Agenda: Semana Mundial do Brincar 2016 – Programação Geral

20 de maio de 2016

https://aliancapelainfancia.org.br/wp-content/uploads/2016/04/barra_apoiadores-1.png

 

Confira as atividades nas localidades já confirmadas para a Semana Mundial do Brincar – programação atualizada diariamente.


BAHIA

 

Município: Salvador

Organização: Núcleo Aliança Salvador

Descrição

26/05 – a partir das 14h

Tarde de brincadeiras tradicionais de rua com corda, bola, atividades brincantes em grupo para crianças e adultos.

Endereço: Praça das Decisões, Rua da Resistência, s/n – final da linha do bairro da paz


Município: Salvador

Organização: Universidade Federal da Bahia

Descrição

A Semana Mundial do Brincar acontece junto à Ciranda do Brincar FACED Ano 2016. A Ciranda do Brincar promove discussões sobre a infância e o brincar entendido como direito universal da criança. Além disso, promove diálogos com a Educação Infantil, sem perder de vista a importância do brincar livre. Em sua segunda edição, a Ciranda do Brincar FACED acontece nos dias 21, 23,24 e 25/05.

21/05 – Das 9h às 12h acontece ação “O brincar que encanta Laura Catarino” na comunidade Laura Catarino para as crianças do bairro.

23/05 – Abertura da Exposição de “Brinquedos que encantam” e, em seguida, apresentação artística “Histórias brincadas” .

24/05 – 18h30 realização da “Ciranda do Brincar que encanta a FACED” e, logo, após Mesa Redonda:”O brincar que encanta as crianças” composta por cinco crianças palestrantes .

25/05- Das 8h às 11h30, acontece a ação “O brincar que encanta Alto das Pombas /Assalto artístico” em duas escolas da Rede Municipal de Salvador, das 14h às 16h ofereceremos três Oficinas para estudantes e profissionais de educação( Oficina 1: Ludicidade e dança: releitura de jogos e cantigas de roda,Oficina 2: A ludicidade em uma roda de cirandas e a Oficina 3: Jogos Cooperativos) e das 16h às 17h30min promoveremos uma Roda de Conversa composta por quatro profissionais( um da área de geografia e outros três que  realizam ações brincantes em espaços públicos na cidade) com o objetivo de dialogar com os participantes sobre a temática da Semana Mundial do brincar, “O brincar que encanta o lugar”.

Apoio: grupos de pesquisa da Faculdade de Educação da UFBA (GELING ~ Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem, GEPEL ~ Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade, GEPEICI/EPIS Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias,MEL ~ Grupo de Estudo e Pesquisa em Mídia, memória, educação e lazer.


Município:  Feira de Santana

Organização: Secretaria Municipal de Educação

Descrição

Mobilização promovida pela Secretaria Muncipal de Educação em parceria com as escolas públicas, privadas e demais instituições em prol do Dia Mundial do Brincar, com o objetivo de Contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do Brincar na infância, cultivando o respeito pelo “tempo de brincar”.

24/05 – Oficina de Construção de Brinquedos

31/05 – Dia B – Ruas, praças e parques dedicadas ao brincar. Resgate de brincadeiras antigas, feiras de trocas de brinquedos, campanhas de arrecadação de brinquedos e exposição de brinquedos antigos e atuais.


Município: Sapiranga

Organização: Núcleo Aliança Sapiranga

Descrição

Domingo (22 de maio)

15h até 17h – Brincadeiras na Praça do Açuzinho

Terça-feira (24 de maio)

13h até 15h30 – Inauguração da Brinquedoteca na Escola Municipal Klaus Peter (Açu) com exibição do filme Território do Brincar

Quarta-feira (1 de junho)

11h às 14hs – Vivências no Espaço de Brincar na Escola Flor de Jambo com a presença das crianças do Projeto Salva Dor – Buraquinho.

17h – Roda de Capoeira na Escola Casa da Mata – Imbassaí

Quinta-feira (2 de junho)

15h30 – Tarde Brincante na Praça dos Esportes Imbassaí


PERNAMBUCO

 

Município:  Recife

Organização: Grupo AdoleScER – Projeto CriaPaz

Descrição

O Grupo AdoleScER – Saúde, Educação e Cidadania está promovendo a primeira edição do seu programa CriaPaz na Semana Mundial do Brincar, que tem como tema “O brincar que habita espaços: a rua encantada”. A proposta é ocupar o espaço urbano para garantir o direito das crianças brincarem e exercerem seu direito ao lazer e infância livre, com trocas de aprendizados, brincadeiras e atividades lúdicas. O evento é aberto para toda comunidade.

21/05 – O evento acontece em Santo Amaro, na Rua Campo Flórido.

28/05 – O evento acontece em Caranguejo Tabaiares, na Rua Campo Tabaiares.


Município:  Recife

Organização: Lindeza

Descrição

O Pátio de Santa Cruz e o Poço da Panela recebem de quinta (26) a Domingo (29) a Semana do Brincar. Serão quatro dias de atividades que propõem união da teoria e prática, debatendo a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e também proporcionando o resgate da infância, das brincadeiras populares, livres e de rua.

26/05. Das 19 às 22h, no Edf. Texas. Exibição do filme Tarja Branca, seguida de uma roda de conversa.

27/05. Das 19 às 22h, no Edf. Texas. Oficina Resgate do Brincar traz a vivência de cada participante para debater matérias, dados e artigos sobre a importância do brincar, além de promover jogos e dinâmicas.

28 e 29/05 –  Brincadeiras e atividades lúdicas. No dia 28 a Rua Rosário da Boa Vista estará fechada para carros e aberta para pais e crianças, já no dia 29 será a vez da Praça do Poço da Panela receber o evento.


ESPÍRITO SANTO

 

Município:  Vitória

Organização: Idade Criativa Centro Educacional

Descrição

21/05 – exibição do documentário Território do Brincar à comunidade no calçadão da Praia de Camburi, no bairro Jardim Camburi. A ação contará ainda com músicas e brincadeiras como bola, corda, peteca, pipa, bolinha de sabão.


MACEIÓ

Município:

Organização: Vila Materna

Será sexta-feira dia 27/06 a partir das 14h na Vila Materna – Av José Sampaio Luz, 637 – Ponta Verde, Maceió/AL

A proposta é fazer um dia de atividades brincantes, em alguns momentos conduzidas e outros não. Haverá uma instalação sensorial para os bebês, musicalização para bebês e crianças, estações de brincar livre, pintura e desenho e cirando de pais e filhos. As atividades, quando conduzidas, serão feitas com profissionais da área de pedagogia e música. A Vila Materna é um espaço recém aberto em Maceió, voltado a gestantes, mães e primeira infância. As atividades acontecem na sexta-feira. dia 27/05, a partir das 14h,a sede da Vila Materna – Av José Sampaio Luz, 637 – Ponta Verde.


MATO GROSSO

 

Município:  Cuiabá

Organização: Faz de Conta – Brinquedos artesanais

Descrição

26/05. 16h30 às 18h. Para celebrar a Semana Mundial do Brincar, a ‘Faz de Conta – Brinquedos Artesanais’ e o Projeto ‘Oficina de Brinquedos’ realizarão uma ação pelo brincar no Parque Mãe Bonifácia. Brincadeiras tradicionais, envolvendo crianças e adultos, e oficina de brinquedos com reutilização de materiais.


Município:  Cuiabá

Organização: OMEP/BR/MT/CBA

Descrição

23/05 – Circuito de brincadeiras envolvendo pais e filhos na entrada da aula. Resgate de brincadeiras de rodas.

24/05 – Circuito de brincadeiras com as crianças; músicas, circuitos de histórias e faz-de-conta.

