 13h; 25 de maio, 13h
E.M. Formoso – 23 de maio, 8h
E.M. Três Ilhas – 23 de maio, 7h
E.M. Manoel Araújo – 23 de maio, 9h
E.M. Tangará – 24 de maio, 8h
E.M. Cachoeira do Funil/Manuel Duarte – 25 de maio, 13h
E.M. Nephtalina C. Avila – 26 de maio, 9h
E.M. Rosalida D. Henriques – 26 de maio, 9h
Creche Círculo Infantil – 29 de maio, 8h
Creche Isabel Monteiro – 29 de maio, 8h
Creche Rosa de Lima F. Silva – 29 de maio, 9h

Município: Rio de Janeiro – RJ
Organização: Brincando de Ser
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 10h às 12h
Descrição
Exploração sensório-motora, musicalização, brincadeiras tradicionais, atividades plásticas e contação de histórias.
Local: Praça Xavier de Brito – Tijuca / Rio de Janeiro

 

Município: Rio de Janeiro – RJ
Organização: Creche Ladybug
Data e horário: 18 de maio de 2017, às 15h
Descrição
B
rincadeiras com bambolê na creche Ladybug.

 

Município: Rio de Janeiro – RJ
Organização: Coletivo Conta Zona Oeste
Data e horário: 28 de maio de 2017, a partir das 15h
Descrição
A Zona Oeste não para de pulsar. E pedimos licença para nos apresentar! Somos o Festival de Contação de Histórias da Z.O e temos muito pra contar, pra aprender e pra fazer pensar. O Festival de Contação de histórias da Zona Oeste é um projeto desenvolvido pelo Coletivo Conta Zona Oeste, composto por  um grupo de artistas, educadorxs, contadorxs de histórias e mobilizadorxs sociais que pretende circular pelos cantos, praças e lonas desse nosso território tão repleto de histórias orais, personagens e paisagens. O Festival pretende ser uma mescla artística dialogando literatura, música, dança, dramatização, artes circenses, arte-educação, cinema e fotografia. Além das contações de histórias, o evento contará com troca-troca de livros, a fim de compartilhar leituras; um pé de livros, voltado para a literatura infanto-juvenil; oficinas e ateliês artísticos, para construção de brinquedos que serão realizados anterior ao grande espetáculo das contações.
Programação: 15 h – Abertura da Casa e Cortejo pela Praça Primeiro de Maio;   15  h – Pé de livro e troca-troca de livros;   15 h –  Laboratórios e ateliês artísticos;   16 h – Oficina de objetos pictóricos (com Cine Oeste);   17 às 19 h – Sessão de contação de histórias com as contadores e cias inscritas no festival.
Local: Areninha Hermeto Pascoal, Praça Primeiro de Maio, s/n. Bangu/ Rio de Janeiro, RJ

 

Município: Rio de Janeiro – RJ
Organização: Igreja Batista Memorial da Tijuca
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 9h às 13h
Descrição
Piquenique Brincante entre pais e filhos de 0 a 12 anos.
Local: Quinta da Boa Vista

 

Município: Rio de Janeiro – RJ
Organização: Movimento Brincacidade
Data e horário: 28de maio de 2017, das 11h às 15h
Descrição
O BrincaCidade é um movimento comprometido com uma cidade educadora, viva que prioriza a infância. Entendendo a educação também para além da escola, nos espaços, nos encontros e nas relações. Compreendemos a educação como uma responsabilidade coletiva, que passa por cada indivíduo e também pelos poderes públicos e esferas privadas. Nossas ações partem da premissa de que a convivência com as crianças possibilita a ampliação do nosso olhar sobre nós mesmos e nos aproxima de uma outra forma de enxergar e vivenciar a cidade. A nossa maneira de tornar isso possível é por meio dos encontros, trocas de experiências e saberes, construindo juntos uma cidade mais inclusiva e acolhedora para todos. Nosso encontro será no entorno de um piquenique colaborativo, com a proposta de exploração do espaço, a partir dos encontros das famílias, das crianças com o outro, com o espaço e com o tempo. Teremos parceiros para contação de histórias, oficinas lúdicas e mais.
Local: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22793-080

 

Município: Rio de Janeiro – RJ
Organização: Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Data e horário: 23, 24, 25 e 27 de maio, das 10h às 12h e das 15h às 17h
Descrição
1. Atividades direcionadas a crianças das Escolas da Rede Pública e ONG’s do entorno

23/05 (terça-feira)
– Construção de Bonecos com Material Reciclado – 10 às 12h e 15h às 17h / Facilitador: Artesão Luciano Lima da Silva – As crianças terão oportunidade de criar seus brinquedos utilizando garrafas pet, tampas de garrafas e outros materiais reciclados.
– Xô, Mosquito! – 10 às 12h e 15h às 17h / Facilitador: Técnica da Vigilância Sanitária Rosália Ribeiro – Atividades lúdicas sobre a prevenção e cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos causadores de doenças.
– Jogos e Brincadeiras – 10 às 12h e 15h às 17h / Facilitador: Equipe da Biblioteca – Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.
– Contação de Histórias e Brincadeiras – 15h às 16h / Facilitador: Escritora, Contadora de histórias Karina Queiroz – Encontro com a escritora Karina Queiroz e contação de histórias baseadas no seu livro “A Luneta Mágica no Reino da Escuridão” e oficina de desenho.

24/05 (quarta-feira)
– Simulação de Lançamento de Foguete – 10 às 12h e 15h às 17h / Facilitador: Astrônomo Rubens Heizer Villela – Conversa com o astrônomo sobre os princípios de lançamento de foguete seguida de demonstração prática utilizando garrafa pet, finalizando com uma oficina de foguete com material reciclado.
– Xô, Mosquito! – 10h às 12h e 15h às 17h / Facilitador: Técnica da Vigilância Sanitária Rosália Ribeiro – Atividades lúdicas sobre a prevenção e cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos causadores de doenças.
– Oficina de Malabares e Confecção de Objetos de Malabares – 10h às 12h e 15h às 17h / Facilitador: Ator/Palhaço e teatrólogo Wagner Esse, Cia. W. Esse – Confecção e noções de utilização de malabares.
– Jogos e Brincadeiras – 10h às 12h e 15h às 17h / Facilitador: Equipe da Biblioteca – Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.

25/05 (quinta-feira)
– Roda Cantada – 10 às 12h e 15h às 17h / Facilitador: Cantor Celso Lira e equipe da Biblioteca – Resgate de cantigas de roda coreografadas pelas crianças.
– Construção de Bonecos com Material Reciclado – 10 às 12h e 15h às 17h / Facilitador: Artesão Luciano Lima da Silva – As crianças terão oportunidade de criar seus brinquedos utilizando garrafas pet, tampas de garrafas e outros materiais reciclados.
– Jogos e Brincadeiras – 10h às 12h e 15h às 17h / Facilitador: Equipe da Biblioteca – Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.

2. LIVRE: Atividades direcionadas para o público espontâneo
27/05 (sábado)
– Apresentação Circense do Gran Circo Pipoca – 10h às 12h – Espetáculo: FRANKENSTEIN (Ficção Científica) e Oficina Artística / Facilitador: Ator/Palhaço e teatrólogo Wagner Esse/ CIA. W. ESSE – Show de variedades circenses objetivando envolver as crianças no universo mágico do circo com a participação do público nas brincadeiras.
– Contação de Histórias – 10h / Facilitador: Escritora, Contadora de histórias Karina Queiroz – Encontro com a escritora Karina Queiroz e contação de histórias baseadas no seu livro “A Luneta Mágica no Reino da Escuridão”.

Local: Rua Vice Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-070 – Espaço Galileu e/ou Jardim frontal.

 

Município: Rio de Janeiro – RJ
Organização: UNESA
Data e horário: 22 de maio de 2017, das 19h às 21h
Descrição

Brincadeiras Cantadas e Contação de Histórias.
Local:
Estácio West Shopping, no Bairro Campo Grande

 

Município: Rio de Janeiro – RJ
Organização:  Universidade Estácio de Sá – Curso de Pedagogia
Data e horário: 22 de maio de 2017
Descrição
Trata-se de uma atividade do Curso de Pedagogia, dentro do calendário da Aliança pela Infância. Abrimos às portas da Universidade à comunidade, receberemos cerca de 120 crianças – filhos de funcionários, professores e dos alunos do curso de Pedagogia. As atividades livres e direcionadas serão realizadas pelos alunos do curso e foram planejadas com os professores de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino. Acreditamos que o brincar e o lúdico são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem.   No dia 22/5 faremos a reinauguração da Brinquedoteca da Unidade.
Local: Estr. do Portela, 222 – 6º Andar – Auditório – Madureira, Rio de Janeiro – RJ, 21351-900

 

Município: Resende – RJ
Organização: Núcleo da Aliança pela Infância
Data e horário: 21 a 27 de maio de 2017
Descrição
21 de maio,das 9h às 12h – Local: Parque das Águas
Brincadeiras tradicionais, brincadeiras cooperativas, jogos de regras, construção de brinquedos artesanais, com sucata ou regionais; brincadeiras corporais, plásticas, musicais. 

27 de maio – Local: Bairro Cidade da Alegria
Grande ação de encerramento da SMB 2017

Município: São Gonçalo – RJ
Organização: Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo
Data e horário: 29 de maio a 2 de junho de 2017
Descrição

Várias atividades nas escolas municipais e conveniadas, com programações variadas, algumas incluindo a comunidade. No dia 30, será realizado o “1,2,3 e Já” Dia do Brincar na Secretaria de Educação.
Locais:
Escolas Municipais e na Secretaria de Educação de São Gonçalo

 

Município: Três Rios – RJ
Organização: Grupo Móbile
Data e horário:
28 de maio de 2017, das 14h às 17h
Descrição
A
tividades circenses, com tecidos acrobáticos, acrobacias de solo e jogos com malabares, ritmo e coordenação.
Local: Horto Municipal de Três Rios

RIO GRANDE DO NORTE

Município: Natal – RN
Organização: Quintal da Vovó
Data e horário: Sábado, das 8h às 11h
Descrição
Resgate de jogos e brincadeiras antigas, circuitos, oficinas.
Local: Alameda das Dunas, 2296, Nova Descoberta

 

RIO GRANDE DO SUL

Município: Caxias do Sul – RS
Organização: EMEF Zélia Rodrigues Furtado
Data e horário: 22 a 25 de maio de 2017
Descrição

Durante esta semana, cada turma irá brincar de forma espontânea, com atividades de legos gigantes, brincadeiras de rodas, jogos de tabuleiro, etc. Os professores também receberão uma mesa de guloseimas e brincadeiras, para que possam relembrar seu tempo de infância e se motivar nas atividades para alunos.
Local: Rua Bortolo Zanrosso, 1219

Município: Erechim – RS
Organização: Escola Municipal de Educação Infantil Dom João Aloísio Hoffmann
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, no período da manhã (08h às 11h) e no período da tarde (13h30 às 16h30)
Descrição
Interações entre diferentes níveis, com jogos e brincadeiras nos espaços interno e externo.
Feira do livro: os estudantes farão uma exposição de livros confeccionados juntamente com suas famílias e professoras.
Brincando com a família: nesta proposta, as famílias virão para a escola ensinar brincadeiras para os estudantes.
Brincadeiras livres no C.E.U (Centro de Artes e esportes unificado) do bairro Progresso, onde se localiza a escola.
Dia do brinquedo: será preparado um espaço diferenciado para que os estudantes possam brincar, explorar e criar com seus brinquedos.
Local: Rua Santa Bárbara, nº 28 bairro Progresso – Erechim

 

Município: Esteio – RS
Organização: Escola Infantil For Kids
Data e horário: 22 a 28 de maio de 2017, das 15h às 19h
Descrição
Segunda-feira: Dia da Surpresa – brincadeiras no pátio com todas as faixas etárias a partir da disposição de cestos com brinquedos surpresa.
Terça-feira: Contação da história “Quer Brincar?”- Eva Furnari
Quarta-Feira: Musicando – brincadeiras com música
Quinta-feira: Pintando 7 – Serão oferecidas 7 opções de materiais para criação de arte ao ar livre
Sexta-feira: piquenique com brincadeiras que não necessitam material entre crianças e famílias. Final da tarde – roda de conversas com famílias sobre a importância do brincar.
Local: Rua Garibaldi, 140 – Centro – Esteio

 

Município: Ivoti – RS
Organização: EMEI Pedacinho do Céu
Data e horário: 23 de maio de 2017, das 8h30 às 11h
Descrição
Serão propostas brincadeiras para crianças em níveis do Berçário até a Pré-Escola.
Local: Rua Caxias do Sul, 64 – Jardim Buhler

 

Município: Pelotas – RS
Organização: Colégio Municipal Pelotense – Curso Normal Educação Infantil
Data e horário: início em 22 de maio, às 9h e término em 26 de maio, às 22h30
Descrição
22/05, manhã, tarde e noite — Exposição de brinquedos, com abertura às 9h (professores e alunos do curso normal Ed. infantil)|
23/05, manhã e noite — Das 9h às 11h: Brincando na rua com o currículo. Local: Rua Marcílio Dias (professores e alunos do curso normal Ed. infantil, Prés e 1º,2º e 3º ano- prof. e alunos). Noite: Brinquedos e brincadeiras nos eixos do curso – Tecnologias.
24/05, noite — Cinema. Curso Normal Ed. infantil 
25/05, noite — Brinquedos e brincadeiras nos eixos do curso – Diferenças. 
26/05, tarde e noite — Das 14h às 16h: Brincando na rua com o currículo. Local: Rua Marcílio Dias (professores e alunos do curso normal Ed. infantil, Prés e 1º,2º e 3º ano- prof. e alunos). Noite: Brinquedos e brincadeiras nos eixos do curso  – visita orientada à brinquedoteca da escola.
Local: Rua Marcílio Dias, 1597, centro, Pelotas, RS

