Grupo de Inspirações e Experiências encerra uma rodada e prepara as próximas

20 de abril de 2017

Os dois primeiros encontros promovidos pela parceria entre Aliança pela Infância e Mamusca – espaço de brincar e aprender – iniciaram as rodadas dos temas do ABCD Encantado da Infância e foram essenciais para estimular e preparar o pique para os próximos: após as teorias e práticas do “aprender”, o B do “brincar” está chegando. A proposta central do Grupo de Inspirações e Experiências (GIE) vem desse ABCD que começou a ser trabalhado no fim do ano passado, a partir do evento da Série Inspirações, e acabou ganhando asas.

A ideia é disseminar diálogos e ações relacionados ao “aprender”, “brincar”, “comer” e “dormir” – bases de uma vida plena e cheia de encantamento. Como continuação das reflexões iniciadas em 2016, conversas específicas sobre cada letra desse universo estão acontecendo em São Paulo (SP) desde março deste ano, conectando educadores, modelos de educação, ideias e práticas. No total serão nove encontros, gratuitos, um por mês, e o encerramento dessa jornada acontece no dia 4 de dezembro.

Primeiro encontro – aprender (inspirações)

O primeiro encontro aconteceu no dia 6 de março e reuniu pesquisadores e profissionais que atuam no campo da educação para debater o aprender. Participaram do evento cerca de 30 pessoas que se inscreveram e foram comprometidas em provocar, dialogar, trocar ideias e refletir sua própria atuação no cuidado e no aprendizado das crianças.

A proposta do Grupo de Inspirações e Experiências (e isso vale para todos os temas) é ser um espaço livre de construção coletiva. Por isso, diversos assuntos foram abordados e discutidos por aqueles que atuaram e atuam em instituições públicas e privadas: consumismo infantil, ambiente estimulante para a aprendizagem, aprender x brincar, razão x emoção e rituais de passagem na infância foram algumas das questões abordadas no dia (clique aqui para saber mais sobre esses pontos específicos).

Paula Saretta, psicóloga, doutora em Educação e atual coordenadora pedagógica do Mamusca, foi a moderadora e levou uma série de reflexões sobre o aprender na primeira infância com conexões entre a prática no dia a dia das escolas e outras instituições de cuidado com o que orienta as políticas públicas vigentes no Brasil. Essa “ponte” teve papel importante para que todos parassem para refletir sobre sua realidade e o que está acontecendo fora dela.

Segundo encontro – aprender (experiências)

O segundo encontro pelo aprender foi no dia 3 de abril com o mesmo público da primeira ação. Parte desses educadores presentes aceitou o desafio do encontro teórico e levou registros fotográficos de seu trabalho (em sala, fora da sala, com as crianças em diferentes momentos), mostrando a reflexão feita acerca desse material.

Essa apresentação foi complementada pela fala da convidada Vanessa Galvani, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e Pedagoga que mostrou a importância da observação do dia a dia das crianças por meio da documentação pedagógica física com fotos, desenhos e outros indicadores.

Para Vanessa, as evidências registradas permitem entender as características e individualidade de cada criança e fazer novas descobertas sobre como acontece o aprendizado e a expressão delas. Detalhes que não foram captados na hora de uma ação com os pequenos podem aparecer no registro fotográfico do momento: uma reação ou a falta dela, gestos e outros sentimentos e demonstrações de o que desperta o interesse dela ou de como ela absorve o que está acontecendo.

A análise desse material coletado e registrado de forma organizada se soma à linguagem verbal na observação das crianças no cotidiano e contribui, consequentemente, para o desenvolvimento de suas capacidades das mais simples às mais complexas, afinal, os pequenos estão aprendendo algo a cada instante.

Num segundo momento do encontro, o foco foi a troca de experiências: as participantes mostraram ao grupo registros fotográficos do cotidiano de suas instituições, comentando quais ações e atividades geraram aqueles registros e evidenciando o aprendizado por trás das imagens.

As trocas sobre esse assunto fecharam os encontros pelo “aprender” e deixaram o caminho pronto e já recheado de questionamentos e aprendizados para a próxima rodada focada no “brincar”.

Próximos encontros

Dia 8 de maio no espaço do Mamusca, a partir das 14hs, acontecerá o encontro número 1 do “brincar”. As inscrições vão abrir em breve, no site e na fanpage da Aliança pela Infância e Mamusca, e as vagas vão preferencialmente para participantes da primeira rodada e educadores de instituições de cuidado e educação públicas, se estendendo depois para representantes de escolas privadas e interessados de outras áreas.

Confira as datas

08/maio: Brincar – 1º encontro

05/junho: Brincar – 2º encontro

07/agosto: Comer – 1º encontro

04/setembro: Comer – 2º encontro

02/outubro: Dormir – 1º encontro

06/novembro: Dormir – 2º encontro

04/dezembro: encerramento e encaminhamentos

Sobre os idealizadores

Aliança pela Infância – A Aliança pela Infância é um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância. A organização atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas interessadas e com a sociedade civil organizada. Há sete anos, promove no Brasil a Semana Mundial do Brincar, realizada sempre na última semana do mês de maio com o objetivo de difundir a importância do brincar.

Mamusca – Espaço de convivência familiar em São Paulo, cujos pilares de atuação são a conexão entre as pessoas, a livre expressão e o encantamento que sustentam todas as suas ações. Mamusca é um lugar feito para grandes, pequenos e pequeninos passarem bons momentos juntos. Para brincar livre pelo Espaço, para ouvir e ler uma história, para vivências no Ateliê, etc. Mamusca funciona com programas especiais para famílias e crianças de 0 a 6 anos.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br