25/05 – Confecção de brinquedos: um para a própria criança e o outro para as crianças darem de presentes para outra criança que não seja da escola.


Município:  Cuiabá

Organização: Jardim Quaraçá- Pedagogia Waldorf

Descrição

22/05. Das 14 às 18h. Ações no Parque Mãe Bonifácia com brincadeiras para crianças de todas as idades.

23/05. Das 14 às 18h. Brincadeiras ao ar livre.

27/05. 15h. Palestra “O brincar que encanta o lugar”. Rua presidente Campo Salles, 518.


MATO GROSSO DO SUL

 

Município:  Campo Grande

Organização: Aliança pela Infância – Núcleo Campo Grande

Descrição

21/05. Sexta edição da Tarde de Lazer –  Me Deixa Brincar. Horto Florestal, das 13h30 às 17h30.


GOIÁS

 

Município: Mineiros

Organização: Unifimes

Descrição

No dia 4 de junho, alunos do projeto de extensão Rua do Lazer – Tarde da Pipa vão oferecer um dia de brincadeira tradicionais para as crianças, brincadeiras livres, contação de história e confecção de pipas. O projeto é uma parceria entre a Unifimes e empresas locais e consiste em abrir as ruas da cidade para as crianças brincarem. Rua fechada para o brincar: à confirmar.


MINAS GERAIS

 

Município: Belo Horizonte

Organização: Núcleo Aliança Belo Horizonte

Descrição

A diversidade das ações tem tudo a ver com o tema escolhido para a SMB em 2016: O brincar que encanta o lugar. Por isso, a agenda – que vai do dia 21 até 29 de maio – está extensa e tenta contemplar públicos e espaços que estão no dia a dia das crianças.

Dia 21, por exemplo, uma das ações promete teatro, oficina e brincadeiras no Museu dos Brinquedos com uma personagem muito querida da literatura brasileira: A Bonequinha Preta. Dia 22 é dia de contação de histórias, um mergulho nos contos de fadas e brincadeiras ao ar livre no Viaduto Santa Tereza.

23 a 27/05

Brincadeiras na ABET – Associação dos portadores de Tuberosa (perturbação genética associada a epilepsia e ao autismo), instituição sem fins lucrativos que trata gratuitamente portadores de doenças raras e suas famílias.
Endereço: Rua Joaquim Linhares, 30 – Anchieta – BH , MG

Vem conferir a programação completa com datas, horários e locais, clicando aqui.


Município:  Belo Horizonte

Organização: Movimento Na pracinha {napracinha.com.br}

Descrição

22/05. Das 9 às 12h – Tempo de Brincar. Espaço Corre Cutia. Uma manhã de reflexão e prática sobre o brincar, lembrando as famílias sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo de qualidade das crianças brincarem. Um tempo de presença dos pais, permitindo um brincar junto, uma conexão entre a família, com zelo, atenção e amorosidade. Promovido pelo Na pracinha e pelo Espaço Corre Cutia, contará com bate papo mediado sobre o Brincar, piquenique em família e intervenção brincante.

26/05. Das 9 às 11h – #vemprapraçabebês. Parque Marcos Mazzoni. Estação de experimentação sensório-motora para bebês.

28/05. Das 10h às 12h – CCBB. Piquenique com Feira de Trocas de Livros e Brinquedos. Contação de histórias com a Casa de Lua e feira de trocas de livros e brinquedos entre as famílias.


Município:  Belo Horizonte

Organização: Espaço Corre Cutia

Descrição

Dia 22/05 – DOMINGO – 9h00 às 12h00 (Evento em parceria com o Na Pracinha – Local: Espaço Corre Cutia)Rua Eduardo Porto 280,Cidade Jardim.

Dia 24/05 – TERÇA – 19h30 – (Brincadeiras para adultos em parceria com o BrincarSe – Local: Praça da Assembleia) Entrada Gratuita.


Município:  Carmo da Cachoeira

Organização: Núcleo Carmo da Cachoeira

Descrição

26/05. A partir das 10h. Brincadeiras com o Núcleo Aliança Carmo da Cachoeira. Centro de Educação Infantil Professora Zuleica Caldeira Reis. Endereço: R. Purcina Campos Réis, 206 – Centro, Carmo da Cachoeira – MG

dia 28/5. Brincadeiras e Oficinas e confecção de brinquedos com o brincante Rodrigo Libanio na rua fechada. Local: Bairro Bom Retiro – Carmo da Cachoeira, MG. Parceria: Casa Luz da Colina


Município:  Contagem

Organização: Instituto O Pequeno Paje

Descrição

Ação que incentiva a ocupação dos espaços públicos pelas crianças, auxiliando as mesmas na formação e educação para o trânsito, resgatando a cultura das brincadeiras de rua e incentivando a criação de espaços de convivência, desenvolvimento e brincadeiras para o publico infantil de forma gratuita e saudável. O Rá Ré Ri Ró Rua promove o encontro entre gerações para que adultos e crianças brincam juntos e compartilham experiências e saberes, exercitam a troca e estabelecem afetos.


Município:  Nova Lima

Organização: Projeto Voluntários Brincantes

Descrição

21/05 – Oficina de confecção de brinquedos e Contação de Histórias com Figuras de Barbante.


Município:  Nova Lima

Organização: Instituto Cresce / Núcleo Aliança Nova Lima

22/05. Das 14 às 18h – Roda de brincadeiras e cantigas de roda no Bazar de Outono da Escola Ninho, bairro Vale do Sol. Plantio de árvores e brincar com a terra e sementes

23/05. Das 14 às 16h30 – Brincadeiras na Rua Cordéilia, em frente à Escola Aracê. Carrinho de rolimãs, corda, bola, giz e brincadeiras no quintal da escola, para as crianças pequeninas.

24/05. Das 14h30 às 16h30 – Brincar com as crianças da Casa do Jardim. Rua Walpoli, 126.

25/05. Das 15 às 18h – Campinho aberto. Jogos com bola entre adultos e crianças, brincadeiras de casinha e quintal. Roda de capoeira.


Município: Uberlândia

Organização: Teatro do Miúdo

Descrição

No dia 28/05 às 10 horas, no Parque do Sabiá de Uberaba, todos estão convidados para um encontro com brincadeiras e contação de histórias.
A proposta é que as famílias levem as crianças para a contação de história e aproveitem esse espaço de convivência e brincadeira ao ar livre.


Município: Juiz de Fora

Organização: Núcleo Aliança Juiz de Fora

Descrição

03/06 – Sexta-feira

Oficinas na Faculdade de Educação/UFJF:

Jogo da teia
Responsável: Gal Santana
Objetivo: transmitir o pensamento sistêmico de forma lúdica incentivando a sua inclusão nos ofícios que tenham como propósito a aprendizagem
Número de participantes: entre 15 e 25
Horário e local: 19h às 21h (sala 16)

Corpo, movimento, energia e contato
Responsável: Gilmara Cardozo Soares
Objetivo: levar os participantes a entrar em contato com o seu corpo, suas emoções e sua energia de forma lúdica através de brincadeiras que despertem seus sentimentos adultos e infantis.
Número de participantes: até 30
Horários e locais: 9h às 11h (sala 21), e 19h às 21h (sala 17)

Rodadança
Responsável: Gisela Marques Pelizzoni
Objetivo: propiciar a vivência da cultura tradicional infantil por meio de cantigas, brinquedos, brincadeiras e os contos de tradição oral.
Número de participantes: até 30
Horários: 9h às 11h (sala 15) e 19h às 21h (sala 15)

Brincar: potência de invenção
Responsável: Ana Rosa Picanço Moreira
Objetivo: Vivenciar e refletir criticamente sobre as possibilidades do brincar no aprendizado e desenvolvimento de crianças e como atividade constitutiva do ser humano, tendo como referência teórico-metodológica a abordagem histórico-cultural.
Número de participantes: até 25
Horários: 9h às 11h (sala 23), e 19h às 21h (sala 23)