Município: Pelotas – RS
Organização: Escola de Educação Infantil Upiá

Data e horário: 22 a 31 de maio de 2017, nos turnos da manhã e da tarde
Descrição

A Escola de Educação Infantil Upiá valoriza o brincar em todo o tempo. Nesta semana, em especial, a escola irá propor atividades com brincadeiras populares, bem como a confecção de brinquedos com materiais alternativos.
Local: Rua Andrade Neves, 2993. Centro. CEP 96020-080

 

Município: Porto Alegre – RS
Organização: Colégio Farroupilha
Data e horário: 25 de maio de 2017, das 9h às 11h e das 14h às 15h30
Descrição
Dia dedicado para a realização de atividades com as crianças da Educação Infantil do Colégio Farroupilha. As ações serão desenvolvidas por nível: do Berçário (bebês a partir dos 4 meses) ao Nível 5 (crianças com 5 anos). Brincadeiras com tecidos; Exploração de materiais de descarte criativo e construção com objetos não estruturados; Explorando os sentidos com papel celofane; Coelhinho sai da toca; Brincadeiras com bolinhas coloridas e fita adesiva; Brincadeira musical.
Local: Colégio Farroupilha, Educação Infantil. Rua Carlos Huber 425. Bairro Três Figueiras

Município: Porto Alegre – RS
Organização: Colégio Santa Inês
Data e horário: 24 e 25 de maio de 2017, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h
Descrição

Diversas atividades na escola ao longo da semana, como: Rodas Cantadas com as famílias da Educação Infantil, Oficina para confecção de brinquedos de pano, Brincadeiras com as professoras no recreio, apresentação de Circo no recreio, banda brincante na abertura da Rua do Brincar. Entre as brincadeiras, estão: corda, carrinho de lomba, elástico, stop, perna de pau, bolhas de sabão. A 2ª Edição da Rua do Brincar acontece nos dias 24 e 25 de maio, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
Local: No colégio e na rua – a primeira quadra da Rua Felizardo Furtado (entre a Av. Protásio Alves e a Rua Guararapes, no Bairro Petrólis) estará fechada para receber as crianças

 

Município: Porto Alegre – RS
Organização: Colégio São Judas Tadeu
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Durante toda a semana, as famílias serão convidadas a brincarem na escola com as crianças. Montaremos espaços ao ar livre, com diversas atividades de exploração, elementos da natureza, casinha, materiais não estruturados, pintura na parede de azulejo, parede musical, etc… brincadeiras simples e criativas. Exposição de brinquedos confeccionados pelas crianças e suas famílias, com reaproveitamento de material, para as crianças brincarem na escola, estimulando o tempo de estarem juntos, brincando. No dia 25 haverá palestra para pais, professores, estudantes de pedagogia e público em geral, com a professora, especialista no assunto, Tânia Ramos Fortuna, coordenadora do programa de extensão universitária “Quem quer brincar?” – UFRGS. Também faremos uma oficina de brinquedos para os jovens do núcleo do Parceiros Voluntários, na tarde do dia 26, para que se sensibilizem e disseminem o brincar nas escolas que atuam como voluntários.
Local: Instituição Educacional São Judas Tadeu Rua Dom Diogo de Souza, 441 Porto Alegre/RS

Município: Porto Alegre – RS
Organização: Escola Municipal de Ensino Fundamental Moradas da Hípica
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, nos turnos da manhã e da tarde
Descrição
Ações que iremos realizar com as crianças da Educação Infantil: – Resgate de brincadeiras; – Confecção de brinquedos: as famílias foram convidadas para criarem brinquedos em parceria com as crianças e enviarem para escola. Iremos confeccionar diversos brinquedos também na escola; – Exposição com fotos (das famílias e dos professores brincando) e também de  brinquedos antigos; – Exploração do Livro: Saco de Brinquedos (Carlos Urbim); – Brincadeiras na cama elástica.
Local: Rua Geraldo Tollens Linck. S/N. Hípica 

 

Município: Porto Alegre – RS
Organização: Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo
Data e horário: de 22 a 26 de maio de 2017, no turnos da manhã e da tarde.
Descrição
A ideia é desenvolver ações que promovam a importância do brincar para todas as idades, mas, sobretudo para os alunos das turmas anos iniciais. Neste sentido, as ações  são estabelecer um horário diferenciado para as brincadeiras e não somente no recreio. Igualmente pretende-se fazer oficinas de construção de brinquedos antigos utilizando para isso materiais recicláveis, como garrafas pets. Pretendemos realizar ações durante toda a semana, entretanto, o momento culminante será no dia 26/05.
Local: EMEF Nossa Senhora do Carmo – Rua Bispo Marino Prudêncio Moreira, 95 – Bairro: Restinga (5ª Unidade) – Cep: 91790-206 

Município: Porto Alegre – RS
Organização: Welcome Kids
Data e horário: Durante a SMB 2017
Descrição
O Welcome Kids é uma iniciativa digital para conectar pais, mães, dindos, avós, etc., falando sobre o universo infantil. Nosso intuito é estimular uma vida mais saudável, simples e conectada com a natureza, com o planeta. Neste momento, somos apenas uma página no facebook, mas com várias pessoas por trás, engajadas em melhorar este cenário e o mundo para as crianças. Nesta semana queremos, de forma simples, incentivar o brincar, desenhando amarelinhas em vários lugares. Não temos um local único ou horário, nos dividiremos e iremos em vários lugares, principalmente no final da semana (dias, 26, 27 e 28). Pretendemos chamar o público ao longo da semana a se engajar conosco. Não temos um endereço específico. A ação será pelas ruas, em condomínios e em instituições voltadas às crianças, na região de Porto Alegre e de Canoas.

Município: Uruguaiana – RS
Organização: Ateliê da Infância
Data e horário: 27 de maio de 2017 (sábado)
Descrição
Feira de Troca de Brinquedos e Oficina de Balangandã na Praça do Barão.
Local: Praça Barão do Rio Branco – Uruguaiana

Município: Uruguaiana – RS
Organização: EMEI Gonçalina Alves
Data e horário: 23 e 24 de maio de 2017, nos períodos da manhã e da tarde (maior tempo possível)
Descrição
Atividades ao ar livre: exploração da natureza, rodas de leitura, circuito, cabanas.
Local: Pátio da escola e Pracinha 

Município: Uruguaiana – RS
Organização: EMEI José Maria Argemi Filho
Data e horário: 28 de maio de 2017, das 8h às 17h
Descrição
Espaços de interação entre as crianças de 0 a 5 anos, cantos preparados com materiais disponíveis na natureza da Escola, brincadeiras livres pelos cantos disponíveis, piquenique, brincadeiras na terra e no barro.
Local: No pátio da escola – Av Presidente Vargas, 4400

Município: Uruguaiana – RS
Organização: EMEI Monteiro Lobato
Data e horário: 25 de maio de 2017, nos turnos da manhã e da tarde
Descrição
Atividades que envolvem o faz de conta, circuitos recreativos, danças, hora do conto, vivências com elementos naturais.
Local: Na escola – Rua João Laptiz, 1981

Município: Uruguaiana – RS
Organização: EMEI Sítio do Saci Pererê
Data e horário: 28 de maio de 2017, das 9h às 16h
Descrição
Acampamento do Sítio: Um dia de lazer, juntamente com as famílias, propondo um resgate ao brincar e brincadeiras culturais. Faremos oficinas com elementos da natureza, objetos não estruturados e de largo alcance, tendas, barraquinhas e cantinhos, mateada, hora do conto.
Local: Sede campestre do Grêmio Recreativo Tiradentes

Município: Uruguaiana – RS
Organização: EMEI Tia Nina
Data e horário: 24 de maio de 2017, a partir das 14h
Descrição
Leitura ao ar livre; Espaços com materiais de largo alcance; Barracas, casinhas, atividades de movimento.

Município: Uruguaiana – RS
Organização: EMEI Vovó Chica
Data e horário: 22 de maio de 2017, das 14h às 17h
Descrição
Brincadeiras regionais ao ar livre. Exploração dos elementos da natureza, roda de leitura, brincar livre (faz de conta), piquenique, construção de brinquedos de antigamente (peteca, cama de gato, elástico…).
Local: EMEI Vovó Chica – Rua do Angico, 561, Bairro Profilurb

Município: Uruguaiana – RS
Organização: Escola Laura Vicuña
Data e horário: 26 de maio de 2017 (sexta-feira), às 14h10
Descrição
As crianças participarão de uma hora do conto chamada “Bruxa, bruxa, venha a minha festa!”, com o objetivo de brincar e viajar na imaginação. A partir do conto, será realizada recreação musical, seguida de brincadeiras que permitam as crianças vivenciarem novas experiências, trocas e interações.

Local:
Na escola Laura Vicuña – Rua Domingos José de Almeida, 3388, bairro São Miguel

 

Município: Veranópolis – RS
Organização: 1ª Semana Municipal do Brincar, Veranópolis – RS
Data e horário: 28 de maio de 2017, das 14h às 17h
Descrição
De 22 a 26 de maio, as escolas municipais, estaduais e privadas estarão desenvolvendo, nas turmas de educação infantil e primeiros anos, atividades de resgate do brincar que encanta o tempo e o lugar. Como é o primeiro ano que desenvolvemos as atividades, juntamos o tema do ano anterior. No sábado, dia 27, as escolas enviarão para casa a tarefa da família. A culminância da Semana será no dia 28 de maio, domingo, com a proposta da Praça Brincante. As famílias estão convidadas a levar seus filhos para a Praça XV de Novembro, das 14h às 17h, e juntas usufruírem deste tempo juntos. É possível levar toalhas, esteiras, tapetes, etc., para brincar no chão, sentar embaixo de árvores e aproveitar a tarde com os filhos. O evento contará com jogos de montar, bolas, bonecas, carrinho e outros. Teremos oficina criativa, Play, circuito cantante e venda de lanches, em uma parceria com a ONG Instinto Coruja. As escolas terão montado seus QGs para estarem socializando com as famílias.
Local: Praça XV de Novembro – Av. Osvaldo Aranha

 

SANTA CATARINA

Município: Florianópolis – SC
Data e horário: 28 de maio de 2017, às 10h
Descrição
Contos e Encantos Contação de histórias, Brincadeiras tradicionais, Oficina de arte.
Local: Jardim Botânico – Bairro Itacorubi

 

Município: Itajaí – SC
Organização: Centro de Educação Infantil Ângela Dias Ramos Neves
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Segunda-feira: túnel interativo e contação de histórias.
Terça-feira: no espaço do parque, faremos cabanas e guarda sóis para que brinquem livremente com brinquedos de areia e brinquedos de casinha.
Quarta-feira: piquenique em família no campo.
Quinta-feira: festa do pijama.
Sexta-feira: explorar as bicicletas motocas e patinetes trazidos de casa.
Local:Antônio Cirilo Dutra.35 fundos São Vicente Itajaí SC1

Município: Itajaí – SC
Organização: Centro de Educação Infantil Vereador Heluiz Antônio Moraes Gonzaga
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
22/05 : Abertura Oficial da Semana do Brincar no município.
23/05: Cantigas de roda na Praça da Bíblia e musicalização no CEI.
24/05: Piquenique na Praça da Bíblia e no CEI.
25/05: Contação de história na Biblioteca Pública e sessão de cinema.
26/05: Circuito no ginásio de esportes.
Locais: Praça da Bíblia, Ginásio de Esportes Gabriel João Collares e dependências do Centro de Educação Infantil, no Bairro Vila Operária – Itajaí

 

Município: Itajaí – SC
Organização: Secretaria de Educação de Itajaí
Data e horário: 22 de maio de 2017, às 14h
Descrição
Abertura da Semana Mundial do Brincar – “Um tempo para o brincar”. Apresentações culturais, contação de histórias, decoração das árvores da praça, brincadeiras dirigidas e livres com as crianças. Projeto estendido para as 65 unidades da rede municipal de Itajaí.
Local: Praça da Bíblia, Rua José Pereira Liberato – Bairro Vila Operária

 

Município: São Francisco do Sul – SC
Organização: Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Sul – SC / Departamento de Educação Infantil – São Francisco do Sul/SC
Data e horário: 24 de maio de 2017 às 19h
Descrição
Mesa Redonda “Conscientização de Debate com Famílias, profissionais da Educação e Comunidade”. Temas: O Direito de Brincar; O Brincar na história, O Brincar na Institucionalizado e o Brincar e o Esporte. Mediador da Mesa: Geovani Macedo – Presidente do Conselho Municipal de Educação – COMED. Participantes:  Paulo Cézar Pereira, Presidente do Conselho Municipal do direito da Criança e do Adolescente – CMDCA, que falará sobre o Direito de Brincar; Andrea de Oliveira, professora da Rede Municipal, historiadora e Mestre em Patrimônio Cultural abordará o Tema o Brincar na história; Jandira Inez Garcia, Professora de Educação Infantil, Mestranda em Educação que falará do Brincar Institucionalizado; Raulino Nickel,  atleta e incentivador do esporte da nossa cidade que falará sobre o brincar e o Esporte. Ao longo da Semana, serão desenvolvidas ações pela Fundação Cultural, como Contação de História e Exibição de Curtas Infantis.
Local: Cine Teatro

Município: São José – SC
Organização: Escola de Educação Básica Juscelino Kubitschek São José – SC
Data e horário: Durante a SMB 2017, às 10h e às 15h25
Descrição
Teremos em nosso espaço uma tenda de contação de história. Mesas serão disponibilizadas nos espaços, com materiais diversos, como: argila, massa de modelar, papéis coloridos, tesoura , cola, etc.
Local: Rua Jacob Sens, SN – Areias, São José – SC, 88113-285