Gerando encantos
Responsável: Carol Duarte
Objetivo: Reflexão sobre uma nova forma de gestar e nascer. Gerar uma nova vida e conviver com uma criança pode ser um convite a um novo modo de habitar o mundo
Número de participantes: até 25
Horários: 19h às 21h (sala 21)

Atividade na Creche Comunitária Leila de Mello Fávero
Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Faced/UFJF)
Brinquedos e brincadeiras na creche
14h às 16h

04/06 – Sábado
Roda de conversa “O brincar livre na primeira infância”
Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (AMMA-JF)
10h às 12h
Museu Mariano Procópio

“Nossa horta”
Ação voltada para moradores do condomínio Neo Residencial
15h às 18h
Neo Residencial (Rua Eduardo Sathler, 2, bairro Borboleta)

05/06 – Domingo
Dia do Brincar
Atividades diversas abertas ao público em geral. Serão oferecidas brincadeiras, oficinas de brinquedos e oficina de circo com o grupo carioca Meleka de Jacaré.
9h às 12h
Museu Mariano Procópio


PARANÁ

 

Município:  Campo Magro

Organização: Núcleo Curitiba.

Descrição

22/05. 14 às 17h. A Escola Municipal Bom Pastor em Campo Magro, município da Região Metropolitana de Curitiba no Paraná, será palco de um dia inteiro de atividades da Semana Mundial do Brincar.A ação começa com uma ciranda para recepcionar adultos e crianças. Entre as oficinas estão a de fábrica de pipas, criação de brinquedos de recicláveis, bonequinhas e de desenho com giz de lousa no chão. O fim da tarde promete brincadeiras tradicionais uma feira de troca de brinquedos.

Endereço: Rua Siqueira Campos Sn, 0, jardim Bom Pastor. Campo Magro – PR


Município:  Curitiba

Organização: Museu da Vida

Descrição

21/05. 14h. “Celebração da vida” – Abertura da Semana Mundial do Brincar com brincadeiras tradicionais. Espaço no museu para corda, amarelinha, peão e outras atividades em grupo.

25/05. Das 8 às 19h. O “Cantinho do Brincar e do Faz de Conta” receberá 60 alunos de uma escola local e estará aberto para outras crianças que queriam pintar o sete no espaço preparado para brincadeiras.

28/05. Das 8h às 19h. Brincadeiras tradicionais nos espaços do Museu.

29 de maio. 14h. Encerramento da Semana Mundial do Brincar com atividades de Contação de Histórias e Caça ao Tesouro.

Endereço Museu da Vida: Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês


Município:  Curitiba

Organização: Quintal Adoletá

Descrição

De 22 a 28/05. Das 10 às 11h. Contação de história; exploração de tintas; brincadeiras de infância;  oficina de argila; teatro; e oficina de porta-retratos.

Endereço: Rua Antonio Ferreira, 112.


Município: Curitiba

Organização: Mamaworking e Maternidade Simples

Descrição

Durante semana as atividades acontecem das 9h às 12h na própria organização, gratuito (ligar e reservar), vagas limitadas: Rua Camões 1275 – Alto da XV

23/05: Brincar no jardim é bom!  ( Pular corda, esconde esconde, caçador, pega pega, lenço atrás)
24/05: Brincadeiras dos nossos pais ( Amarelinha, passa anel, Adoleta, Alerta)
25/05: Faz de conta que eu te conto! ( Casinha, escolinha, feirinha, contação de história)
26/05:  Brincar na Natureza faz bem! (Gravetos, pedrinhas, folhas, areia, terra, flores, sementes, casinhas, formigas, aventura).
27/05:  Bagunça com artes!

Encerramento: 29/05 (domingo) encontro no parque BARIGUI!! Às 15h. Piquenique do brincar com cordas de pular, bambolês, bolas e bolhas de sabão gigante!
Local: Parque Barigui ao lado do parquinho!


Município:  Londrina

Organização: Engatinhando Arte Desde Bebê

Descrição

Durante a Semana Mundial do Brincar acontecerá a 5ª edição  da mostra. Diversas brincadeiras ao ar livre e espetáculos culturais.
Endereço: Rua Jundiaí, 65.


SANTA CATARINA

 

Município: Florianópolis

Organização: Núcleo Aliança Florianópolis

Descrição

Dia 28/05 adultos e crianças estão convidados à encantar o espaço público. Brincadeiras tradicionais acontecerão na Praça Bento Silvério , Lagoa da Conceição! É só chegar!


RIO GRANDE DO SUL

Município: Cidreira/RS

Organização: Ponto de Cultura Flor da Areia

Descrição

Local: Ponto de Cultura Flor Da Areia – Av. do Arroio, 1010 – CIDREIRA, Cidreira – RS, 95595-000.

Data: 28/05 –  das 15:00 até o pôr do sol.

-Rodada de conversas “é Tri Brincar” promovida pelo Cientista Social Ivan Therra.

-Reflexão “O Brincar na Inclusão”, e dinâmicas com a Pedagoga Lizzi Barbosa.

-A Cultura Popular – Roda de Boi com o coletivo de artistas e oficineiros do Projeto Boizinho da Praia.

-É Possível  Brincar “Desconectado” – Jogos e  Brincadeiras tradicionais resgatadas pelo músico Vini Lara.


RIO DE JANEIRO

Município:  Nova Friburgo

Organização: Núcleo Aliança

Descrição

22/05 – Brincando com o Boi de Luz, praça de Lumiar – parceria com Oficina Escola As Mãos de Luz.

Durante a semana – Vamos Brincar, nas escolas Cecília Meireles (Maria José), Projeto Tempo de Ser Feliz (Silvia) e na Aldeia da Criança Alegre (Fernanda Milanez);

28/05 – Apresentação do espetáculo teatral AlabumTicabum, com a Companhia Arteira, seguida de brincadeiras de roda e brincadeiras populares e roda de capoeira no Condomínio Terra Nova 6.


Município:  Rio de Janeiro

Organização: Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Descrição

24/05. Atividades direcionadas para crianças das Escolas da Rede Pública, ONGs do entorno e público em geral. Das 10h às 17h

RODA CANTADA – Com os cantores Celso Lira e Vinícius Martins e equipe da Biblioteca. Resgate de cantigas de roda coreografadas pelas crianças.

OFICINA DE GOLF – Com a professora Simone Cavaliere. Apresentação deste esporte, ausente nas Olímpiadas por quase um século, no minicampo do Espaço Galileu.

CONTOS E BRINCADEIRAS – Com a escritora, contadora de histórias e cantora Claudia Gomes. Encontro com a escritora e contação de histórias do seu livro “O Sumiço do Macaquinho” e outros contos.

JOGOS E BRINCADEIRAS – Equipe da Biblioteca. Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.

25/05 – Atividades direcionadas para crianças das Escolas da Rede Pública, ONGs do entorno e público em geral. Das 10h às 17h.

RODA CANTADA – Com os cantores Celso Lira e Vinícius Martins e equipe da Biblioteca. Resgate de cantigas de roda coreografadas pelas crianças.

CONSTRUÇÃO DE BONECOS COM MATERIAL RECICLADO. Horário: 15h às 17h. Com artesão Luciano Lima da Silva. As crianças terão oportunidade de criar seus brinquedos utilizando garrafas pet, tampas de garrafas e outros materiais reciclados.

OFICINA DE MALABARES E CONFECÇÃO DE OBJETOS DE MALABARES. Horário: 15h às 17h. Com o ator/palhaço e teatrólogo Wagner Esse / Cia. W. Esse. Confecção e noções de utilização de malabares.

JOGOS E BRINCADEIRAS. Horário: 10 às 12h e 15h às 17h. Com Equipe da Biblioteca. Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.

28/05. Atividades direcionadas para o público em geral.

MONSTROS NO PARQUE – Horário: 10 às 11h. Com o escritor e ilustrador Felipe Campos. Bate-papo e oficina de desenho sobre terror.

OFICINA DE ESGRIMA – Horário: 10 às 11h. Com o ator/Palhaço e teatrólogo Wagner Esse/ CIA. W. ESSE. Confecção de florete e competição de esgrima, com direito a medalhas.

APRESENTAÇÃO CIRCENSE  DO GRAN CIRCO PIPOCA. Horário: 11 às 12h. Com o ator/palhaço e teatrólogo Wagner Esse/ CIA. W. ESSE. Show de variedades circenses com o objetivo de envolver as crianças no universo mágico do circo com a participação do público nas brincadeiras.

Endereço:  Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. Rio de Janeiro, RJ


RIO GRANDE DO NORTE

 

Município:  Parnamirim

Organização: Centro Infantil Dona Liquinha Alves

Descrição

A programação acontece no Centro Infantil Dona Liquinha Alves, na Rua Carmi de Souza, s/n.

23/05 – Brincadeiras de roda

24/05 – Atividade “Faz de conta”

25/05 – Jogos com água


Município: Parnamirim

Organização: Casa Ciranda – Iniciativa Pedagogia Waldorf

Descrição

A programação acontece, Rua Aurora, 126.

27/05 – Portas abertas ao espaço com roda de conversa para esclarecendo sobre o brincar e o que é a Pedagogia Waldorf. Brincadeiras livres e tradicionais para crianças e adultos.


SÃO PAULO

Município:  Atibaia

Organização: Prefeitura da Estância de Atibaia – Secretaria de Educação

Descrição

A Semana contará com a participação de 26 escolas e organizações sociais parceiras. Todas as atividades acontecem no dia 21/05, em dois locais diferentes da cidade: Praça da Matriz e Praça Guanabara.

Atividades: Feira de Troca de Brinquedos; Feira de Troca de Livros; Brincadeiras tradicionais (pé de lata, corre cutia, corda, bambolê, etc); Confecção de brinquedos em materiais recicláveis; Espaço do bebê (com atividades de estímulos para os bebês); Contação de histórias; Rodas cantadas; Atividades artísticas (pintura, massinha caseira).


Município: Ribeirão Preto

Organização: Núcleo Aliança Ribeirão Preto

Descrição

22/05 – Roda com ciranda, brincadeiras livres e contação de histórias
Horário 9h-11h30
Local: Jardim de Gaia, Rua Gabriel Carraro 1619 – Parque dos Servidores

24/05 – Roda com ciranda, brincadeiras livres e contação de histórias
Horário 10h- 11h30 e 16h- 17h30
Local: Escola Estadual Benedito Maciel  – Rua Antonio Paccagnella, 205

27/05 – Roda com ciranda, brincadeiras livres e contação de histórias
Horário 9h – 11h
Local: praça XV de Ribeirão Preto, Em frente ao Teatro Pedro ll


Município: Mogi Mirim

Organização: E.M.E.B. “Professor Doutor Geraldo Philomeno”

Descrição

24/05- Terça feira: “Brincadeiras de Tradição Popular”,
“Brincadeiras de Rua” professores de Educação Física: Sandra Odilia da Silva, Guilherme Nunes de Campos: Carrinho de Rolimã, Bola de sabão, Corrida do saco, ovo na colher, Amarelinha… Participação de algumas salas convidadas.

25/05- Quarta feira: “Pintando o sete”: Professora de Artes Roselene Jacintho: Brincadeiras envolvendo Guache, Pintura Facial, Massinha, Decoração Artística de Muro da Escola. Sala Brincante – Com brinquedos para as crianças brincarem livremente com o faz de conta.


Município:  Campinas

Organização: Núcleo Aliança Campinas

Descrição

Dia 30 – 2a feira- das 14h00 as 16h00
Enfermaria da Pediatria do HC da Unicamp
Pátio do 4º andar

Dia 31 – 3a feira – das 9h00 as 11h00
APAS Jardim Parapanema
Praça pública do Bairro

Dia 01 de junho – 4a feira – das 9h00 as 11h00
APAS de Sousas
Rua dos Expedicionários 1390


Município: Campinas

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Campinas.

Rua Dom José I, 270/333 , Bonfim

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Campinas

Organização: Fundação FEAC

Descrição

As dez entidades participantes do Programa Educação: Conquista Coletiva estão desenvolvendo diversas ações.

Sábado (21 de maio)

Das 9h às 12h: A AMIC Village dá início às atividades da Semana do Brincar com o resgate de brincadeiras de rua. Das 9h às 12h, as crianças irão soltar pipa, jogar queimada e ainda conhecer jogos como cinco marias, bola na lata e pula saco. O evento acontece na Praça dos Ipês, localizada à Rua Antônio Marotta, s/n – Bairro Village (em frente ao Campo de Futebol)

Das 14h às 16h: A diversão será promovida pela Casa da Criança Meimei, que irá desenvolver um trabalho com toda a comunidade resgatando o valor das brincadeiras, reforçando as interações e possibilidades da brincadeira entre pais e filhos. As ações serão na Rua da Ginástica Artística (Conhecida como Jambolão) –Bairro Residencial Olímpia.

Terça-feira (24 de maio)

Das 14h às 16h: A Creche Menino Jesus de Praga realiza atividades com brincadeiras e cantos na praça em frente à instituição (Rua Anuar Murad Bufarah, 578 – Novo Cambuí).

A partir das 13h45: A Creche Mãe Cristina levará as crianças atendidas pela entidade, junto com as famílias, para uma caminhada até o Corpo de Bombeiros, seguida de demonstração desses profissionais. Também haverá brincadeiras de corda, bolas e outras. O evento acontece na sede da instituição (Avenida Eng. Antonio Francisco de Paula Souza, 790 – Jd. dos Oliveiras).

Quarta-feira (25 de maio)

Das 7h30 às 8h30: As atividades começam na Creche Madre Anastácia com a interação entre pais e filhos com diversas brincadeiras (Rua Daniel Godoy Pereira, 52, Bairro Vida Nova)

Das 9h às 10h30: O Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo (SPES) irá resgatar os jogos infantis com a participação dos familiares, incentivando a participação da família no dia a dia das crianças (Rua Dr. Luis Aristeo Nucci, n.9 – Jardim São Marcos)

Das 14h às 17h:  A equipe pedagógica da AMIC Monte Cristo também desenvolve ações com pais e filhos. Diversas brincadeiras, como cabo de guerra, batata quente e cabra cega estão programadas (Rua Rosa Agritelli Cipriano nº 1 – Jardim Monte Cristo).

Das 14h45 às 16h30: O Centro de Formação Semente da Vida promove um momento de integração entre pais e filhos com uma gincana. O objetivo é fortalecer os vínculos afetivos e resgatar a simplicidade do ato de brincar.