 

SÃO PAULO

Município: Araçatuba – SP
Organização: Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Atividades recreativas em todas as 68 unidades escolares vinculadas à Secretaria Municipal de Ensino.
Local: Todas as unidades de ensino infantil e fundamental do município de Araçatuba SP

 

Município: Araçoiaba da Serra – SP
Organização: Gaia e Ânima
Data e horário: 28 de maio de 2017, das 09h às 12h
Descrição
Haverá brincadeiras e trocas de brinquedos na Feira da Roça. Espaços sensoriais, oficina de reciclagem, brincar com números, canto da leitura com doação de livros, slackline e brincar livre.
Local: Lago Municipal de Araçoiaba da Serra (SP)

 

Município: Araçoiaba da Serra – SP
Organização: Secretaria de Assistência Social / Prefeitura de Araçoiaba da Serra
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 9h às 12h
Descrição
Primeira Feira de Troca de Brinquedos da Prefeitura de Araçoiaba da Serra.
Local: Praça Coronel Almeida – Centro

Município: Atibaia – SP
Organização: Prefeitura da Estância de Atibaia
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 9h às 12h
Descrição
Dia do Brincar – Diversas propostas de brincadeiras em três pontos da cidade (praças públicas), organizadas pelas escolas municipais. O evento é aberto a todo o público. Além de brincadeiras e oficinas, realizaremos uma Feira de Troca de Brinquedos.
Locais: Praça Claudino Alves – Centro; Praça Guanabara – Jardim Cerejeiras; Rua Antonio da Cunha Leite – Bairro do Portão

 

Município: Barretos – SP
Organização: Hospital de Câncer de Barretos
Data e horário: 29 de maio de 2017, durante todo o dia
Descrição

Brincadeiras junto dos pais e das crianças: batata quente, estátua, amarelinha, “quem sou eu?”, acerte o cesto, jogo da velha humano, dança das cadeiras, gincana de perguntas e respostas, qual é a música, boliche e contação de história.
Local: Av. João Baroni, 3025 – Jd. Feitosa, Barretos – SP

Município: Bauru – SP
Organização: Universidade do Sagrado Coração (USC)
Data e horário: 24.05. às 20h30
Descrição
Iremos inaugurar uma brinquedoteca. Haverá a leitura de texto escrito por uma aluna do curso de Pedagogia, encenação da poesia “Sebastião”, de Manoel de Barros (Crianceiras), e brincadeiras como pintura facial, cortina sensorial, pintura e desenhos.
Local: Universidade do Sagrado Coração – USC, R. Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru – SP Cep: 17011-160

Município: Bragança Paulista – SP
Organização: Projeto Mamãe Levada
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017, às 16h
Descrição
21 a 28/05, às 16h – Difundir o Brincar Livre pelas rede sociais. Todos os dias, ensinarei brincadeiras que podem ser feitas em casa com as crianças.
23/05 – Conscientização sobre abrir espaços para brincar, na Câmera de Vereadores na cidade. Lançamento do movimento do brincar livre na cidade de Bragança Paulista. #BRINCARLIVREBRAGANCAPAULISTA2017 #MAMAELEVADA2017
27/05 – Roda de Leitura e Mobilização da vizinhança para brincar na rua.
Locais: On-line em www.facebook.com/mamaelevada ; Câmera de vereadores de Bragança Paulista – SP

 

Município: Caieiras – SP
Organização: Secretaria Municipal de Educação de Caieiras
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Vamos mover toda a rede municipal para a Semana do Brincar. Fizemos uma capacitação de motivação para todos os funcionários da Rede Municipal. Todas atividades, propostas de forma lúdica e recreativa, serão realizadas nas ruas da cidade de Caieiras.

 

Município: Campinas – SP
Organização: Gato Mia Café
Data e horário: 23 a 27 de maio de 2017
Descrição

Planejamos uma série de atividades, como vivência musical, oficina de horta, brincar livre em nosso quintal e contação de histórias com oficina criativa.
Local: Rua Maria Monteiro, 1742

 

Município: Campinas – SP
Organização: Instituto Educacional Dona Carminha
Data e horário: 26 de maio de 2017, a partir das 9h
Descrição
Pátio Interno: Será destinado ao Berçário e ao AGII A e B. Objetivo da faixa etária: explorar o ambiente, os sentidos, a percepção, estimular a interação criança/criança e também criança/adulto. Proposta: Trabalhar o Sensorial. Fazer um tapete/ “caminho sensorial”/cantinhos. Sugestões: algodão, pedrinhas, cascas de ovo, terra ou areia, papel amassado, um pouco de água, folhas secas, toalha ou tecido macio, lixa, garrafas PET (pequenas) com objetos coloridos para as crianças mexerem. Preparar o espaço com propostas do jogo simbólico: carrinhos, casinha, cabanas…  LEMBRANDO: Jogo simbólico, também chamado de faz-de-conta, caracteriza-se por recriar a realidade usando sistemas simbólicos; estimula a imaginação e a fantasia da criança, favorecendo a interpretação e ressignificação do mundo real. 
Sugestões para as demais turmas: jogar peteca, escorregar na rampa, pular elástico, pular corda, brincadeiras com bolas, desenhar com giz a quadra, pega pega, pega bandeira, queimada, amarelinha, pipa.
Local: Rua Alaide Nascimento de Lemos, 532, Vila Lemos – Campinas

Município: Cotia – SP
Organização: Associação Filantrópica Criança Feliz
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
De 22 a 36/05: Confecção de brinquedos populares com utilização de materiais recicláveis.
Dia 23: Roda de ciranda na E.M. Ivo Mario Isaac Pires
Dia 24: Roda de Ciranda nas dependências da Instituição. Local: Rua Urbano Mendes da Silva, 48 – Caucaia do Alto – Cotia – SP

Município: Cubatão – SP
Organização: Secretaria de Educação de Cubatão
Data e horário: 22, 24 e 26 de maio de 2017
Descrição

22/05,
segunda-feira:
– 9h e 14h | UME Sofia Zarzur (Vila Fabril) –  Vivência de musicalização: “Brincando e cantando”, infantil, com Sonia Onuki.
9h e 14h | Parque Novo Anilinas (Centro) – Intervenção circense interativa “Cuscuz com Maçã”,  do Grupo Tescom.
– 9h30 e 14h | UME Estado do Maranhão (Vila Natal) | Contação de histórias, com Nalva Leal.
– 15h | Biblioteca Municipal (Av. 9 de Abril, 1977, Centro) | Sessão itinerante do Festival do Minuto.
24/05, quarta-feira
– 14h30 | Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, Centro) | Projeto ‘Viva a Música’ com Banda Marcial de Cubatão para alunos da rede.
26/05, sexta-feira
– 14h30 | Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, Centro) | Teatro infantil “A Famylia Monstro”, de A Peste – Cia de Teatro Urbano;
– 15h30 | Praça dos Emancipadores | Sessão de brincadeiras para alunos da rede, com a participação da Secretaria de Esportes.

Município: Francisco Morato – SP
Organização: Pastoral da Criança – Francisco Morato
Data e horário: 27 de maio de 2017, às 14h
Descrição
Brincadeiras ao ar livre e Brincadeiras com brinquedos.
Local: Em frente à Igreja Católica na Rua Ipê, 27

 

Município: Guarujá – SP
Organização: Centro de Referência e Assistência Social/CRAS Morrinhos
Data e horário: 25 de maio de 2017, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Descrição
Com o tema “O brincar que encanta o tempo” em mente, teremos disponível um circuito de espaços para brincar, em que as crianças escolhem onde querem ficar. Sala 1: Espaço para criar e recriar — estarão disponíveis sucatas variadas (rolinhos de papel, garrafas pet, potes, tampas), tintas, colas, brinquedos quebrados para serem explorados e talvez transformados. Sala 2: Oficina com argila — explorar os movimentos de amassar, enrolar, fazer bolinhas, bola grande. Sentir a umidade e observar que ela seca. Sala 3: Espaços com os cantinhos para as brincadeiras simbólicas — casinha, cozinha, bonecas, bonecos, aviões, carrinhos, ferramentas. Brinquedos que estimulem a visão, audição e tato. Sala 4: Jogos de tabuleiro — dama, xadrez, ludo e jogos de desafio – perfil, quest, cara a cara. Na área externa, montaremos cama elástica e rede de vôlei ou peteca, disponibilizaremos corda, bambolê, bola, e amarelinhas pederão ser desenhadas na terra.
Local: Centro de Referência e Assistência Social/CRAS Morrinhos

Município: Guarujá – SP
Organização: E.M. Augusto Antunes Corrêa
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, nos períodos da manhã e da tarde
Descrição

22/05/2017 – Brincadeiras do Elemento Fogo: Brincadeira com sombra, lanterna, velas; Brincadeiras de explosão energética: correr, pular corda, jogar bola, batata quente.
23/05/2017 – Brincadeiras do Elemento Água: Confecção de barquinho de papel; pescaria; lavar louça; dar banho em bonecas e gincana.
24/05/2017 – Brincadeiras do Elemento Terra: Brincar na terra; bolinha de gude; plantio de feijão; experimentos com os vários tipos de terra.
25/05/2017 – Brincadeiras com o Elemento Ar: Confecção de pipa; cartolinha; aviãozinho; bolinha de sabão; confecção de petecas; confeccionar balangandã.
26/05/2017 – Confecção de brinquedos com material reciclável e circuito das atividades trabalhas durante a semana.
Local: Na própria escola. Endereço: Rua Romoaldo dos Santos Inácio 145, Jardim Boa esperança. Cep: 11470-050

Município: Guarujá – SP
Organização: E.M. Catarina de Oliveira Salgado
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, nos dois períodos de aula
Descrição
Durante toda a semana, teremos uma variedade de brincadeiras, planejadas com o cuidado de contemplar os quatro elementos da natureza (ar, terra, fogo e água). A ideia é que a criança tenha autonomia de experimentar, criar, investigar os elementos da natureza; que possa compartilhar, interagir e conviver com o outro; e ainda se divertir com as experiências propostas.
22/05: Resgate de brincadeiras da infância (cinco marias, aviãzinho, barquinho, corda e queimada).
23/05: Banho de bonecas (os) e Festa das bonecas (os); será comemorado com bolo produzido com argila com direito a velinha pra apagar.
24/05: Brincar de pipa ou cartolinha; Bolha de sabão.
25/05: Brincar com o cesto dos tesouros da natureza (irão explorar os diferentes elementos que ali contém).
26/05: Brincadeiras na “Praia da Enseada”, envolvendo a comunidade da escola, pais e responsáveis. Serão desenvolvidas as seguintes atividades: Construção de castelinhos na areia; Cabo de guerra; Corrida do saco; Corrida em duplas (crianças e responsáveis); Corrida da batata; Batata quente.
Locais: Avenida Veraneio s/n – Bairro Jardim Praiano e Praia da Enseada (altura da Avenida Atlântica)

Município: Guarujá – SP
Organização: E.M. Cônego Domênico Rangoni
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, no período de aula (manhã e tarde)
Descrição

22 e 23/05-  Circuito de brincadeiras e atividades na praça
24/05 – Confecção de brinquedos
25 e 26/05 – Atividades na praia e confecção de brinquedos
Local: Rua Bandeirantes s/n Vila Sapo – Guarujá – SP

Município: Guarujá – SP
Organização: E.M. Dr. Ernesto Ferreira Sobrinho
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30
Descrição

22/05/17 – Elemento Fogo: Cinema com uso do pijama para sugerir a vivência da noite; trabalhar as sensações através do escuro utilizando lanternas; músicas de relaxamento para demostrar calma.
23/05/17 – Elemento Agua: Banho nos brinquedos; barquinho de papel na piscina; construção de garrafinhas que acalmam, bolinha de sabão, pescaria.
24/05/17 – Elementos Fogo e Terra : brincadeiras de corda (foguinho, queimou), batata quente, plantio de sementes.
25/05/17 – Elemento Ar : Slackline (Profº Ed. Física), confeccionar balagandã e brinquedos de casa.
26/05/17 – Dia da família na escola: Participação dos Pais nas brincadeiras com pé-de-lata, amarelinha, pintura em mural, confecção de cartolinhas e de cartaz com fotos da família.
Local: Rua 1º de maio, 215 – Vicente de Carvalho

Município: Guarujá – SP
Organização: E.M. Hermínia Neves Vitiello
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Brincadeiras privilegiando os Quatro Elementos: Ar, Terra. Fogo e Água.
22/05 – Ar: Brincar com bolinhas de sabão, cartolinha, bexigas, balangandâ.
23/05 – Terra: Visita à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. Um espaço histórico de nosso município erguida em 1584 que serviu para a vigilância da entrada e saída de navios no canal de Santos. A Fortaleza está nas encostas da Praia de Santa Cruz dos Navegantes. É uma área de preservação ecológica. As crianças visitarão do Forte e percorrerão as trilhas existentes no local.
24/05 – Fogo: Brincadeiras que “aquecem” o corpo, que aumentam a frequência cardíaca. Pular corda, pular amarelinha, dançar, brincar de roda.
25/05 – Água: Brincar com barquinho de papel, banho de bonecas, incentivo ao processo de lavagem das mãos.
26/05: Dia de “um tudo e mais um pouco”. Criação de brinquedos com sucata, construção de cabaninhas, de descobrir novas formas de brincar no parquinho da escola.
Local: Rua Thomáz Tangary, 95, Vila Santa Rosa, Guarujá