Terça-feira (31 de maio)

Das 9h às 10h30: A Casa da Criança de Sousas promove oficinas para a confecção de brinquedos. O objetivo é integrar pais e filhos nas atividades utilizando garrafas pet, papel, papelão e fitas (Praça de Esportes Benedito do Santo, Rua Ricardo Gumbleton Daunt, s/nº – Sousas)


Município: Araçoiaba da Serra
Organização: Núcleo Sorocaba /Aliança Araçoiaba da Serra
Descrição
22 de maio (domingo)
09h às 11h30
Local: Feira da roça
Abertura da Semana Mundial do Brincar com contação de histórias + brincar livre + ponto de leitura + feira de trocas de brinquedos
23, 24, 25 de maio
12h50 às 13h40/EMEF Celso Charuri (1 sala):
Brincadeiras livres orientadas com alguns materiais não estruturados.
24 de maio (terça-feira)
 14h às 17h
Local: Gaia – Comunidade de Aprendizagem(Jundiquara)
 Brincadeira livre + leitura + arte + passeio na mata com lanchinho incluso.
Inscrições antecipadas: susetesanchez@hotmail.com ou 99704-3848
* Secretaria de Esporte estará participando com sensibilizações/brincadeiras em todas as suas atividades durante a semana:
Modalidades infantis: handbol, futsal, basquete, futebol de campo (6 à 16 anos)
Modalidades adulto: ginástica localizada e 3ª idade.
25 de maio (quarta-feira)
13h30 às 15h
Local: Departamento de Cultura/Escola Livre de Cultura e Criações
Aula aberta da oficina de circo e a oficina “Brincando com os sons”, na lona de circo e sala de violão que esta localizada no prédio do Departamento de Cultura. Para alunos da E. M. Célia Miguel Notolline e crianças interessadas entre 10 e 12 anos.
Inscrições antecipadas na secretaria da Escola Livre de Cultura e Criações.
28 de maio (sábado)
17h às 19h
Local: Feira do produtor (Araçoiabinha)
Brincar livre + ponto de leitura + feira de trocas de brinquedos

Município: Sorocaba

Organização: Núcleo Aliança Sorocaba/ Araçoiaba da Serra

Descrição

22 de maio (domingo)

09h às 12h 

Local: Praça Campolim

Abertura oficial da Semana Mundial do Brincar com Pintura solidária + Afissore (brinquedos gigantes/dominó) + Pintura Facial  + Dan Barros (Música) + Érica (Música) + Atração SECULT + CISPAS (participação com atendidos e familiares)

14h às 16h30

Local: Parque Chico Mendes

Oficina de Bilboquê e outras brincadeiras ao ar livre

23 de maio (segunda-feira)

08h30 às 10h30 e 13h30 às 15h30

Território Jovem + Pastoral do Menor = CAJURU

*Amor em Cristo (SCFV dia todo): brincadeiras livres e direcionadas com foco nas brincadeiras antigas

* ASSOCIAÇÃO CRIANÇAS DE BELÉM (creche) & ASSOCIAÇÃO REFÚGIO (casas lares) – 23, 24, 25 das 10h às 11h (ACB/creche) e das 14h às 17h (Refúgio/SCFV)

14h às 17h

Local: CEU Laranjeiras

Super Palhaços: Roda de conversa com pais e oficina de brincadeiras com pais e filhos

24 de maio (terça-feira)

Dia todo: *Amor em Cristo (SCFV): contação de histórias com oficina de confecção de brinquedos

* ASSOCIAÇÃO BOM PASTOR – PASTORAL DO MENOR – 23, 24, 25 dia todo: brincadeiras livres e dirigidas, contação de histórias, aula de dança, artes, cantigas de roda, centro educacionais comunitários (Habiteto, Pq. São Bento, Nova Esperança, Ipiranga, Manchester, Laranjeiras, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Cajuru) + Comunidades dos bairros Caixa Preta, São Bento II e Aparecidinha

08h30 às 10h30 e 13h30 às 15h30

Território Jovem + Pastoral do Menor = NOVA ESPERANÇA

08h às 17h – Atividades “O Brincar que encanta o lugar” na APAE

25 de maio (quarta-feira)

08h30 às 10h30 e 13h30 às 15h30

Território Jovem + CRAS + Pastoral do Menor = IPIRANGA

08h às 09h e 13h30 às 14h30

Local: Projeto Guri

As brincadeiras dos meus pais (vivência pais e alunos)

09h às 11h

Associação Refúgio: palestra para mães sociais “Como brincam os bebês?”

09h30 às 11h

Local: Parque da Biquinha

Oportunidade de brincar na natureza nos espaços públicos =

08h30 e 19h

Local: UNIESP

Brincadeiras e contação de histórias com os alunos de Pedagogia. 18h30 – Exibição do filme “O Começo da Vida”

26 de maio (quinta-feira)

13h às 18h

Local: CEU Laranjeiras

Brincadeiras livres e ponto de leitura


Município: Guarulhos

Organização: Prefeitura Municipal de Guarulhos

Descrição: A cidade de Guarulhos tem uma ampla programação para a Semana Mundial do Brincar.

Programação: http://novo.guarulhos.sp.gov.br/images/stories/educ/semana_brincar/2016/folheto-programacao-semana-brincar-2016.pdf

http://novo.guarulhos.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22822&Itemid=1451


Município: Guarulhos

Organização: Pé no Chão Espaço de Brincar

Descrição

Em 28/05/16, das 10h às 16h, o Pé no Chão – Espaço de Brincar promoverá a ocupação “vem brincar na rua”, totalmente grátis. Esta atividade visa estimular a brincadeira simples e a ocupação do espaço público.

Durante o evento, uma rua do centro de Guarulhos será transformada num enorme espaço de brincar. Estão previstas diversas atividades como: oficinas sensoriais, artes, brincadeiras de faz-de-conta, brinquedos pedagógicos, brincadeiras tradicionais, jogos e música. As famílias irão se divertir juntos de seus filhos! O evento é totalmente baby-friendly.

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/236379606720727

Endereço: Sargento Fernando Fontes, entre as ruas Max Wolf e Terceiro Sargento Aquino Araújo. Jd. Santa Mena – Guarulhos – SP. Informações: Tel. 4803-0395

www.penochaoespacodebrincar.com.br


Município: Araraquara

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Araraquara.

Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Botucatu

Organização: Núcleo Aliança Botucatu

Descrição

Atividades no Projeto Bem te Vi e comunidade ao redor

– Rua Jornalista Pedro Chiaradia 1620 / Jardim Santa Mônica

Dia 23/05

08:00 – Abertura da semana com uma roda de canções e brincadeiras populares.

09:00 – Atividade livre com aquarela 10:00 – Brincar livre (Material: Corda, lenços, blocos de madeira, amarelinha, jogo da velha em tamanho das crianças)

11:30- História – Moedas estrelas e roda de música para despedida.  12h – 16h – mesma programação da manhã

Dia 24/05

08:00 – Abertura com de canções e brincadeiras populares.  09:00 – atividade com os pais e avós que virão ao projeto nos ensinar suas canções da infância e oficina de chocalhos 10:00 – Brincar livre com os pais e avós

11:30- História – A Menina da Lanterna e roda de música para despedida.

12:00 ás 16:00 – Mesma programação da manhã

Dia 25/05

08:00 – Abertura com  roda de canções e brincadeiras populares. 09:00 – Passeio na Escola Waldorf Aitiara, onde seremos recebidos pelos alunos do segundo ano, para uma apresentação da sala da professora Andreia e nos também faremos uma apresentação para eles

10:00 – Piquenique e brincar e livre na escola Aitiaia

11:30- Historia – A grande Viagem e música de despedida    13:00 – Passeio ao condomínio Aitiaia, no Bairro Demétria (onde faremos o caminho dos anões) e Piquenique na Lagoa e brincar livre.


Município: Bauru

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Bauru.

Avenida Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Bauru

Organização: Lá Vou Eu! – Centro de cultura, arte e educação

Descrição

24/5 – 19h Roda de conversa: Onde se brinca em Bauru? SESC Bauru
26/5 – 15h Brincadeiras tradicionais e Ciranda Materna na Praça Salim Hadad Neto
28/5 – 15h Brinque no Bosque SESC Bauru


Município: Bertioga

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Bertioga.

Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Jardim Rio da Praia

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Birigui

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Birigui.

Rua Egidio Navarro, 700, Vila Bandeirantes

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Catanduva

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Catanduva.

Praça Felício Tonello, 228, Centro

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Jundiaí

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Jundiaí

Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Jundiaí

Organização: Entre Fraldas e Livros

Descrição: No dia 28 de maio crianças e adultos estão convidados para o “Piquenique Dia do Brincar” que acontecerá no Jardim Botânico de Jundiaí. As atividades começam às 10hs da manhã com troca de livros e gibis, contação de história, brincadeiras de rua e dança circular.


Município: Atibaia

Organização: Emei Pedacinho do Céu

Descrição

Data: 24/05
Horário: 14:00 às 18:00
No pátio serão organizados cinco espaços: cantinho sensorial; cantinho da criatividade; cantinho da imaginação; cantinho da tranquilidade; e cantinho do movimento. Em cada cantinho serão distribuídas diversas brincadeiras, sendo resgatadas também brincadeiras de antigamente. Será disponibilizado brinquedos e brincadeiras para as faixas etárias entre 0 e 5 anos, e para que os pais ao buscar as crianças na escola também possam participar do momento de brincadeira.


Município: Osasco

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Osasco.

Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jardim das Flores

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Piracicaba

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Piracicaba

Rua Ipiranga, 155 , Centro

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Presidente Prudente

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Presidente Prudente

Rua Alberto Peters, 111, Jardim das Rosas

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Ribeirão Preto

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade Sesc-Ribeirão Preto

Rua Tibiriça, 50, Centro

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Santos

Organização: Sesc

Semana de Atividades na unidade do Sesc-Santos, nas escolas e em diversos locais públicos e privados na cidade.  No município, a Semana do Brincar é política pública e as atividades são definidas por uma comissão que incluiu a Secretaria municipal de Educação, o Sesc e representantes de outras organizações locais

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município:  Santo André

Organização: Sesc

Descrição: Semana de atividades na unidade Sesc-Santo André.

Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Santo André

Organização: AfroEscola Laboratório Urbano

Descrição: AfroLudicidades  dia 22 de maio, domingo, das 15 às 18 horas, Parque Escola  Encontro para crianças e familiares conhecerem e apreciarem jogos, brincadeiras e sonoridades de origem afro.


Município:  São Caetano

Organização: Sesc

Descrição: Semana de atividades na unidade Sesc-São Caetano.

Rua Piauí, 554, Santa Paula

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: São Caetano

Organização: Curiá Conviver e Brincar

Descrição

Sábado 28/05
10:00  até a última criança “cansar” de curiar – Piquenique no parque com troca de livros e brinquedos. Gratuito.
Endereço: Parque Santa Maria – São Caetano do sul


Município:  São Carlos

Organização: Sesc

Descrição: Semana de atividades na unidade Sesc-São Carlos.

Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700, Jardim Gibertoni

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município:  São José dos Campos

Organização: Sesc

Descrição: Semana de atividades na unidade Sesc-São José dos Campos.

Avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município:  São José do Rio Preto

Organização: Sesc

Descrição: Semana de atividades na unidade Sesc-Rio Preto

Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 , Chácara Municipal

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município: Itanhaém

Organização: Prefeitura Municipal de Itanhaém

Sábado, 21/05 – 2ª Caminhada “Por uma infância brincante”
9h – Ponto de encontro: Boca da Barra;
9h30 – Início da caminhada com chegada ao Ponto Brincante (Praça Narciso de Andrade);
10 às 13h – Diversas estações com brincadeiras no Ponto Brincante.

23 a 25/05 – Semana Mundial do Brincar nas escolas e creches municipais
Cada unidade escolar promoverá ações brincantes com a participação das crianças e da comunidade.

Segunda-feira, 23/05 – Paletra “O brincar que encanta o lugar”
Com a Profª Regina Shudo. A partir das 18 horas, no Espaço Cultural Suarão.

Terça-feira, 24/05 – Sessão de Cinema
Exibição do filme “O território do brincar”. A partir das 19h, no CINEMAR.

Quarta-feira, 25/05 – Fechamento da SMB 2016
Dia do Desafio – Um dia para não ficar parado. Praça Narciso de Andrade, Centro Histórico.


Município: Itatiba

Organização: Plan Internacional

Descrição

O Dia do Brincar também acontece no município de Itatiba no dia 28 de maio no praça da Bandeira com uma mobilização dos espaços públicos pelo brincar.
A Plan Internacional se une aos Voluntários do Brincar, capacitados pelo projeto “Famílias que Cuidam”, apoiando as atividades lúdicas com as crianças e famílias  no Dia do Brincar e no decorrer da  Semana Mundial do Brincar.

28/05 – Dia do Brincar projeto “Famílias que Cuidam” na Praça da Bandeira, s/n, município de Itatiba-SP
Horário: Das 14h00 às 17h00 . Local: Parque Santo Dias, Rua Arroio das Caneleiras, s/n.


Município: São Paulo

Organização: Respire Cultura com o apoio do Instituto Alana

Descrição

29/05 Das 9h às 16h. O evento reúne crianças e adultos em uma série de atividades. Parque Villa Lobos, zona oeste de São Paulo. A programação está disponível aqui.


Município: São Paulo

Organização: Biblioteca Espaço Alana

Ação Permanente – de 3 a 23 de maio de 2016 “The Traveling Exhibition” Encerramento da Exposição Fotográfica Itinerante, do projeto social “Fotografia Participativa”, da Akiakolla Foundation.

Segunda-feira (23 de maio)

14h – Abertura Oficial 1º Painel da Infância e da Ludicidade – SÃO MIGUEL e REGIÃO 2016

14h15 – Exibição do Filme “Território do Brincar”

15h45 – Debate: Filme e tema da SMB 2016 “O Brincar que Encanta o Lugar” 16h45 – Intervalo (Coffee Break)

17h – Vivência e Construção de Brinquedos | Luiz Henrique e Vanessa mediação

17h40 – Intervenção Artística: “A Contação de História” | Eduardo Freire mediação

18h – Encerramento

Terça-feira (24 de maio)

14h – Jogos e Oficina de Brinquedos | Luiz Henrique e Vanessa mediação Futebol de tecido e jogo da velha com tecido, corda e bambolê; Oficina de construção de brinquedos (bumerangue e brinquedos de encaixe).

Quarta-feira (25 de maio)

10h – Dia do Desafio

SESC Itaquera

  1. “Performance de Dança Esportiva” (Biblioteca Espaço Alana)
  2. Saída Cultural – Circuito de Atividades (SESC Itaquera) Alunos de Educação Física: Circuito de Recreação (Biblioteca Espaço Alana)

Sexta-feira (27 de maio)

14h – Sarau Cultural – Encontro Intergeracional Projeto Continuar: Cia. “No Baú da Boneca” e “Poetas do Tempo”.

Endereço: Rua Erva do Sereno, 642, São Paulo (SP)


Município: São Paulo

Organização: Fundação Gol de Letra

Descrição

A instituição investe na formação de jovens monitores, multiplicadores de conhecimentos e atitudes, que possuem um grande potencial de transformação social no território onde vivem – Vila Albertina, zona norte de São Paulo. Com caráter emancipatório, esses jovens são estimulados a elaborarem ações na comunidade.

Para a semana mundial do brincar os jovens executarão duas brincadeiras com a linguagem capoeira; a primeira no dia 26.05.2016, com a brincadeira do angoleiro e jogo da velha, que acontecerá na Rua: Luiz Oliveira Bulhões, das 19h às 22h. A expectativa é utilizar brincadeiras populares e adaptá-las para o universo da capoeira, mobilizando moradores do entorno e frequentadores da roda de capoeira da pedra a vivenciar momentos de prazer, estimulando o desenvolvimento afetivo e social do grupo.