Município: Guarujá – SP
Organização: E.M. Maria Eunice da Cruz
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
– Manhã
22/05 – Circuito de brincadeiras; brincadeiras de roda, pião, amarelinhas, pega- pega duro mole, corre cotia.
23/05 – Brincar com pipas e brincar de bolas.
24/05 – Circuito de brincadeiras; convite aos pais para brincarem junto com seus filhos.
25/05 – Confecção de brinquedos com sucata, currupio, cama elástica.
26/05 – Brincar de pular corda e cama elástica.          
– Tarde
22/05 – Circuito de brincadeiras; brincadeiras de roda, pião, amarelinhas, pega- pega duro mole, corre cotia.
23/05 – Brincar com o brinquedo de casa.
24/05 – Circuito de brincadeiras; convite aos pais para brincarem junto com seus filhos.
25/05 – Confecção de brinquedos com sucata, currupio, cama elástica.
26/05 – Brincar de pular corda e cama elástica.
– Anexo Suely Kyda
22/05 – Circuito de brincadeiras; brincadeiras de roda, pião, amarelinhas, pega- pega duro mole, corre cotia.
23/05 – Brincar com o brinquedo de casa.
24/05 – Circuito de brincadeiras; convite aos pais para brincarem junto com seus filhos na sede.
25/05 – Confecção de brinquedos com sucata, currupio, cama elástica.
26/05 – Brincar com o brinquedo confeccionado de sucata e cama elástica.
– Anexo Prainha Branca
22/05 – Circuito de brincadeiras; brincadeiras de roda, pião, amarelinhas, pega- pega duro mole, corre cotia.
23/05 – Brincadeira no campinho da praia.
24/05 – Circuito de brincadeiras; convite aos pais para brincarem junto com seus filhos na sala de aula da prainha.
25/05 – Confecção de brinquedos com sucata, currupio.
26/05 – Brincar na praia de queimada.
Local: Rua Javari s/n – Bairro Perequê – Guarujá

Município: Guarujá – SP
Organização: E.M. Philomena C. De Oliveira e Anexo
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Brincadeiras de água: boia ou afunda, barquinho, bolinha de sabão. Brincadeiras de fogo: batata quente, experiência da vela, de corda. Brincadeiras de ar: pipa, aviãozinho, foguete, pingue-pongue com balão, vôleiçol. Brincadeiras de terra: casinha, areia caseira, cama de gato, brincadeira de roda e tradicionais com a comunidade.
Local: EM Philomena C. De Oliveira – Av Sts Dumont 305/ Anexo – Rua Gervasio Bonavides s/ número Jd Las Palmas, Guarujá

Município: Guarujá – SP
Organização: E.M. Profa. Magdalena Maria Mardoso Lourenço
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Brincadeiras ao ar livre: bolinhas de sabão, bambolê, corda, circuito de brincadeiras com dança das cadeiras, experiências com água, banho de boneca, passeio pela praia para brincar com areia como construir castelos, resgate de brincadeiras tradicionais com os pais, pega ega, corre cutia.Além de plantio de mudas para integração e exploração do elemento terra. Todas essas atividades foram desenvolvidas ao longo da semana por todos integrantes da escola.
Local: Rua Marivaldo Fernandes, s/no. Na nossa Escola, calçadão em frente à escola e na Praia da Enseada – Guarujá

 

Município: Guarujá – SP
Organização: E.M. Vicentina Lamas do Valle
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Serão propostas brincadeiras diversas com as crianças de 4 e 5 anos.
Local: Rua São Sebastião, 125

 

Município: Guarujá – SP
Organização: NEIM Agripina Alves de Barros
Data e horário: 26 de maio de 2017, a partir das 8h30
Descrição

Palestra “
A importância do brincar para o desenvolvimento”. Exposição e exploração de brinquedos que encantam o tempo: bolinha de sabão, roi-roi, cartolinhas, empilhar torres, molinhas, bolinhas de sabão, peteca, pipa, mico, cozinhando no quintal (flor, lama, grama, folhas, sementes), jogo da velha, brincadeiras com lanterninhas, cinco marias, elástico, amarelinha.
Local: Rua Mario Malheiro,  205 – Vila Baiana 

Município: Guarujá – SP
Organização: NEIM Albert Sabin
Data e horário: 26 de maio de 2017, das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30
Descrição

22/05 – Elemento Água: bolinha de sabão, lavar e estender paninhos, banho de bonecas, corrida com água colorida, banho de bacias, bolinhas de gel, borrifadores com água.
23/05 – Resgate de Brincadeiras: confecção de petecas, espaço de casinha, corrida de carrinhos, pipa, confecção de rabiola, pular corda, parque.
24/05 – Elemento Terra: apreciação de vários elementos naturais, colhidos do Sítio do Vovô Chico (Sabores, cores, texturas, aromas), preparação da terra da horta para o plantio, gelo na terra, carrinhos com elementos naturais, bacias com folhas, bacias com água e terra, parque com acessórios de praia, criação de bonecos com argila, folhas e gravetos.
25/05 – Elemento Ar: pipas, cartolinhas, penas para assoprar, mesas com bolinhas de pingue-pongue, apitos, bolinhos de terra, chuva de folhas, bolinhos de terra e lama, confecção de leques, língua de sogra.
26/05 – Elementos Água, Ar, Fogo e Terra: espaços de brincar, banho de bonecas, cilindros como carrinhos, futebol, espaços de casinha, espaços de cozinha, espaços de lavanderia, espaço da fogueira, bacias com barquinhos, pintura com mãos ou com rolinhos, pista de velotrol com placas de trânsito na rua, colchão com sabão e água para escorregarem, banhos de bacias com água, banho de mangueira, cabanas. Tudo isso em uma praça chamada Clotilde, próxima a uma outra Unidade, que convidamos pra brincar conosco. Solicitamos o Corpo de Bombeiros para proporcionar um visita do caminhão que traria o elemento água com uma “chuvinha” da mangueira dos Bombeiros.
Locais: NEIM Albert Sabin, Av. Mário Daige, 1155 – Vicente de Carvalho, Guarujá; Praça Clotilde, Rua São Salvador

 

Município: Guarujá – SP
Organização: NEIM Antonieta do Espirito Santo Silva
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição

22/05 – Brincadeira de coelhinho sai da toca; Circuito: Desenvolver equilíbrio e controle muscular das crianças.
23/05 – Corrida de três pernas; Cabo de guerra.
24/05 – Batata quente; Brincar com jogos simbólicos, caracterizando o cotidiano da criança: cozinha, utensílios, preparo das refeições. A dinâmica consiste em representar as ações da rotina do lar. Outra etapa importante que auxilia a autonomia e a retirada das fraldas, brincar de usar o banheiro, bonecas indo usar o vaso sanitário, se limpar e lavar as mãos.
25/05 – Brincar de casinha.
26/05 – Bolinhas de sabão; Passeio pelo bairro com bonecas.
Local: Na unidade escolar

Município: Guarujá – SP
Organização: NEIM Natanael de Oliveira
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
INF. I:
– 22/05: Varal de balões surpresa
– 23/05: Vamos criar? (massinha de modelar caseira)
– 24/05: Brincando com a família
– 25/05: Dia da caixa
– 26/05: Dia do brinquedo (confeccionado pelas crianças)

INF. II   
– 22/05: Circuito de Brincadeiras: vencendo desafios
– 23/05: Brincando com a família
– 24/05: Brincando na pracinha
– 25/05: Dia da caixa;
– 26/05: Dia do brinquedo (confeccionado pelas crianças)

INF. III
– 22/05: Brincando com a família
– 23/05: Brincando na pracinha
– 24/05: Circuito de Brincadeiras: vencendo desafios
– 25/05: Dia da caixa;
– 26/05: Dia do brinquedo (confeccionado pelas crianças)

Os alunos do Infantil II e III do período da tarde irão brincar na praia no dia 26/05, sexta-feira.
Local: Rua Benedito Boa Ventura, 261, Bairro Santa Rosa 3 – Guarujá

 

Município: Guarujá – SP
Organização: NEIM Sara Bozoglian
Data e horário: 22 e 26 de maio de 2017
Descrição

22 a 26/05 – M
anhã e tarde: Brincadeiras variadas
26/05 – Manhã: Haverá cantigas de roda, tocadas por um pai. Uma mãe confeccionará uma caixa surpresa e outra mãe fará pintura facial nas crianças. – Tarde: brincadeiras variadas com os pais e os filhos.
Local: NEIM Sara Bozoglian – Hall de entrada

Município: Guarujá – SP
Organização: Prefeitura do Guarujá
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, às 8h e às 14h
Descrição

22/05 – Brincadeiras com corda; Brincar casinha: comidinha no espaço natureza (areia, pedrinhas, folhinhas).
23/05 – Plantar sementes de Girassol; Banho de boneca e lava-rápido de carrinhos; Construção barco de papel: navegar.
24/05 – Confeccionar aviõezinhos e brincar; Bolinha de sabão.
25/05 – Pescaria de letras
26/05 – Atividade com família; Oficina de peteca; Brincadeiras: com bexiga, pular corda, pescaria; Encerramento: Dança Circular.
Local: Na escola – Rua Benedito Alves, 23

Município: Guarujá – SP
Organização: Secretaria de Educação de Guarujá
Data e horário: 31 de maio de 2017, às 19h
Descrição

As escolas e creches do município programaram atividades para a Semana e farão suas inscrições individualmente. No dia 31/05, às19h, no Teatro Procópio Ferreira, será exibido gratuitamente o filme “Tarja Branca”, para docentes e pra comunidade em geral.
Local:
Teatro Procópio Ferreira – Av. Dom Pedro I, 350 – Tejereba, Guarujá

Município: Guarujá – SP
Organização: NEIM Suely Maria da Silva Kida
Data e horário: 26 de maio de 2017, às 11 h e às 16h
Descrição
Atividades brincantes ao ar livre, envolvendo pais/familiares, crianças e educadoras: a história da serpente, caça aos sapatos misturados, peteca, lençol-Bol, dança da cadeira, barquinho de papel, cartolinha (construir com os participantes e depois brincar), brincar de achar as bolinhas escondidas na área externa, dinâmica a jaca e o jacaré. “A criança aprende brincando… E brincando ela é feliz”.
Local: Rua Maracá, 90 – Jardim Umuarama – Perequê

 

Município: Guarulhos – SP
Organização: Academus Centro de Formação Continuada
Data e horário: 24 a 28 de maio de 2017
Descrição
Palestra “A Pedagogia do Brincar”, ministrada pelo  Dr. Fábio Cardoso dos Santos, dia 25 de maio às 8h; Palestra “Brincadeira e Inclusão é Coisa Séria”, ministrada pela Esp. Alessandra Bernardini, dias 27 maio às 9h e 28 de Maio às 10h; Oficina “O Brincar que Encanta o Lugar”, Curadoria: Dr.Fábio Cardoso dos Santos, Esp. Alessandra Bernardini (Apoio Editora Cortêz), dia 24 de maio às 8h.
Local: Avenida Bom Clima, 106  Bom Clima – Guarulhos CEP 07196-220

Município: Guarulhos – SP
Organização: Escola Semear
Data e horário: 25 de maio, às 19h30; 26 de maio; às 15h
Descrição

Oficina de Brinquedos construídos com materiais não estruturados; Brincadeiras de Roda; Exibição do filme “Tarja Branca”.
Locais: Na própria escola – Avenida São Luiz, 346; na Praça em frente à escola, chamada Praça Alberto Deodato

Município: Ilhabela – SP
Organização: E.M. Prof. Dercy Andrade de Castro – Prefeitura de Ilhabela
Data e horário: 23 de maio de 2017, às 8h30 e às 11h
Descrição

Brincadeiras com grandes grupos de crianças, como corridas, brincadeiras de roda e com bola.
Local:
Campo de futebol ao lado da escola, no Bairro Portinho

 

Município: Ilha Comprida – SP
Organização: Escolas de Ilha Comprida
Data e horário: 27 de maio de 2017, às 9h
Descrição
Brincadeiras de quintal durante toda semana nas unidades escolares. Construção de brinquedos com sucata e passeios à praia e parques do município, culminando dia 27/05/2017, na Praça Tanoeiros, com as escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. Todas as creches, escolas e Ongs do município participarão.
Local: Praça dos Tanoeiros (Centro da Ilha)

 

Município: Ipuã – SP
Organização: Casa da criança Armanda Malvina de Mendonça
Data e horário: 25 de maio de 2017, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h
Descrição

A
Casa da Criança Armanda Malvina Mendonça organizou e mobilizou, juntamente com a comunidade, famílias e funcionários, a Semana do Brincar, com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”. Resgate das Tradicionais Brincadeiras e o Brincar na Rua. O Brincar é uma atividade indispensável ao desenvolvimento de potencialidades humanas relacionadas a aspectos cognitivos e afetivo-emocionais, sociais e culturais, para todas as idades. No evento, participação de outras Organizações: Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Lar Escola Orandes Carlos da Rocha, CEPEM I Centro, famílias e população em geral. Brincadeiras, rua como lugar de vivencias e experiências. Planejamento da Atividades, divididas em quatro grupos:  Primavera (0 a 3 anos) – Chocalho, Sopro, Bate Lata, Abre zíper, Bolinha Sabão, Sensaçoes; Verão (4 a 6 anos) – Bolinhas no cesto, Boliche, peteca, Árvore de elástico, Dança das cadeiras; Outono (7 a 10 anos) – Obstáculos com pneus, pega bandeira, elástico, Alerta, Pular corda, Amarelinha, pé de lata, amarelinha; e Inverno (11 a 14 anos) – Bambolê, futebol, Bugalha, Cabo de guerra, jogo das argolas, futebol, futebol de tecido, Desafio da garrafa e Bete (jogo de taco). Nosso LEMA é proporcionar uma infância bem vivida! E participação das famílias e comunidade, incentivando o resgate das brincadeiras e o respeito do tempo das crianças brincarem.
Local:
Na rua, ao lado da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça – Av. General Osório, 617