Para a segunda ação ex-monitores oferecerão no dia 28.05.2016 das 10h às 12h a brincadeira do navio negreiro no espaço da “igrejinha”, espaço cedido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Albertina para a prática da capoeira com o grupo de crianças moradoras do bairro. A brincadeira foi desenvolvida pelas crianças frequentadoras do espaço, resgatando a brincadeira da queimada e elementos lúdicos da capoeira.


Município: São Paulo

Organização: Plan Internacional

Descrição

Na semana de 22 a 28 de maio   o projeto  “Famílias que Cuidam” realizará um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar para o desenvolvimento infantil. Serão realizadas diversas atividades lúdicas para crianças e famílias, com oficina de confecção de brinquedos, oficina de música, oficina de contação de histórias, jogos, brincadeiras tradicionais ,  cortejo musical e intervenções circenses.
Iniciaremos o Semana Mundial do Brincar com o Dia do Brincar no Parque Santo Dias, no coração do “Capão Redondo”, no dia 22 de maio das 10h às 13 horas.

Ações

19/05 – Intervenção lúdica com instalação de garrafas sensoriais na UBS Jardim Galeto, município de Itatiba-SP.

22/05 – Dia do Brincar projeto “Famílias que Cuidam”no Parque Santo Dias
Local: Rua Arroio das Caneleiras, s/n, conjunto habitacional Instituto Adventista, São Paulo-SP.
Horário: Das 10h00 às 13h00

23/05 – Oficina com famílias sobre “a importância do brincar, estimular e proteger” na CEMEI Sebastiana Bueno Franciscone, município de Itatiba-SP.

23/05 – Oficina com famílias sobre “a importância do brincar, estimular e proteger” na CEMEI Lázara Moreira da Silva Bertoni, município de Itatiba-SP.

23/05 – Oficina com famílias sobre “a importância do brincar, estimular e proteger” na UBS São Bento, São Paulo-SP.
horário: das 09h00 às 11h00.

25/05 – Oficina com famílias sobre “a importância do brincar, estimular e proteger” na UBS Jardim Lídia, São Paulo-SP.
horário: das 09h00 às 11h00.

28/08 – Curso Livre ” A importância do brincar para o desenvolvimento infantil:
Local: Espaço Famílias que Cuidam – Rua Brácara, 65, Jardim Amalia, São Paulo-SP.
Horário: das 09h00 às 12h00.
Inscrevam-se pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1pABBj1uT7l3SVDXs-WPz7frM4s-_NYNHV013vjJiAnQ/viewform?edit_requested=true

Cine debate Famílias que Cuidam
Para mais informações: 55 (11) 5826-6274


Município: São Paulo

Organização: CEU EMEI Milton Santos

Descrição

A Escola Municipal de Educação Infantil Milton Santos e sua equipe planejam iniciar a Semana Mundial do Brincar no dia 21 de Maio com o Dia da Família na escola, com a presença de toda a comunidade escolar. Serão realizadas  brincadeiras e atividades diversificadas com as crianças e suas famílias, que continuarão a ocorrer durante a semana.  (Av. Interlagos,7350)


Município: São Paulo

Organização: Associação Comunitária Monte Azul/Pontinho de Cultura

Pontinho de Cultura vai fazer um dia de brincar na praça central da Comunidade Monte Azul. Serão realizadas brincadeiras livres e populares (pular cordas, pião, amarelinha  etc.), além de gincanas e jogos de bola para os maiores.

Data: 21/maio, das 10h30 às 15h.


Município: São Paulo

Organização: Escola Luz e Lápis

Descrição

21/05. das 9 às 13h – O evento pretende reunir pessoas de idades e culturas diferentes para celebrar o valor do brincar. Entre as atividades estão previstas apresentações culturais, rodas de músicas e estações de brincadeiras. Parque da Barragem da Guarapiranga.


Município: São Paulo

Organização: A batata precisa de você

Descrição

25/05. Concentração: 16h; início da oficina: 17h. Voluntários do grupo “A batata precisa de você”, atuantes no espaço público da região oeste de São Paulo, promovem uma atividade voltada para crianças e adultos. A ideia é fazer um passeio pelos jardins reconhecendo plantas e árvores nativas e criar placas de identificação das espécies para fixar nos terrenos.


Município: São Paulo

Organização: Instituto OMP

Descrição

21/05. Das 9h às 12h – O Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP), parceiro da Aliança pela Infância, promove uma manhã de brincadeiras e plantio de árvores na zona sul da capital paulista. Praça Alexander N. Aksakof, bairro Campo Grande.


Município: São Paulo

Organização: Federação de Bandeirantes

Descrição

22/05. Das 9 às 16h. A Federação de Bandeirantes realizará atividades da Semana Mundial do Brincar no Parque Villa Lobos. A ação é uma parceria com o Rotary e buscará promover o resgate de brincadeiras tradicionais. É só chegar e procurar o Espaço Kids, à esquerda da entrada principal. Parque Villa Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001.


Município: São Paulo

Organização: MuBE

Descrição

24 de maio. Das 9h às 17h. Especialistas discutem temas ligados à infância e ao livre brincar no ambiente urbano. Temas como saúde, cultura e educação na era digital também são destaques da programação. O encontro se encerra com atividades lúdicas para crianças e adultos na área externa do museu. Inscrições: cursos@mube.art.br.


Município: São Paulo

Organização: MAM (Museu de Arte Moderna)

Descrição

28/05. Das 10 às 12h. Feira de trocas. O educativo do MAM (Museu de Arte Moderna) promove um encontro para troca de brinquedos novos e usados. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas. A distribuição de senhas começa 30 minutos antes da ação.


Município: São Paulo

Organização: Instituto Alana

Descrição

23/05. Das 14 às 18h. 1º Painel da Infância e da Ludicidade. O encontro reunirá especialistas e a população em geral para discutir a importância do brincar. Na abertura será exibição do filme “Território do Brincar”. Na sequência, os presentes participarão de debate e atividades de vivência e construção de brinquedos. Espaço Alana no Jardim Pantanal (Rua Erva do Sereno, 642).


Município: São Paulo

Organização: Projeto Brincar no CEPEUSP/PRODHE- Centro de Práticas Esportiva da Universidade de São Paulo

Descrição

– 21/05: Abertura da Semana Mundial do brincar Abertura- Circuito de jogos e brincadeiras na pista de atletismo do CEPEUSP (Aviãozinho, gato e rato, queimada, pega-pega)
– 24/05:  Jogos e brincadeiras: Percurso de brincadeiras e brinquedos resgatando o brincar de forma lúdica desde a entrada até a parte interna do CEPEUSP, Brincadeiras (amarelinha, bambodança, pular corda, bolinha de gude, pião, pé de lata, perna de pau, cinco marias e muito mais.). Das 9h00 às 12h00, na Praça 02- Professor Rubião Meira ,61- Cidade Universitária


Município: São Paulo

Organização: Inspira – Educação e Arte

Descrição

Um dia aberto (gratuito) nesse espaço brincante com uma área de livre brincar todo inspirado na pedagogia Montessori, Waldrof e Reggio Emilia com elementos naturais, grama, pedra, terra, areia, água, brinquedos de madeira, tinta e um paredão sensorial de mais de 5m para os pequenos se desenvolverem brincando. No dia 27 de maio, das 10h às 17hs o espaço estará aberto gratuitamente para os pais levarem seus filhos (vovôs com netos, madrinhas e padrinhos com afilhados ou qualquer um que tenha uma criança querendo brincar) para um dia de brincadeiras populares durante todo o período (com destaque para as bolhas de sabão gigantes).

Dia 27/05 – 10h às 17h – Gratuito.

Endereço: Rua Bom Sucesso, 824. Tatuapé, São Paulo

Além desse dia especial aberto para a SMB, terão outras atividades durante a semana.