 

Município: Itanhaém – SP
Organização: Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém
Data e horário: 20 a 26 de maio de 2017, das 14h às 17h
Descrição
Dia 20/05 – Estações Brincantes na Orla da Praia: A Orla da Praia do Centro da cidade foi totalmente revitalizada e todos os dias recebe o público infantil e adulto para a prática de esportes e brincadeiras. Pensando neste espaço, vamos aproveitá-lo para que no dia 20 possamos receber as crianças, pais, avós, profissionais da educação para brincarem nas tendas que serão instaladas para oficina de pipas, oficina de construção de brinquedos com materiais alternativos, brincadeiras tradicionais, brincadeiras radicais para pais e filhos e contação de histórias.
Dias 22 a 26/05 – Atividades brincantes nas Unidades Escolares: feiras de trocas de brinquedos, brincadeiras envolvendo a participação das famílias, ruas de lazer entre outras propostas divertidas
Dia 23/05 – Momento Formativo: Palestra Brincante com a professora Lu Chamusca (BA) com o tema “O desafio de resgatar a infância: Cantando, criando e encantando”. Local: EM Noemia Salles Padovan – Rua Emídio Pereira de Castro, s/nº – Guapiranga
Dia 25/05 – Sessão livre de Cinema com o filme “O Começo da Vida”. Local: Cinemar (Itanhaém)
Locais: Estações Brincantes Avenida da Orla (altura do quiosque Moai Beach) Centro de Itanhaém – SP

 

Município: Itapetininga – SP
Organização: EMEF Maria Aparecida Silva Brisolla Franci
Data e horário: 24 de maio, das 9h às 11h30; 26 de maio, das 8h às 14h
Descrição
Brincadeira na lagoa do bairro, sleckline nas árvores do bairro, pega-pega variados, argila, bolha de sabão, gude. No campo: pipa e casinhas.
Local: Est. Munic. José Corrêa de Moraes , 276 Bairro Chapadinha – Itapetininga

Município: Itatiba – SP
Organização: Prefeitura do Município de Itatiba
Data e horário: 22 a 28 de maio de 2017
Descrição
Além do calendário de ações (abaixo), também serão realizadas atividades lúdicas incentivando o brincar em todas as unidades escolares, PSF e CRAS do município.
22/05 (segunda-feira), 9h – Abertura da Semana Mundial do Brincar, no Auditório da Prefeitura. Palestras: “A importância do brincar”, com Patricia Sampaio da Anunciação, e“A pessoa com deficiência e a brincadeira”, com Kelly Vigato da Silva.
23/05 (terça-feira), 9h às 11h: Oficina com famílias e crianças no CRAS Corradini (Equipe Famílias que Cuidam, Voluntários do Brincar e Secretaria de Ação Social).
24/05 (quarta-feira), 9h às 11h: Oficina com famílias e crianças no PSF Harmonia (Equipe Famílias que Cuidam, Voluntários do Brincar e Secretaria da Saúde).
Dia 25/05 (quinta-feira), 16h às 18h: Oficina com famílias e crianças no CEMEI Francisca de Castro Camargo (Equipe Famílias que Cuidam, Voluntários do Brincar e Secretaria da Educação).
Dia 26/05 (sexta-feira)
– 14h às 16h: Oficina com os funcionários nas Secretarias do Paço Municipal (Equipe do Projeto Mais que Esporte Educação)
– A partir das 16h, no auditório: Técnicas de respiração para alívio do stress e iniciação à meditação com a professora de ioga Fernanda Coelho, da Fundação Arte de Viver.
28/05 (domingo)
– A partir das 14h: Dia Mundial do Brincar – Festa na Praça da Bandeira (Equipe Famílias que Cuidam, Voluntários do Brincar, Secretaria da Ação Social, Educação, Saúde, Cultura e Turismo, Fundo Social de Solidariedade e Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância). Espaços lúdicos para leitura e contação de histórias, oficina criativa, sensorial e de brinquedos. Feira de troca de brinquedos: a feira de trocas de brinquedos é uma maneira divertida de repensar a forma de consumo, envolvendo pais e filhos na prática dessa reflexão.
– A partir das 17h: Apresentação da peça teatral “Pluft, o fantasminha”, no Teatro Ralino Zambotto.
Local: Prefeitura Municipal de Itatiba – Rodovia Luciano Consoline, 600

 

Município: Itu – SP
Organização: Grupo de Estudos de Antroposofia Sol Itu, Grupo Gaia – Maternidade Saudável e apoio da Prefeitura pela Secretaria do Meio Ambiente
Data e horário: 21 de maio de 2017, das 9h30 às 12h
Descrição
Manhã de roda de conversa com os pais ou responsáveis sobre a importância do brincar na infância e atividades para os pequenos. Cantinho aconchegante para os bebês. Nesse dia, ainda serão distribuídos gizes comuns para os participantes para que, durante a semana, desenhem amarelinhas pela cidade, a fim de alegrar e fazer refletir sobre esse momento tão especial que é o brincar.
Local: Parque Ecológico do Taboão – Av. Itu 400 anos, 81, Vila Leis – Itu/SP

 

Município: Jundiaí – SP
Organização: Ateliê do Quintal
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Descrição
Atividades do dia a dia do brincar livre infantil em nossa Unidade Escolar, convidando aos familiares e educadores de outras unidades para participarem; Vivências, brincos e brincadeiras da Cultura Popular; Exposição de fotos na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jundiaí, com o tema “O Brincar que encanta o tempo”; Visita com educadores da escola ao Projeto Ciranda de Filmes – Renata Meirelles; Espetáculo de teatro “O Barquinho”, de Ilo Krugli; Palestra seguido de bate papo com um pai de aluno antropólogo, mestre em Antropologia Social pela UFSC e Doutorando em Ciências Sociais pela UFMA, com o tema “A criança e o Brincar na perspectiva da Antropologia da criança”; Oficina de Capoeira – uma contribuição para a reafirmação de nossa identidade cultural.

Município: Jundiaí – SP
Organização: Colégio Lince
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017, nos horários de aula – das 7h30 às 17h
Descrição
Planejamos uma semana com brincadeiras de roda, jogos diferentes, músicas, jogos de equilíbrio e coordenação motora.
Local: Rua França, 258, Vila Municipal

Município: Jundiaí – SP
Organização: EMEB Antonio Brunholi Netto
Data e horário: 26 de maio de 2017, no período da manhã
Descrição

Cantos de brincadeiras diversas e interação no espaço externo da escola, com programação musical ao vivo envolvendo a comunidade escolar.
Local: Rua Ari Barroso, 25 – Jardim santa Rita de Cássia

 

Município: Jundiaí – SP
Organização: EMEB Dr. Ramiro de Araújo Filho
Data e horário: 26 de maio de 2017
Descrição
Ao longo da semana, faremos intervenções no espaço, visando potencializá-lo para as brincadeiras. Construiremos cabaninhas, camas de gato e tendas. No dia 26, teremos nossa festa de aniversário e criaremos propostas de cantos para livre escolha das crianças. Se o tempo estiver bom, será no espaço externo; se chover, usaremos a parte interna da escola.  Nossas crianças já brincam bastante e poderão escolher as brincadeiras preferidas para repetirem nessa semana.
Local: Rua João Scabin, 160 – Vianelo, Jundiaí, SP

Município: Jundiaí – SP
Organização: EMEB Pier Angela
Data e horário: 24 de maio de 2016, às 8h30 e às 14h00
Descrição

Interação entre duas creches, para a realização de brincadeiras, em um parque próximo das duas escola. 
Local: Parque do Jardim do Lago, Rua José Pedro de Oliveira

Município: Jundiaí – SP
Organização: EMEB Professora Abigahil Alves Feu Borin
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017, às 9h
Descrição

22/05 – Massinha caseira
23/05 – Barangandã
24/05 – Circuito com movimentos amplos
25/05 – Interação dos alunos com cantos temáticos
26/05 – Interação com cantos na quadra

Local:
Av Carlos Veiga, 250 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí

Município: Jundiaí – SP
Organização: EMEB Professora Aparecida Bernardi do Amaral
Data e horário: 26 de maio de 2017, às 10h30 e às 16h
Descrição

Circuito de brincadeiras populares envolvendo todos os alunos e funcionários.
Local:
Rua uva Paulistinha, 50 – Morada das Vinhas, Jundiaí

 

Município: Jundiaí – SP
Organização: EMEB Professora Arcina Ap. Nogueira Barboza
Data e horário: 24 de maio de 2017, das 9h às 10h
Descrição
Serão propostas brincadeiras de rua, um momento de interação de alunos da unidade em espaço externo, incentivando a apropriação do meio em que vivem.
Local: Rua Urbano Rubbo Copelli, 124 – Vila Ana – Cep 13208400

 

Município: Jundiaí – SP
Organização: EMEB Professora Cinira Cardona Mazzali
Data e horário:
Descrição

O brincar é prática diária e faz parte da nossa rotina. Seguiremos, então, com as b
rincadeiras variadas, livres, dirigidas, jogos com regras, desenvolvidas nas interações entre os pares, com adultos e com o espaço e materiais diversos oferecidos.
Local: na própria unidade escolar

 

Município: Jundiaí – SP
Organização: EMEB Professora Maria Gemma Gennari Carturan
Data e horário: 24 de maio de 2017, às 15h30
Descrição

I
nterações entre crianças, familiares e comunidade em geral, nas quais as crianças serão as protagonistas, dando uma verdadeira aula de brincar. Serão montados cantos com brinquedos e materiais diversificados, nos quais as crianças mostrarão as suas brincadeiras, seu faz de conta para os adultos que estiverem presentes.
Local:
Rua Capitão João Xavier Dias da Costa, 66 – Vila Rossi

Município: Jundiaí – SP
Organização: EMEB Wilma Nalin Fávaro
Data e horário: 25 de maio de 2017, às 7h30
Descrição

Será desenvolvido uma acolhida com os pais, no horário de entrada, quando participarão do café da manhã em formato de piquenique. Durante o café, ocorrerão cinco propostas de brincadeiras, elaboradas pelos Educadores.
Local:
Rua Victório Baradel, 255 – Jardim Santa Gertrudes 

 

Município: Mogi Guaçu – SP
Organização: Creche Leonor Mendes de Barros
Data e horário: 25 de maio de 2017
Descrição
Serão realizadas brincadeiras de bola, de corda, brincadeiras antigas de rua. Os pais serão chamados para ensinar a usar os brinquedos e aproveitar as brincadeiras de suas épocas.
Local: Rua Domingos Rosso, 115

Município: Mogi Mirim – SP
Organização: Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal de Mogi Mirim
Data e horário: 22, 23, 24 e 27 de maio de 2017
Descrição
1- Em todas as unidades Educacionais Municipais as atividades que envolvam brincadeiras e brinquedos serão intensificadas e servirá como estimulo para que esta prática se efetive diariamente, em todas as séries.   

2- Durante os dias 22 a 24 de maio, no período da noite, no Salão Vermelho da Estação Educação, serão oferecidas oficinas pedagógicas às equipes de docentes e equipe diretiva que atuam nas Unidades de Educação Infantil. A programação é a seguinte:
22/05 – CINE DEBATE – Exibição pública do longa metragem “Território do Brincar”, seguido de debate mediado por Vilma Silva, integrante da equipe de Educação e Cultura da Infância do Instituto Alana.
23/05 – Roda de Conversa com Prof. Dreidy Mara Andrade, idealizadora do projeto “Na rua da Júlia – Brinquedos e Brincadeiras Populares”, sob os pilares “Cultura da Infância” e “Cultura Popular Brasileira”.
24/05 – Oficina Pedagógica “Reflexões sobre as infâncias e suas culturas e a relação com o Brincar”, com a Prof Ana Maria Leite.

3- Dia 27/05, às 9h00 – Programação aberta à população. A Rua da Brinquedoteca Municipal será interditada no período da manhã, onde se realizarão as seguintes atividades: Vivência do projeto “Na rua da Júlia – Brinquedos e Brincadeiras Populares”. Participações Especiais: Instituição ICA (alunos da Escola de Circo realizarão atividades de interação com o público); Banda Musical Lyra Mogimiriana (alunos da Orquestra Infantil); Alunos da ETEC “Pedro Ferreira Alves” (“Piratas do Caribe – brincadeiras/atividades de interação com o público).
E mais: Reabertura da Brinquedoteca Municipal Eugênio Scomparim, após revitalização. Aberta ao público.

Locais: Estação Educação e Brinquedoteca Municipal

 

Município: Mogi Mirim – SP
Organização: Território do Brincar – São Paulo
Data e horário: 22 de maio de 2017, às 13h
Descrição
Exibição de filme e debate para formação de equipe, gestores e professores da rede municipal de Mogi Mirim.

 

Município: Novo Horizonte – SP
Organização: FASAR – Faculdade Santa Rita de Novo Horizonte
Data e horário: 24 de maio de 2017, das 13h às 17h
Descrição
A criança hospitalizada tem um sofrimento físico e emocional, pode estar correndo risco de vida ou ter que passar por algum procedimento cirúrgico. Por meio de brincadeiras, jogos e contação de histórias, a dor e o sofrimento podem ser aliviados com atenção, carinho, diversão, distração, elevação da autoestima e esperança de voltar a sua vida normal.
Contação de histórias: A fantasia muitas vezes é esquecida pela criança; sua realidade é tão cruel que não permite sonhar. Por meio da contação de histórias, o fantasiar e o imaginar podem ser recuperados.
Brincadeiras e Jogos: O brincar pode ser considerado uma capacidade inata do ser humano. É um meio saudável de expressão e movimento, possibilita a fantasia e a expansão da imaginação. As situações problemas encontradas nos jogos servem para ajudar na forma como a criança enfrentará problemas reais. Quando hospitalizada, a criança é retirada de seu ambiente, afastada de família, amigos, escola, brinquedos, podendo ter prejuízos cognitivos, físicos e afetivos. Algumas atividades podem ajudar na expressão, como pinturas e desenhos, que ajudam a mostrar o que se passa com a criança, seus medos e angústias. O lúdico relaxa e traz de volta o prazer da criança pela vida. Ao brincar, ela toma iniciativas, imagina, usa suas capacidades intelectuais, o corpo, a cooperação, aprende regras, lida com limites, memória, atenção e concentração.
Local: Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte. Av. Cel. Junqueira, 740, Novo Horizonte – SP, 14960-000

 

Município: Piedade – SP
Organização: Clube do Remo Itupararanga
Data e horário: 21 de maio (segunda-feira), às15h; 27 de maio (sábado) a partir das 8h até dia 28 (domingo) às 18h
Descrição
Realizaremos diversas atividades: Yoga, Camping Viking, Trilha na Mata Interativa, Vivências “pés na terra”, Ateliê Sustentável, Almoço Agroecológico, Jogos e brincadeiras “Vikinzinhos”, Apresentação artística cultural “Noite da Pizza”, Oficina de culinária “Faça e asse sua pizza no forno a lenha”, Causos e contos populares na fogueira e Teatro de sombras.
Local: Estrada Votorantim a Ibiuna (Rod. Raimundo Antunes Soares) Piratuba. Represa de Itupararanga – Piedade

 

Município: Pindamonhangaba, SP
Data e horário: 28 de Maio de 2017, às 9h
Descrição

Um Encontro para Brincar! Convite às mães, aos pais e demais interessados, para passar uma manhã brincando com e como crianças. O encontro acontecerá em um local ao ar livre, um convite à simplicidade e à beleza do Brincar. Correr, rolar na grama, inventar, saltar… O estar presente com os filhos, brincando e se encantando.
Local: Centro Esportivo João do Pulo (no gramado ao lado do parquinho). Rua Engenheiro Orlando D. Murgel, Parque São Domingos

 

Município: Pindamonhangaba – SP
Data e horário: 21 a 28 de maio de 2017
Descrição
DIA 21 (DOMINGO)
10h – Contação de Histórias “Cantos e Contos para Brincar” Grupo Ziriguidum. Local: Bosque da Princesa
15h – Contação de Histórias. Local: Bosque da Princesa
16h – Teatro –  Circuito Cultural Paulista. Local: Bosque da Princesa

Dia 22 (SEGUNDA)
18h30 – Intervenção Brincante na Oficina de Teatro. Local: Teatro Galpão

Dia 23 (TERÇA)
15h – Intervenção Brincante “Exercícios de Ser Criança” com O Grupo de Teatro do CEU das Artes. Local: Profa Raquel De Aguiar Loberto – Vale das Acácias
19h – Intervenção Brincante na Oficina de Teatro. Local: Teatro Galpão

Dia 24 (QUARTA)
19h – Ciranda de Prosa com o tema: “O Brincar que encanta o tempo”. Local: Pachô – Casa de Criar  – Rua Ignácio Henrique Romeiro no 16, Chácara Galega

Dia 25 (QUINTA)

20h – Aula aberta de Danças Brasileiras com Mônica Alvarenga. Local: Ateliê Cênico de Dança, Av. Francisco Glicério 45 – Centro

Dia 27 (SÁBADO)
14h – Dia do Brincar no Quintal (abertura especial com Jacqueline Baumgratz da Cia Cultural Bola de Meia). Local: Pachô – Casa de Criar – Rua Ignácio Henrique Romeiro no 16, Chácara Galega

Dia 28 (DOMINGO)
10h – Danças Circulares com Bebel Moraes e João Junqueira. Local: Bosque da Princesa

Locais:
Bosque da Princesa: Rua Barão De Pindamonhangaba, s no. – Bosque da Princesa
Patchô – Casa de Criar – Rua Ignácio Henrique Romeiro no 16, Bairro Chácara Galega
Teatro Galpão – R. Luiza Marcondes de Oliveira, 2750 – Parque das Nações
Ateliê Cênico de Dança – Av. Francisco Glicério 45 – Centro
Escola Profa. Raquel De Aguiar Loberto – Rua dos Cravos, 314, Vale das Acácias – Moreira César

 

Município: Piracicaba – SP
Organização: Escola Municipal Aparecido Carlos Guzzi
Data e horário: Dias 25 e 26 de maio de 2017, das 9h30 às 10h30
Descrição
Haverá Gincana (dirigida pelas professoras) e Brincadeiras livres (brincar livres das crianças).
Gincana: Nós, professores, trabalhamos muito o brincar diariamente e estamos pesquisando brincadeiras divertidas para as crianças participarem nesta semana. Estamos usando o nosso horário de estudo e pesquisando, debatendo de qual forma e como podemos deixar essa semana mais deliciosa, para que as crianças participem ativamente do brincar.
Brincadeiras Livres: O plano é que as crianças inventem o seu brincar, como sempre fazem. Contribuímos com os materiais não estruturados que as crianças gostam e que inclusive trazem.
Local: Parque da Escola Municipal Aparecido Carlos Guzzi, na Rua Presidente Venscelau Braz

 

Município: Ribeirão Pires – SP
Organização: Projeto OFICINATIVA / AfroEscola , ABC Paulista – SP
Data e horário: 28 de maio de 2017, domingo, das 14 às 17 horas
Descrição
DOMINGUEIRAFRO: Encontro periódico de celebração às africanidades. Nesta edição, estaremos destacando brincadeiras, jogos, brinquedos, danças, músicas e outras ludicidades negras espalhadas pelo planeta.
Local: AfroEscola Laboratório Rural / Abaçá da Oxum – Rua Lucia, 19, Estância Alto da Serra, Ribeirão Pires, SP

 

Município: Ribeirão Preto – SP
Organização: Núcleo da Aliança pela Infância – Ribeirão Preto
Data e horário: Dias 20, 26, 27 e 28 de maio de 2017
Descritivo
20/05 das 10h às 12h | Local: Parque Carlos Raya – Rua Severino Amaro dos Santos, s/n – Jardim Botânico
9:30 – Chegada + preparativos
10:00-10:20 Recepção com boas vindas + roda ritmica (expanção)
10:20-11:00 Jogos + brincadeiras livres
11:00-11:10 Brincantes começam o preparo para o fechamento
11:10-11:30 Fechamento (brincadeira de roda) + roda ritmica (contração)
11:30-12:00 Roda de conversa com os brincantes

26/06 das 14h30 às 18h | Local: Rua Domingos Centula, 100 Vila Guiomar
14:00 – Chegada + preparativos
14:30-15:00 Formação de grupo + roda ritmica (expanção)
15:00-16:50 Jogos + brincadeiras livres
16:50-17:10 Brincantes começam o preparo para o fechamento
17:10-17:30 Fechamento (brincadeira de roda) + roda ritmica (contração)
17:30-18:00 Roda de conversa com os brincantes

27/05 das 9h às 12h10 | Local: Av. Magid Simão Trad, 1721 – Simione
8:30 – Chegada + preparativos
9:00-9:20 Recepção com boas vindas + roda ritmica (expanção)
09:20-10:20 Jogos + brincadeiras livres + teatro de mesa para os pequenos
10:20-11:20 Maracatu Chapéu de Sol
11:20-11:40 Fechamento (brincadeira de roda) + roda ritmica (contração)
11:40-12:10 Roda de conversa com os brincantes

27/05 das 9h às 12h40 | Local: Av. Constábile Romano, 337 – Ribeirânia
9:00-9:30 Formação de grupo + roda ritmica (expanção)
9:30-11:30 Jogos + brincadeiras livres
11:30-11:40 Brincantes começam o preparo para o fechamento
11:40-12:00 Fechamento (brincadeira de roda) + roda ritmica (contração)
12:00-12:40 Roda de conversa com os brincantes – Fechamento da SMB 2017

28/05 das 9h às 12h | Local: Rua Gabriel Carraro, 1619 – Parque dos Servidores
9:00-9:30 Formação de grupo + roda ritmica (expanção)
9:30-11:30 Jogos + brincadeiras livres
11:30-11:40 Brincantes começam o preparo para o fechamento
11:40-12:00 Fechamento (brincadeira de roda) + roda ritmica (contração)
12:00-12:40 Roda de conversa com os brincantes – Fechamento da SMB 2017

 

Município: Santo André – SP
Organização: Colégio Xingu
Data e horário: 22 a 25 de maio de 2017
Descrição
No ambiente da escola, traremos propostas de brincadeiras diversas e momentos com brinquedos estruturados e materiais não estruturados; jogos de tabuleiro e jogos ao ar livre; brincadeiras tradicionais.
Local: Rua Xingu, 455

Município: Santo André – SP
Organização: Sunny Side International School
Descrição
Atividades de corpo e movimento; plantação; brincadeiras ao ar livre.
Local: Galeão Carvalhal, 125, Bela Vista

 

Município: Santos – SP
Data e horário: 20 a 28 de maio de 2017
Descrição
As atividades são gratuitas e acontecem em 153 pontos da Cidade até o dia 28 de maio. Clique aqui e confira a programação completa.

Município: São Carlos – SP
Organização: Aliança pela Infância – Núcleo São Carlos
Data e horário: 28 de maio de 2017, às 15h30
Descrição
Resgate de brincadeiras e leituras clássicas na Praça São Carlos.
Local: Antonio Carlos Ferraz Salles, 942 – Bairro Santa-Felicia 

 

Município: São José dos Campos – SP
Organização: Colégio Solare
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 9h às 12h
Descrição
Desenvolveremos atividades utilizando os quatros elementos da natureza. Para cada elemento, montaremos brincadeiras e oficinas. Terra: brincadeira com bolinha de gude e pião. Água: brincadeira e confecção do barquinho de papel. Ar: brincadeiras e confecção de pipas e petecas. Fogo: brincadeiras de expressão, explosão corporal, como corda e teatro de sombra.
Local: Colégio Solare – Avenida Possidonio José de Freitas, 1401 – Urbanova

 

Município: São José dos Campos – SP
Organização:
Fundação Cultural Cassiano Ricardo / Casa de Cultura Chico Triste
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
A Casa de Cultura Chico Triste, junto às oficinas Cultura da infância, participarão das atividades da Semana Mundial do Brincar. Os monitores estarão participando com os trabalhos junto aos alunos dentro da proposta da UNESCO. Neste dia, abriremos as aulas ao público em geral ou agendamento de escolas que queiram participar das oficinas.
22/05, 9h00 às 11h00 – Oficina –Brincadeiras Infantis
24/05, 9h00 às 11h00 – Modelagem em argila.  9h00 às 11h00 – Artes & Arteiros. Atividades artísticas, como Arte do Origami, trabalhos com matérias recicláveis e outros voltado ao público especifico de inclusão social. A proposta será voltada aos pais, família e acompanhantes da pessoa com deficiência, e será dirigida pela arte educadora Fátima Santos.
25/05, 9h00 às 11h00 – Dança Folclórica
26/05, 9h00 ás 11h00 – História em quadrinhos
Local: Casa de Cultura Chico Triste-Rua Milton Cruz s/n Vila Tesouro – São José dos Campos-SP

 

Município: São José do Rio Preto – SP
Organização: Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP
Data e horário: 25 de maio de 2017, às 20h30
Descrição

Vivência Lúdica: Resgate de brincadeiras tradicionais infantis com os alunos do Curso de Pedagogia.
Local:
UNIRP – Unidade Universitária VII – Rua Bernardino de Campos, 4516 – Bairro Redentora

 

Município: São José do Rio Preto – SP
Organização: Recanto Valentina Brinquedoteca
Data e horário: 26 de maio de 2017, das 13h às 18h.
Descrição
Atividades ao ar livre, bola queimada, pique-pique, passa anel, oficinas de pintura, oficina de desenho, futebol, brincadeiras coletivas, brincar livre entre outros.
Local: Rua Adir Attab, 300 – Jardim Redentor – São José do Rio Preto – SP

Município: São Paulo – SP
Organização: ABBri – Associação Brasileira de Brinquedotecas
Data e horário: 06 de junho de 2017, das 9h30 às 15h
Descrição
Encontro lúdico com foco no Brincar Sustentável, para adultos brincantes – pais, professores, educadores ambientais e todos os interessados em aproximar a criança da natureza. 

Local:
UMAPAZ – Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera – Portão 7A 

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Associação AVECC-CT
Data e horário: 28 de maio 2017, das 8h às 17h
Descrição
Serão realizados eventos esportivos para as idades sub-10 e sub-12, em uma quadra e em um campo de futebol, no centro de Iniciação ao Esporte da AVECC-CT.
Local: Rua Humberto Barbaro, n. 10

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Associação Comunitária Monte Azul – Programa Caminhando Juntos (NAISPD)
Data e horário: dias 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
22/05 – segunda-feira: Jogos de mesa; Contação de histórias
23/05 – terça-feira: Jogos de mesa; Queimada
25/05, quinta-Feira: Jogos de mesa; Brincadeiras de rodas
26/05 – sexta-feira: Pinturas no rosto e maquiagem
Local: Av. Tomás de Souza, 552

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Associação Comunitária Monte Azul
Data e horário: 24 de maio de 2017, às 11h
Descrição
Contação de histórias com o ator Rony Cácio.
Local: Rua Vitalina Grassman, 290

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Biblioteca Espaço Alana
Data e horário: 21 a 27 de maio de 2017, das 14h às 17h
Descrição
21/05, domingo
 
14h  Abertura da “Semana” com o show da “Banda Alana” 
15h  Atividade de pintura de rosto e contação de história com a Biblioteca Espaço Alana. Tema: “A arca de Noé, de Ruth Rocha”.
16h  Brincadeiras de rua com a brinquedoteca, circuitos e atividades.