Município: São Paulo

Organização: Espaço Pé de Baraúna

Descrição

Movimentando com capoeira! A capoeira é trabalhada em três diferentes perspectivas: lúdica, desportiva e socializadora. No eixo lúdico, procura-se explorar movimentos básicos e naturais do indivíduo dentro da linguagem que a capoeira propõe, como a ginga, e outros exercícios de resistência, força e técnica. Já no eixo desportivo, a capoeira traz elementos do jogo, da luta, da recreação e do desenvolvimento corporal. Por fim, o eixo da socialização se dá no momento da construção da relação do educando com grupo e consigo mesmo; com a cultura afrodescendente; e com o ambiente que se trabalha a manifestação da capoeira, repercutindo na sua relação na sociedade como um todo. Com Paulo Almeida Baraúna.
E oficinas brincantes de circo/teatro com Newton Véio.
A Sapé Capoeira será no dia 25/05, às 14h.
E dia 29/05, às 11h teremos as Oficinas Brincantes e finalizamos com a SapéCapoeira.
Endereço: Rua Iquiririm, 452, São Paulo, SP


Município: São Paulo

Organização: Brincando no pé, a Escola Flor da Vida e a Casa de Livros

Descrição

No dia 28 de maio, das 10h à 13h o Brincando no pé, a Escola Flor da Vida e a Casa de Livros, proporcionarão um momento de muita brincadeira livre na Praça Haruo Uoya. Será um dia de cabana de livros, panos e tecidos, percussão corporal e muita arte!

Endereço: Praça Haruo Uoya na Rua Capitão Otávio Machado, na Chácara Santo Antônio. Zona Sul, São Paulo


Município: São Paulo

Organização: Instituto Infantil Cordeirinho

Descrição: Escola irá realizar entre os dias 23 e 25 de maio atividades diversificadas, reforçando a importância do brincar como linguagem (Avenida Direitos Humanos 2611)


Município: São Paulo

Organização: UniÍtalo – Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Descrição

Dia 28/05/2016, a UniÍtalo (Av. João Dias, 2046 – Santo Amaro – São Paulo/SP) oferece atividades aberta ao público em geral:
Será das 9h às 13h com as seguintes atividades:
– Brincadeiras livres (visitação à Brinquedoteca);
– Brincadeiras de roda, jogos cooperativos, brincadeiras de rua, brincadeiras cantadas
– Feira de trocas de brinquedos e livros infantis
– Contação de Histórias
– Oficinas de Construção de Brinquedos
– Exibição do filme Tarja Branca e Debate
– Espetáculo musical “Saracuteia”, com Ivani Magalhães e Gislaine Caitano da Cia Cantos & Contos


Município: São Paulo

Organização: Aliança pela Infância São Paulo

Descrição

26/05 – Atividades na Ocupação Hotel Cambridge (avenida Nove de Julho, 216, Centro)

Uma das principais áreas ocupadas pela Frente de Luta por Moradia na região central terá uma tarde dedicada ao brincar, com debate, atividades em grupo e brincadeiras tradicionais com as crianças e adultos.
14h às 14h30 – Debate entre pais e filhos para estabelecer canais de entendimento do brincar (os pontos convergentes e os divergentes); as expectativas que existem sobre a atividade do brincar: Como? Onde? O que?
14h30 às 17hs – Uma atividade lúdica entre pais e filhos – divididos em três grupos : A) fazer um bolo (que iremos comer ao final); B=pintura/argila; C=quebra-cabeças. Por fim, brincar livre com petecas, cordas, bolinhas de sabão e elástico.


Município: São Paulo

Organização: Vai e Vem Brasil

Descrição:

Nos dias 28 e 29, (sábado e domingo) das 10h às 12h acontece a oficina “Imaginários com Papelão” para pais e crianças entre 3 e 8 anos . A ideia é que todos construam, juntos, brinquedos que valorizem o imaginário, o faz-de-conta e o brincar. Queremos criar um momento divertido em família que fortaleça a importância de um
tempo de brincar mais espontâneo e livre de estímulos ou expectativas que surge quando as
crianças expressam sua imaginação criando seus próprios brinquedos e brincadeiras.
Para participar das oficinas os pais só precisam levar muita disposição e alegria para brincarem
muito com seus filhos, e caso queiram também podem levar materiais e objetos (cds, revistas,
fitas coloridas e etc.) que achem que podem contribuir para criarem brinquedos ainda mais criativos.

Local: Armazém da Cidade (Rua Medeiros de Albuquerque, 270)


Município: São Paulo

Organização: Ri Happy

Descrição:

Flagship, Shopping Cidade São Paulo. Encontro de Pokémon das 11h às 13h com troca de cards.

Após esse horário:

– Recriadores fazendo gincanas como Caça ao Tesouro, Ovo na Colher

– Tatuagem

– Escultura de balão

– Oficina de Pipa


Município: São Paulo

Organização: Sesc

Semana de atividades em todas as unidades da capital:

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/

 

– Belenzinho

Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho

– Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro

– Campo Limpo

Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo

– Carmo

Rua do Carmo, 147, Sé

– Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque

– Interlagos

Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial

– Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga

– Itaquera

Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera

Pinheiros

Rua Paes Leme, 195, Pinheiros

– Pompeia

Rua Clélia, 93, Pompeia

– Santana

Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana

Santo Amaro

Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro

– Vila Mariana

Rua Pelotas, 141, Vila Mariana


Município:  Sorocaba

Organização: Sesc

Descrição: Semana de atividades na unidade Sesc-Sorocaba.

Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/


Município:  Taubaté

Organização: Sesc

Descrição: Semana de atividades na unidade Sesc-Taubaté.

Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha

Programação: https://aliancapelainfancia.org.br/confira-programacao-completa-do-sesc-na-smb-em-todo-o-estado-de-sao-paulo


Município: Pindamonhangaba

Organização: Laila Gama – Atriz, arte-educadora e produtora cultural
parceiros: Fabiana Fonseca -Arte educadora e Contadora de Histórias,
Marília Maia – pedagoga e musicista,
Jaqueline Hirakawa – Design e produtora cultural Núcleo Maná
Alunos das Oficinas de teatro do teatro Galpão,
Biblioteca municipal de Pindamonhangaba
Apoio: Departamento de cultura de Pindamonhangaba

Descrição

Dia 29 de Maio das 9h às 13h
Local: Bosque da Princesa.
Brincadeiras populares
Roda de brincadeiras cantadas
Circuito de brincadeiras
Feira de troca de brinquedos
Doação de brinquedos
Oficina de construção de brinquedos (à confirmar)
Mural de depoimento “Brincar é…”
Vídeo depoimento:
“Lembranças da infância”
“O que você ensinaria para os adultos?”

Na Biblioteca Municipal (adjacente ao bosque)
Cine brincar – “Tarja Branca”
Canto de leitura
Feira de troca de livros


Município: Pindamonhangaba

Organização: Colégio Objetivo Pinda

 Descrição

Entre os dias 16 e 31 de maio, alunos estão fazendo uma pesquisa em casa com o tema “Quando estamos juntos…Brincamos de…”. O registro pode ser realizado através de escrita, fotos e ilustração.  O objetivo é habitar todos os espaços do colégio desde a sala de aula até o gramado e também trabalhar com materiais simples reinventar o menos convencional, então surgiu desde o avião de papel até a caixa que virou um carro.  Os pais estarão presentes para brincar com seus filhos nas datas pré-organizadas, neste momento haverá a apresentação de uma dramatização do poema “O menino que carregava água na peneira” do livro Exercícios de ser criança de Manoel de Barros, com os alunos de cinco anos. O colégio fica localizado na Rua Antonio Cozzi Junior, 97A.

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br