22/05, segunda-feira 
2º Painel Infância e Ludicidade, tema central: “Tempo de Leitura: a literatura é um universo de brincar”. Mediação: Eduardo Freire, da Biblioteca Espaço Alana.
10h  Abertura oficial 
10h10  Intervenção Cultural – Bibliosesc Itaquera. Contação de história “Diários de Pilar”, da Cia do Mar, com Cláudio Oliveira, ator e contador de histórias, e Felipe Surian, musicista.
11h  Roda de conversa  “Tempo de brincar: Evolução, pesquisas e possibilidades”, com Adriana Friedmann, mestre em educação e cofundadora da Aliança pela Infância. 
13h30  Roda de Conversa “Uma narrativa dos gestos do brincar”,  com Renata Meirelles, idealizadora do projeto “Território do Brincar”.
15h  Roda de Conversa “Ciranda Poética: Sarau, oralidade e poesia”, com as Poetas da Terceira Idade presentes nos saraus realizados na Biblioteca Espaço Alana.

23/05, terça-feira 
14h  “Crie o Seu” com a brinquedoteca: espaço para criação de objetos, brinquedos, entre outros. “Bancada de Colagens”: bancada com recortes de tecidos, papéis (revistas, jornais) e recortes em geral. 

24/05, quarta-feira
das 10h às 16h  Cia Buzum de Teatro Itinerante: apresentação do espetáculo “13 Gotas”, em sete sessões durante o dia.
14h  Movimente-se: aula de dança “zumba” e prática de jiu-jitsu.

25/05, quinta-feira
das 10h às 16h  Cia Buzum de Teatro Itinerante: apresentação do espetáculo “13 Gotas”, em sete sessões durante o dia.
14h  Feira de trocas de brinquedos.

26/05, sexta-feira
14h  Coletivo Arte e Cultura na Kebrada: atividade de prática de graffiti

27/05, sábado
14h  Show “Vila de Fábulas, uma Fantasia Musical”, com Eduardo Sena & Banda. Participação especial do Cordão Folclórico de Itaquera “Sucatas Ambulantes”.
15h  Show de hip-hop e cores com o grupo “Psicho Crew”, do Jaguaré.

Local: Rua Erva do Sereno, 642. Jardim Pantanal – Itaim Paulista

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Data e horário:
23 de maio de 2017, às 12h30
Descrição
Atividade a ser desenvolvida: Brincando na porta da escola com jogos cooperativos. Batata quente poética, passando o bambolê, jogo da velha humano e tantas outras. Você já ouviu falar dessas brincadeiras? Venha relembrar e conhecer novas formas de brincar e divertir-se.
Local: R. Pedro Osório Filho, 996 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo – SP, 02614-000

Município: São Paulo – SP
Organização: CEI Maranata
Data e horário:  21 a 28 de maio de 2017, nos períodos da manhã e da tarde
Descrição
Organizamos materiais estruturados e não estruturados para que as crianças do CEI possam pensar e desenvolver seu brincar. Também as professoras trouxeram brinquedos e brincadeiras tradicionais (de lembranças) para compartilhar. Todas as atividades serão direcionadas ao livre brincar. Serão atividades durante a semana, nos períodos da manhã e da tarde, de preferência sempre ao ar livre (se a chuva permitir).
Local: Rua Alessandro Melani, 156, Jardim São João, São Paulo, SP

Município: São Paulo – SP
Organização: CEI Padre José Anchieta
Data e horário: 29, 30 e 31 de maio de 2017, às 15h
Descrição

Faremos um Circuito com os pais e crianças do Berçário I. As educadoras do Berçário II realizarão Experiências Sonoras com os pais e crianças da sala, onde serão dispostos diversos tipos de instrumentos musicais, para explorarem e criarem sons coletivamente.  Com os Mini Grupos I, as educadoras farão uma Oficina de Contação de Historias, nas quais pais e crianças vivenciarão o momento ouvindo, contando, recontando e encenando as histórias. Berçário I: 29/05, às 15h. Berçário II: 30/05, às 15h. Mini Grupos I: 31/05, às 15h.
Local: Rua Silvio Torres 401

Município: São Paulo – SP
Organização: CEU Butantã
Data e horário: 24 de maio de 2017, das 8h às 16h
Descrição
BricaCEU – Projeto que promove o direto de brincar multigeracional e ocorre em todo primeiro sábado de cada mês, com temas variados. Acontecerá em parceria com CEI e EMEI do CEU Butantã.
Local: Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 – Butantã 

Município: São Paulo – SP
Organização: Colégio Itatiaia
Data e horário: Durante toda a SMB 2017
Descrição
Planejamos uma semana com uma série de atividades diferentes.  Primeiro, a reorganização das salas, com  mais possibilidades de brincadeiras, colocando à disposição materiais não estruturados e novos brinquedos. Chamando a atenção das crianças e em uma roda de conversa, explorar o que é a Semana do Brincar. Será feita uma pesquisa com os pais sobre como brincavam antigamente sem brinquedos. Propomos um dia para que todas as crianças venham de pijama, assim realizaremos atividades que acalmam. Iremos com as crianças às ruas do bairro, para a entrega de cata-ventos, divulgando a Semana Mundial do Brincar; também brincaremos de roda nos espaços públicos. Encerraremos as atividades com um registro feito pelas crianças sobre seus brinquedos preferidos. Esperamos que a proposta seja divertida para as crianças e contribua para a conscientização da importância do brincar.

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Colégio Notre Dame
Data e horário: 20 de maio de 2017, das 10h às 12h30; de 21 a 27 de maio, das 9h às 11h30
Descrição
Abertura, dia 20/05 – Festa da Família: Caminhada pelo bairro, em direção ao Parque da Sabesp; brincadeiras ao ar livre e dança Circular.
Ao longo da semana, realizaremos brincadeiras em diversos horários e atividades fora de sala de aula, envolvendo toda comunidade educativa. Contação de histórias e atividades lúdicas com Jaílison Almeida: “Coisas Sobre Outras Coisas de A a Z”. O autor brinca com as características dos diversos objetos e a criança, durante a leitura, vai sendo desafiada a adivinhar sobre o que o texto fala. O livro é todo ilustrado – trabalho de Elisa Sassi –, fato que faz aumentar o interesse das crianças em lê-lo e os pais podem, também, brincar junto aos filhos tentando descobrir os 26 objetos contidos no livro.
No dia 27 de maio, vamos promover o Festival de Iniciação Esportiva, trazendo a família para brincar e explorar o movimento de forma livre.
Locais: Colégio Notre Dame, Parque da Sabesp e atividades no bairro Sumaré.

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Colégio Novo Alicerce
Data e horário:
  23 a 26 de maio de 2017, às 11h e às 16h30
Descrição
Convidamos as famílias dos alunos para compartilharem as brincadeiras de sua época com os filhos e os colegas da sala.
Local: Alameda Afonso Schmidt, 592 – Santa Teresinha

Município: São Paulo – SP
Organização: Corpo Lúdico Criandança
Data e horário: 26 de maio de 2017, das 15h às 16h
Descrição

Corpo Lúdico Criandança tem no lúdico a ferramenta do ser-estar da criança, proporcionando no brincar aprendizados e saberes infinitos. O projeto propõe, com as experimentações corporais do dançar, cantar, tocar instrumentos, contar histórias, desenhar seus “universos particulares infinitos”, ferramentar aprendizados na ludicidade. Dançar brincando, Brincar dançando. Aula de ritmos percussivos a partir de pandeiro e ganzá, dos ritmos levar para percussão corporal e criação e movimentos. A dança enreda o encontro, na proposição de dançar livremente, a partir de propostas sugeridas pelas facilitadoras e pelas crianças participantes.
Local: Lab_C – Rua Cardeal Arcoverde,119 – Pinheiros

 

Município: São Paulo – SP
Organização: CREN São Miguel – Vila Jacuí
Data e horário: 24 e 25 de maio, às 14h
Descrição
24/05 Oficina de Construção de Brinquedo Infantil – Para Queda.
25/05 Torneio de Tenis de Mesa
Local: Rua Japichaua 32, Bairro União de Vila Nova

Município: São Paulo – SP
Organização: Criança Butantan
Data e horário: 26 de maio de 2017 (sexta-feira), das 14h às 17h
Descrição

Oferecemos um espaço acolhedor que promove abertura para as experimentações infantis, suas invenções, brincadeiras, jogos, estórias. Vivemos coletivamente uma desaceleração do tempo hegemônico que rege a cidade. Investigamos, junto com as crianças, a abertura do mundo e a criação de novos mundos. Nosso lanche é orgânico e vegetariano, preparado com muito amor! Abrimos nosso tempo-espaço nesta sexta-feira (26/05), para a Semana Mundial do Brincar, para experimentarmos o brincar livre com a atenção e presença ativa dos educadores.
Local: Pé de Baraúna. Rua Desembargador Teodomiro Dias, 26. Butantã. São Paulo

Município: São Paulo – SP
Organização: EACH USP – LESTE
Data e horário: 23 e 24 de maio de 2017, das 14h às 17h
Descrição
Terça-feira 23 de maio. Local: Auditório Vermelho
14h30 Abertura Professora Rose Crepaldi
14h45 Pesquisa acadêmica e lazer: Contribuições do GIEL/USP com Professor Ricardo Uvinha
15h30 INTERVALO
15h45 Atividades Recreativas – LZT Jr e Dalaz
18h Direito a cidade na perpectiva da infância com Professor Reinaldo Pacheco
19h INTERVALO
19h15 Pedagogia do brincar com Professor Tiago Paçoca

Quarta-feira 24 de maio. Local: Auditório Azul
14h30 O brincar que encanta o tempo com a Professora Rose Crepaldi
15h30 INTERVALO
15h45 Oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras com a Professora Denise Crepaldi
18h Roda de conversa sobre o território do brincar com a Professora Rose Crepaldi
19h INTERVALO
19h15 Jogos cooperativos com Professor Cristiano Araújo

Local: Rua Arlindo Bettio, 1000 – CEP: 03828-000 – Bairro: Vila Guaraciaba 

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Espaço Pé de Baraúna
Data e horário: 24 de maio, às 14h; 25 de maio (quinta-feira), às 16h
Descrição
24/05, quarta-feira, 14h – SapéCapoeira: uma tarde de capoeira brincada para as crianças.
25/05, quinta-feira, 16h – Sambaterapia: Careca e Caoei integram o grupo que traz o samba como terapia para as crianças.
Local: Espaço Pé de Baraúna

Município: São Paulo – SP
Organização: Espontanearua (Trilogia Artística)
Data e horário: 27 de maio de 2017, das 15h às 16h
Descrição

Iremos pular corda para estimular o lúdico nos adultos e também a memória da infância.
Local: Largo 13 de Maio, Santo Amaro – SP

Município: São Paulo – SP
Organização: Faculdade do Educador
Data e horário: 25 de maio de 2017, às 19h30
Descrição

Exibição dos documentários “Tarja Branca”, “A Invenção da Infância” e “Território do Brincar”, seguida de oficinas de brincadeiras.
Local: Faculdade do Educador – Avenida Ibirapuera, 2657 – São Paulo – SP

Município: São Paulo – SP
Organização: Festival de Gastronomia Orgânica – Da Terra ao Prato
Data e horário: 27 e 28 de maio de 2017, das 9h às 18h
Descrição
TERRITÓRIO DA CRIANÇA – Oficinas para o público infantil ligadas a educação, cultura e hábitos alimentares. Grátis (inscrições no local). Mais informações: http://www.festgastronomiaorganica.com.br/ 

– 27/05, sábado
9h30 às 11h: Oficina de Bomba de Sementes – com Daniel Vernacci
9h30 às 12h30: Cultivando Saberes da Terra – Encontro de educadores e agricultores
11h15 às 12h30: Delicinha de Inhame – com a nutricionista Maria Tereza Casulli, da Fundação Mokiti Okada
13h às 14h15: Oficina de Compostagem e Minhocário Caseiro – com Caio Strauch Feres, do Sítio Portão Grande
14h45 às 16h15: Oficina Culinária – com a Chef Bel Coelho
16h15 às 17h30: Oficina dos Cinco Sentidos – com a Chef Adriana Vernacci

– 28/05, domingo
9h30 às 11h: Expedição Primeiro Prato – com Priscilla Moretto (para crianças e família)
11h às 12h: Roda de Conversa “De onde vem os alimentos” – com Larissa Mazza (para crianças e família)
13h às 14h20: Insetos no Céu – CIA Vagalume. Show de lançamento do CD
14h30 às 15h30: Cozinhando em Família: Como envolver as crianças com a alimentação saudável – com Natalia Werutsky
16h30 às 17h30: Oficina Amendolícia e histórias do Achaz – com Chef Renato Caleffi

Local: Parque Villa-Lobos

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Fundação SOS Mata Atlântica
Data e horário: 27 de maio de 2017, sábado, das 9h às 12h
Descrição
Piquenique Colaborativo em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (27 de maio). Atrações: Contação de história, com Cristiano Gouveia, às 11h; Dinâmicas; Jogos educativos; Brincadeiras e muito mais. A participação é gratuita. Traga seu lanche, seus amigos, sua familiares e muita animação!
Local: Parque Ibirapuera – Vamos nos reunir próximo ao Planetário. Caso a previsão seja de chuva, mudaremos o local para a Marquise do parque.

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Instituto Cultural Gotas de Flor com Amor
Data e horário: 20 de maio de 2017, das 9h às 13h
Descrição
Brincando na Rua – Evento que ocorre há mais de 10 anos, levando para a rua, brincadeiras de antigamente, como pula corda, amarelinha, mãe da rua, bolha de sabão, pião, bola de gude e outras.
Local: Praça Friedrich Naumann

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Luz e Lápis
Data e horário: 27 de maio, sábado, das 10h às 12h
Descrição
Oficinas brincantes: construção de brinquedos a partir de material reciclado, contação de histórias, corpo e movimento, pintura coletiva.
Local: Parque da Barragem da Guarapiranga, em frente a Unidade Luz e Lápis – Avenida Caetano Petraglia Sobrinho, 40 – Vila Nova Guarapiranga

Município: São Paulo – SP
Organização: MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo
Data e horário: 23 a 27 de maio de 2017
Descrição

Na Semana Mundial do Brincar, o Família Mam preparou uma programação com muitas brincadeiras e experimentações no museu. Participem! Atividades gratuitas. Vagas limitadas, com distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.
23/05, terça-feira
– 10h30 e 14h30 – Histórias e brincadeiras no Jardim de Esculturas (acima de 4 anos)
24/05, quarta-feira
– 10h30 – Histórias e brincadeiras no Jardim de Esculturas (acima de 4 anos)
– 14h às 16h – Feira de troca de brinquedos (Livre)
25/05, quinta-feira
– 14h30 Experimentações sensoriais para bebês, com Mirela Estelles (6 meses até 2 anos)
26/05, sexta-feira
– 10h30 – Canções e roda de movimento, com Mirela Estelles (bebês até 12 meses)
27/05, sábado
– 15h – Jam bebês: brincando de entrar em contato através do corpo, com Sandra Bittar  (6 meses até 2 anos)
Local: MAM – Parque Ibirapuera, portão 3

 

Município: São Paulo – SP
Organização: Mamusca
Data e horário: 23 a 26 de maio de 2017
Descrição
22/05, das 14h30 às 16h30: Uma tarde de brincadeiras ao ar livre no Parque Ibirapuera, com a seguinte programação: espaço bebês; cesto dos tesouros; mediação de brincadeiras em conexão com a natureza; mediação de brincadeiras tradicionais. Local: Parque Ibirapuera – Av.Republica do Líbano – portão 07
De terça a sexta, das 10h15 às 10h30: Programação on-line com transmissão ao vivo via Facebook, seguindo os temas: papel do adulto no brincar livre; preparação de ambientes; o brincar do bebê e o tempo do brincar. Local: Página do Facebook do Mamusca www.facebook.com/mamusca

Município: São Paulo – SP
Organização: Página Brincadeiras e Jogos
Data e horário: 21 a 25 de maio de 2017
Descrição
Nós, da Página Brincadeiras e Jogos, vamos lançar um desafio para a semana Mundial do Brincar, no qual os participantes da página (hoje somamos mais de 350.000 pessoas) deverão fotografar e enviar ações que foram realizadas durante a Semana. Vamos eleger uma das ações para presentear com o Livro “Bora Brincar – Um convite a brincadeira” de autoria de Tiago Aquino (Paçoca) e Cristiano dos Santos. Ficaremos disponíveis do dia 21 ao dia 25/05 para receber e publicar as ações em nossa página. Nossa sede para armazenamento e divulgação fica na Avenida Paraíso, em São Paulo.

Município: São Paulo – SP
Organização: PROBEN
Data e horário: 23, 24 e 26 de maio de 2017, das 8h às 17h
Descrição
Todas as turmas ocuparão a praça na rua da escola. Professores de psicomotricidade e musicalização brincarão com parlendas, cantigas de roda, brincadeiras de corda e um circuito.
Local: Rua Inspetor Mário Teixeira, 70

Município: São Paulo – SP
Organização: Território do Brincar – Instituto Alana
Data e horário: 25 de maio, às 20h; 26 de maio, às 15h
Descrição
25/05: Lançamento do filme “Terreiros do Brincar” seguido de bate-papo e ciranda. O filme retrata a participação de crianças em diversos grupos de manifestações populares, em vários Estados brasileiros, e a sua relação com um brincar coletivo, inter-geracional e sagrado.
26/05  Lançamento do filme “Wappa”, seguido de Diálogos do Brincar especial sob o tema “A saúde e o brincar na infância do povo indígena Yudjá”. O documentário propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.
Local: Rua Augusta, 1475 – Cerqueira César / sala 1 – Festival Ciranda de Filmes

Município: São Vicente – SP
Organização: Faculdade São Vicente – UNIBR
Data e horário: 28 de maio de 2017, das 8h às 13h
Descrição
Os alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia irão facilitar jogos e brincadeiras relacionados a arte, dança e ritmo. Teremos personagens e palhaços para brincar e encantar o público, que visitará a Rua do Lazer já promovida pelas Secretarias de Cultura e Esportes da Cidade.
Local: Rua da praia do Gonzaguinha, entre a Gonçalo Monteiro e a Rangel Pestana

 

Município: Sorocaba – SP
Organização: Colégio Objetivo Sorocaba – Portal da Colina
Data e horário: Semana de 22 a 26 de maio, manhã e tarde
Descrição
Contação de histórias. Integração entre as idades de 0 a 6 anos. Brincar de casinha, fantasia e materiais não estruturados, como: caixas de papelão, caixas plásticas, entre outros.
Local: Colégio Objetivo Sorocaba – Portal da Colina

 

Município: Sorocaba – SP
Organização: Casa Manacá e Devir – Pesquisa, Formação e Assessoria Educacional
Data e horário: 27 de maio de 2017, a partir das 9h30
Descrição
Casa Manacá e Devir Assessoria Educacional, em parceria, convidam para celebrar a Semana Mundial do Brincar, no dia 27 de maio.
9h30 – Chegança: “Quintal pé com pé” – Edna Araújo
10h45 – Tantinho de Prosa: “Cadê a brincadeira que estava aqui? O adulto comeu?” -Alessandra Rodrigues (Terapeuta de família e fotógrafa); Giane A S. da Silva Mota (Pedagoga e doutora em Educação); Maria Cristina Perez Vilas (Pedagoga e mestre em Linguagem e Educação)
11h45 – “Quando já se vê, é brincadeira” – Oficina Kruc’arteiros com a equipe de arte educadores do Krucatá
Local: Casa Manacá, Rua Olavo Bilac, 94 – Vila Santana, Sorocaba

 

Município: Tremembé – SP
Organização: Secretaria Municipal de Educação
Descrição
Nossa rede municipal participará com ações durante toda semana, que deverão ser organizadas pela equipe gestora das escolas. As ações serão propostas e desenvolvidas pelos nossos brincantes, que são os monitores voluntários e os alunos da Educação Integral. O que fazem os brincantes? Brincam entre si e com os outros. Simples assim! Os brincantes: brincar entre os brincantes durante as oficinas; brincar com os alunos e professores do regular no pátio ou quadra; brincar com a comunidade em algum espaço público na comunidade; brincar com os funcionários e equipe gestora. Os brincantes farão visitas nas escolas e creches da educação infantil para brincar, irão visitar o Lar de velhos para brincar com os idosos e ainda vistarão o CEEP – Centro de Atendimento e Educação Especial. As escolas de Educação Infantil também brincarão, em uma programação especial com os pais e alunos – lá, os professores são brincantes também! Não estão estipulados data e horário, pois as ações serão por meio de intervenções. As escolas irão organizar essas ações e as realizar em vários momentos, de acordo com suas agendas.
Locais: Nas escolas serão em todos os espaços espaços livres e na comunidade em praças, campos, quadras e na nossa Praça da Estação de trem central.

SERGIPE

Município: Aracaju – SE
Organização: EMEI Dr. José Calumby Filho
Data e horário:
Descrição
22/05: Contação de histórias e Teatro de mesa.
23/05: Afagar a terra. Dia de brincar na horta e plantar mudas de hortaliças.
24/05: Oficina de artes. Vamos brincar de colorir o espaço do Brincar na escola.
25/05: Dia de nutrir o brincar. Oficina de culinária saudável.
26/05: Dia de se esbaldar… Vai ter jogos, brincadeiras e muita diversão. Em parceria com a UFS, alunos do PIBID.
Local: As atividades serão realizadas na escola pública EMEI Dr. José Calumby Filho, na periferia de Aracaju

Município: Aracaju – SE
Organização: EMEF Alencar Cardoso
Data e horário: 26 de maio de 2017, das 09h às 11h
Descrição
Projeto Dia de Aprender Brincando. Atividades recreativas: amarelinha, avião pegador, ar-terra e mar, o segredo da viagem, jogo de memória, mantendo o sonho no ar, sempre cabe mais um, acerte o alvo, desenhando o corpo, coitadinho do meu gatinho, bambolê mágico, calcar e descalçar, futebol de tampinhas, barata assustada, aulas de mágicas, formação de palavras, contações de histórias, etc. Espaços utilizados: quadra poliesportiva, salas de aula, biblioteca, tenda literária, sala de vídeo, jardim e corredores da escola. Teremos músicas, convidados especiais e uma cama elástica. Contações de histórias com a participação ativa dos presentes. Culminância:  Um aulão de relaxamento e, logo em seguida, será servido um lanche leve e saudável. Público: Turmas do 1º ano ao 5º ano. Responsáveis: Professores, equipe estratégica (Professores de Educ. Física e Coordenação Pedagógica) e Diretora.
Local: Rua Olavo Cunha Lima, s/n, José Conrado de Araújo

Município: Aracaju – SE
Organização: Erê Ateliê
Data e horário: 21 de maio de 2017, às 8h
Descrição
Mar e Sol: O brincar na praia – A atividade proposta parte da necessidade de estabelecer o contato da criança com a natureza, entendendo-a como parte dela e possibilitando o brincar com os elementos que compõem um cenário repleto de vida: o sol, o sal, a água, a areia, o vento. Está liberado soltar pipa, se melar, chupar geladinho, enfim, sentir a vida toda ao seu redor.
Local: Praia de Atalaia – Banho Doce

 

Município: Aracaju – SE
Organização: Escola Sonho de Criança
Data e horário: 22 de maio de 2017 durante todo o dia, com intervalo para alimentação e descanso
Descrição
Amarelinha, futebol de pano, cabra cega, pula corda, Balancê, dança de laranja, roda de cantoria, Karaokê, adivinhas, pique-esconde, coelho na toca, faz de conta, Ateliê de artes, plantio de mudas, oficina de Origami, Samba de roda e ciranda, bolão de sabão, histórias de boca, brincadeiras nas tendas e todas as brincadeiras livres que venham do pulsar infantil. (Atividade fechada para as crianças da escola.)
Local: Rua Campo do Brito, 360, Bairro São José

 

Município: Aracaju – SE
Organização: Jardim Arcanjo Raphael (Pedagogia Waldorf)
Data e horário: 26 e 27 de maio de 2017, das 8h às 12h
Descrição
No dia 26,
juntamente com a Escola Jataí, abriremos as portas também para crianças da comunidade. Convidamos o artista circense “Colores”, que fará uma performance com malabarismos, bicicleta de uma só roda e diversas brincadeiras. O Jardim apresentará um teatro de mesa com a história “Dona Hola” e disponibilizará todos os brinquedos (gangorras, balanços, caixa de areia, escorregadores, pernas de pau, bateção de cordas, etc.), e demais atrações que a Jataí ofertará. Será toda a manhã de sexta-feira, com um lanche de confraternização. No dia 27, haverá um grande encontro num dos parques da cidade, das 15h às 17h, com todas as entidades envolvidas.
Local: Jardim Arcanjo Raphael – Rua Taubaté, 683 – Zona de Expansão – Mosqueiro – Aracaju -SE

Município: Aracaju – SE
Organização: Núcleo Aliança pela Infância de Aracaju
Data e horário: 23 a 28 de maio de 2017
Descrição
21/05 a partir das 15h |  Núcleo Aliança pela Infância de Aracaju/SE
Dia na Praia: geladinho + pipa +banho de mar. Local: Banho Doce

23/05 das 14h30 às 17h30 | Casa Alecrim | Local: Rua Manuel Messias Melo, 623, Bairro Aruana
Celebração do Brincar na Casa Alecrim – musicalização, Cultura Popular e muito brincar livre.

24/05 | Escola da Síntese – Atividade fechada
Celebração do Brincar

25/05 | Núcleo Aliança pela Infância de Aracaju/SE
Celebração do brincar – evento para crianças do Projeto Lahu

26/05 | Jardim Arcanjo Raphael – Atividade fechada
Conto de Fadas “Dona Holla”, em Teatro de Mesa  – Perfomance circense do artista Colores 

27/05 | Parques e praças da cidade – Programação LIVRE
Convidamos pais, mães, avós e avôs, tios e tias, educadores para irem às praças e parques próximos às suas casas, para simplesmente brincarem com as crianças, celebrando a maravilha do brincar!

27/05 de 09 às 11 | Casa Casulo – Atividade fechada
Escola de Música Fazendo o Som. Evento com musicalização infantil no dia 27/05 na Praça Rouxinol. Local: Praça Rouxinol, Rua 14 Sul, em frente ao Sigma

28/05 das 15h às 17h | Parque da Sementeira (em frente à tenda do yoga)
Encerramento da Semana Mundial do Brincar com todos os parceiros unidos em um grande encontro de brincadeiras: Teatro de Mesa – Roda de Capoeira Angola para crianças – Ciranda – Brincadeiras cantadas – Brincadeiras tradicionais infantis – Oficina de massa de modelar – Pintura em latas – Móbile com borboletas – Roda de violão – Oficina de fantoches e Origami – Neopilates – Plantio de mudas – Tai Chi Chuan e Yoga – Brincadeiras que fluírem na dádiva que é o momento presente.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br